Data / Horário de Lisboa:

Receba nossas novidades!

NACIONALIDADE PORTUGUESA

Como cursar direito em Portugal?

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
cursar direito em Portugal - nacionalidade portuguesa

Quer cursar Direito em Portugal? Conheça aqui as melhores faculdades e como fazer sua inscrição.

Todos os anos, milhares de universitários brasileiros buscam em Portugal um destino para iniciar ou concluir seus estudos. As vantagens da facilidade do idioma, a qualidade do ensino português, os preços e a cultura do país são alguns dos principais motivos que levam os estudantes a escolherem as terras lusitanas como forma de aprimorarem seus conhecimentos.

E entre os diversos cursos superiores oferecidos em Portugal, o de Direito é um dos mais procurados. As universidades portuguesas possuem uma enorme tradição em Direito, sendo referência em todo o mundo por sua qualidade de ensino.

Por isso, se você está pensando em cursar direito em Portugal, este post vai ajudar a esclarecer suas dúvidas.

 

Como escolher sua faculdade de direito em Portugal

A melhor faculdade de direito de Portugal é a Universidade de Coimbra, considerada também uma das mais antigas do mundo. Apesar de ser uma instituição pública, no entanto, como em muitos outros países, os estudos não são gratuitos e os alunos pagam mensalidades/anuidades para frequentar os cursos.

Na Universidade de Coimbra os alunos portugueses ou nacionais de países da União Europeia têm parte de seus estudos subsidiados pelo Estado Português. Os alunos internacionais (nacionais de países de fora da União Europeia) não se beneficiam destes subsídios; portanto pagam valores diferentes dos estudantes nacionais.

Além da Universidade de Coimbra, há também a Universidade de Lisboa, Universidade Católica Portuguesa, Universidade Nova de Lisboa e Universidade do Porto.

Todas são excelentes instituições de ensino e garantem uma ótima formação em Direito para estudantes brasileiros.

Uma curiosidade: o nome dado às taxas pagas pelos estudantes em Portugal é propina. Portanto, não se assuste se a faculdade lhe cobrar uma ‘propina’ para estudar lá.

 


Como participar do processo de seleção em uma universidade de Portugal

Devido à qualidade do ensino, as universidades de Portugal são muito concorridas, especialmente no curso de Direito.

O processo de seleção nas universidades portuguesas analisa o seu desempenho escolar e acadêmico anteriores. Isso significa que você precisa ter atingido boas notas em seu ensino médio ou na graduação para aumentar as chances de ser aprovado pela universidade.

Além disso, se você já fez algum estágio ou trabalhou na área do Direito, isso também ajuda bastante, pois ter experiência na área pode fazer muita diferença no processo seletivo.

 

Use a nota do Enem para entrar em uma universidade de Portugal

Com exceção do curso de Medicina, é possível utilizar a sua nota do Enem para se inscrever em uma universidade de Portugal.

Para isso, você precisa fazer o Enem, verificar se as suas notas nas áreas de conhecimento atendem aos requisitos da universidade e ficar atento ao período de inscrição da instituição que pretende estudar. Para aqueles que buscam uma bolsa de estudos, é importante lembrar que isso também pode variar de universidade para universidade, por isso, consulte o site das instituições para mais informações.

Algumas universidades oferecem bolsa ou ajuda de custo para aqueles que conseguem as melhores classificações no processo seletivo.

A Universidade de Coimbra, por exemplo, tem uma página específica (veja aqui) sobre isso, com as notas do Enem necessárias para se candidatar aos cursos.

 

Como obter o visto de estudante para estudar em uma universidade de Portugal

Informe-se junto à universidade de seu interesse quais são os requisitos para um estudante estrangeiro frequentar o curso e os valores que deverão ser pagos. É imprescindível fazer esse contato e verificar se o seu pedido será aceito.

Em seguida, procure o consulado português que atende a sua região e solicite a lista com todos os documentos necessários para pedir o visto de estudante. Ele só será oferecido depois que a universidade emitir o comprovante da sua admissão.

Lembre-se de que esse visto é provisório. Ao chegar em Portugal, você deve procurar o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras e formalizar a sua estadia no país durante o período em que vai estudar.

Você pretende residir em Portugal? Há duas opções: Tendo a Nacionalidade Portuguesa ou algum Visto para Portugal. Obtenha mais informações nas imagens abaixo:

                       

Siga nosso Linkedin e veja matérias sobre educação, empreendedorismo, investimentos e trabalhos em Portugal.

Você também pode gostar de:

Ano letivo em Portugal – como funciona?;

Recibos Verdes: o que são e para que servem?;

O que visitar em Portugal?;

Saúde Pública em Portugal é boa? Como funciona?;

Tudo sobre Portugal – Visitar, morar e investir.

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Flavio Martins Peron

Flavio Martins Peron

Luso-brasileiro, nascido em Portugal, Flávio Martins Peron é advogado e sócio fundador da Martins & Oliveira Sociedade de Advogados. Profundo conhecedor de procedimentos em Portugal, é especialista em processos de obtenção de Vistos de Residência, aquisição de Nacionalidade Portuguesa e demais serviços envolvendo Brasil e Portugal.

INSCREVA-SE E RECEBA NOSSAS NOVIDADES!

VIVER EM PORTUGAL COM SEUS RENDIMENTOS OU APOSENTADORIA

CONSULTORIA

ADQUIRA A SUA NACIONALIDADE PORTUGUESA

QUEM TEM DIREITO A REQUERER A NACIONALIDADE PORTUGUESA?

ACOMPANHE NOSSAS MÍDIAS!

NACIONALIDADE PORTUGUESA

Martins & Oliveira Sociedade de Advogados

A Martins & Oliveira Sociedade de Advogados é um escritório de advocacia especializado em procedimentos envolvendo Brasil e Europa (Portugal, Itália e Espanha). Os principais serviços oferecidos pelo escritório são: Assessoria para aquisição da Nacionalidade Portuguesa, Vistos de Residência e demais procedimentos em Portugal.

O objetivo do escritório é se tornar a maior fonte de conexão com a Europa.

Conheça o site do escritório: www.martinseoliveira.com.br

ONDE ESTAMOS

Onde nos encontrar

  • São Paulo, Brasil - Avenida Paulista, nº 777 - 15° andar
    +55 11 98285 0049 - 11 3099 0451
  • Rio de Janeiro, Brasil - Rua do Passeio, n° 38 - setor 2
    15° andar, Centro
    +55 21 3500 6634
  • Belo Horizonte - MG - Rua Paraíba, n° 550
    8° andar, Savassi
    +55 11 98285 0049
  • Curitiba - PR - Rua Comendador Araújo, n° 499
    10° andar, Centro
    +55 11 98285 0049
  • Porto Alegre - RS - Avenida Carlos Gomes, n° 700
    8° andar, Boa Vista
    +55 11 98285 0049
  • Lisboa, Portugal - Rua do Mar Vermelho, n° 2, 2.1

INSCREVA-SE E RECEBA NOSSAS NOVIDADES!