Horário de Lisboa: € Cotação: Euro Hoje

Ah o verão europeu! Para aqueles que gostam de sol, calor e dias que duram até mais tarde, viajar para Portugal em julho é uma ótima opção para férias relaxantes e rica em atrações culturais, que só ocorrem durante o verão.

Como é o clima durante o verão em Portugal

Portugal em julho é quente, seco e muito animado, como todo verão, a estação favorita dos portugueses! 

Viajar para terras lusitanas em julho pode ser uma boa alternativa para quem quer fugir do inverno no Brasil e ainda conhecer como é passar esta época do ano em um país recheado de atrações culturais e praias belíssimas!

As temperaturas durante o mês de julho podem variar entre 18°C e 35°C, mas algumas regiões, como em Lisboa e em Faro, podem chegar a quase 40°C.

Então, viajar para Portugal em julho é colocar na mala muita roupa leve, protetor solar, roupas de banho e óculos de sol. 

Horário de Verão

Em Portugal ainda é válido o horário de Verão, ao contrário do Brasil.

Confira o fuso horário de Portugal, com relação ao horário de Brasília em julho:

  • Ilha dos Açores: + 3 horas
  • Ilha da Madeira: + 4 horas
  • Portugal continental: + 4 horas

O que fazer em Portugal em julho?

No verão, muitos festivais, feiras e eventos que não ocorrem durante o ano todo, enchem as cidades de pessoas, música, atividades culturais e comida boa.

Além disso, para os fãs de compras, Portugal em julho também é o período do ano em que as principais lojas entram em grandes promoções, rendendo uma boa economia na renovação do guarda-roupas.

Quanto aos festivais, vai depender da cidade e região que você estiver, mas a agenda de eventos pode ser consultada aqui e também nas Câmaras Municipais e postos de turismo da cidade onde você estiver.

Principais eventos que ocorrem durante o verão em Portugal

São muitos eventos que ocorrem em Portugal em julho e vamos destacar aqui alguns, para você já marcar na sua agenda!

Região de Lisboa

A capital de Portugal, por sua estrutura, maior população e investimentos em infraestrutura, possui uma boa oferta de eventos como:

  • Super Bock Super Rock – evento de música que ocorre anualmente em julho e recebe grandes bandas e nomes da música nacional e internacional.
  • Festival de Verão Clássico – aos amantes de boa música clássica, o evento geralmente ocorre no final de julho e se estende até agosto, com apresentações diárias.
  • NOS Alive – o evento de música que reúne grandes nomes da música internacional e ocorre durante três dias em Algés (que fica bem perto do centro de Lisboa).
  • Mercado Medieval de Óbidos – aos que possuem curiosidade em conhecer como era a vida e os costumes na época medieval, ter a experiência completa na cidade medieval (e bem conservada) de Óbidos é mergulhar na história!

Região do Norte de Portugal

A região que abriga grandes cidades como Porto e Vila Nova de Gaia, também reserva ótimas opções para quem quer aproveitar o verão em eventos interessantes que ocorrem pela região norte do país e vamos te contar alguns:

  • Cinema fora do Sítio, no Porto – com poltronas ao ar livre, você poderá ter a experiência de assistir a um filminho, respirando ar puro!
  • EDP Vilar do Mouros – o festival de música que ocorre quase na fronteira da Espanha é popular por sempre convidar boas bandas de rock! Geralmente ocorre em agosto, mas sempre durante o verão português.
  • NOS Primavera Sound – ocorre na cidade do Porto, em julho, e recebe bandas mais alternativas, sempre sendo um ótimo festival para aproveitar o verão com boa música!
  • MEO Marés Vivas – na cidade vizinha do Porto, em Vila Nova de Gaia, ocorre um dos maiores festivais de música do norte do país, com nomes nacionais e internacionais (e internacionais, inclui artistas brasileiros!).

Depois reservar a agenda para os eventos que falamos aqui, Portugal em julho também pode ser sinônimo de piscinas, praias e lagos!

As piscinas públicas, lagos e praias de Portugal

Com temperaturas mais altas é natural as pessoas demonstrarem maior interesse em se refrescarem na água!

O litoral português possui lindas praias e já falamos sobre elas aqui e Portugal em julho merece um passeio somente para conhecê-las!

Se você não é fã da água salgada e gelada do mar, você pode gostar da experiência das piscinas, muitas públicas, que existem basicamente em todas as cidades de Portugal e oferecem perfeitas estruturas de clubes, para aproveitar o dia todo!

Alguns exemplos para você se refrescar:

Agora se você é mais fã da natureza, há diversas opções de praias fluviais que também reservam experiências refrescantes e relaxantes para o mês de julho em Portugal! A região de Gerês, que falamos aqui, pode ser uma boa opção de passeio!

Vantagens e desvantagens de visitar Portugal em julho

Como tudo na vida tem vantagens e desvantagens, vamos te falar algumas delas sobre visitar Portugal em julho!

Começando pelas vantagens.

Por ser um mês mais quentinho, em que os dias duram mais (até quase 21h00), e em que as pessoas já estão em ritmo de férias, é natural uma atmosfera mais leve e alegre por todo o país!

Além disso, os festivais de música, atrações culturais e festivais de gastronomia completam o bom clima. 

Então, visitar Portugal em julho é muito recomendável!

Mas, como nem tudo são flores, viajar em julho também pode trazer as suas desvantagens, como preços mais altos na hospedagem e nos passeios. 

Além disso, outra desvantagem é a quantidade de pessoas. Muitos visitam Portugal nessa época do ano, então é natural as ruas, restaurantes e lojas ficarem mais cheias.

Já para quem mora em Portugal, a única desvantagem seria mesmo o aumento do número de turistas em território português, o que pode gerar um pouco de desconforto, mas que facilmente é recompensado pelas opções de atividades que só o verão português oferece!

Pronto para conhecer e viver Portugal em julho?!

                       

By Fernanda Terron

Advogada, escritora e empreendedora na Europa. Sou aquela que deixou a rotina das 09h às 18h em grandes empresas para viver a experiência do desconhecido, primeiro, desbravando Portugal e, hoje, a Alemanha. Nesta vida que levo, descobri que viver pode ser bem descomplicado, dependendo da forma como você enxerga o mundo e das pessoas que você encontra no caminho.

Envie sua mensagem! Responderemos assim que possível.

SOBRE NÓS

O portal Nacionalidade Portuguesa é um canal de conteúdo exclusivo e atualizado sobre Portugal.

Para procedimentos jurídicos e administrativos, envolvendo a mudança de país, aquisição da Nacionalidade Portuguesa, vistos de residência, abertura de empresas, ou qualquer outro procedimento necessário no Brasil ou em Portugal, é indicado o escritório Martins & Oliveira Sociedade de Advogados.

A Martins & Oliveira Sociedade de Advogados é um escritório de advocacia especializado em procedimentos envolvendo Brasil e Europa, com atuação em Portugal, Itália e Espanha.

Conheça mais sobre o trabalho no site www.martinseoliveira.com.br.