Data / Horário de Lisboa:

Receba nossas novidades!

NACIONALIDADE PORTUGUESA

Como é morar em Portugal

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Como é morar em Portugal_01 - nacionalidade portuguesa

Muitos brasileiros que possuem nacionalidade portuguesa ou estão em processo de reconhecer sua cidadania europeia pensam em morar em Portugal e começar uma nova vida. Questões como a violência, a insegurança, o alto custo de vida e a crise no Brasil são fatores que contribuem para essa decisão de saída do país.

Morar em Portugal

Começar uma nova vida no exterior e morar fora pode ser uma experiência fantástica. Mas para essa grande virada é preciso estar preparado emocionalmente e financeiramente. Hoje vamos te contar como é morar em Portugal para você tirar todas as suas dúvidas.

Clima

Portugal é um grande atrativo comparativamente com o restante da Europa no que diz respeito ao clima. Seu clima é temperado, com grande influência do Oceano Atlântico, com estações muito bem definidas.

Podemos dizer, que de Lisboa para cima temos temperaturas mais baixas e de Lisboa para baixo mais calor. Da mesma maneira, seguindo para o interior do país, as temperaturas são mais extremas. Ou muito frias no inverno, ou muito quentes no verão.

O inverno é a estação mais chuvosa e com mais ventos, com ápice nos meses de Janeiro e Fevereiro. Já no Norte e interior, durante o Inverno você poderá encontrar neve. Grande atração é visitar a Serra da Estrela nesse período, com direito a estação de esqui.

A água nas praias continentais do país são muito frias, já no Algarve ao sul, elas são um pouco mais aquecidas. Não podemos esquecer das duas ilhas que compõem o país, até porque pela distância do continente, seu clima é diferenciado. Nas Ilhas da Madeira, o clima por vezes influenciado pelo Deserto do Saara, pode alcançar temperaturas bem elevadas no Verão em alguns períodos da estação, mas de um modo geral, a temperatura não é extrema em nenhuma das estações com uma média anual de 24ºC a máxima e 17ºC a mínima.

Nos Açores, o clima é também equilibrado, nem tão quente e nem tão frio. No inverno por exemplo, a média fica perto de 16 graus, contra os 11 graus de Lisboa. Já o período chuvoso estende-se de outubro a março.

Descubra mais sobre o Clima em Portugal.

Lazer

Portugal é um país imperdível para se conhecer. Considerado pelo segundo ano consecutivo pelos World Travel Awards como o “melhor destino turístico do Mundo”, tem uma estrutura turística invejável e cheia de atrações. E para quem decide morar em Portugal, tudo isto fica disponível no quintal de casa.

São muitas opções dedicadas a públicos de todas as idades. Os parques municipais ajudam a deixar as cidades mais verdes e contam a história do país através de monumentos, estátuas e centros comerciais das maiores cidades.

Em Portugal come-se muito bem. Os doces tradicionais, como o pastel de nata e as refeições repletas de frutos do mar, como o Arroz de Polvo ou o Bacalhau à Lagareiro. Há muitas opções de bares e tascas ou como conhecemos no Brasil, botecos. Neles você pode usufruir das cervejas nacionais, ou uma taça de vinho português.

É no Enoturismo que você encontrará muitas opções de passeios a caves e degustação de vinho direto dos produtores. Além de saber tudo sobre a história desse tesouro nacional. Não deixe de assistir uma apresentação de Fado, definido como Patrimônio Cultural pela Unesco. Conheça os cassinos do país, as baladas (em Portugal chamadas de discotecas) e para encontrar pessoas do mundo inteiro. Para isso, vá até o bairro alto em Lisboa durante a noite.

Há ainda piscinas públicas, muitas praias por todo o litoral, e Aquários e Oceanários. Para quem busca lazer cultural, há diversas galerias de arte e teatros espalhados por todo o país, não se esqueça também, de sempre estar atento, porque a arte de rua portuguesa é efervescente e sem esperar você pode se deparar com uma obra de arte na próxima esquina. Procure por obras de Bordallo e de Vhils nas ruas do país e se encante com a proposta desses artistas.

