Data / Horário de Lisboa:

Receba nossas novidades!

NACIONALIDADE PORTUGUESA

10 coisas que você precisa saber ANTES de mudar para Portugal

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
se mudar para portugal - nacionalidade portuguesa

Vida tranquila, sol o ano inteiro e ótimas formas de locomoção. Contamos para você os pós e contras importantes que você precisa saber antes de se mudar para Portugal.

O ensolarado país de Portugal tem uma ótima reputação por oferecer uma fantástica qualidade de vida, chegando até a figurar como primeiro lugar em uma pesquisa de 2017. A estonteante costa do Atlântico, a população amigável, as cidades históricas com ruas tranquilas – não é à toa que tantas pessoas estão escolhendo começar uma nova vida em Portugal.

Mas antes de colocar o pé no seu novo lar, é importante prestar atenção em alguns detalhes que todo expatriado deve conhecer antes de se mudar para Portugal.

 

1 – A vida pacífica e tranquila se aplica a tudo

O modo de vida sem pressa de Portugal é, sem dúvida, um grande atrativo para muitas pessoas, especialmente se você estiver se mudando de uma cidade carregada de estresse. No entanto, por mais inebriante que seja o ritmo mais lento das coisas, em breve você descobrirá que isso também se aplica a assuntos oficiais. Instituições públicas movem-se lentamente, a burocracia é abundante e muitos locais de negócios fecham por pelo menos duas horas para o almoço. E frequentemente é impossível agendar compromissos com antecedência. Você simplesmente tem que aparecer, pegar uma senha e esperar o tempo que for necessário. Recomendamos levar um bom livro sempre que você sair para cuidar de algum assunto burocrático da sua vida.

 

2 – Por falar em livros…

Livraria Lello Portugal - nacionalidade portuguesa

Os portugueses são leitores ávidos e a literatura é imensamente respeitada no país. Desde a Biblioteca Joanina em Coimbra até a livraria mais antiga do mundo, a Livraria Bertrand em Lisboa, há inúmeros lugares fantásticos para os amantes de livros explorarem. Vale muito a pena mergulhar em algumas das famosas poesias líricas de Portugal; Livraria Lello completa os seus 112 anos de existência!

 

3 – Receitas médicas podem ser caras

Embora o custo de vida em Portugal seja mais baixo em comparação com grande parte da Europa, algumas coisas podem ser mais caras do que você pode estar acostumado. A prescrição de medicamentos, por exemplo, é cobrada com base no preço do remédio em vez de uma taxa fixa, como ocorre em países como a Inglaterra. Medicamentos para doenças terminais e crônicas são subsidiados pelo Governo.

 

4 – Pastéis de Belém são só o começo

padarias de Portugal - nacionalidade portuguesa

A cozinha portuguesa oferece todo um mundo de delícias. Caia de cabeça na riqueza de sensações e sabores. Prove os pratos regionais enquanto explora o país, visite as barracas de comida de rua e mergulhe nos restaurantes requintados de Lisboa para o melhor da gastronomia portuguesa. Os pratos favoritos incluem o bacalhau, a cataplana de marisco, o presunto Pata Negra, as sardinhas doces e os maravilhosos vinhos portugueses.

 


5 – É mais frio dentro de casa do que fora

Casas portuguesas são projetadas para serem frescas no verão – e elas são ótimas nisso. No entanto, no inverno, você vai acabar sentindo mais frio dentro de casa. Aquecimento central é raro, então esteja preparado para desembolsar alguns euros e comprar seus próprios aquecedores para ficar mais confortável. Felizmente os invernos são mais curtos em Portugal.

 

6 – Crianças são bem-vindas em todos os lugares

crianças se divertindo em Portugal - nacionalidade portuguesa

Isso pode ser um pró ou um contra, dependendo da sua perspectiva. Se você está se mudando para Portugal com crianças, não poderia ter escolhido um lugar melhor. As crianças são calorosamente recebidas em todos os lugares – desde restaurantes a festivais – e todo o país é fortemente direcionado para a família. Seus filhos vão amar toda a atenção e sempre haverá alguém disposto a entretê-los enquanto você desfruta de uma bebida em paz.

