Data / Horário de Lisboa:

NACIONALIDADE PORTUGUESA

Transporte público em Portugal é bom? Como funciona?

Portugal, assim como muitos outros países da Europa, possui uma excelente rede de transportes.

Você consegue se locomover pelas cidades com facilidade utilizando a rede de metrô, bondes, ônibus e até barcos. Para quem está pensando em morar em Portugal, podemos adiantar que o transporte público do país é a última coisa com a qual você terá que se preocupar.

A organização, a facilidade e o preço do transporte público em Portugal são algo que se nota de imediato – especialmente se você é brasileiro. Podemos resumir o transporte do país em duas palavras: ele funciona.

A seguir faremos uma explicação geral de cada meio de transporte público de Portugal para que você saiba como se locomover melhor pelo país.

Todos os transportes com um só passe

A partir de abril de 2019, foi implantado o passe único chamado de Navegante Municipal, apenas para Lisboa ou o Navegante Metropolitano, destinado as cidades Alcochete, Almada, Amadora, Barreiro, Cascais, Lisboa, Loures, Mafra, Moita, Montijo, Odivelas, Oeiras, Palmela, Seixal, Sesimbra, Setúbal, Sintra e Vila Franca de Xira.

O passe para o Navegante Municipal custará 30 euros e o Navegante Metropolitano 40 euros, permitindo deslocações nos meios de transporte públicos em toda a área metropolitana.

Na Área Metropolitana do Porto também entra em vigor um sistema de redução de tarifários idêntico nos seus 17 concelhos.

Crianças de até 12 anos não pagam

Com o novo passe, as crianças podem viajar gratuitamente em toda a área metropolitana até ao último dia dos seus 12 anos, o que atualmente só acontecia no concelho de Lisboa. Serão mantidos os descontos para estudantes, reformados e carenciados.

Passe família

O passe familiar agregará os títulos dos membros da mesma família, independentemente do seu número, e que custará, no máximo, 80 euros para viajar nas cidades metropolitanos e 60 euros para viajar dentro de cada um dos concelhos. Este passe estará disponível em Julho de 2019.

Outros descontos

Mantem-se as taxas de desconto existentes de 25%, 50% e 60% para grupos específicos, de estudantes universitários e maiores de 65 anos.

Como fazer os carregamentos?

Nas bilheterias, máquinas de compra e recarregamento de bilhetes e em caixas multibanco.

Para isso, você precisa adquirir, por exemplo, em Lisboa, o Cartão Lisboa Viva.

Esta é uma modalidade que vem a beneficiar e muito quem decide morar em Portugal.

*Se você estiver no país a passeio, existe também o Lisboa Card, que é um cartão para turistas com uso ilimitado com validade de 72 horas (39 Euros); 48 horas (31,50 Euros) ou 24 horas (18,50 Euros). Ele é válido para metrô, trem, ônibus, elevadores e bondes.

Como é o trem em Portugal?

Os trens em Portugal são chamados de ‘comboios’. Tenha isso sempre em mente quando for perguntar aonde fica a estação mais próxima. Os trens em todo o país são operados pela CP – Comboios Portugueses.

O trem é um dos meios mais utilizados pelos portugueses para se deslocarem entre localidades suburbanas e as capitais de distrito, assim como para viagens maiores entre diferentes cidades, como por exemplo entre Lisboa-Porto e Faro utilizando o veloz Alfa Pendular.

Os trens metropolitanos de Lisboa são formados por quatro linhas: Sintra, Cascais, Azambuja e Sado, ligando Lisboa e a outra margem do Rio Tejo. E os trens do Porto também são formados por quatro linhas: Aveiro, Guimarães, Braga e Caíde.

O comboio pendular é realizado pelo trem de alta velocidade Alfa e liga os pontos de Norte a Sul do país em menos de seis horas. O trem alfa pendular possui vagão de bar e serviço de primeira classe, onde você pode descansar ou trabalhar enquanto se desloca pelo país.

Já o comboio regional funciona como um serviço mais rápido do que os trens urbanos que liga algumas das principais cidades do país, sendo um serviço de transporte complementar de grande qualidade entre regiões.

E o comboio intercidades, por sua vez, é um serviço ferroviário que permite chegar até os pontos comerciais e industriais mais relevantes do país com toda rapidez e flexibilidade.

Como é o metrô em Portugal?

O metro em Portugal é composto nas unidades de Lisboa e do Porto. O Metropolitano de Lisboa (ou metro, sem acento) tem uma boa rede de cobertura. São quatro linhas organizadas por cores – azul, amarela, verde e vermelha – e conta com cerca de 50 estações, incluindo uma estação que atende o Aeroporto de Lisboa (linha vermelha), o que é uma excelente opção para quem chega na cidade.

Andar no metrô de Lisboa é muito simples, basta ter um mapa na mão para ajudar e seguir a sinalização. Infelizmente não são todas as estações que possuem escadas rolantes, então, se você estiver com malas pesadas pode suar um pouco.

Fique atento: Os trens não são todos do mesmo tamanho, alguns são menores e, por isso, se você estiver na extremidade da plataforma em que ele não alcança, terá que correr para conseguir entrar no vagão mais próximo. Mas os painéis na plataforma indicam o tempo de chegada do próximo trem, bem como o tamanho dele.

