Data / Horário de Lisboa:

Receba nossas novidades!

NACIONALIDADE PORTUGUESA

Lisboa ou Porto – onde morar ?

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Porto Lisboa - nacionalidade portuguesa

Se o seu problema é decidir entre morar no Porto ou em Lisboa, só há uma coisa a dizer: Pa-ra-béns!!

Você tem um problema maravilhoso para resolver.

As duas maiores cidades portuguesas contam com encantos e estilos únicos e em muitos aspectos, bem diferentes. Então respire fundo e vamos aos detalhes que podem ajudar você a tomar a melhor decisão, de acordo com o seu perfil. 

 


 

Onde morar, Lisboa ou Porto?

A capital portuguesa é maior, mais agitada e por lá tudo acontece, naturalmente, estes fatores ajudam na oferta de empregos e atividades econômicas. 

Agora, se o objetivo for tranquilidade e um menor custo de vida, Porto pode ser a melhor opção entre as duas, é considerada um bom meio-termo entre a cidade grande e uma melhor qualidade de vida.

 

Leia também: Como é morar no Porto – Custo de vida, Lazer e mais

Como é morar em Lisboa – Custo de vida, Lazer e mais

 

Frio ou calor? Custo de vida ou mais possibilidades na nova cidade? Muvuca ou calmaria? Altas horas ou acordar com as galinhas? Metro, carro, ônibus, par de tênis? Antes de decidir qual as melhores escolhas, o fundamental é se informar bem da realidade das duas cidades antes de definir o novo endereço. 

 

Números das duas cidades

Separamos alguns números que podem ser úteis para a sua tomada de decisão 

diferencas entre Lisboa e Porto - nacionalidade portuguesa
Fontes: portaldoclima.pt, custojusto.pt, portalviva.pt, stcp.pt

 

Leia também: Lugares mais baratos para comprar casa em Lisboa

 

Região metropolitana 

Quando se fala em Lisboa ou Porto também é importante considerar que existem várias cidades no entorno das duas, são as zonas metropolitanas. Muitas vezes utilizadas como “cidades dormitório” para quem trabalha em Lisboa ou Porto e opta por morar mais longe para economizar no aluguel, mas obviamente o valor  do transporte também deve ser considerado.

 

Leia também: Transporte público em Portugal é bom? Como funciona?

 

A zona metropolitana do Porto é territorialmente maior do que a da capital, mas tem menos habitantes. O território conta com 17 municípios: Arouca, Espinho, Gondomar, Maia, Matosinhos, Oliveira de Azeméis, Paredes, Porto, Póvoa de Varzim, Santa Maria da Feira, Santo Tirso, São João da Madeira, Trofa, Vale de Cambra, Valongo, Vila do Conde e Vila Nova de Gaia. 

A área metropolitana de Lisboa é a mais populosa do país e engloba 18 municípios divididos pelas duas margens do rio Tejo, nove para cada lado: Alcochete, Almada, Amadora, Barreiro, Cascais, Lisboa, Loures, Mafra, Moita, Montijo, Odivelas, Oeiras, Palmela, Seixal, Sesimbra, Setúbal, Sintra e Vila Franca de Xira.

 

Leia também: Morar em Lisboa – Os Problemas e a nossa Solução!

 

Estilo de Vida 

Se você é do tipo de pessoa que não abre mão de agitação, vida noturna, restaurantes diferentes, bares abertos até tarde, seu lugar definitivamente é Lisboa. Por lá a “malta” sabe se divertir. Os lisboetas são decididamente mais boêmios e as festas amanhecem junto com o Sol e podem se estender até quase meio-dia. 

 

Leia também: Guia Turístico de Lisboa

 

Já no Porto a vida é um pouco mais calma. Também há opções para se divertir, mas a vida noturna não vai até tão tarde quanto em Lisboa. Digamos que o Porto é uma cidade mais diurna e sabe bem aproveitar a luz do Sol para colorir paisagens de tirar o fôlego que refletem no rio Douro. 

 

Leia também: Guia turístico do Porto

 

Praia ou montanha?

Até aqui pode ser que você esteja ainda mais indeciso, mas vamos combinar que tanto Porto como Lisboa tem inúmeros atrativos e pontos positivos, mas há uma similaridade sensacional entre as duas e pelo menos no quesito preferência praia x montanha, você não precisa se preocupar.

Se for praieiro e estiver em Lisboa, em pouco tempo você chega a Cascais e desfruta belas praias super bem equipadas, ali pertinho também está a Serra de Sintra que já encantava os nobres portugueses no passado e até hoje faz sucesso. 

 

Leia também: Conheça a encantadora Vila de Sintra

 

O Porto tem aliadas poderosas quando o assunto é praia, Matosinhos e Vila Nova de Gaia dividem a vizinhança do Porto, uma de cada lado e com lindas (mas geladas) praias. O Parque da Serra do Porto está pertinho do Porto e é bem servido de fauna e flora. Um pouquinho mais distante mas também de fácil acesso está a Serra do Gerês, uma das regiões mais altas e frias de Portugal.  

 

Leia também: Praias do Norte de Portugal – Vila Nova de Gaia

Descubra o Parque Nacional da Peneda-Gerês em Portugal

 

Segurança

Portugal foi recentemente considerado o terceiro país mais seguro do mundo e mesmo Porto e Lisboa sendo cidades grandes e com grande circulação de pessoas, ainda é seguro sair as ruas, mesmo à noite.

