Ilha da Madeira
Horário de Lisboa: € Cotação: Euro Hoje

Madeira, a melhor ilha do mundo para visitar.

Você que esta pensando em visitar Portugal, ou que deseja morar em terras europeias, já pensou em algum momento que o Arquipélago da Ilha da Madeira pode ser um destino certeiro para suas intenções?

Dos dois conjuntos de ilhas, intitulados Regiões Autônomas da República Portuguesa, há o dos Açores e o da Madeira, este com mais de 600 anos de descobrimento e que conta com uma estrutura pronta para atender diversos perfis de visitantes, e até ser o destino de moradia dos que pensam em mais tranquilidade e natureza que o continente possa oferecer.

Vamos conhecer juntos, esta que foi eleita por 4 anos consecutivos como a melhor ilha do mundo para visitar. Imperdível não é mesmo?

A história do Arquipélago da Madeira

Arquipélago da madeira - nacionalidade portuguesa

Descoberta em 1419, 600 anos atrás pelos navegadores portugueses Tristão Vaz Teixeira, João Gonçalves Zarco e Bartolomeu Perestrelo, e colonizada a partir de 1425, o arquipélago da Madeira, ganhou esse nome devido à grande quantidade dessa reserva natural.

Sua atividade econômica inicial foi baseada em culturas agrícolas, principalmente a cana-de-açúcar, o que garantiu importância na rota marítima do Oceano Atlântico.

Com o decorrer dos séculos, as ilhas passaram a ser importantes por seus atributos naturais, o que fez com que o turismo aflorasse. A aristocracia europeia tinha na Madeira, o destino ideal para suas temporadas de férias.

Em  1976, a Madeira passou a ser uma Região Autônoma da República Portuguesa, ganhando assim poder legislativo.

O Arquipélago da Madeira esta a 700 km de distância da costa Africana e cerca de 980 km de Lisboa, com as Ilhas Canárias, pertencentes à Espanha, a 450 km, e esta dividido em Ilha da Madeira, Porto Santo, Ilhas Desertas e Ilhas Selvagens.

Conheça o guia turístico de Lisboa

Como chegar

A maneira mais fácil de chegar as ilhas da Madeira e Porto Santo é por meio aéreo, com destinos diretos de Porto e Lisboa  (cerca de 1 hora e 30 minutos) e diversas cidades do continente europeu. O voo entre as ilhas dura cerca de 15 minutos.

Há também como chegar por via marítima, sendo que as ilhas são importantes importante hubs de ancoragem de Cruzeiros Internacionais. Mas há também a possibilidade de embarcações de recreio ancorarem nas ilhas.

O trânsito via ferryboat entre ilhas dura cerca de 2 horas e 30 minutos.

Que tal conhecer a cidade do Porto também?

Localidades

Funchal, situada na Ilha da Madeira, é a capital de todo o arquipélago, que conta também com Caniço, a Costa Leste (Câmara de Lobos, Ribeira Brava, Ponta do Sol e Calheta), a Costa Norte (Porto Moniz, São Vicente e Santana), e a outra ilha Porto Santo.

Quer receber novos artigos semanalmente? Preencha o formulário abaixo!


Funchal

A capital do arquipélago tem a formação de uma baía, banhada pelo Oceano Atlântico, fica situada ao sul da da ilha.

Ganhou o nome de Funchal, devido ao grande número da erva funcho que existia na época de seu descobrimento. Esta, é sem dúvida, a cidade com maior movimentação de turistas do arquipélago, muito, porque sua estrutura é toda adaptada para os receber da melhor maneira possível, contando com a Marina de Funchal, lindos jardins, museus, igrejas, monumentos, comércio com diversas opções, bares, restaurantes e discotecas.

Os bairros, ou freguesias, como costuma-se usar em Portugal, na cidade de Funchal são: Imaculado Coração de Maria, Monte, Santa Luzia, Santa Maria Maior, Santo António, São Gonçalo, São Martinho, São Pedro, São Roque e Sé. A população de Funchal é de aproximadamente 110 mil habitantes.

Porto Santo

O Porto Santo é a segunda maior ilha da Região Autônoma da Madeira e conta com uma população de quase 6 mil pessoas.

A ilha, que fora descoberta antes da Ilha da Madeira, é caracterizada por uma extensa faixa de areia amarelada e fina, de 9 quilômetros de extensão, na parte sul da ilha, entre a Calheta e o porto.

Se você procura tranquilidade e um visual único, este é o lugar perfeito. Outro grande diferencial, são as águas mais quentes que as do litoral português do continente.

Nos últimos anos, a melhoria no turismo marcou a economia da ilha, com novos hotéis, restaurantes, comércios e serviços. Outro fator importante, o trajeto de barco entre as duas principais ilhas, facilitando acesso de quem pensaria apenas em visitar a Ilha da Madeira.

