Horário de Lisboa: € Cotação: Euro Hoje

Portugal tem quase 1.800 quilômetros de faixa litorânea, mas associar as belezas das praias somente à região do Algarve e do centro do país seria uma grande injustiça. As praias do Norte de Portugal contam com uma beleza única, e Vila Nova de Gaia é uma das cidades que pode se orgulhar dos encantos do litoral português.

Vila Nova de Gaia 

Portugal é conhecido por ser um país que tem uma relação muito forte com o mar, afinal foi por ali que partiram tantas expedições que trouxeram inúmeras conquistas ao longo da história. Sem dúvida as praias turísticas mais famosas estão ao sul do país, no Algarve, mas o Norte também guarda belíssimas surpresas, algumas delas em Vila Nova de Gaia.

 



A cidade de Vila Nova de Gaia, ou só Gaia para os íntimos, famosa pelas Caves de vinho do Porto fica na margem oposta do Rio Douro em relação à cidade do Porto. Com cerca de 190 mil habitantes a cidade conta com 18 praias, muitas delas com Bandeira Azul.  Neste artigo vamos conhecer algumas delas e uma boa dica é começar na foz do Rio Douro e aos poucos descer em direção sul.

Leia também: Guia turístico do Porto

Para quem quiser informações antes de pegar o caminho às praias de Vila Nova de Gaia, a Câmara Municipal disponibiliza um serviço on-line que informa em tempo real a temperatura, e as condições da água, para saber basta acessar www.gaiamaispraia.pt/

Praia de Lavadores

Se você é do tipo que ama mergulhar e observar a vida marinha em baixo d’água, essa é a praia ideal. A bela praia de Lavadores é praticamente um museu geológico ao ar livre. É possível observar uma rica variedade de rochas graníticas que existem em sua extensão. 

Durante o verão são realizados shows com bandas conhecidas e outras que estão despontando, tudo muito variado, o local do agito é o Bosque do Choupal, em Baltar.

Leia também: O que fazer no Verão de Portugal 2019

Praia da Madalena (Sul e Norte)

Com uma extensa orla que convida para relaxar ou caminhar à beira-mar, a praia da Madalena é uma das mais procuradas de Vila Nova de Gaia. Leve um bom par de tênis, eles serão úteis para caminhar na passarela de madeira, um dos diferenciais desta praia.

praia da madalena - nacionalidade portuguesa

Para depois da caminhada ou durante o banho de Sol, uma boa pedida é Daikiri, onde são vendidos jarros de sangria, cervejas, daiquiris (claro), e outros drinks, além de boa comida. 

Imersas, junto à costa, existem rochas escondidas que podem tornar o mar mais agitado dependendo da maré. Na parte central, corre a Ribeira da Madalena com dois braços de água que se juntam em um só, pouco antes de encontrar o mar.

Praia do Senhor da Pedra

Esta praia foi eleita em 2015 uma das mais bonitas da Europa pelo European Best Destination, um dos motivos foi a Capela do Senhor da Pedra. Ideal para crianças, conta com parque infantil, orla tranquila para brincadeiras e um bar com refeições leves e sorvetes refrescantes.

Praia do Senhor da Pedra - Nacionalidade Portuguesa

Capela do Senhor da Pedra

O nome da praia tem origem em uma capela que mais parece ter sido construída em cima das águas do mar. A Capela do Senhor da Pedra foi construída no ano de 1686, sobre um rochedo junto do mar. Há registros de que a obra tem origem em um culto pagão, de caráter naturalista, dos povos pré-cristãos, e que teria sido convertida ao Cristianismo, séculos depois de já existir. Atualmente realiza-se a romaria ao Senhor da Pedra que se inicia no domingo da Santíssima Trindade e dura até à terça-feira seguinte.

Praia da Aguda

Com areia branca possui uma extensa orla mais estreita a norte e mais larga ao sul. É aqui que está localizado o Parque de Dunas da Aguda, protegido por passarelas e vedações de madeira, um ótimo exemplo de conservação das praias e da proteção da fauna e flora.

Em termos de infra-estrutura esta é uma das praias mais completas, pois conta com barracas para alugar, salva-vidas, sanitários e posto de pronto atendimento médico. Como fica numa vila de pescadores, é normal ver barcos e redes de pesca no mar e em pleno areal, que, apesar de grande, não costuma ter muita gente.

O Chez Maurice é o bar mais famoso da praia, especializado em mojitos tem um cardápio variado da bebida. 

