Data / Horário de Lisboa:

NACIONALIDADE PORTUGUESA

Os 8 motivos que provam que o Porto é mais legal do que Lisboa

8 motivos que provam que Porto é mais legal do que lisboa - nacionalidade portuguesa

O canal norte-americano CNN, pediu para as pessoas residentes no Porto, compartilharem argumentos para provar que o Porto é tão legal quanto Lisboa. Pegue o seu café e vamos discutir sobre Portugal:

Das “surpresas barrocas” à “sinceridade quase obscena das pessoas”, sem esquecer o “Atlântico selvagem cheio de peixe e marisco”, diz o músico Rui Reininho, que realmente não é preciso hesitar no momento de escolher entre “o estilo tropical de Lisboa e o liberalismo europeu do Porto”.

Saiba mais: Ribeira do Porto – um dos lugares mais antigos de Portugal

Os motivos:

  1. Tripeiros Vs. Alfacinhas

O apelido tripeiros vem do prato de assinatura da cidade, as tripas à moda do Porto. Já o “alfacinhas” surgiu supostamente dos gritos dos vendedores ambulantes, que vendiam os vegetais recém-cortados dos jardins dos mercados que circundavam a capital.

“Os tripeiros vão dizer que os hábitos alimentares refletem os estilos contrastantes das cidades: o Porto é sólido, resoluto, trabalhador; Lisboa é descontraída, decadente e vaidosa”, escreve a CNN.

E passa a palavra a Sara Figueiredo, que cria jóias e de sabonetes artesanais, vendidos na loja de Serralves. “São as pessoas que tornam o Porto especial. Há toda a história, mas acima disso estão as pessoas, que são muito acolhedoras.”

 

  2. Rio Douro Vs. Rio Tejo

rio Douro em Porto - nacionalidade portuguesa

“O Porto envolve o Douro num abraço mais aconchegante”, escreve a CNN. Ganna Bocharova, que vive no Porto há 15 anos e faz parte da comunidade ucraniana na cidade, diz: “Eu adoro as pontes, especialmente a Ponte Dom Luís I (…) eu gosto muito de viver aqui. O Porto é pequeno e compacto, podes ir de bicicleta para todo o lado. A comida é boa, as pessoas são simpáticas. Estou aqui para ficar.”

 

  3. Bairro da Ribeira Vs. Bairro de Alfama

Bairro da Ribeira em Porto - nacionalidade portuguesa

Têm muitas coisas em comum, escreve a CNN, mas divergem nos materiais com que foram construídos. Em Alfama predomina a pedra calcária branca e os tons mais claros e em pastel, no Porto o granito cinzento, as fachadas de azulejos e as cores mais sombrias. A Ribeira é mais forte, intimista, talvez até mais claustrofóbica, mas ganha numa coisa: em Alfama, é mais provável ouvir a conversa de um grupo de turistas franceses do que fado.

Anos de sucesso no turismo mudaram Alfama (…) o último supermercado tradicional fechou em 2016. As lojas de lembranças e os bares estão a crescer rapidamente. Os arrendamentos de férias estão a empurrar os locais”, escreve a CNN. Na Ribeira também estão a acontecer algumas mudanças, mas a zona ainda mantém a “sua autenticidade nervosa”.

“A Ribeira tem aquelas tabernas (botecos) antigas, uma cultura de tradição característica das pessoas idosas. Tem bons restaurantes e depois o rio, a parte mais bonita do nosso rio Douro”, diz Maria Olinda Ramisio, que trabalha no Mercado do Bolhão.

Veja também: Porto é eleito o melhor destino europeu no Oscar do turismo

 

  4. As praias

praia em Porto - nacionalidade portuguesa

Escreve a CNN que as praias do Porto estão mais próximas da cidade e contêm alguns dos melhores imóveis do Porto, uma coleção incrível de lojas de moda, bares fixes e restaurantes modernos.

“A Foz é uma área para a qual não vêm muitos turistas. Eles tendem a ficar no centro, mas isto aqui é lindo”, diz Marta Marques, proprietária da loja Piupiuchick, na Foz. “Nós temos o rio, o mar, as praias, ótimas lojas e restaurantes. Eles deveriam vir aqui.”

 

  5. A noite

bar na noite de Porto - nacionalidade portuguesa

“A vida noturna aqui é incrível”, diz Teresa Campos, estudante de nutrição na Universidade do Porto. “Existem novos espaços a abrir a toda a hora, um bar em cada canto. A atmosfera é realmente especial.”

