Data / Horário de Lisboa:

NACIONALIDADE PORTUGUESA

A Beleza da Rota das Camélias no Norte de Portugal

rota das camélias Portugal

A Beleza da Rota das Camélias no Norte de Portugal

O norte de Portugal reserva roteiros lindos e cheios de surpresas, mas há um deles que encanta não só pelo visual, mas também pelo aroma, é a Rota das Camélias.

Se você gosta de turismo e adora flores, esse passeio é para você. Flores. Quem faria um roteiro por 28 cidades para conhecer jardins dedicados a pés de camélias? Saiba que muita gente, tanto é que em 2017 o órgão responsável pelo turismo do norte de Portugal lançou uma coletânea em livro para apresentar esse perfumado passeio lusitano – A Rota das Camélias. São 90 lugares descritos no guia a serem visitados.

Vamos juntos nessa rota cheia de belos visuais e encantamento.

As Camélias de Portugal

As camélias são as personagens principais desse roteiro, belas e enigmáticas, esta espécie de flor chegou do oriente, trazida pelos navegadores portugueses e desde os princípios do século XIX alegram os jardins mais emblemáticos.
Muito apreciada pela nobreza a flor ganhou espaço em locais públicos, mas principalmente nas quintas e palácios. Seja pela tonalidade intensa ou tons mais suaves, foi eleita, pela prestigiada marca Chanel, como emblema de elegância e de glamour.

Rota das Camélias em Portugal
A cidade do Porto é o berço das primeiras mudas a serem plantadas no norte. Os primeiros registros de camélias na cidade datam de 1810. Teriam sido encomendadas da Inglaterra, por Luís de Van Zeller, para serem plantadas pelos jardins públicos e privados da cidade. A forte presença da comunidade inglesa nesse período, devido ao comércio do vinho do Porto, ajuda a entender a proximidade dos dois países, foi na Inglaterra que surgiu a primeira camélia na Europa, em 1739.

Conheça o Guia Completo da Cidade do Porto.

A primeira exposição de camélias no Porto foi em 1984, ano em que a Câmara Municipal do Porto organizou um programa exclusivamente dedicado às camélias. Na programação estavam atividades como exposições, concertos,
roteiros turísticos pela cidade e performances. As exposições portuenses continuam até hoje, em 2019, em março, a proposta foi um jardim subterrâneo que floresceu na Baixa do Porto. A 24.ª Exposição de Camélias do Porto atraiu
o público à Estação de Metrô de São Bento e germinou muita animação, também para a superfície.

O roteiro

Conforme indica o roteiro da Rota das Camélias, não há um local específico por onde começar nem terminar, e você mesmo pode criar sua rota dentro do mapa dos locais a serem visitados. A cidade com maior número de locais registrados é Ponte de Lima, com 12 destinos (entre casas, praças e jardins), em seguida, com 8 destinos cada, estão Lousada e Porto. Para facilitar, o guia é apresentado em livro físico, que pode ser retirado gratuitamente nos postos de atendimento ao turista da região norte, ou então na versão on-line , clique aqui para fazer o download.

O livro físico é uma excelente lembrança e além de guia também traz belas fotos de camélias que mais parecem pinturas. Além de trazer a localização exata, o guia ainda informa detalhes das visitas, se o local é aberto ao público, se é de graça ou pago. Ainda há informações de alguns locais com outros pontos de interesses turísticos nas proximidades.

Descubra a Rota das Camélias, um roteiro que lhe permitirá ver a riqueza natural do Norte de Portugal como nunca a viu antes. Juntamente com a Garnier, damos a conhecer os mais encantadores e floridos cantos que poderá visitar, do Porto a Felgueiras, de Braga a Viana do Castelo, passando por Valongo, e muitos outros.#tpnp #turismoportoenorte #turismoportonorteportugal #PasseiosUltraSuave #rotadascamelias

Posted by Turismo do Porto e Norte de Portugal on Thursday, April 20, 2017

Quando visitar

Como todas as espécies de plantas, a camélia tem períodos de florescer, e é no inverno, quando a maioria das plantas repousa e as flores são raras, que a camélia se torna a protagonista e embeleza os jardins nortenhos. A folhagem
viva e verde durante todo o ano produz flores isoladas, de incrível beleza. As principais e mais fáceis de encontrar são nas cores branca, rosa e vermelha.

