Horário de Lisboa: € Cotação: Euro Hoje

Entenda a diferença entre os tipos de tomadas e a voltagem nos países da Europa e não passe apuros na hora de carregar seus equipamentos.

Viajar para outro país exige atenção em muitos detalhes que, normalmente, passam despercebidos. Um bom exemplo disso são as tomadas. Os padrões de tomadas podem ser bastante diferentes em várias partes do mundo, o que complica a vida de quem viaja com equipamentos eletrônicos ou quem pretende morar fora do Brasil.

Por isso, se você está pensando em viajar ou mesmo morar em Portugal, vamos explicar aqui as diferenças dos padrões de tomada e voltagem entre Europa e Brasil para que você possa levar seus equipamentos sem medo.

Qual a voltagem das tomadas em Portugal?

A primeira coisa que você precisa saber sobre as tomadas de Portugal é que todas elas são 220v (volts) e 50Hz (herts). Para quem vive em algumas regiões do Brasil, isso não é problema. Mas para a grande maioria dos brasileiros, que vivem em cidades onde as tomadas são 110v, isso pode ser um problema.

Sendo assim, o secador, a chapinha de cabelos, o ferro portátil e outros aparelhos elétricos usados em viagem podem não funcionar. A boa notícia é que por cerca de 5 euros você consegue comprar um adaptador de tensão em várias lojas de Portugal.

Além disso, equipamentos como notebooks, tablets e celulares são bivolts, o que garante seu uso em qualquer voltagem.


Qual é o padrão das tomadas em Portugal?

Os plugues de tomada em Portugal têm os pinos arredondados e ligeiramente mais grossos do que os usados no Brasil. Por isso, é comum que os plugues de dispositivos brasileiros fiquem um pouco frouxos nas tomadas portuguesas.

Para resolver isso, basta comprar um plugue em ‘T’ (semelhante aos ‘benjamins’ usados no Brasil), que aceita também as famigeradas tomadas de três pinos brasileiras.

Existe diferença de tomadas entre outros países da Europa?

Sim. O padrão de tomada na Europa não é o mesmo para todos os países. São usados diversos tipos de tomadas elétricas por lá. Na Inglaterra, por exemplo, o tipo de tomada é o mais excêntrico possível, com dois pinos quadrados largos.

Entretanto, na grade maioria dos países europeus, com exceções de alguns, o padrão de tomada utilizado é do ‘tipo C’ ou do ‘tipo F’, os dois tipos com dois pinos redondos.

Portanto, se você planeja viajar por outros países da Europa além de Portugal, uma dica valiosa é comprar um adaptador universal. Dessa forma, você não fica em apuros na hora de carregar celulares e eletrônicos durante a viagem.

Você também pode gostar de:

Efetiva ligação à Comunidade Portuguesa: Saiba como comprovar;

Como é Portugal em março.

By Martins & Oliveira - Sociedade de Advogados

Sociedade de Advogados

Envie sua mensagem! Responderemos assim que possível.

SOBRE NÓS

O portal Nacionalidade Portuguesa é um canal de conteúdo exclusivo e atualizado sobre Portugal.

Para procedimentos jurídicos e administrativos, envolvendo a mudança de país, aquisição da Nacionalidade Portuguesa, vistos de residência, abertura de empresas, ou qualquer outro procedimento necessário no Brasil ou em Portugal, é indicado o escritório Martins & Oliveira Sociedade de Advogados.

A Martins & Oliveira Sociedade de Advogados é um escritório de advocacia especializado em procedimentos envolvendo Brasil e Europa, com atuação em Portugal, Itália e Espanha.

Conheça mais sobre o trabalho no site www.martinseoliveira.com.br.