Portugal é o 6º país mais seguro do mundo e o 5º mais pacífico da União Europeia. Um dos principais motivos para a escolha de se viver em um país é, sem dúvida, a segurança. Por isso, a segurança em Portugal tem sido o ponto forte do país para que muitas famílias brasileiras o escolham para viver.
Em 2019 e 2020, Portugal alcançou o 3º lugar na lista de países mais pacíficos do mundo, segundo o Global Peace Index (Índice Global da Paz).
Dessa vez, no ranking de 2022, o país ficou em 6º lugar, o que ainda é ótimo. Então, nesse artigo, você verá como Portugal tem se destacado nos últimos anos no quesito segurança.
Índice de Conteúdo do Artigo
Melhora da segurança em Portugal nos últimos anos
Em 2014, a segurança em Portugal era considerada pior, pois o país ocupava o 18º lugar no ranking. Essa é uma ótima notícia, pois, em apenas 7 anos, a subida de nível foi grande. Embora Portugal tenha caído dois níveis – já que estava em 4º lugar no ano passado, passar a ocupar o 6º lugar, entre 163, ainda é excelente.
Segurança em Portugal aumentou prioridade em 2020
Portugal é o 6º país mais seguro do mundo e, ano a ano, tem evoluído no Índice Global da Paz. Isso é um reflexo de um forte investimento na segurança pública e uma grande coordenação de meios entre as várias forças, como a GNR (Guarda Nacional Republicana), a PSP (Polícia de Segurança Pública), o SEF (Serviço de Estrangeiros e Fronteiras) e a Polícia Judiciária.
A GNR, que conta com 23 mil homens e mulheres, recebeu mais 224 novas viaturas em 2020, destinadas às componentes Territorial, Policiamento Comunitário, Trânsito, Intervenção e Investigação Criminal. Na cerimônia de entrega, o Ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, afirmou a importância dos investimentos para o turismo, para captar investimentos e atrair estudantes e cientistas.
Quanto à colocação em 3º no ranking de segurança em Portugal, conquistado em 2020, o Ministro reafirmou: “E é importante recordar que isso foi conseguido num ano tão difícil como este de pandemia, que, em muitos países, contribuiu para o aumento da conflitualidade e para o aumento de algumas formas de criminalidade”.
Percepção da população sobre a segurança em Portugal
Os portugueses, cada vez mais, têm a percepção de viverem em um país pacífico. Portugal, que tem recebido todos os dias centenas de imigrantes, destaca-se pela aceitação de povos de outras culturas e não sofre com terrorismo, qualidades que justificam o fato de que Portugal é o 4º país mais seguro do mundo.
No que diz respeito à percepção dos brasileiros que vivem em Portugal, a segurança no dia a dia traz uma sensação de liberdade que muitos já não tinham quando moravam no Brasil.
“Nos surpreendemos com a tranquilidade e segurança que temos aqui, o que deveria ser normal em qualquer lugar, mas estamos mal acostumados com uma realidade diferente no Rio. E para nós, isso aqui é o paraíso”, relata Teresinha de Jesus, carioca, aposentada, que vive em Cascais há 2 anos.
Cidades como Rio de Janeiro, que sofrem diariamente com cenas de violência e conflitos internos, levaram o Brasil a ficar em 130º lugar no ranking de 2022. É comum encontrar brasileiros que se mudaram para Portugal por quererem que seus familiares possam apreciar a vida com mais liberdade e segurança.
“Quando cheguei em Portugal, foi logo visível que o país luso proporciona segurança àqueles que vivem ou passeiam por aqui. Policiamento nas ruas, câmeras em locais públicos e um sistema judiciário eficaz, lhe garantem andar nas ruas sem sentir medo. Muitas são as vezes em que volto para casa tarde e reflito sobre o impacto que isso tem em nossa vida. Ter liberdade de ir e vir, ser respeitada por suas diferenças culturais e sentir-se segura. Entender que isso não é nada além do que um direito do cidadão”, conta Bárbara Fernanda Jacobowsky, catarinense que já viveu nos Estados Unidos e atualmente vive em Portugal.
Segurança em Portugal: as 10 cidades mais seguras
A PORDATA trouxe, em abril de 2020 (levantamento mais atual até o momento), a lista das cidades mais seguras de Portugal. Os dados foram medidos pelo número de crimes gerais, tais como assaltos e furtos, que aconteceram nas cidades portuguesas, considerando o estudo a cada 1.000 habitantes.
