Data / Horário de Lisboa:

NACIONALIDADE PORTUGUESA

A Páscoa em Portugal

Assim como em muitas partes do mundo, procissões, encenações teatrais, doces e muita fé marcam as tradições portuguesas no período da Páscoa. Mas os costumes que identificam o renascimento de Jesus Cristo também trazem curiosidade e hábitos únicos em terras lusitanas.

A época da Páscoa em Portugal é celebrada de forma muito ligada à religião. O período que relembra a morte e a ressurreição de Jesus Cristo conta com procissões, encenações teatrais e reflexão cristã por todo país. Porém, como em todos os países há algumas tradições que chamam mais a atenção. É o caso da limpeza da casa na Páscoa, hábito comum de norte a sul do país. Neste período limpa-se as casas, sobretudo no Alentejo e Algarve para receber a visita pascal, o “Compasso”, que simboliza a entrada de Jesus Cristo no lar, com a bênção do padre que benze a casa e todos os que ali habitam.

Para receber o “Compasso” é de bom grado ter à mesa amêndoas e doces, além de licores e vinho do Porto. Durante a Quaresma, os 45 dias que separam o Carnaval da Páscoa, é tempo de jejum e reflexão. Assim como no Brasil, evita-se comer carne na Sexta-feira Santa, em respeito à morte de Jesus ter caído neste dia da semana.

O Domingo de Páscoa é dia de festa, comemoração e ressurreição. O almoço costuma ter carne, sobretudo cabrito ou borrego, assim como nos tempos antigos. A mesa de doces também tem destaque na gastronomia da Páscoa, no entanto, diferente do Brasil, o chocolate não é a estrela principal, já que os portugueses preferem consumir o doce à base de cacau no inverno, em outro período santo, o Natal.

O Domingo de Ramos antecede o da Páscoa e entre os cristãos assinala a entrada de Jesus em Jerusalém. É no Domingo de Ramos que acontecem muitas das procissões realizadas no país. Os fiéis percorrem ruas e vielas das cidades, mas cada uma das procissões se diferencia de acordo com a tradição de cada região.

Em Braga, na região norte, a imagem de Nossa Senhora é transportada por uma burrinha, na Procissão da Burrinha. Na quinta-feira Santa, há uma grande festa com a Procissão do Enterro do Senhor, cujos protagonistas são os Farricocos, homens descalços, de cabeça coberta, com túnicas roxas apertadas na cintura e que desfilam empunhando tochas, evocando as práticas de reconciliação dos penitentes públicos.

Imagem relacionada

 

Em São Brás de Alportel, no Algarve, realiza-se uma colorida procissão de flores (Procissão das Tochas Floridas no domingo de Páscoa). As tochas são compostas por flores do campo e são carregadas sobretudo por homens.

Imagem relacionada

 

No Alentejo, em Castelo de Vide, além das procissões a população acompanha a benção dos borregos e fiéis saem às ruas com chocalhos, guizos e sinos.

Em muitas localidades celebra-se também a Semana Santa com procissões noturnas iluminadas por velas, ou com representações teatrais da condenação e martírio de Cristo.

Presentes

Outra tradição popular da Páscoa em Portugal é os padrinhos e madrinhas presentearem os afilhados e afilhadas. Geralmente o mimo é um folar, tradicional pão de Páscoa que simboliza a fartura depois do período de jejum na Quaresma, para quem segue a tradição católica, mas também é uma forma de partilhar e manter viva a tradição portuguesa.

Os folares são variados, existem doces ou salgados, são feitos a base da água, sal, ovos e farinha de trigo e existem em versões salgadas e doces. O folar pode ser recheado com carnes ou embutidos, mas há um que é bem diferente e que leva ovos inteiros cozidos com casca em cima do pão ou dentro da massa.

Imagem relacionada

Há ainda os padrinhos que preferem oferecer um pão-de-ló, amêndoas ou também uma quantia em dinheiro. Os afilhados, por sua vez, entregam no Domingo de Ramos, um ramo de oliveira ao padrinho ou de violetas à madrinha.

Natureza

Diferente do Brasil, durante a Páscoa em Portugal, vive-se o fim do inverno e o início da primavera. É a época do ano em que a natureza também renasce depois dos rigores de meses gelados. A explosão das cores e o aroma das flores fazem deste período um dos mais belos do ano. Porém, há quem não concorde totalmente com os encantos da época, afinal os alérgicos ao pólen sofrem mais neste período.

Férias

A Páscoa em Portugal é generosa com o feriado, geralmente a rede escolar dá férias de duas semanas às crianças e adolescentes. O feriadão da Sexta-feira Santa costuma terminar somente na terça-feira, já que a segunda-feira depois do Domingo de Páscoa é considerada feriado em muitas cidades, principalmente no norte.

Com os dias de folga mais longos é comum famílias inteiras saírem de viagem e se juntarem a familiares distantes para celebrar a Páscoa e diminuir a saudade.

 

Gostou? Então veja mais artigos aqui:

Como é Portugal em Abril

Portugal é o país mais amigável da Europa

 

Algumas fotos e um vídeo da Semana Santa:

Confira mais em:

Fonte: https://visitbraga.travel/contentnews/index/index/id/15

Você pretende residir em Portugal? Há duas opções: Tendo a Nacionalidade Portuguesa ou algum Visto para Portugal. Obtenha mais informações nas imagens abaixo:

                         

Liliane Machado

Liliane Machado

Jornalista, formada pela Unisociesc (Blumenau/SC/Brasil) e especialista em Mídias Digitais. Cursa mestrado em Ciências da Comunicação na Universidade do Minho (Braga/Portugal) e tem experiência em TV, rádio, assessoria de imprensa e web. Mora em Portugal desde setembro/18, adora contar histórias, fazer amizades e não resiste a uma boa conversa seja com quem for: pessoas, animais, plantas e até extraterrestres.

INSCREVA-SE E RECEBA NOSSAS NOVIDADES!

VIVER EM PORTUGAL COM SEUS RENDIMENTOS OU APOSENTADORIA

CONSULTORIA

REALIZAMOS BUSCA DE CERTIDÃO

QUEM TEM DIREITO A REQUERER A NACIONALIDADE PORTUGUESA?

ACOMPANHE NOSSAS MÍDIAS!

NACIONALIDADE PORTUGUESA

Martins & Oliveira Sociedade de Advogados

A Martins & Oliveira Sociedade de Advogados é um escritório de advocacia especializado em procedimentos envolvendo Brasil e Europa (Portugal, Itála e Espanha).

Os principais serviços oferecidos pelo escritório são: Assessoria para aquisição da Nacionalidade Portuguesa, Vistos de Residência e demais procedimentos em Portugal.

O objetivo do escritório é se tornar a maior fonte de conexão com a Europa.

Conheça o site do escritório: www.martinseoliveira.com.br

ONDE ESTAMOS

Onde nos encontrar

  • São Paulo, Brasil - Avenida Paulista, nº 777 - 15° andar
    +55 11 98285 0049 - 11 3099 0451
  • Rio de Janeiro, Brasil - Rua do Passeio, n° 38 - setor 2
    15° andar, Centro
    +55 21 3500 6634
  • Belo Horizonte - MG - Rua Paraíba, n° 550
    8° andar, Savassi
    +55 11 98285 0049
  • Curitiba - PR - Rua Comendador Araújo, n° 499
    10° andar, Centro
    +55 11 98285 0049
  • Porto Alegre - RS - Avenida Carlos Gomes, n° 700
    8° andar, Boa Vista
    +55 11 98285 0049
  • Lisboa, Portugal - Rua do Mar Vermelho, n° 2, 2.1