Quer receber novos artigos semanalmente? Preencha o formulário abaixo!


A tradição das camélias

A presença das camélias não é exclusividade do norte português, embora seja a região do país em que se encontre maior diversidade da flor.

Rota das Camélias - Nacionalidade Portuguesa
Rotas das Camélias no Parque da Pena.

O Parque da Pena, em Sintra, é um exemplo de devoção a esta espécie e em 2014 foi condecorado com o título de distinção “Jardim de Camélias de Excelência” pela International Camellia Society (ICS). Esta distinção, até então inédita em Portugal, tornou o Parque da Pena membro de uma rede internacional de jardins de excelência no cultivo de Camélias.
O estudo realizado por pesquisadores portugueses e que resultou na nomeação do Parque da Pena como destaque em nível mundial no cultivo de camélias, classificou 2.258 exemplares concentrados principalmente em quatro
locais do Parque da Pena: Jardim das Camélias, Jardim Rainha D. Amélia, Jardim da Condessa d’Edla e Alto do Chá. Atualmente estão identificadas 285 cultivares, pertencentes a cinco espécies diferentes: Camellia japonica, Camellia reticulata, Camellia sasanqua, Camellia sinensis e Camellia rusticana.

Não deixe de conhecer a Vila de Sintra.

 

Você pretende residir em Portugal? Há duas opções: Tendo a Nacionalidade Portuguesa ou algum Visto para Portugal. Obtenha mais informações nas imagens abaixo:

                        

Liliane Machado

Liliane Machado

Jornalista, formada pela Unisociesc (Blumenau/SC/Brasil) e especialista em Mídias Digitais. Cursa mestrado em Ciências da Comunicação na Universidade do Minho (Braga/Portugal) e tem experiência em TV, rádio, assessoria de imprensa e web. Mora em Portugal desde setembro/18, adora contar histórias, fazer amizades e não resiste a uma boa conversa seja com quem for: pessoas, animais, plantas e até extraterrestres.

INSCREVA-SE E RECEBA NOSSAS NOVIDADES!

VIVER EM PORTUGAL COM SEUS RENDIMENTOS OU APOSENTADORIA

CONSULTORIA

REALIZAMOS BUSCA DE CERTIDÃO

QUEM TEM DIREITO A REQUERER A NACIONALIDADE PORTUGUESA?

ACOMPANHE NOSSAS MÍDIAS!

NACIONALIDADE PORTUGUESA

Martins & Oliveira Sociedade de Advogados

A Martins & Oliveira Sociedade de Advogados é um escritório de advocacia especializado em procedimentos envolvendo Brasil e Europa (Portugal, Itála e Espanha).

Os principais serviços oferecidos pelo escritório são: Assessoria para aquisição da Nacionalidade Portuguesa, Vistos de Residência e demais procedimentos em Portugal.

O objetivo do escritório é se tornar a maior fonte de conexão com a Europa.

Conheça o site do escritório: www.martinseoliveira.com.br

ONDE ESTAMOS

Onde nos encontrar

  • São Paulo, Brasil - Avenida Paulista, nº 777 - 15° andar
    +55 11 98285 0049 - 11 3099 0451
  • Rio de Janeiro, Brasil - Rua do Passeio, n° 38 - setor 2
    15° andar, Centro
    +55 21 3500 6634
  • Belo Horizonte - MG - Rua Paraíba, n° 550
    8° andar, Savassi
    +55 11 98285 0049
  • Curitiba - PR - Rua Comendador Araújo, n° 499
    10° andar, Centro
    +55 11 98285 0049
  • Porto Alegre - RS - Avenida Carlos Gomes, n° 700
    8° andar, Boa Vista
    +55 11 98285 0049
  • Lisboa, Portugal - Rua do Mar Vermelho, n° 2, 2.1