Praia de Miramar

A orla ao norte é pequena e conta com três passadiços de madeira. Daqui, é possível observar a beleza da Capela do Senhor da Pedra erguida sobre os rochedos junto ao mar, na praia. A parte sul de Miramar tem um areal extenso, com pequenas formações rochosas e nesta área corre um pequeno curso de água proveniente das instalações do campo de golfe. Esta praia estende-se ao longo de quase todo o comprimento do campo do Club de Golfe de Miramar construído ao lado.

Praia de Valadares (Sul e Norte)

A parte norte da Praia de Valadares tem uma orla extensa, o mar é geralmente agitado. Na área central existe um aglomerado rochoso que toma o lugar da areia quase por completo. É nesta área que deságua a Ribeira de Valadares e por ali é comum encontrar grupos praticando esportes. 

A parte sul da Praia de Valadares apresenta um areal de extensão mediana, com algumas formações rochosas. As dunas verdejantes vão se vai alargando a medida que se caminha para Sul. É protegida por vedações e passadiços de madeira.

Praia de Valadares - Nacionalidade Portuguesa

 

Praia da Sãozinha

A Praia da Sãozinha tem um areal extenso que é servido por dois passadiços. A costa é repleta de dunas, de vegetação e de vedações protetoras de madeira. Um campo de futebol de praia atrai os banhistas que gostam de esportes. O campo fica localizado perto do estacionamento de apoio. 

A estrutura é bem servida aos banhistas que encontram facilmente guarda-sóis, toldos, bares, banheiros, entre outras comodidades.

Praia de Canide (Sul e Norte)

A Praia de Canide, também é conhecida por Praia do Canidelo. Com área de areal extenso. O acesso à praia é feito por passadiços de madeira e um caminho de areia provindos da Avenida Beira Mar, que dispõe de uma ciclovia.

Praia de Canide - Nacionalidade Portuguesa

O mar, habitualmente é mais agitado ao sul da praia, que atrai os amantes dos esportes náuticos. Dunas e áreas verdes estão presentes de norte a sul da praia de Canide.

Praia da Granja

A Praia da Granja, também conhecida por Praia da Meia Laranja, possui uma faixa de areal fina e extensa. Ao norte deságua a Ribeira da Granja, ao centro é menos frequentada devido à presença de formações rochosas na água.

É na praia da Granja que se encontra um miradouro que fica localizado ao fim da ciclovia. Junto à praia encontra-se o complexo das Piscinas Municipais da Granja que contempla uma piscina interior e outra exterior, ambas de água salgada.

Praia Mar e Sol

A Praia de Mar e Sol apresenta um areal extenso. Fica ao sul da praia do campo do Miramar Golf Club. Também é conhecida por Praia de Mira. 

O mar, tradicionalmente agitado, é muito procurado por surfistas e praticantes de outros esportes. É bem servida de serviços como apoio de praia equipado com posto SOS, sanitários, bar, além de áreas de estacionamento.

Outras praias de Vila Nova de Gaia

  • Pedras Amarelas
  • Estrela do Mar
  • Salgueiros
  • Sereia da Costa Verde
  • Marbelo
  • Atlântico
  • Dunas Mar
  • Francelos 
  • Francemar
  • São Félix da Marinha 

Você pretende residir em Portugal? Há duas opções: Tendo a Nacionalidade Portuguesa ou algum Visto para Portugal. Obtenha mais informações nas imagens abaixo:

                      

By Liliane Machado

Jornalista, formada pela Unisociesc (Blumenau/SC/Brasil) e especialista em Mídias Digitais. Cursa mestrado em Ciências da Comunicação na Universidade do Minho (Braga/Portugal) e tem experiência em TV, rádio, assessoria de imprensa e web. Mora em Portugal desde setembro/18, adora contar histórias, fazer amizades e não resiste a uma boa conversa seja com quem for: pessoas, animais, plantas e até extraterrestres.

Envie sua mensagem! Responderemos assim que possível.

SOBRE NÓS

O portal Nacionalidade Portuguesa é um canal de conteúdo exclusivo e atualizado sobre Portugal.

Para procedimentos jurídicos e administrativos, envolvendo a mudança de país, aquisição da Nacionalidade Portuguesa, vistos de residência, abertura de empresas, ou qualquer outro procedimento necessário no Brasil ou em Portugal, é indicado o escritório Martins & Oliveira Sociedade de Advogados.

A Martins & Oliveira Sociedade de Advogados é um escritório de advocacia especializado em procedimentos envolvendo Brasil e Europa, com atuação em Portugal, Itália e Espanha.

Conheça mais sobre o trabalho no site www.martinseoliveira.com.br.