Data / Horário de Lisboa:

Receba nossas novidades!

NACIONALIDADE PORTUGUESA

Como é a gastronomia portuguesa?

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
gastronomia portuguesa - nacionalidade portuguesa

Cozinha mediterrânea inigualável, azeites premiados, vinhos soberbos e doces irresistíveis. Conheça um pouco da gastronomia portuguesa.

Influenciada pelos povos que passaram por seu território, assim como pelas suas matérias-primas e de suas colônias, a gastronomia de Portugal é extremamente vasta, composta essencialmente por peixes, mariscos, ovos e batata.

Apesar de ser fortemente conhecida pelo bacalhau, a gastronomia portuguesa é extremamente vasta, construída em quase dez séculos de história. Muitos povos de diferentes regiões influenciaram sua culinária local, além de sua geografia.

Como particularidades da comida portuguesa, destacam-se a simplicidade, tradição e um rigoroso conjunto de regras sobre como prepará-la.

A seguir, vamos fazer uma viagem gastronômica pelas principais especialidades da cozinha portuguesa:

 

Peixes e Mariscos

peixes e mariscos Portugal - nacionalidade portuguesa

A sardinha portuguesa e o bacalhau, pescado em águas mais frias e afastadas, são os peixes mais usados pela cozinha lusitana. Não dá para esquecer, também, da grande variedade de mariscos como o berbigão, o mexilhão, as conquilhas, etc. A carne e as vísceras, principalmente de porco, compõem também um conjunto de pratos e petiscos regionais, onde sobressaem os presuntos e os enchidos.

 

Queijo

Queijo de Portugal - nacionalidade portuguesa

O queijo é um fator importante na culinária francesa, mas poucos sabem que ele também é muito importante na cozinha portuguesa. Portugal tem muitos queijos que diferem de região para região e muitos deles receberam certificações de procedência, que variam por região – desde jovens queijo cottage a queijos envelhecidos de muita distinção. Há uma variedade fantástica de outros queijos produzidos por pequenos produtores, que só não recebem status internacional devido à produção feita em pequena escala. Esses queijos só podem ser descobertos por quem viajar por todo o país.

 

Azeite

Azeite de Portugal - nacionalidade portuguesa

O azeite, assim como o queijo, vem de fontes locais, pequenos produtos de fazendas locais e versões para exportação. O azeite português não é apenas um ‘bom azeite’, o azeite português é um dos melhores do mundo e amplamente utilizado na cozinha portuguesa em vários pratos.

 

Vinhos

Vinhos de portugal - nacionalidade portuguesa

A história do vinho em Portugal remonta para além da fundação da nacionalidade. Considera-se que a primeira vinha foi plantada na Península Ibérica cerca de 2.000 a.C. Mais tarde, sofreu influências de outros povos, que trouxeram grandes progressos na forma de cultivar e produzir a vinha, até o produto se tornar símbolo cultural da região.

Portugal é o maior consumidor per capita de vinhos do mundo. O país possui o maior conjunto de casta autóctone do mundo. Já o Douro/Vinho do Porto, foi a primeira região demarcada de vinhos do mundo.

 


Doces portugueses

doces portugueses - nacionalidade portuguesa

Os inigualáveis doces de Portugal merecem um post próprio, tamanha é a variedade e qualidade dessas perdições. São inúmeras padarias, pastelarias, doçarias e confeitarias a cada esquina – uma melhor do que a outra.

Mas para nos atermos aos principais e mais tradicionais, podemos destacar os seguintes:

  • Pastel de Nata: O pastel de nata é o doce português típico mais conhecido no Brasil e um dos mais consumidos pelos portugueses, especialmente em Lisboa. Ele é encontrado em praticamente todas as pastelarias, doçarias, confeitarias e padarias do país.

  • Bola de Berlim: No Brasil, é conhecida como o famoso ‘sonho’. É uma receita original da Alemanha que sofreu alteração ao chegar a Portugal: o recheio de frutas vermelhas foi substituído pelo creme de ovos, mantendo-se dessa forma também no Brasil.

  • Brisa do Liz: Um soberbo doce de ovos e amêndoas que é muito parecido ao nosso quindim brasileiro. Não vá embora de Portugal sem provar uma Brisa!

  • Travesseiro de Sintra: Um verdadeiro clássico que todo turista precisa provar em Portugal. Além de um passeio histórico e delicioso pela Vila de Sintra, você precisa provar o Travesseiro de Sintra. É um doce composto por massa folhada coberta com açúcar e recheada com creme de ovos e amêndoas. O lugar mais tradicional para comer um Travesseiro de Sintra é na Piriquita, uma pastelaria que conta com mais de 150 anos de história.

Você pretende residir em Portugal? Há duas opções: Tendo a Nacionalidade Portuguesa ou algum Visto para Portugal. Obtenha mais informações nas imagens abaixo:

                       

Você também pode gostar de:

Qual melhor época para visitar Portugal?;

Saúde Pública em Portugal é boa? Como funciona?;

Transporte público em Portugal é bom? Como funciona?;

Brasileiros podem advogar em Portugal? Saiba todas as informações;

Tudo sobre Portugal – Visitar, morar e investir.

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Ema Cristina

Ema Cristina

Ema Cristina de Oliveira é advogada e sócia da Martins & Oliveira Sociedade de Advogados. É especialista em aquisições de Nacionalidade Portuguesa e demais procedimentos em Portugal.

INSCREVA-SE E RECEBA NOSSAS NOVIDADES!

VIVER EM PORTUGAL COM SEUS RENDIMENTOS OU APOSENTADORIA

CONSULTORIA

ADQUIRA A SUA NACIONALIDADE PORTUGUESA

QUEM TEM DIREITO A REQUERER A NACIONALIDADE PORTUGUESA?

ACOMPANHE NOSSAS MÍDIAS!

NACIONALIDADE PORTUGUESA

Martins & Oliveira Sociedade de Advogados

A Martins & Oliveira Sociedade de Advogados é um escritório de advocacia especializado em procedimentos envolvendo Brasil e Europa (Portugal, Itália e Espanha). Os principais serviços oferecidos pelo escritório são: Assessoria para aquisição da Nacionalidade Portuguesa, Vistos de Residência e demais procedimentos em Portugal.

O objetivo do escritório é se tornar a maior fonte de conexão com a Europa.

Conheça o site do escritório: www.martinseoliveira.com.br

ONDE ESTAMOS

Onde nos encontrar

  • São Paulo, Brasil - Avenida Paulista, nº 777 - 15° andar
    +55 11 98285 0049 - 11 3099 0451
  • Rio de Janeiro, Brasil - Rua do Passeio, n° 38 - setor 2
    15° andar, Centro
    +55 21 3500 6634
  • Belo Horizonte - MG - Rua Paraíba, n° 550
    8° andar, Savassi
    +55 11 98285 0049
  • Curitiba - PR - Rua Comendador Araújo, n° 499
    10° andar, Centro
    +55 11 98285 0049
  • Porto Alegre - RS - Avenida Carlos Gomes, n° 700
    8° andar, Boa Vista
    +55 11 98285 0049
  • Lisboa, Portugal - Rua do Mar Vermelho, n° 2, 2.1

INSCREVA-SE E RECEBA NOSSAS NOVIDADES!