Data / Horário de Lisboa:

Receba nossas novidades!

NACIONALIDADE PORTUGUESA

Como é a tradição de Natal em Portugal?

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Natal em Portugal - nacionalidade portuguesa

Você está planejando morar em Portugal, mas ainda não conhece como é a tradição de Natal lá? Saiba que o espírito de Natal é muito forte no país luso e hoje vamos te contar todos os detalhes dessa época natalícia tão especial.

 

Tradição de Natal em Portugal

Os portugueses são bem pouco consumistas e podemos notar isso principalmente no Natal. As árvores de Natal são decoradas, mas aquele exagero de presentes embaixo da árvore não acontece como no Brasil.

Os presépios são montados em praticamente todas as casas portuguesas e a imagem do Menino Jesus em um pano vermelho é colocado nas janelas e nas varandas das casas.

A Feira mais importante de Natal de Portugal fica na vila de Óbidos. A Óbidos Vila de Natal começa no dia 30 de novembro e vai até o dia 06 de janeiro. É repleta de atracões para as crianças e com muitas delícias de Natal.

O mais engraçado da tradição de Natal em Portugal é chamar o Papai Noel de “Pai Natal”. Os brasileiros que vão morar em Portugal acham super divertido o bom velhinho ter outro nome. As canções natalinas também são diferentes e muito festivas.

 

Presentes

Os presentes são chamados de “prendas” ou prendinhas e o valor simbólico é mais importante do que o preço. Há tradição de Natal em Portugal que é dar chocolate como presente. Nos mercados, existem uma seção enorme só de chocolates e trufas bem embaladas prontas para presentear.

Os chocolates são consumidos em Portugal mais no inverno, por conta das baixas temperaturas. No Verão, os portugueses não costumam consumir chocolate ou presentear por conta do calor e da alteração do sabor do alimento.

Conheça os melhores lugares para fazer compras em Lisboa.

 

Luzes de Natal só em dezembro

Os portugueses ficam loucos quando alguma prefeitura resolve antecipar o espirito natalino. Eles acreditam que se a decoração começar em novembro, amplia o estímulo ao consumo. Por isso, a maioria das Câmaras Municipais só acendem as luzes de Natal no dia 01 de dezembro. Normalmente a decoração fica até o próximo dia do dia 06 de janeiro, Dia de Reis.

Conheça quais são os melhores shoppings de Portugal.

 


Meias na Chaminé

Em Portugal é muito comum as casas e apartamentos terem lareira, por conta do inverno rigoroso. E, durante o Natal, as meias na chaminé são tradição. Reza a lenda que um homem que perdeu a esposa, estava muito triste e gastou todo seu dinheiro, deixando as 3 filhas sem nada.

Foi então que São Nicolau resolveu ajudar as 3 meninas e jogou 3 bolsas com moedas de ouro pela chaminé. As moedas caíram exatamente dentro das meias que as meninas tinham colocado junto a lareira para secar. Por isso, até hoje, a tradição de colocar grandes meias junto a lareira são preservadas.

10 coisas que você precisa saber ANTES de mudar para Portugal.

 

Missa do Galo

A Missa do Galo é uma tradição de Natal em Portugal. Principalmente nas cidades pequenas, muitas famílias vão até a igreja do bairro a meia noite para assistir a missa.

 

Comida natalinas em Portugal

As comidas de Natal em Portugal são deliciosas. Além do peru, é claro que o bacalhau também está presente à mesa no dia mais importante do ano. A comida é farta e para as sobremesas não faltam rabanadas, aletria doce, leite creme, pão de ló e o tradicional e delicioso Bolo Rei.

Descubra também como é a gastronomia portuguesa.

 

Bolo Rei

bolo rei - nacionalidade portuguesa

O Bolo Rei é um doce típico português, criado nos tempos romanos. Ele está presente apenas durante a época de Natal até o Dia de Reis, 6 de janeiro. O Bolo Rei tem formato redondo, com um furo no meio e faz menção aos 3 reis magos. Ele tem uma massa branca, densa e leva frutas secas, frutas cristalizadas e açúcar de confeiteiro polvilhado em cima.

A tradição do Bolo Rei em Portugal costuma ter um Papai Noel ou um outro pequeno brinde assado dentro do bolo. Tradicionalmente, quem cortar e comer a fatia com o brinde deve pagar o Bolo Rei do próximo Natal.

Uma tradição muito divertida e ainda preservada por muitas famílias em Portugal.

Leia mais e encante-se com a magia do Natal em Portugal.

Você pretende residir em Portugal? Há duas opções: Tendo a Nacionalidade Portuguesa ou algum Visto para Portugal. Obtenha mais informações nas imagens abaixo:

                       

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Ema Cristina

Ema Cristina

Ema Cristina de Oliveira é advogada e sócia da Martins & Oliveira Sociedade de Advogados. É especialista em aquisições de Nacionalidade Portuguesa e demais procedimentos em Portugal.

INSCREVA-SE E RECEBA NOSSAS NOVIDADES!

VIVER EM PORTUGAL COM SEUS RENDIMENTOS OU APOSENTADORIA

CONSULTORIA

ADQUIRA A SUA NACIONALIDADE PORTUGUESA

QUEM TEM DIREITO A REQUERER A NACIONALIDADE PORTUGUESA?

ACOMPANHE NOSSAS MÍDIAS!

NACIONALIDADE PORTUGUESA

Martins & Oliveira Sociedade de Advogados

A Martins & Oliveira Sociedade de Advogados é um escritório de advocacia especializado em procedimentos envolvendo Brasil e Europa (Portugal, Itália e Espanha). Os principais serviços oferecidos pelo escritório são: Assessoria para aquisição da Nacionalidade Portuguesa, Vistos de Residência e demais procedimentos em Portugal.

O objetivo do escritório é se tornar a maior fonte de conexão com a Europa.

Conheça o site do escritório: www.martinseoliveira.com.br

ONDE ESTAMOS

Onde nos encontrar

  • São Paulo, Brasil - Avenida Paulista, nº 777 - 15° andar
    +55 11 98285 0049 - 11 3099 0451
  • Rio de Janeiro, Brasil - Rua do Passeio, n° 38 - setor 2
    15° andar, Centro
    +55 21 3500 6634
  • Belo Horizonte - MG - Rua Paraíba, n° 550
    8° andar, Savassi
    +55 11 98285 0049
  • Curitiba - PR - Rua Comendador Araújo, n° 499
    10° andar, Centro
    +55 11 98285 0049
  • Porto Alegre - RS - Avenida Carlos Gomes, n° 700
    8° andar, Boa Vista
    +55 11 98285 0049
  • Lisboa, Portugal - Rua do Mar Vermelho, n° 2, 2.1

INSCREVA-SE E RECEBA NOSSAS NOVIDADES!