Horário de Lisboa: € Cotação: Euro Hoje

Muitos brasileiros têm planejado comprar imóvel em Portugal.

Para comprar um imóvel no país europeu é preciso planejamento e tempo para pesquisar toda a documentação necessária, bem como escolher bem a localização.

Se você nunca viajou para Portugal, é importante que conheça o país antes e escolha a cidade que mais combina com você antes de tomar a decisão.

É fundamental que você conheça o clima da cidade, o número de habitantes, se ela é adequada para seu estilo de vida (praia, serra, neve, sol, chuva, sossego, badalação, etc).

Comprar um imóvel às cegas, estando distante pode ser complicado e depois você pode ter dificuldade de vender, por isso, é importante que conheça a região e visite o bairro.

 

Leia também: As 10 melhores cidades para viver em Portugal de acordo com cada perfil

 

Documentação para comprar imóvel em Portugal

Para comprar um imóvel em Portugal é necessário que o cidadão brasileiro tenha um NIF (Número de Identificação Fiscal) antes de iniciar o processo.

O NIF é como se fosse nosso CPF brasileiro e ele precisa ser feito com o acompanhamento de um cidadão português ou estrangeiro (pode ser brasileiro) que resida legalmente há mais de 6 meses no país.

O NIF pode ser feito através de procuração, para um advogado. Não é possível fazer a compra de um imóvel sem já ter o número.

 

 

 

 

Comprar imóvel em Portugal com ou sem imobiliária

O ideal é fazer todo o processo de compra com uma imobiliária (mediação imobiliária em Portugal). Dessa forma, você garante que a documentação será feita de forma correta e não corre o risco de ficar no prejuízo.

A maioria das grandes imobiliárias recebe o dinheiro da entrada (pode ser por transferência internacional de banco para banco) e após o recebimento redige o contrato de promessa de compra e venda. Normalmente a entrada é de 10% do valor o imóvel.

Após o recebimento de todo o valor do imóvel (através de transferência internacional para a conta da imobiliária), é necessário que o proprietário esteja presente em Portugal para fazer a escritura do imóvel.

 

Leia também: A importância da Assessoria Jurídica na compra de imóvel em Portugal

 

Tipos de Imóveis para comprar em Portugal

Para pesquisar os imóveis em Portugal acesse os sites das imobiliárias presentes no país. Para entender melhor a nomenclatura saiba que uma moradia é uma casa e quinta é um sítio. O número de quartos é dividido em T0 (kitnete), T1 (um quarto), T2 (dois quartos), T3 (três quartos) e assim por diante. Quando o imóvel é anunciado T1 + 1 significa que o segundo quarto é menor e não tem janela (como se fosse uma dependência de empregada).

 

Leia também: Quanto custa um imóvel para comprar em Portugal 

 

Já a classificação energética significa como o imóvel foi avaliado pela companhia que distribui energia. Vale lembrar que em Portugal é livre mercado, você pode escolher a empresa de energia que preferir.

 

Imóveis para investir em Portugal

Se você pretende comprar imóveis para investimento, Lisboa é uma excelente opção. Muitos imóveis estão sendo comprados, reformados, mobiliados e alugados por dia pelo site Airbnb. Para quem tem dinheiro para investir é uma ótima opção.

Além disso, para quem pretende fazer investimentos altos, a compra de apartamentos, casas, edifícios ou prédios com valores superiores a € 500 mil euros garantem o Visto Gold (Golden Visa) para estrangeiros, dessa forma é possível comprar um imóvel em Portugal e ter autorização de residência para morar no país europeu com a família.

 

By Martins & Oliveira - Sociedade de Advogados

Sociedade de Advogados

SOBRE NÓS

O portal Nacionalidade Portuguesa é um canal de conteúdo exclusivo e atualizado sobre Portugal.

Para procedimentos jurídicos e administrativos, envolvendo a mudança de país, aquisição da Nacionalidade Portuguesa, vistos de residência, abertura de empresas, ou qualquer outro procedimento necessário no Brasil ou em Portugal, é indicado o escritório Martins & Oliveira Sociedade de Advogados.

A Martins & Oliveira Sociedade de Advogados é um escritório de advocacia especializado em procedimentos envolvendo Brasil e Europa, com atuação em Portugal, Itália e Espanha.

Conheça mais sobre o trabalho no site www.martinseoliveira.com.br.