Data / Horário de Lisboa:

Receba nossas novidades!

NACIONALIDADE PORTUGUESA

Golpes esporádicos em Portugal e os cuidados mínimos que devemos ter

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
golpes esporádicos em Portugal - nacionalidade portuguesa

Em todo lugar há problemas, e em Portugal não é diferente. Saiba aqui quais são os golpes mais comuns aplicados em turistas e moradores recém-chegados e aprenda a evitá-los.

Apesar das inúmeras vantagens de se viver em Portugal, ninguém está livre de pessoas mal-intencionadas. Com o número cada vez maior de turistas no país, cresce também os pequenos golpes preparados para aplicar nas pessoas mais distraídas, por isso é necessário cuidado dobrado ao visitar ou se mudar para Portugal.

Na maioria das vezes esses golpes são realizados sem violência e, se você estiver atento, poderá evita-los. Mas o fato é que quando se chega em Portugal, devido ao seu alto índice de segurança, as pessoas costumam relaxar demais e não ficam alertas como quando estão no Brasil.

Por isso, é necessário atenção para caminhar em Portugal e evitar alguns golpes como os que listamos a seguir:

 

Golpe da Pulseira ou fita de lembrança

Não deixe ninguém nunca lhe colocar ou amarrar alguma fita ou pulseira. Eles geralmente abordam turistas dizendo que é um presente, mas no momento que é colocado em seu pulso, ficam andando atrás de você pedindo dinheiro.

 

Golpe do Táxi

golpe do taxi em Portugal - nacionalidade portuguesa

Quando estiver em Portugal, é necessário tomar cuidado com os taxistas de lá. Alguns muitas vezes alegam não ter taxímetro e determinam um preço fixo, já outros insistem para que você utilize o porta-malas para guardar alguma coisa e, no final da corrida, lhe cobram uma taxa de utilização do mesmo.

 

Golpe da Oferta de Trabalho

Um golpe bem comum na Europa de um modo geral, algumas empresas oferecem vagas de emprego, mas não enviam o contrato de trabalho para você dar entrada no visto de trabalho.

Sob falsas alegações, acabam convencendo a pessoa a ir para o país com visto de turista e, uma vez lá, regularizam a situação. O problema é que este é um procedimento ilegal e você terá grandes problemas para resolver a situação, correndo o risco de ser deportado.

 

Golpe das Ciganas

golpe das ciganas em Portugal - nacionalidade portuguesa

Uma cigana aborda o turista e pede para ler sua mão, pois precisa de dinheiro para voltar para sua terra natal. Enquanto ela lê e distrai o turista, outra pessoa furta sua carteira, celular, etc.

Outro golpe comum em Portugal com ciganas é praticado no mercado. Eles entram na fila com um item e deixam propositalmente ao lado das suas compras, quando o caixa começa a passar as compras, o item dele acaba indo junto o caixa acredita ser tudo uma compra só. Nisso a cigana pega a compra e sai do mercado deixando para o cliente pagar.

 


Golpe do falso celular

Caminhar na rua exige atenção, pois os turistas costumam ser abordados com frequência. E é muitas vezes nessas distrações que se tornam presas fácies para golpes.

É comum também o turista ser abordado na rua por uma pessoa que tenta vender um celular (geralmente um iPhone) por um preço bem abaixo do mercado, sob a alegação de estar precisando de dinheiro.

Ocorre que rapidamente ele pega o dinheiro e sai correndo (muito rápido). E quando o turista se der conta, verá que o celular é falso.

 

Golpe do abaixo-assinado

golpe do abaixo-assinado em portugal - nacionalidade portuguesa

Um grupo de pessoas (podem ser adolescentes, mulheres, homens e até deficientes auditivos) abordam os turistas para que assinem um abaixo-assinado sobre alguma causa social, uma história que eles inventam para distrair.

Porém, assim que você assinar eles começam a pedir dinheiro insistentemente, e algumas vezes até começam a te seguir pelas ruas. Em alguns casos, aproveitam o momento de distração do turista que está ouvindo toda a “história” e pegam sua carteira.

