Data / Horário de Lisboa:

NACIONALIDADE PORTUGUESA

Saúde Pública em Portugal é boa? Como funciona?

Entenda como funciona o sistema de saúde pública em Portugal e como os brasileiros podem ser atendidos em hospitais e postos de saúde.

A mudança para um outro país envolve muita pesquisa e um bom entendimento de como certos serviços funcionam por lá. Com Portugal, isso não é diferente. Já falamos aqui sobre o ensino em Portugal, o transporte público e, agora, abordaremos outro tema bastante importante: a saúde pública em Portugal.

A preocupação em ter um bom respaldo em serviços de saúde é muito comum para quem está planejando se mudar para Portugal. E para que você possa se sentir mais aliviado, já adiantamos: o serviço de saúde pública em Portugal é bom sim.

Para você ter uma ideia, o sistema de saúde pública de Portugal pode ser comparado até com o sistema de saúde particular do Brasil.

 

Como é a saúde pública em Portugal?

Portugal conta com hospitais públicos muito bem equipados e não é necessário esperar dias (ou meses) para ser atendido, como ocorre muitas vezes no Brasil.

É importante esclarecer, entretanto, que a saúde pública de Portugal não é gratuita. Dependendo da consulta, você paga uma média de 5 Euros (para consulta rotineira no posto de saúde) a 20 Euros (em emergências no hospital).

Os valores dos exames mudam de acordo com o que é solicitado pelo médico, mas não são muito altos. Por exemplo, exames simples ficam na faixa de 2 Euros.

Ainda assim, pessoas que comprovam não terem condições de pagar ficam isentas dessas taxas. Além delas, crianças até oito anos, gestantes e portadores de doenças graves também estão isentas de pagar qualquer coisa no sistema público de saúde em Portugal.

Vale ressaltar que nem tudo é lindo e perfeito. Se você precisa passar apenas por um clínico geral, praticamente não há problema. Mas se for necessário se consultar com um médico especialista (ou com o ‘médico de família’), dependendo da categoria talvez você tenha que entrar numa fila de espera. Portugal ainda sofre um pouco com a falta de médicos específicos, especialmente em Lisboa.

 

Centro de Saúde e Médico de Família em Portugal

Em Portugal, seus exames e consultas são agendados e realizados nos ‘Centros de Saúde’ – o equivalente aos postos de saúde do Brasil. Cada freguesia possui o seu Centro de Saúde, assim, você deve se dirigir ao centro mais próximo da sua casa.

Além disso, Portugal possui o ‘médico de família’, um clínico geral que será designado para cuidar de você e da sua família. Esses médicos ficam em seus respetivos Centros de Saúde e fazem todo o acompanhamento dos pacientes da região, possuindo todo o histórico médico de cada paciente, o que é uma ótima vantagem para diagnósticos mais precisos e encaminhamentos para especialistas.

Porém, assim como na questão do médico especialista, você precisa aguardar o encaminhamento para seu médico de família, e isso nem sempre é rápido – podendo levar alguns meses de espera.

Mas a boa notícia é que você não fica sem atendimento médico durante esse período. Enquanto você não possui um médico de família, quem fará seu atendimento é o clínico geral do centro de saúde.

 

Brasileiros podem usar a saúde pública de Portugal solicitando o PB4

Brasileiros que moram, trabalham ou apenas estão a passeio em Portugal têm direito a utilizar o sistema de saúde pública do país. Porém, antes, você precisa solicitar o PB4.

O PB4 é um acordo entre Brasil e Portugal que garante, a todo brasileiro, direito ao atendimento em hospitais públicos nos países do acordo, pagando o mesmo valor que o cidadão do país paga. Para utilizar desse acordo, é necessário ir ao ministério da saúde da sua cidade (ainda no Brasil) para fazer a solicitação. O PB4 é válido por um ano (renovável por mais um ano), e vale somente em Portugal, não podendo ser utilizado em nenhum outro país da Europa.

 

Documentos para solicitar o PB4

  • RG

  • CPF

  • Passaporte válido

  • Comprovante de residência no Brasil

Para dependentes:

  • RG

  • CPF

  • Passaporte

 

Fique atento: Sem o PB4, você pagará mais caro pelo atendimento médico, como consultas e urgências.

Você pretende residir em Portugal? Há duas opções: Tendo a Nacionalidade Portuguesa ou algum Visto para Portugal. Obtenha mais informações nas imagens abaixo:

                       

Você também pode gostar de:

Transporte público em Portugal é bom? Como funciona?;

Portugal 2020: Apoio financeiro para empreendimentos em Portugal;

Como financiar um imóvel em Portugal;

Brasileiros podem advogar em Portugal? Saiba todas as informações;

Tudo sobre Portugal – Visitar, morar e investir.

Ema Cristina

Ema Cristina

Ema Cristina de Oliveira é advogada e sócia da Martins & Oliveira Sociedade de Advogados. É especialista em aquisições de Nacionalidade Portuguesa e demais procedimentos em Portugal.

INSCREVA-SE E RECEBA NOSSAS NOVIDADES!

VIVER EM PORTUGAL COM SEUS RENDIMENTOS OU APOSENTADORIA

CONSULTORIA

REALIZAMOS BUSCA DE CERTIDÃO

QUEM TEM DIREITO A REQUERER A NACIONALIDADE PORTUGUESA?

ACOMPANHE NOSSAS MÍDIAS!

NACIONALIDADE PORTUGUESA

Martins & Oliveira Sociedade de Advogados

A Martins & Oliveira Sociedade de Advogados é um escritório de advocacia especializado em procedimentos envolvendo Brasil e Europa (Portugal, Itála e Espanha).

Os principais serviços oferecidos pelo escritório são: Assessoria para aquisição da Nacionalidade Portuguesa, Vistos de Residência e demais procedimentos em Portugal.

O objetivo do escritório é se tornar a maior fonte de conexão com a Europa.

Conheça o site do escritório: www.martinseoliveira.com.br

ONDE ESTAMOS

Onde nos encontrar

  • São Paulo, Brasil - Avenida Paulista, nº 777 - 15° andar
    +55 11 98285 0049 - 11 3099 0451
  • Rio de Janeiro, Brasil - Rua do Passeio, n° 38 - setor 2
    15° andar, Centro
    +55 21 3500 6634
  • Belo Horizonte - MG - Rua Paraíba, n° 550
    8° andar, Savassi
    +55 11 98285 0049
  • Curitiba - PR - Rua Comendador Araújo, n° 499
    10° andar, Centro
    +55 11 98285 0049
  • Porto Alegre - RS - Avenida Carlos Gomes, n° 700
    8° andar, Boa Vista
    +55 11 98285 0049
  • Lisboa, Portugal - Rua do Mar Vermelho, n° 2, 2.1