Descubra o nosso Guia Turístico de Lisboa.

 Segurança

A segurança em Portugal é um dos fatores que mais atraem os brasileiros, assim como em outros países da Europa – principalmente os menores. A qualidade de vida na Europa está pautada principalmente pela segurança, os baixos índices de criminalidade e o fato de podermos andar pelas ruas sem medo. Além disso, os parques e espaços verdes contribuem para que as famílias passeiem e possam viajar mais.

Como é morar em Portugal - nacionalidade portuguesa

Entenda o motivo de Segurança é o principal motivo de mudança para Portugal.

Custo de vida

O custo de vida para quem vai morar em Portugal é de maneira geral mais baixo que no Brasil. Os preços de alimentação são os que mais surpreendem. Em Portugal é possível comer peixe, frutos do mar e carnes a preços bem mais baixos que no Brasil. Sem falar no arroz, feijão, macarrão e leite nosso de cada dia, que fica em média metade do preço do Brasil. Os custos de moradia são os que pesam mais no orçamento, por isso é preciso procurar imóveis para alugar ou comprar com calma e pesquisar bastante. Como Portugal é um país que está na moda, os preços dos imóveis têm subido devido a grande demanda.

Saiba mais sobre o Custo de Vida em Portugal: dados de 2019.

Transporte

Esse tópico é fácil de tratar, sabe o por quê? Porque o transporte público funciona muito bem em Portugal, simples assim.

Nas maiores cidades, os sistemas de trens, ônibus e metros são interligados, o que facilita a locomoção. Ainda há outros modais, o de bondes, transporte fluvial, aeroportos em Lisboa, Porto, Faro, Ilha da Madeira e Açores.

Para quem decide morar em Portugal, é válido pensar nos cartões mensais de pagamento que por vezes integram mais de um modal, o que ajuda nos custos fixos e também na facilidade de transporte.

Saiba como alugar um Carro em Portugal.

Saúde

O sistema público é o que atende o maior número de pessoas no país, com hospitais bem equipados e de um modo geral, com bom atendimento. Mas não se esqueça que o sistema não é gratuito, mesmo os portugueses precisam pagar para serem atendidos.

Os valores pagos não são altos e valem muito a pena pela qualidade que você recebe em troca. Pode-se pagar em Centros de Saúde cerca de 5 euros por consulta, já em um hospital, de 18 a 20 Euros, desde que você tenha cidadania portuguesa ou tenha o PB4.

Entenda o que é o PB4.


Educação

A educação portuguesa é dividida em 3 sistemas, o básico, o secundário e o superior. Ao contrário do Brasil, o sistema público de ensino de Portugal é mais qualificado que o sistema educacional privado.

No ensino superior, há além dos cursos universitários; os cursos técnicos que acabam por levar ao mercado, profissionais qualificados em áreas específicas de trabalho e ligados diretamente ao mercado português.

Entenda mais sobre a evolução da educação em Portugal.

Moradia

Hoje talvez, o maior problema para quem decide morar em Portugal, isso em virtude da oferta e dos valores que subiram muito nos últimos anos nas cidades mais turísticas. Mas sempre há uma solução.

A maior procura sempre se dará pelas principais cidades e nos bairros de melhor acesso ao centro, mas como o transporte é muito qualificado no país, ficar um pouco distante do centro irá baratear muito os seus custos mensais e de forma alguma te fará perder tempo no trânsito. Por exemplo, se você tiver de trabalhar no centro de Lisboa, poderá optar por morar em Oeiras, Algés, Mafra, Cacilhas, que sempre haverá transporte de qualidade e boas estradas para facilitar seu acesso.

Saiba como é Morar em Lisboa.

Alimentação

Com valores bem mais baixos que a maioria dos países europeus, fazer compras em supermercados em Portugal é uma grande oportunidade de economizar. Não deixe de escolher as frutas e legumes da estação, ou então dar uma passada no setor de preços baixos da semana em algumas redes.

