Data / Horário de Lisboa:

Receba nossas novidades!

NACIONALIDADE PORTUGUESA

Os 10 pratos mais tradicionais de Portugal

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
pratos tradicionais de Portugal - nacionalidade portuguesa

O país é um dos mais ricos da Europa quando se trata de variedade e sabores à mesa. Listamos os 10 pratos mais tradicionais da culinária portuguesa.

 

Francesinha

Francesinha - nacionalidade portuguesa

Prato típico da região norte portuguesa é mais indicado para quem tem paladar forte. A francesinha é uma espécie de sanduíche com pão, carne, lingüiça, presunto, queijo, coberta com um molho bem picante que leva cerveja e em cima te tudo um generoso ovo estrelado. De acordo com a história, a Francesinha foi batizada pelo português Daniel David Silva que na década de 1950 trabalhava no restaurante “A Regaleira”, no Porto. Daniel havia morado na França, e usou como inspiração um dos sanduíches mais típicos de França, o “Croque-Monsieur”. Ele adaptou a receita aos ingredientes da região e criou a alma do prato, o molho original que até hoje é copiado por muitos restaurantes.

Leia também: 5 comidas típicas para provar em Lisboa

 

Bacalhau a Brás

bacalhau a Brás - nacionalidade portuguesa

O Bacalhau é definitivamente um dos símbolos de Portugal e pode ser preparado de infinitas maneiras. Um dos mais populares é o Bacalhau a Brás, o preparo é um dos mais simples e rápidos. É necessário saltear o bacalhau desfiado com cebola e batata palha, depois adicionar azeitonas e salsa, o resultado é um prato aromático e cheio de sabor. Não se esqueça de utilizar um azeite de boa qualidade, de preferência original português. Por ser tão saboroso e fácil de cozinhar, a sua fama não é surpresa. Diz a lenda que a receita tradicional foi criada por um taberneiro do Bairro Alto, em Lisboa, de nome Brás.

Leia também: 8 comidas que você deve provar em Portugal

 

Sardinha assada

Sardinha assada - nacionalidade portuguesa

Sabe a expressão “puxar a brasa para minha sardinha”? Pois é, ela nasceu com a forma de preparar um dos pratos mais tradicionais da culinária portuguesa. A sardinha assada é encontrada nas tradicionais festas de São João e de Santo Antônio, as sardinhas são assadas na grelha e servidas geralmente com pimentões verdes assados e batatas cozidas. A sardinha assada faz parte da cultura portuguesa e aconselha-se serem saboreadas em cima de uma fatia grossa de pão que absorve a gordura natural. Tem um sabor acentuado e marcante, portanto não exagere.

Leia também: Tradições portuguesas

 

Queijo Serra da Estrela

Queijo Serra da Estrela - nacionalidade portuguesa

O Queijo Serra da Estrela é uma das comidas típicas de Portugal mais originais e significativas, pois além de toda carga gastronômica também representa a cultura regional da região da Serra da Estrela. A casquinha dura do lado de fora protege o conteúdo cremoso do interior da iguaria. É o queijo mais antigo queijo do país e leva leite de ovelha, com um sabor intenso e textura cremosa. O sabor varia entre suave e amanteigado e mais duro com um sabor mais forte, tornando-o num deleite para amantes de queijo e apreciadores da culinária portuguesa. As referências ao Queijo da Serra remontam à ocupação romana e o processo de fabricação está descrito pela primeira vez no que é hoje considerado o primeiro Tratado de Agricultura. Ao longo dos séculos, vários reis portugueses reconheceram a riqueza deste produto artesanal nacional, e ofereceram a iguaria a ilustres convidados da nobreza.

Leia também: Preços de Mercado em Portugal

 

Cozido à portuguesa

cozido a portuguesa - nacionalidade portuguesa

Um cozido tradicional com carne, este prato inclui frango, carne de vaca, porco e várias salsichas de porco. É literalmente um prato cheio para quem aprecia carne. Em seu preparo também são acrescentados alguns vegetais, como cenouras cozidas, couve e feijão. A água utilizada no preparo transforma-se em um nutritivo caldo que geralmente é utilizado para cozinhar o arroz que acompanha o prato. O modo de preparo e a combinação de ingredientes podem variar de região para região, apesar de ser um prato encontrado por todo país.

 


Tripas à moda do Porto

Tripas a moda do Porto - nacionalidade portuguesa

Este é o prato símbolo da cidade do Porto, tem mais de 600 anos de tradição e há quem chame os portuenses de “tripeiros”. Conta a história que o prato tem origem na época dos descobrimentos, quando em 1415, terem a população cedido as carnes que tinham à armada do Infante D. Henrique quando esta partiu para a conquista de Ceuta, tendo apenas sobrado as vísceras para se alimentarem. O prato de hoje, além das tripas, leva também enchidos, vários tipos de carne e feijão branco.

 

Alheira de Mirandela

Alheira de Mirandela - nacionalidade portuguesa

Um clássico entre salsichas defumadas e chouriços. Segundo a tradição, este embutido foi criado por cristãos novos que, em segredo, continuavam a guardar costumes da sua renegada religião judaica sem comer carne de porco, mas queriam dar a entender a toda a sociedade que eram cristãos assumidos e bem integrados. Hoje em dia, este chouriço sem porco tornou-se um prato clássico da gastronomia portuguesa, normalmente servido com grelos cozidos e ovo. Desde 2013, a Alheira de Mirandela só pode ser produzida no concelho de origem, uma ambição antiga dos produtores locais que se concretizou com a atribuição de Indicação Geográfica Protegida ao enchido tradicional.