O que fazer

As atividades na Ilha da Madeira são diversas e atendem os mais variados gostos. Com o Oceano Atlântico à porta, o número de atividades náuticas é grande, você pode  escolher por exemplo, entre vela, esqui aquático, surf, mergulho, natação, etc. Ou então, que tal contratar uma das diversas empresas especializadas e embarcar para observar baleias e golfinhos, incrível experiência para levar para toda a vida.  Nas cercanias da ilha, há uma das mais antigas reservas aquáticas do mundo, na Costa do Garajau, imperdível.

Já em terra firma, as oportunidades de lazer também são muito extensas, como por exemplo, passeios guiados de ônibus por toda a ilha, o que proporciona a chance de tirar incríveis fotos da paisagem local.

Mas vamos às sugestões do que não pode faltar no itinerário de visita à ilha da Madeira.

Que tal começar por Funchal e visitar a área histórica, o mercado de lavradores, ou então visualizar a ilha do alto no Teleférico do Monte? E descer nos tradicionais carros de cestos ou visitar os belíssimos jardins da ilha? Há muitas opções, mas há muito mais.

Cabo Girão é o maior promontório natural em Portugal, e um dos maiores da Europa, com uma verticalidade de 589 metros. Simplesmente incrível.

Lá, há um miradouro com piso transparente, que permite visualizar a base da elevação. Do alto, avista-se desde Câmara de Lobos até Funchal.

Outros miradouros ou mirantes, no Curral das Freiras que não podem deixar de serem visitados, o Miradouro do Paredão e o Miradouro da Eira do Serrado.

Um vista espetacular é o que aguarda os visitantes do Pico Areeiro, que em dias de sol, sem neblina, revela um dos lugares mais bonitos da ilha, com rochas coloridas emoldurando o horizonte.

Para os aventureiros, que optam por fazer trilha, o Pico Ruivo, ponto mais alto da ilha com 1.861 metros de altitude é o desafio a ser vencido. Para isso basta ir até a Achada do Teixeira, em Santana e então caminhar cerca de 1 hora e 30 minutos para chegar ao topo.

Na parte Norte da Ilha da Madeira, em São Vicente, pode-se observar como as erupções vulcânicas criaram corredores de lava a caminho do mar. Além desse cenário a céu aberto, pode-se visitar o Centro de Vulcanismo de São Vicente, com toda a informação da formação das ilhas.

As piscinas naturais  e artificiais de Porto Moniz, surgidas e construídas entre as rochas vulcânicas também pedem para ser visitadas.

Já para os amantes da boa culinária, que tal um belo prato de frutos do mar, com peixes e mariscos frescos? Para conhecer os melhores restaurantes vá até Câmara de Lobos.

Na Ilha do Porto Santo, foi criado um ambiente, simulando a presença e costumes do descobridor da América, que ali viveu, Cristóvão Colombo. A Casa e Museu que levam o nome do navegador, estão situados em uma construção que data da época em que Colombo viveu na ilha, e lá pode-se apreciar desde retratos até mapas e rotas percorridas por ele.

Ainda na ilha, quem gosta de praticar golfe encontra o cenário perfeito para o esporte, com uma vista de tirar o fôlego no Porto Santo Golfe, durante o ano inteiro.

Clima e Tempo

As temperaturas médias anuais na Ilha da Madeira, que são maiores na face sul do que na face norte, diminuindo para o interior da Ilha, contam entre 19ºC a 9ºC graus, dependendo da localização. E em Porto Santo na casa dos 18ºC.

Clima e tempo da ilha da madeira - nacionalidade portuguesa

Muito interessante verificar que a amplitude térmica é pequena durante todo o ano.

A temperatura média da água do mar varia durante o ano entre 17ºC em Março e cerca de 22ºC em Agosto.

As chuvas acontecem com maior frequência na face norte da Ilha da Madeira. Na média anual, os valores podem ir de 550 milímetros a até 3000 milímetros no interior.

Em Porto Santo a média anual é 360 milímetros.

Você pode gostar também:

Quais os reais motivos para morar em Portugal.

Passeio de carro entre Lisboa e Porto.

 

By Fábio Mallon

MBA Executivo em Marketing e Comunicação, especialista em marketing digital, apaixonado por fotografia e por viajar. Atualmente reside em Portugal.

Envie sua mensagem! Responderemos assim que possível.

SOBRE NÓS

O portal Nacionalidade Portuguesa é um canal de conteúdo exclusivo e atualizado sobre Portugal.

Para procedimentos jurídicos e administrativos, envolvendo a mudança de país, aquisição da Nacionalidade Portuguesa, vistos de residência, abertura de empresas, ou qualquer outro procedimento necessário no Brasil ou em Portugal, é indicado o escritório Martins & Oliveira Sociedade de Advogados.

A Martins & Oliveira Sociedade de Advogados é um escritório de advocacia especializado em procedimentos envolvendo Brasil e Europa, com atuação em Portugal, Itália e Espanha.

Conheça mais sobre o trabalho no site www.martinseoliveira.com.br.

Portugal