Data / Horário de Lisboa:

NACIONALIDADE PORTUGUESA

Ranking das melhores cidades para morar, visitar e investir

Estudo analisa os negócios, o turismo e as condições de vida dos municípios portugueses. As regiões norte e de Lisboa dominam o top 25 da lista.

Análises e pesquisas de mercado são fundamentais para quem planeja investir nos negócios ou escolher um novo lugar para viver. Escolher uma nova cidade requer conhecimento, imagine então escolher um novo país ou até novo continente para começar um negócio ou mudar de vida. Há seis anos Portugal consta na lista dos países analisados pela consultora espanhola Bloom Consulting.

O Portugal City Brand Ranking 2019 traz os concelhos de Lisboa, Porto e Cascais no topo da lista pelo terceiro ano consecutivo. O ranking nacional analisa três categorias: “negócios”, “turismo” e “condições de vida” dos 308 municípios portugueses.

O top 10 é composto, depois de Lisboa, Porto e Cascais, pelos concelhos de Braga, Coimbra, Sintra, Funchal, Faro, Setúbal e Vila Nova de Gaia. As 25 primeiras cidades da lista dominam as regiões do Norte e de Lisboa, com sete municípios cada, seguidos pela região Centro, com cinco, e pelo Algarve, com dois. Açores, Madeira e Alentejo têm um município cada no ranking.

Braga e Coimbra sobem ao top 5 das cidades com melhores condições para viver, tendo em conta a opinião da população local que vive e trabalha nas regiões. Guimarães ocupa a posição 17 da lista, mesma colocação de 2018, em contraponto é a cidade da região norte escolhida para receber a “Marca Estrela”, uma sub-categoria que destaca as cidades que apresentaram resultados de topo, ou seja, que conseguiram se destacar nas diversas dimensões e regiões de Portugal.

Se o Portugal City Brand Ranking fosse comparado aos Oscar do Cinema, a cidade de Viana do Castelo receberia a estátua na categoria revelação. A cidade conhecida como a “Pérola do Minho”, teve uma subida que impressionou os pesquisadores, e recebeu a “Marca Estrela” em nível nacional. A cidade litorânea, localizada no norte do país regressa ao ‘top 25’, e ocupa a posição número 21, depois de ter ficado de fora da lista na edição do último ano. Para a Bloom Consulting, Viana do Castelo, que ocupava o 26.º lugar em 2018, protagonizou o maior salto da tabela entre os 25 municípios com melhor desempenho no país.

A edição de 2019 marcou a saída de Bragança e a estreia de Vila Nova de Famalicão na lista dos primeiros 25 municípios relativa ao desempenho nos negócios. Famalicão tem crescido no setor industrial, sobretudo o têxtil.

Na categoria “Negócios”, o top 5 se mantém sem alteração em relação a 2018, sendo liderado por Lisboa, Porto e Braga, aos quais se seguem Cascais e Coimbra.

A categoria “Turismo”, Lisboa, Porto e Funchal se mantém inalteradas nas três primeiras posições. No ‘top 25’ do item, destaca-se a Nazaré, que ocupa o quarto lugar, subindo três posições em relação a 2018, ano que atingiu o ‘top 10’.

Na categoria “Condições de Vida”, o ranking destaca a entrada de Braga no pódio, que subiu uma posição na lista. Neste item as subidas mais importantes foram Funchal (que sobe 10 posições, ocupando o 14.º lugar) e Viana do Castelo. Nos dois primeiros lugares, mantêm-se a líder Lisboa e o Porto.

A Bloom Consulting apontou a queda de três lugares de Cascais (que sai dos primeiros cinco lugares), e a de Torres Vedras, que cai oito lugares e sai pela primeira vez do top 25. Ao nível regional, o Porto lidera a região Norte, Coimbra a região centro, Lisboa a região de Lisboa e Vale do Tejo, Évora a do Alentejo, Faro a do Algarve, Funchal a da Madeira e Ponta Delgada a dos Açores.

O estudo da consultora Bloom Consulting é realizado de acordo com variáveis como dados estatísticos, pesquisas on-line que tiveram como objeto o concelho em causa e desempenho on-line através dos sites e redes sociais de cada município.

Saiba mais: Como planejar sua mudança para Portugal

Portugal – tudo sobre morar, visitar ou investir

Vale a pena investir em Portugal

 

Você pretende residir em Portugal? Há duas opções: Tendo a Nacionalidade Portuguesa ou algum Visto para Portugal. Obtenha mais informações nas imagens abaixo:

                       

Liliane Machado

Liliane Machado

Jornalista, formada pela Unisociesc (Blumenau/SC/Brasil) e especialista em Mídias Digitais. Cursa mestrado em Ciências da Comunicação na Universidade do Minho (Braga/Portugal) e tem experiência em TV, rádio, assessoria de imprensa e web. Mora em Portugal desde setembro/18, adora contar histórias, fazer amizades e não resiste a uma boa conversa seja com quem for: pessoas, animais, plantas e até extraterrestres.

INSCREVA-SE E RECEBA NOSSAS NOVIDADES!

VIVER EM PORTUGAL COM SEUS RENDIMENTOS OU APOSENTADORIA

CONSULTORIA

REALIZAMOS BUSCA DE CERTIDÃO

QUEM TEM DIREITO A REQUERER A NACIONALIDADE PORTUGUESA?

ACOMPANHE NOSSAS MÍDIAS!

NACIONALIDADE PORTUGUESA

Martins & Oliveira Sociedade de Advogados

A Martins & Oliveira Sociedade de Advogados é um escritório de advocacia especializado em procedimentos envolvendo Brasil e Europa (Portugal, Itála e Espanha).

Os principais serviços oferecidos pelo escritório são: Assessoria para aquisição da Nacionalidade Portuguesa, Vistos de Residência e demais procedimentos em Portugal.

O objetivo do escritório é se tornar a maior fonte de conexão com a Europa.

Conheça o site do escritório: www.martinseoliveira.com.br

ONDE ESTAMOS

Onde nos encontrar

  • São Paulo, Brasil - Avenida Paulista, nº 777 - 15° andar
    +55 11 98285 0049 - 11 3099 0451
  • Rio de Janeiro, Brasil - Rua do Passeio, n° 38 - setor 2
    15° andar, Centro
    +55 21 3500 6634
  • Belo Horizonte - MG - Rua Paraíba, n° 550
    8° andar, Savassi
    +55 11 98285 0049
  • Curitiba - PR - Rua Comendador Araújo, n° 499
    10° andar, Centro
    +55 11 98285 0049
  • Porto Alegre - RS - Avenida Carlos Gomes, n° 700
    8° andar, Boa Vista
    +55 11 98285 0049
  • Lisboa, Portugal - Rua do Mar Vermelho, n° 2, 2.1