Data / Horário de Lisboa:

Receba nossas novidades!

NACIONALIDADE PORTUGUESA

Leis de trânsito diferentes em Portugal: tudo que você precisa saber

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Leis de transito Portugal - nacionalidade portuguesa

A ideia de que Portugal é um Brasil pequeno é bastante errada. Não só por conta da língua que parece ser igual e não é, mas também pelo fato de que existem algumas leis de trânsito diferentes em Portugal. Hoje vamos falar mais sobre esse assunto, confira!

Leis de trânsito diferentes em Portugal

Em Portugal as estradas são muito bem sinalizadas e não existem buracos, especialmente nas autoestradas que são pedagiadas. Porém, as estradas são fiscalizadas por câmeras e viaturas descaracterizadas da polícia, mas não existem postos de polícia como no Brasil.

Começando sobre as leis de trânsito diferentes em Portugal vamos falar da proibição de circular pela esquerda nas autoestradas. Pois é, a faixa da esquerda deve estar, via de regra, livre e desocupada e caso você dirija por ela poderá ser multado.

Limites de velocidade

Os limites de velocidade em Portugal tem variações, veja abaixo:

  • Zonas Urbanas: 50 km/h
  • Estradas nacionais: 70 km/h
  • Vias Reservadas: 100 km/h
  • Autoestradas: 120 km/h

A fiscalização é feita basicamente por câmeras e radares, porém a polícia costuma utilizar viaturas descaracterizadas para acompanhar ou perseguir, caso seja necessário, veículos em alta velocidade.

Confira dicas para fazer uma viagem de carro por Portugal.


O que é terminantemente proibido

Dirigir e falar ao celular é terminantemente proibido, porém muitas pessoas o fazem. Aliás, os governos de diferentes países da Europa estão investindo pesado em propagandas e campanhas de alerta aos motoristas, pois a quantidade de acidentes de condutores que estavam no telefone é alarmante.

As autoridades de trânsito em Portugal também estão sempre atentas ao uso de película nos vidros, pois é terminantemente proibido no país. Geralmente a polícia associa os veículos com película à pratica de crimes e é bem comum haver fiscalização nesse sentido.

Conheça Viseu: uma das cidades mais encantadoras de Portugal para morar.

Em caso de acidente

Duas coisas que são bastante diferentes em Portugal é que, em caso de acidente, o motorista deve, obrigatoriamente, colocar um colete refletivo. É obrigatório e todo o veículo deve ter em lugar acessível.

Além disso, em Portugal existe a Declaração Amigável de Acidente Automóvel (DAAA), esta é a participação do acidente, que é composta por 2 exemplares, devendo ambos os condutores ficar com um exemplar para entregar às respetivas seguradoras.

Conheça os bancos sem taxas em Portugal.

Obrigatoriedades

O seguro do automóvel é obrigatório e, diferente do Brasil, o proprietário deve contratar uma empresa privada. Depois de fazer o pagamento, a companhia de seguros envia um selinho e este deve ser fixado no vidro dianteiro do carro. Isso é obrigatório!

Cuidados que você deve ter ao dirigir em Portugal

Curiosidades sobre dirigir em Portugal

De maneira geral o trânsito em Portugal é bastante seguro e tranquilo. Obviamente que acidentes acontecem, porém os que resultam em morte são mais difíceis.

Não só por conta da qualidade das estradas, mas também porque os veículos que circulam no país europeu contam com equipamentos de segurança básico e que já vem de fábrica.

Os pedestres costumam ser muito respeitados e parar na faixa de pedestres (“passadeira” em Portugal) é entendido como obrigação por parte dos motoristas e todo mundo respeita.

Saiba como tirar a Carteira de Habilitação em Portugal.

Também é bastante comum ver, quando ocorre um acidente sem gravidade, os motoristas preencherem amigavelmente a Declaração Amigável de Acidente Automóvel. Porém, quando não se chega a um consenso, a polícia de trânsito deve ser acionada e isso gera custos para o motorista que, no futuro, for declarado culpado.

De maneira geral existe um senso de humanidade que fomos perdendo no Brasil e em Portugal ainda é compreendido como essencial e fundamental.

Conheça os principais procedimentos para quem vai morar em Portugal

Você pretende residir em Portugal? Há duas opções: Tendo a Nacionalidade Portuguesa ou algum Visto para Portugal. Obtenha mais informações nas imagens abaixo:

                       

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Flavio Martins Peron

Flavio Martins Peron

Luso-brasileiro, nascido em Portugal, Flávio Martins Peron é advogado e sócio fundador da Martins & Oliveira Sociedade de Advogados. Profundo conhecedor de procedimentos em Portugal, é especialista em processos de obtenção de Vistos de Residência, aquisição de Nacionalidade Portuguesa e demais serviços envolvendo Brasil e Portugal.

INSCREVA-SE E RECEBA NOSSAS NOVIDADES!

VIVER EM PORTUGAL COM SEUS RENDIMENTOS OU APOSENTADORIA

CONSULTORIA

ADQUIRA A SUA NACIONALIDADE PORTUGUESA

QUEM TEM DIREITO A REQUERER A NACIONALIDADE PORTUGUESA?

ACOMPANHE NOSSAS MÍDIAS!

NACIONALIDADE PORTUGUESA

Martins & Oliveira Sociedade de Advogados

A Martins & Oliveira Sociedade de Advogados é um escritório de advocacia especializado em procedimentos envolvendo Brasil e Europa (Portugal, Itália e Espanha). Os principais serviços oferecidos pelo escritório são: Assessoria para aquisição da Nacionalidade Portuguesa, Vistos de Residência e demais procedimentos em Portugal.

O objetivo do escritório é se tornar a maior fonte de conexão com a Europa.

Conheça o site do escritório: www.martinseoliveira.com.br

ONDE ESTAMOS

Onde nos encontrar

  • São Paulo, Brasil - Avenida Paulista, nº 777 - 15° andar
    +55 11 98285 0049 - 11 3099 0451
  • Rio de Janeiro, Brasil - Rua do Passeio, n° 38 - setor 2
    15° andar, Centro
    +55 21 3500 6634
  • Belo Horizonte - MG - Rua Paraíba, n° 550
    8° andar, Savassi
    +55 11 98285 0049
  • Curitiba - PR - Rua Comendador Araújo, n° 499
    10° andar, Centro
    +55 11 98285 0049
  • Porto Alegre - RS - Avenida Carlos Gomes, n° 700
    8° andar, Boa Vista
    +55 11 98285 0049
  • Lisboa, Portugal - Rua do Mar Vermelho, n° 2, 2.1

INSCREVA-SE E RECEBA NOSSAS NOVIDADES!