O mapa do metro de Lisboa:

Como são os bondes em Portugal?

Em Lisboa os tradicionais bondes amarelos são conhecidos como ‘Eléctricos’. Antigamente eles cobriam uma grande área da cidade, hoje são cinco linhas em operação, além de duas linhas turísticas que foram criadas para desafogar os elétricos convencionais. Apesar de serem uma atração turística, eles são um meio de transporte da população da cidade.

Os bondes de Lisboa são uma excelente maneira de se locomover pelas ladeiras dos bairros de Alfama, Graça, Castelo, Chiado e Bairro Alto. Há um mais novo que vai até Belém, o que é excelente, pois lá não tem estação de metrô.

Como são os ônibus em Portugal?

O serviço de ônibus (ou ‘autocarros’, como são chamados em Portugal) é oferecido tanto por empresas públicas como privadas dependendo da região e do tipo de serviço.

Existem diferentes tipos de serviços de ônibus: urbanos (dentro das cidades), interurbanos (entre cidades) e regionais (entre regiões).

Os ônibus regionais são organizados segundo a Rede Nacional de Expressos e ligam todos os principais pontos do país por meio de linhas regulares e acessíveis para qualquer um.

Os ônibus interurbanos e urbanos diferem muito de região para região, sendo os serviços realizados por diferentes empresas com maior ou menor regularidade de horários.

Nos principais centros metropolitanos de Lisboa e Porto, a complexa rede de ônibus é complementada por serviços como trens ou metrô, sendo que os bilhetes (Cartão Lisboa Viva) poderão ser utilizados nestes serviços complementares. É possível também adquirir bilhetes diários ou mensais abrangendo uma grande quantidade de serviços.

Lisboa conta também com 6 linhas que fazer a rede noturna de transporte, são linhas que rodam durante a madrugada, quando o metrô e os bondes estão fora de operação.

Dicas do transporte público em Portugal

  • Após as 22h, o intervalo entre um veículo e outro aumenta, independentemente de ser metrô ou ônibus, podendo chegar a até 15 minutos.
  • Antes de embarcar, dê uma olhada no mapa do metrô, disponível no site Metro Lisboa, lembrando que os portugueses pronunciam a palavra como no espanhol, sem acento.

Como você viu, o serviço de transporte público de Portugal oferece uma vasta e funcional rede de locomoção que permite acesso a praticamente o país inteiro.

Dessa forma, se você pretende morar no país e tiver um acesso fácil ao trabalho ou à faculdade, o carro torna-se um luxo completamente desnecessário.

 

Você pretende residir em Portugal? Há duas opções: Tendo a Nacionalidade Portuguesa ou algum Visto para Portugal. Obtenha mais informações nas imagens abaixo:

                       

Você também pode gostar de:

Brasileiros podem advogar em Portugal? Saiba todas as informações;

Entenda como funciona o Ensino em Portugal;

Saiba como é o clima em Portugal em todas as estações;

Tudo sobre Portugal – Visitar, morar e investir;

Áreas com maior demanda de trabalho em Portugal.

Fábio Mallon

Fábio Mallon

MBA Executivo em Marketing e Comunicação, especialista em marketing digital, apaixonado por fotografia e por viajar. Atualmente reside em Portugal.

INSCREVA-SE E RECEBA NOSSAS NOVIDADES!

VIVER EM PORTUGAL COM SEUS RENDIMENTOS OU APOSENTADORIA

CONSULTORIA

REALIZAMOS BUSCA DE CERTIDÃO

QUEM TEM DIREITO A REQUERER A NACIONALIDADE PORTUGUESA?

ACOMPANHE NOSSAS MÍDIAS!

NACIONALIDADE PORTUGUESA

Martins & Oliveira Sociedade de Advogados

A Martins & Oliveira Sociedade de Advogados é um escritório de advocacia especializado em procedimentos envolvendo Brasil e Europa (Portugal, Itála e Espanha).

Os principais serviços oferecidos pelo escritório são: Assessoria para aquisição da Nacionalidade Portuguesa, Vistos de Residência e demais procedimentos em Portugal.

O objetivo do escritório é se tornar a maior fonte de conexão com a Europa.

Conheça o site do escritório: www.martinseoliveira.com.br

ONDE ESTAMOS

Onde nos encontrar

  • São Paulo, Brasil - Avenida Paulista, nº 777 - 15° andar
    +55 11 98285 0049 - 11 3099 0451
  • Rio de Janeiro, Brasil - Rua do Passeio, n° 38 - setor 2
    15° andar, Centro
    +55 21 3500 6634
  • Belo Horizonte - MG - Rua Paraíba, n° 550
    8° andar, Savassi
    +55 11 98285 0049
  • Curitiba - PR - Rua Comendador Araújo, n° 499
    10° andar, Centro
    +55 11 98285 0049
  • Porto Alegre - RS - Avenida Carlos Gomes, n° 700
    8° andar, Boa Vista
    +55 11 98285 0049
  • Lisboa, Portugal - Rua do Mar Vermelho, n° 2, 2.1