Claro, não confie cegamente em ninguém e também tome os cuidados básicos de segurança, até por que o seguro morreu de velho. 

O cuidado maior pode estar com os batedores de carteira, que existem em qualquer lugar do mundo e são especializados a levar itens de turistas mais distraídos e que só vão notar o furto depois que o criminoso já está longe. Por isso atenção nunca é demais em Lisboa, no Porto ou em qualquer outra cidade. 

 

Turismo 

Lisboa e Porto praticamente empatam no quesito turismo e já não há apenas uma época do ano para encontrar turistas encantados com as belezas das duas cidades, eles são constantes de janeiro a dezembro.

Lisboa já vem se destacando no setor turístico há mais de uma década. O Porto tem recebido cada vez mais visitantes e em 2017 recebeu o título de Melhor Destino Europeu, reconhecimento que já havia levado em 2012 e 2014. 

Os melhores estão no Porto: passeios de barco no Douro, Caves de Vinhos do Porto e Francesinha.

Os melhores estão em Lisboa: Pastel de Belém, eventos internacionais de tecnologia, Shows de Fado.

 

Alimentação

A média de almoço é de 7,50 euros nas duas cidades em um restaurante, bar, café, tasca (sim muitos lugares assim servem almoço) de preço mais acessível.

Os pratos costumam ser fartos e incluem a comida principal, sopa, bebida e café, tudo pelo mesmo preço. Se optar por fazer compras no mercado, os preços variam entre as redes, mas de modo geral são bem parecidos entre Norte e Sul de Portugal. 

 

Transporte

Lisboa e Porto tem sistemas de transportes considerados impecáveis para a maioria dos brasileiros, pois contam com integração entre linhas de metrô, ônibus, trem, bondinhos elétricos e no caso de Lisboa até balsa.

Para quem prefere usar carro, o trânsito é típico de cidade grande, com engarrafamento em horários de pico. Aplicativos como Uber, Bolt e Kapten também funcionam bem nas duas cidades. Lisboa foi invadida pelos patinetes de aluguel e o Porto ainda está no começo desta febre que tem crescido nos maiores centros europeus.

 

 

Educação

Para quem for cursar o ensino superior ou se especializar na sua área de atuação , lembre-se de que o sistema público de ensino de Portugal não é gratuito. Mesmo que seja mais barato do que universidades particulares, também se paga mensalidades ou valores anuais.

Quem tem filho pequeno pode ter certa dificuldade para conseguir vaga em creches, há listas de espera e as vagas são concorridas nas duas cidades, há ainda boas escolas e colégios para os “miúdos” estudarem.

Livrarias, sebos e bibliotecas públicas são verdadeiros paraísos para os amantes da literatura. No Porto está a histórica Livraria Lello, aquela que teria inspirado a autora de Harry Potter. 

 

É possível que você ainda não tenha definido qual será a melhor cidade para chamar de sua, com certeza já tem muita informação para pensar com calma e tomar a melhor decisão. Por isso, relaxe e saiba que independente da sua escolha as duas são incríveis para viver bem e feliz.

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Liliane Machado

Liliane Machado

Jornalista, formada pela Unisociesc (Blumenau/SC/Brasil) e especialista em Mídias Digitais. Cursa mestrado em Ciências da Comunicação na Universidade do Minho (Braga/Portugal) e tem experiência em TV, rádio, assessoria de imprensa e web. Mora em Portugal desde setembro/18, adora contar histórias, fazer amizades e não resiste a uma boa conversa seja com quem for: pessoas, animais, plantas e até extraterrestres.

INSCREVA-SE E RECEBA NOSSAS NOVIDADES!

VIVER EM PORTUGAL COM SEUS RENDIMENTOS OU APOSENTADORIA

CONSULTORIA

ADQUIRA A SUA NACIONALIDADE PORTUGUESA

QUEM TEM DIREITO A REQUERER A NACIONALIDADE PORTUGUESA?

ACOMPANHE NOSSAS MÍDIAS!

NACIONALIDADE PORTUGUESA

Martins & Oliveira Sociedade de Advogados

A Martins & Oliveira Sociedade de Advogados é um escritório de advocacia especializado em procedimentos envolvendo Brasil e Europa (Portugal, Itália e Espanha). Os principais serviços oferecidos pelo escritório são: Assessoria para aquisição da Nacionalidade Portuguesa, Vistos de Residência e demais procedimentos em Portugal.

O objetivo do escritório é se tornar a maior fonte de conexão com a Europa.

Conheça o site do escritório: www.martinseoliveira.com.br

ONDE ESTAMOS

Onde nos encontrar

  • São Paulo, Brasil - Avenida Paulista, nº 777 - 15° andar
    +55 11 98285 0049 - 11 3099 0451
  • Rio de Janeiro, Brasil - Rua do Passeio, n° 38 - setor 2
    15° andar, Centro
    +55 21 3500 6634
  • Belo Horizonte - MG - Rua Paraíba, n° 550
    8° andar, Savassi
    +55 11 98285 0049
  • Curitiba - PR - Rua Comendador Araújo, n° 499
    10° andar, Centro
    +55 11 98285 0049
  • Porto Alegre - RS - Avenida Carlos Gomes, n° 700
    8° andar, Boa Vista
    +55 11 98285 0049
  • Lisboa, Portugal - Rua do Mar Vermelho, n° 2, 2.1

INSCREVA-SE E RECEBA NOSSAS NOVIDADES!