 

7 – Transportes públicos são uma ótima forma de locomoção

Explorar o belo país de Portugal é uma obrigação. E uma das melhores maneiras de fazer isso é usando o transporte público. Trens e ônibus são geralmente muito acessíveis, com passagens começando em torno de € 1. Os ônibus de alta velocidade que ligam todas as principais cidades de Portugal são a maneira mais rápida de viajar, enquanto os trens têm uma atmosfera mais lenta e encantadoramente europeia. Dirigir em Portugal pode ser dispendioso, com elevados preços da gasolina e muitos pedágios. E o nível de segurança nas estradas também não é dos melhores.

 

8 – Faz sol quase o ano inteiro

Sol de verão em Portugal - nacionalidade portuguesa

O clima português é considerado o melhor da Europa, com uma média de 10 meses de sol por ano, até 29 dias secos por mês e verões quentes sem atingir temperaturas desconfortáveis. Enquanto as temperaturas na vizinha Espanha atingem os 40°C durante o auge do verão, Portugal mantém-se nos agradáveis 30°C – há exceções como o Alentejo, com temperaturas bem altas no ápice do verão. E há sempre uma linda e refrescante brisa ao longo da costa.

 

9 – Entenda bem os restaurantes

Jantar fora em Portugal é uma experiência alegre, com preços acessíveis e comida deslumbrante. Mas esteja preparado para compartilhar uma mesa e as gorjetas variam dependendo do nível de serviço.

 

10 – Você precisa gostar de futebol

futebol de Portugal - nacionalidade portuguesa

Isso não é nenhum sacrifício para brasileiros. O futebol é o principal esporte em Portugal. Lar de clubes e jogadores famosos – como Cristiano Ronaldo –, o país abraça de todo o coração o seu esporte nacional, exibindo grandes jogos mesmo nos restaurantes mais chiques.

 

Se você pretende se mudar para Portugal, guarde essas dicas para servirem de guia na sua nova vida por lá.

Você pretende residir em Portugal? Há duas opções: Tendo a Nacionalidade Portuguesa ou algum Visto para Portugal. Obtenha mais informações nas imagens abaixo:

                       

Você também pode gostar de:

Como é Portugal em julho;

Conheça as profissões mais bem pagas em Portugal (e seus salários);

Saiba o que é como funciona o programa de bolsas Erasmus Mundus;

Saiba como transferir seu título eleitoral para o exterior, Brasil para Portugal;

Conheça um pouco mais sobre o atual Presidente de Portugal.

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Ema Cristina

Ema Cristina

Ema Cristina de Oliveira é advogada e sócia da Martins & Oliveira Sociedade de Advogados. É especialista em aquisições de Nacionalidade Portuguesa e demais procedimentos em Portugal.

INSCREVA-SE E RECEBA NOSSAS NOVIDADES!

VIVER EM PORTUGAL COM SEUS RENDIMENTOS OU APOSENTADORIA

CONSULTORIA

ADQUIRA A SUA NACIONALIDADE PORTUGUESA

QUEM TEM DIREITO A REQUERER A NACIONALIDADE PORTUGUESA?

ACOMPANHE NOSSAS MÍDIAS!

NACIONALIDADE PORTUGUESA

Martins & Oliveira Sociedade de Advogados

A Martins & Oliveira Sociedade de Advogados é um escritório de advocacia especializado em procedimentos envolvendo Brasil e Europa (Portugal, Itália e Espanha). Os principais serviços oferecidos pelo escritório são: Assessoria para aquisição da Nacionalidade Portuguesa, Vistos de Residência e demais procedimentos em Portugal.

O objetivo do escritório é se tornar a maior fonte de conexão com a Europa.

Conheça o site do escritório: www.martinseoliveira.com.br

ONDE ESTAMOS

Onde nos encontrar

  • São Paulo, Brasil - Avenida Paulista, nº 777 - 15° andar
    +55 11 98285 0049 - 11 3099 0451
  • Rio de Janeiro, Brasil - Rua do Passeio, n° 38 - setor 2
    15° andar, Centro
    +55 21 3500 6634
  • Belo Horizonte - MG - Rua Paraíba, n° 550
    8° andar, Savassi
    +55 11 98285 0049
  • Curitiba - PR - Rua Comendador Araújo, n° 499
    10° andar, Centro
    +55 11 98285 0049
  • Porto Alegre - RS - Avenida Carlos Gomes, n° 700
    8° andar, Boa Vista
    +55 11 98285 0049
  • Lisboa, Portugal - Rua do Mar Vermelho, n° 2, 2.1

INSCREVA-SE E RECEBA NOSSAS NOVIDADES!