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Dia Nacional da Produção Nacional de Portugal

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Dia nacional da produção nacional em portugal - nacionalidade portuguesa

Selo oficial que garante a produção nacional, associações de produtores e até programas de TV para valorizar os produtos e serviços genuinamente portugueses. Tem sido assim que o governo, entidades e associações têm incentivado a população portuguesa a consumir o que é feito em terras lusitanas.

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Ir ao supermercado, escolher meia dúzia de produtos e voltar para casa. Até aqui uma tarefa simples e corriqueira, mas em Portugal os clientes recebem estímulos para consumir e valorizar os produtos que são feitos originalmente no país. O governo incentiva as empresas produtoras nacionais, há associações que fomentam essa produtividade lusitana e os investimentos não são exclusivamente financeiros, existem cursos, premiações, formações e orientações específicas para cada tipo de negócio.

A produção nacional é ampla e variada mesmo para um país com proporções de pequeno porte como Portugal. Além de itens como alimentos, bebidas e higiene, o país é forte produtor em áreas têxtil, calçadista, farmacêutica, cerâmica e porcelana, lazer e tantas outras. Desde 2011, foi instituído o selo “Portugal Sou Eu”, um programa nacional, gerido pelo Ministério da Economia e que tem o objetivo de dinamizar e valorizar a oferta nacional.

O selo identifica na embalagem e onde os produtos estão expostos que aquele item tem a maior parte da produção realizada no país. Além de produtos o selo também identifica serviços e artesanatos nacionais, como por exemplo, os feitos de madeira ou cortiça. O “Portugal Sou Eu” é dirigido em particular às PME nacionais. As empresas que comercializam produtos “Portugal Sou Eu” recebem o Estatuto “Estabelecimento Aderente Portugal Sou Eu”. Atualmente mais de 1.100 estabelecimentos fazem parte do programa e o selo está presente em mais de 7 mil produtos, 2.800 artesanatos e 60 serviços.

Vídeo selo “Portugal Sou Eu”

Há ainda uma data oficialmente criada para valorizar tudo que é feito e produzido em Portugal. O Dia da Produção Nacional é celebrado em 26 de abril e a data foi criada para sensibilizar a população portuguesa para a importância social e econômica da produção nacional. Combater o desemprego, contribuir para a afirmação da produção nacional nos mercados externos e fomentar o consumo nacional são alguns dos objetivos da data. Neste dia, em muitos supermercados, os produtos nacionais (que estão normalmente identificados com um símbolo especial) ganham destaque especial.

Entre os incentivos à produção nacional também estão ações da iniciativa privada, é o caso da multinacional Sonae MC que mantém desde 1998 o Clube dos Produtores Continente. Na época o objetivo era fazer a ligação entre a produção nacional e a rede de supermercados Continente, dando suporte técnico a centenas de produtores, com quem foram celebrados contratos-programa para estabilizar e antecipar a oferta, mas, também, para oferecer a eles garantias e segurança.

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Assim que começou a funcionar, o Clube de Produtores Continente permitiu às lojas oferecerem frutas e legumes de qualidade, uma oferta que foi posteriormente enriquecida com o apoio de produtores de carne, queijos e enchidos, pão e pastelaria tradicional, vinhos, azeite e doçaria, e que atualmente conta com mais de 200 entidades, empregando mais de 11 mil pessoas e representando uma área produtiva superior a 200 mil hectares (o equivalente a aproximadamente 200 mil campos de futebol). A iniciativa com mais de 20 anos é um case de sucesso em Portugal, uma experiência de cooperação entre agentes econômicos e os milhares de produtores espalhados pelo território português.

Os canais de comunicação tem importante papel de sensibilização no sentido de informar sobre a produção nacional e a econômica que estes produtos geram. Em 2018 a rede de TV RTP1 lançou a série “Missão: 100% Português”, transmitida aos sábados em horário nobre e apresentada pelo irreverente

António Raminhos. A missão do apresentador foi revelada no primeiro episódio: viver durante 6 meses consumindo apenas produtos e serviços portugueses.

Além de entretenimento os programas exibidos semanalmente mostraram de perto a produção genuinamente portuguesa, como a visita feita a centenária pastelaria que produz os conhecidos travesseirinhos de Sintra, ou as requintadas boutiques de sapatos e chapéus portugueses de Lisboa, além de uma visita as vacas açorianas produtoras de leite consumido em todo o continente. Boas risadas e muito conhecimento com o apresentador que quer ser o “homem mais português de Portugal”, são garantia ao longo dos 24 episódios exibidos ao longo dos 6 meses da primeira temporada, e que podem ser conferidos no site da emissora.

Programa “Missão 100% Português” episódio 1

Vídeo: https://www.rtp.pt/play/p4393/e330546/misso-100-por-cento-portugues

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Liliane Machado

Liliane Machado

Jornalista, formada pela Unisociesc (Blumenau/SC/Brasil) e especialista em Mídias Digitais. Cursa mestrado em Ciências da Comunicação na Universidade do Minho (Braga/Portugal) e tem experiência em TV, rádio, assessoria de imprensa e web. Mora em Portugal desde setembro/18, adora contar histórias, fazer amizades e não resiste a uma boa conversa seja com quem for: pessoas, animais, plantas e até extraterrestres.

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