Comer fora depende muito do local e da escolha dos pratos. É claro que locais turísticos oferecem preços mais altos, mas mesmo assim ainda são bem mais baixos que a média europeia, e há tantas opções de restaurantes que será uma descoberta atrás da outra, pelo melhor custo benefício. E receitas que são deliciosas e para todos os gostos.

Entenda mais sobre a Gastronomia Portuguesa.

Emprego em Portugal

Mas existe emprego em Portugal? Sim, existe. O país tem conseguido superar a crise. Mas há áreas que ainda estão em processo lento de recuperação. Profissionais com experiência, com formação superior e que falem inglês possuem mais chances de conseguir um emprego. As áreas que mais procuram profissionais são em Tecnologia, Software e Engenharias mecânica, industrial e de telecomunicação. Além disso, há oportunidades e demanda de abertura de novos negócios voltados ao turismo, como transporte (turismo receptivo), restaurantes, cafés e hotéis.

emprego em Portugal - nacionalidade portuguesa

Saiba como conseguir um Emprego em Portugal.

O Preconceito

Existe preconceito contra brasileiros que vão morar em Portugal? Depende muito. Alguns casos existem sim, mas o português de maneira geral adora o Brasil e conhece muito bem a nossa cultura (música, artistas, novelas). O imigrante precisa estar aberto para conhecer os costumes e hábitos do país e se adaptar a sua nova realidade. Se você chegar com um sorriso no rosto, boa fé e vontade de trabalhar, estudar ou contribuir para o país crescer, com certeza será muito bem aceito e recebido pelos portugueses.

Você pretende residir em Portugal? Há duas opções: Tendo a Nacionalidade Portuguesa ou algum Visto para Portugal. Obtenha mais informações nas imagens abaixo:

                       

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Fábio Mallon

Fábio Mallon

MBA Executivo em Marketing e Comunicação, especialista em marketing digital, apaixonado por fotografia e por viajar. Atualmente reside em Portugal.

INSCREVA-SE E RECEBA NOSSAS NOVIDADES!

VIVER EM PORTUGAL COM SEUS RENDIMENTOS OU APOSENTADORIA

CONSULTORIA

ADQUIRA A SUA NACIONALIDADE PORTUGUESA

QUEM TEM DIREITO A REQUERER A NACIONALIDADE PORTUGUESA?

ACOMPANHE NOSSAS MÍDIAS!

NACIONALIDADE PORTUGUESA

Martins & Oliveira Sociedade de Advogados

A Martins & Oliveira Sociedade de Advogados é um escritório de advocacia especializado em procedimentos envolvendo Brasil e Europa (Portugal, Itália e Espanha). Os principais serviços oferecidos pelo escritório são: Assessoria para aquisição da Nacionalidade Portuguesa, Vistos de Residência e demais procedimentos em Portugal.

O objetivo do escritório é se tornar a maior fonte de conexão com a Europa.

Conheça o site do escritório: www.martinseoliveira.com.br

ONDE ESTAMOS

Onde nos encontrar

  • São Paulo, Brasil - Avenida Paulista, nº 777 - 15° andar
    +55 11 98285 0049 - 11 3099 0451
  • Rio de Janeiro, Brasil - Rua do Passeio, n° 38 - setor 2
    15° andar, Centro
    +55 21 3500 6634
  • Belo Horizonte - MG - Rua Paraíba, n° 550
    8° andar, Savassi
    +55 11 98285 0049
  • Curitiba - PR - Rua Comendador Araújo, n° 499
    10° andar, Centro
    +55 11 98285 0049
  • Porto Alegre - RS - Avenida Carlos Gomes, n° 700
    8° andar, Boa Vista
    +55 11 98285 0049
  • Lisboa, Portugal - Rua do Mar Vermelho, n° 2, 2.1

INSCREVA-SE E RECEBA NOSSAS NOVIDADES!