- 10º – Alter do Chão (Alentejo)
- 9º – Oeiras (Grande Lisboa)
- 8º – Velas (Açores)
- 7º – Fundão (Castelo Branco)
- 6º – Caldas da Rainha (Leiria)
- 5º – Vila Franca de Xira (Grande Lisboa)
- 4º – Góis (Coimbra)
- 3º – Alvito (Alentejo)
- 2º – Seixal (Setúbal)
- 1º – Torres Novas (Santarém)
Segurança em Portugal continua melhorando, de acordo com o RASI 2020
Além dessa lista do PORDATA, no dia 31 de março de 2021, o Conselho Superior de Segurança Interna de Portugal se reuniu para analisar o Relatório Anual de Segurança Interna (RASI) relativo a 2020.
Um dos pontos mais importantes do Relatório foi uma queda acentuada em 2020, com relação ao ano anterior, da criminalidade geral e da criminalidade violenta e grave. Em 2020, foram registrados os valores mais baixos de criminalidade desde que o país faz registros nesses moldes, ou seja, desde 2009, sendo mais um ponto que confirma e valoriza que Portugal é o 4º país mais seguro do mundo.
Sobre a criminalidade geral (tal como violência doméstica, furto em veículos e residências, golpes, direção perigosa), de acordo com a distribuição geográfica, o destaque para a diminuição percentual ficou com os distritos de:
Melhores e piores países no Índice Global da Paz 2021
Nessa edição de 2022, o Índice Global da Paz mostrou que o nível médio de paz global se deteriorou 0,03%, diferente do ranking passado, no qual houve um crescimento de 0,07%. Mas, essa leve deterioração se explica pela pandemia da Covid-19, já que os conflitos e crises mundiais da última década começaram a diminuir.
Os 10 países que ocupam o topo do ranking são:
- Islândia (na 1º posição desde 2008)
- Nova Zelândia
- Irlanda
- Dinamarca
- Áustria
- Portugal
- Eslovênia
- República Checa
- Singapura
- Japão
Dos 10 países que ocupam esse topo, 6 são europeus. Nesta edição, a Suíça deixou de fazer parte dos 10 países mais seguros, sendo substituída pelo Japão, que voltou a entrar para o topo da lista.
Já entre as nações menos pacíficas do mundo estão:
- Afeganistão (o menos pacífico do mundo pelo 5º ano consecutivo)
- Iêmen
- Síria
- Rússia
- Sudão do Sul
- República Democrática do Congo
- Iraque
- Somália
- República da África Central
- Sudão
O que é o Índice Global da Paz que classificou a boa segurança em Portugal
O Índice Global da Paz teve a sua 16ª edição em 2022 classificando 163 estados e territórios independentes de acordo com seu nível de paz, cobrindo 99,7% da população mundial.
Esse índice é produzido pelo pelo Instituto de Economia e Paz (IEP), e é considerado o medidor líder mundial de paz global, por utilizar 23 indicadores quantitativos e qualitativos de fontes respeitadas e reconhecidas.
A pontuação de cada país é calculada usando três domínios temáticos: nível de segurança e proteção social, extensão do conflito interno e internacional e o grau de militarização de cada nação.
Em sua décima quinta edição, o Índice Global da Paz trouxe, também, uma análise econômica, tendências e formas de desenvolver sociedades pacíficas, e um alerta para as mudanças climáticas que, no futuro, podem interferir no cenário de paz mundial.
O Instituto de Economia e Paz tem sua base em Sidney, na Austrália, e escritórios em mais 5 cidades do mundo. O IEP é independente, não possui fins políticos nem lucrativos, e se dedica a mudar o foco da paz como algo positivo, alcançável, e uma maneira tangível de medir o bem-estar e progresso da humanidade. Para saber mais sobre a pesquisa e o ranking geral, acesse www.visionofhumanity.org
Se ainda estiver na dúvida sobre qual país escolher para morar, tenha a certeza de que, como Portugal é o 6º país mais seguro do mundo, é uma das suas melhores opções para encontrar tranquilidade e qualidade de vida.
Se ainda está com dúvidas sobre Portugal, como conseguir o seu visto ou obter a Nacionalidade Portuguesa, entre em contato conosco.