Data / Horário de Lisboa:

Receba nossas novidades!

NACIONALIDADE PORTUGUESA

Interior de Portugal está cada vez mais com moradores estrangeiros

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Interior de Portugal está cada vez mais com moradores estrangeiros - nacionalidade portuguesa

Levando em conta que o número tem crescido para grande parte do país, foram Castelo Branco, Bragança e Guarda os distritos que ganharam mais imigrantes residentes no ano de 2016 em Portugal.

Fatores como a “qualidade de vida”, a segurança, o contacto com a natureza e a “facilidade” em chegar aos grandes centros ajudam a explicar o fenômeno. Confira a matéria:

Segundo o último Relatório de Imigração, Fronteiras e Asilo (RIFA), divulgado recentemente, havia, em dezembro de 2016, 387 731 estrangeiros a viver em Portugal. “Inverteu-se a tendência de decréscimo do número” de imigrantes, concluiu o SEF. Entre 2015 e 2016, o aumento foi de 2,3%. E as explicações para a subida assentam em dois fatores de atratividade, segundo o serviço. Por um lado, “a percepção de Portugal como país seguro” e, por outro, “as vantagens fiscais decorrentes do regime para o residente não habitual”.

Confira:
10 coisas que você precisa saber antes de mudar para Portugal

Independentemente das razões, os três distritos em que a população estrangeira mais subiu em termos percentuais são do interior. Castelo Branco foi a região que ganhou mais imigrantes. A subida foi de 11,9%, para um total de 3642 residentes. Segue-se Bragança, distrito onde o aumento foi de 11,6% para 2685 imigrantes. Na Guarda, os estrangeiros subiram 9,5% e são já 1845.

ingleses residentes em Portugal - nacionalidade portuguesaIngleses residentes em Castelo Branco (foto/reprodução: Jornal de Notícias Portugal)

Além de o número de estrangeiros ter subido sempre nos últimos anos, há nacionalidades novas. Em Castelo Branco, por exemplo, há cada vez mais ingleses. Em 2013, o Reino Unido era a sexta nacionalidade mais representada no distrito, no ano passado passou a ser a terceira. E há concelhos, como o Fundão, onde os ingleses são já a maior comunidade estrangeira.

Quanto à zona da Guarda, e especialmente os concelhos da serra da Estrela, como Gouveia e Seia, está a ser mais procurada por holandeses – que, em 2013 não faziam sequer parte da lista das 10 nacionalidades mais representativas do distrito. Agora são a nona.

Mais a norte, em Bragança, o Brasil continua a ser o país mais representado, mas verificou-se um aumento de nacionalidades pouco habituais, como é o caso do Cazaquistão. Há 118 cazaquistaneses no distrito, sendo que metade (56) vive em Mirandela.

Saiba mais:
Como é morar em Aveiro – custo de vida, lazer e mais


Em busca da qualidade de vida

guarda, Portugal - nacionalidade portuguesaGuarda, Portugal (foto/reprodução: Vitor Oliveira)

A principal razão que leva os estrangeiros a procurarem as zonas mais desertificadas do país – de onde os portugueses têm fugido nos últimos anos – é, para o coordenador da Unidade de Missão para a Valorização do Interior, a qualidade de vida. “São pessoas em idade avançada e aposentados que estão a valorizar, de forma mais rápida que os portugueses, essa vertente de estar na vida”, acredita João Paulo Catarino.

“Temos segurança, infraestruturas públicas de grande qualidade e estamos perto dos grandes centros, ao contrário do que por vezes achamos”, acrescenta o ex-presidente da Câmara de Proença-a-Nova, que defende que este fenômeno pode ajudar os portugueses a olharem para o interior “de forma mais descomplexada”. “Em Portugal, ainda achamos que o cosmopolita é melhor”, lamenta.

Matéria via Jornal de Notícias Portugal

Curiosidades:
Golpes esporádicos em Portugal e os cuidados mínimos que devemos ter
Aplicativos e serviços para quem quer morar em Portugal

Você pretende residir em Portugal? Há duas opções: Tendo a Nacionalidade Portuguesa ou algum Visto para Portugal. Obtenha mais informações nas imagens abaixo:

                       

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Martins & Oliveira - Sociedade de Advogados

Martins & Oliveira - Sociedade de Advogados

INSCREVA-SE E RECEBA NOSSAS NOVIDADES!

VIVER EM PORTUGAL COM SEUS RENDIMENTOS OU APOSENTADORIA

CONSULTORIA

ADQUIRA A SUA NACIONALIDADE PORTUGUESA

QUEM TEM DIREITO A REQUERER A NACIONALIDADE PORTUGUESA?

ACOMPANHE NOSSAS MÍDIAS!

NACIONALIDADE PORTUGUESA

Martins & Oliveira Sociedade de Advogados

A Martins & Oliveira Sociedade de Advogados é um escritório de advocacia especializado em procedimentos envolvendo Brasil e Europa (Portugal, Itália e Espanha). Os principais serviços oferecidos pelo escritório são: Assessoria para aquisição da Nacionalidade Portuguesa, Vistos de Residência e demais procedimentos em Portugal.

O objetivo do escritório é se tornar a maior fonte de conexão com a Europa.

Conheça o site do escritório: www.martinseoliveira.com.br

ONDE ESTAMOS

Onde nos encontrar

  • São Paulo, Brasil - Avenida Paulista, nº 777 - 15° andar
    +55 11 98285 0049 - 11 3099 0451
  • Rio de Janeiro, Brasil - Rua do Passeio, n° 38 - setor 2
    15° andar, Centro
    +55 21 3500 6634
  • Belo Horizonte - MG - Rua Paraíba, n° 550
    8° andar, Savassi
    +55 11 98285 0049
  • Curitiba - PR - Rua Comendador Araújo, n° 499
    10° andar, Centro
    +55 11 98285 0049
  • Porto Alegre - RS - Avenida Carlos Gomes, n° 700
    8° andar, Boa Vista
    +55 11 98285 0049
  • Lisboa, Portugal - Rua do Mar Vermelho, n° 2, 2.1

INSCREVA-SE E RECEBA NOSSAS NOVIDADES!