“Claro, Lisboa não é exatamente o lugar onde os jovens ficam sentados em frente da televisão com uma caneca de chocolate às 22 horas”, escreve a CNN. O destaque vai para o Bairro Alto, Cais do Sodré e discotecas como o Urban Beach, que são “imãs para as corujas noturnas de toda a Europa”.

 

  6. Vinho do Porto Vs. A Ginjinha

vinhos de Porto - nacionalidade portuguesa

“Na batalha das bebidas, o Porto tem uma vantagem clara”, escreve a CNN, destacando a nobreza de um cálice de vinho do Porto.

“Toda a cultura do vinho do Porto é única. É algo realmente especial. Temos todas as lojas de vinho do outro lado do rio que têm séculos”, diz João Brás, proprietário do hotel Castelo Santa Catarina.

 

  7. A melhor vista

vista do miradouro à frente do Mosteiro da Serra do Pilar - nacionalidade portuguesa

Assumindo que tanto o Porto como Lisboa têm vistas espetaculares, a CNN destaca o miradouro à frente do Mosteiro da Serra do Pilar, o favorito de muitas pessoas que vivem no Porto. O autor Richard Zimler, na cidade há 27 anos, refere ainda o “miradouro no final da Rua de São Bento da Vitória, no centro do antigo bairro judeu. É uma rua muito antiga que, no final, tem uma vigia com a vista mais linda e especial das antigas muralhas do Porto, que caem até à margem do rio (…) é uma visão de tirar o fôlego”.

E continua: “O mais incrível é que isso só poderia acontecer no Porto, num sítio que ninguém arranjou, está uma confusão. O prédio mais próximo está completamente desmoronado (…) ainda é possível encontrar estes locais secretos que são extraordinariamente bonitos e que ainda ninguém se preocupou em arranjá-los”.

 

  8. Os cafés antigos

majestic café no Porto - nacionalidade portuguesa

Em Lisboa são bons exemplos a Confeitaria Nacional, A Brasileira ou Versailles, mas no Porto há o Majestic e o Café Guarany.

“O Majestic é um lugar fantástico, não há um café como este noutro lugar, toda a gente tem que ir lá”, diz membro da pequena comunidade de pesca que opera em pequenos barcos na Foz do Douro. “O mesmo acontece com a Livraria Lello, também não há nada igual”.

Concorda com os motivos? Compartilhe conosco nos comentários!

Fonte: NiT Portugal

Confira mais sobre o Porto:

Lisboa ao Porto – Passeio de Carro

Porto – a capital dos eventos internacionais

 

Você pretende residir em Portugal? Há duas opções: Tendo a Nacionalidade Portuguesa ou algum Visto para Portugal. Obtenha mais informações nas imagens abaixo:

                       

Leonardo Henrie

Leonardo Henrie

Estudante, apaixonado por comunicação e diferentes culturas.

INSCREVA-SE E RECEBA NOSSAS NOVIDADES!

VIVER EM PORTUGAL COM SEUS RENDIMENTOS OU APOSENTADORIA

CONSULTORIA

ADQUIRA A SUA NACIONALIDADE PORTUGUESA

QUEM TEM DIREITO A REQUERER A NACIONALIDADE PORTUGUESA?

ACOMPANHE NOSSAS MÍDIAS!

NACIONALIDADE PORTUGUESA

Martins & Oliveira Sociedade de Advogados

A Martins & Oliveira Sociedade de Advogados é um escritório de advocacia especializado em procedimentos envolvendo Brasil e Europa (Portugal, Itália e Espanha). Os principais serviços oferecidos pelo escritório são: Assessoria para aquisição da Nacionalidade Portuguesa, Vistos de Residência e demais procedimentos em Portugal.

O objetivo do escritório é se tornar a maior fonte de conexão com a Europa.

Conheça o site do escritório: www.martinseoliveira.com.br

ONDE ESTAMOS

Onde nos encontrar

  • São Paulo, Brasil - Avenida Paulista, nº 777 - 15° andar
    +55 11 98285 0049 - 11 3099 0451
  • Rio de Janeiro, Brasil - Rua do Passeio, n° 38 - setor 2
    15° andar, Centro
    +55 21 3500 6634
  • Belo Horizonte - MG - Rua Paraíba, n° 550
    8° andar, Savassi
    +55 11 98285 0049
  • Curitiba - PR - Rua Comendador Araújo, n° 499
    10° andar, Centro
    +55 11 98285 0049
  • Porto Alegre - RS - Avenida Carlos Gomes, n° 700
    8° andar, Boa Vista
    +55 11 98285 0049
  • Lisboa, Portugal - Rua do Mar Vermelho, n° 2, 2.1