De qualquer forma fuja de petições e abaixo-assinados.

 

Golpe do aluguel

golpe do aluguel em Portugal - nacionalidade portuguesa

Turistas costumam cair no golpe de casas para alugar em Portugal. São anúncios com lindas casas e preços bem inferiores ao do mercado.

Geralmente estes anúncios não contêm maiores informações, apenas um e-mail para contato.

Portanto, desconfie destes anúncios e não faça nada sem ver pessoalmente a casa, obter todas as informações possíveis dela e, é claro, sem um contrato com o verdadeiro proprietário.

Uma vez que esse “aluguel” seja pago, você nunca mais você verá o seu dinheiro.

 

Golpe de vendas online

Vendas pela internet são muito utilizadas em Portugal e é por isso que é bem comum ocorrerem também golpes relacionados a elas.

Os golpistas costumam alegar que já efetuaram o pagamento e enviam um recibo falso, com dados geralmente de um banco desconhecido.

E em outros casos, você compra o produto, paga e nunca recebe.

Por isso, muita atenção ao comprar ou vender objetos pela internet.

A verdade é que não só em Portugal, mas em qualquer lugar do planeta é necessário ficar atento sempre e desconfiar quando a situação for atípica.

Sendo zeloso você dificilmente terá dores de cabeça com golpes em Portugal.

Você pretende residir em Portugal? Há duas opções: Tendo a Nacionalidade Portuguesa ou algum Visto para Portugal. Obtenha mais informações nas imagens abaixo:

                       

Você também pode gostar de:

Como é morar em Coimbra – Custo de vida, Lazer e mais;

Aplicativos e serviços para quem quer morar em Portugal;

Fuso horário de Portugal – Entenda as diferenças para o Brasil;

Como é morar em Braga – Custo de vida, Lazer e mais;

NIF – Número de Identificação Fiscal em Portugal.

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Martins & Oliveira - Sociedade de Advogados

Martins & Oliveira - Sociedade de Advogados

INSCREVA-SE E RECEBA NOSSAS NOVIDADES!

VIVER EM PORTUGAL COM SEUS RENDIMENTOS OU APOSENTADORIA

CONSULTORIA

ADQUIRA A SUA NACIONALIDADE PORTUGUESA

QUEM TEM DIREITO A REQUERER A NACIONALIDADE PORTUGUESA?

ACOMPANHE NOSSAS MÍDIAS!

NACIONALIDADE PORTUGUESA

Martins & Oliveira Sociedade de Advogados

A Martins & Oliveira Sociedade de Advogados é um escritório de advocacia especializado em procedimentos envolvendo Brasil e Europa (Portugal, Itália e Espanha). Os principais serviços oferecidos pelo escritório são: Assessoria para aquisição da Nacionalidade Portuguesa, Vistos de Residência e demais procedimentos em Portugal.

O objetivo do escritório é se tornar a maior fonte de conexão com a Europa.

Conheça o site do escritório: www.martinseoliveira.com.br

ONDE ESTAMOS

Onde nos encontrar

  • São Paulo, Brasil - Avenida Paulista, nº 777 - 15° andar
    +55 11 98285 0049 - 11 3099 0451
  • Rio de Janeiro, Brasil - Rua do Passeio, n° 38 - setor 2
    15° andar, Centro
    +55 21 3500 6634
  • Belo Horizonte - MG - Rua Paraíba, n° 550
    8° andar, Savassi
    +55 11 98285 0049
  • Curitiba - PR - Rua Comendador Araújo, n° 499
    10° andar, Centro
    +55 11 98285 0049
  • Porto Alegre - RS - Avenida Carlos Gomes, n° 700
    8° andar, Boa Vista
    +55 11 98285 0049
  • Lisboa, Portugal - Rua do Mar Vermelho, n° 2, 2.1

INSCREVA-SE E RECEBA NOSSAS NOVIDADES!