Leia também: O que um brasileiro pode trazer na mala de Portugal

 

Arroz de Cabidela ou Arroz de Pica no Chão

Arroz de cabidela - nacionalidade portuguesa

Uma das receitas mais antigas da cozinha portuguesa, o Arroz de cabidela também é conhecido por Arroz de Pica no Chão ou Galinha de Cabidela. É um prato que requer um ingrediente um tanto quanto incomum, o sangue fresco de uma galinha caipira. Embora muitos estranhem o ingrediente, é considerado uma refeição verdadeiramente irresistível. O nome Arroz de Pica no Chão nada mais é do que uma explicação do que faz a galinha (enquanto ainda está viva). O prato deixa o arroz escuro e é servido com uma textura mais cremosa, acompanha bem uma taça de vinho tinto.

 

Caldo Verde

Caldo Verde - nacionalidade portuguesa

As sopas são uma tradição em Portugal. O caldo verde português é preparado geralmente com couve-galega, típica da região norte mas muito divulgada e com impacto em todo o país. É uma sopa medianamente espessa e de cor predominantemente verde, uma vez que a couve é cortada em tiras bastante finas. É um prato de entrada e serve-se antes da refeição principal. O caldo verde tradicional é servido em tigelas de barro, acompanhado de broa e uma taça de vinho verde.

 

Pastel de Nata

Pastel de Nata - nacionalidade portuguesa

O mais tradicional doce português é mais conhecido no Brasil como Pastel de Belém, porém em Portugal este nome só pode ser empregado ao original fabricado na fábrica dos Pastéis de Belém, em Lisboa. A história é famosa e dá conta de que em 1837, no bairro de Belém, os monges do Mosteiro dos Jerônimos começam a vender Pastéis de Nata, a fim de arrecadar dinheiro. A receita original foi logo bem guardada. Os chefes pasteleiros são os únicos a conhecer o segredo, e devem prestar juramento de silêncio para salvaguardar a fama da receita gastronômica. No entanto, hoje em dia qualquer café ou pastelaria em Portugal oferece os conhecidos Pastéis de Nata, que também são pedidos no balcão simplesmente como nata. O doce consiste em uma massa folhada com recheio de um doce de creme de ovos, levemente doce e pouco gordurosa.

Leia também: Como é a gastronomia portuguesa

Você pretende residir em Portugal? Há duas opções: Tendo a Nacionalidade Portuguesa ou algum Visto para Portugal. Obtenha mais informações nas imagens abaixo:

                       

 

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Liliane Machado

Liliane Machado

Jornalista, formada pela Unisociesc (Blumenau/SC/Brasil) e especialista em Mídias Digitais. Cursa mestrado em Ciências da Comunicação na Universidade do Minho (Braga/Portugal) e tem experiência em TV, rádio, assessoria de imprensa e web. Mora em Portugal desde setembro/18, adora contar histórias, fazer amizades e não resiste a uma boa conversa seja com quem for: pessoas, animais, plantas e até extraterrestres.

INSCREVA-SE E RECEBA NOSSAS NOVIDADES!

VIVER EM PORTUGAL COM SEUS RENDIMENTOS OU APOSENTADORIA

CONSULTORIA

ADQUIRA A SUA NACIONALIDADE PORTUGUESA

QUEM TEM DIREITO A REQUERER A NACIONALIDADE PORTUGUESA?

ACOMPANHE NOSSAS MÍDIAS!

NACIONALIDADE PORTUGUESA

Martins & Oliveira Sociedade de Advogados

A Martins & Oliveira Sociedade de Advogados é um escritório de advocacia especializado em procedimentos envolvendo Brasil e Europa (Portugal, Itália e Espanha). Os principais serviços oferecidos pelo escritório são: Assessoria para aquisição da Nacionalidade Portuguesa, Vistos de Residência e demais procedimentos em Portugal.

O objetivo do escritório é se tornar a maior fonte de conexão com a Europa.

Conheça o site do escritório: www.martinseoliveira.com.br

ONDE ESTAMOS

Onde nos encontrar

  • São Paulo, Brasil - Avenida Paulista, nº 777 - 15° andar
    +55 11 98285 0049 - 11 3099 0451
  • Rio de Janeiro, Brasil - Rua do Passeio, n° 38 - setor 2
    15° andar, Centro
    +55 21 3500 6634
  • Belo Horizonte - MG - Rua Paraíba, n° 550
    8° andar, Savassi
    +55 11 98285 0049
  • Curitiba - PR - Rua Comendador Araújo, n° 499
    10° andar, Centro
    +55 11 98285 0049
  • Porto Alegre - RS - Avenida Carlos Gomes, n° 700
    8° andar, Boa Vista
    +55 11 98285 0049
  • Lisboa, Portugal - Rua do Mar Vermelho, n° 2, 2.1

INSCREVA-SE E RECEBA NOSSAS NOVIDADES!