Horário de Lisboa: € Cotação: Euro Hoje

Quando se visita Portugal pela primeira vez é natural a comparação com o Brasil.

Portugal chama atenção por muitas coisas boas, as paisagens, gastronomia, cultura, arquitetura e tantas outras características.

Além disso, há alguns aspectos no país europeu que costumam impressionar os brasileiros, o grande número de idosos é um deles e sua expectativa de vida.

Mas com esse grande número de idosos,  é um país adaptado à essa geração de pessoas? E qual a expectativa de vida em Portugal?

Vamos explicar tudo nesse artigo 🙂

Portugal e sua população de idosos

Portugal tem tentado mudar a lógica das estatísticas nos últimos anos. Políticas que abrem as portas aos imigrantes buscam, principalmente, atrair jovens ao país e ajudar a inverter a pirâmide etária.

Uma pesquisa da Euromonitor International divulgada em 2019, apontou Portugal entre os cinco países com mais idosos do mundo, ocupando a quinta posição. Os quatro primeiros da lista são Japão, Itália, Grécia e Finlândia.

Leia também: Portugal – o melhor país para aposentados morarem

Embora a população da melhor idade seja alta, não é justo afirmar que Portugal é um país com hábitos envelhecidos. Ao contrário disso, a população idosa é ativa e muitas vezes ainda está no mercado de trabalho.

É comum encontrar grupos de idosos em locais públicos, geralmente eles conversam, dividem jogos de tabuleiro e participam de atividades físicas. Outra cena muito vista em Portugal são cafés e livrarias com forte presença de idosos lendo livros e jornais. 

Leia também: Visto D7 para Aposentados ou Titulares de Rendimentos em Portugal

Qual a expectativa de vida em Portugal?

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), há uma diferença na faixa etária para ser considerada uma pessoa idosa. A OMS classifica cronologicamente como idosos as pessoas com mais de 65 anos de idade em países desenvolvidos e com mais de 60 anos de idade em países em desenvolvimento.

Segundo dados do Serviço Nacional de Saúde (SNS), a expectativa de vida atual em Portugal é de 81 anos, em 1979 esse número era de 71 anos. Ou seja, em 40 anos a esperança de vida subiu 10 anos.

Portugal tem atualmente mais de um milhão de pessoas acima dos 75 anos e a média de idade da população em 2018 era de 44,8 anos. 

Facilidades para aposentados morarem em Portugal 

Portugal é um dos países com a temperatura mais amena dentro da Europa, os verões são quentes e os invernos são menos rigorosos do que a maioria dos outros países europeus. Este fator atrae muitas pessoas para morar depois da aposentadoria.

Outro detalhe que reforça as vantagens de morar em Portugal depois da “reforma” (é assim que se chama aposentadoria em Portugal), é o custo de vida. 

Por ter um dos custos de vida mais baratos da União Europeia, Portugal tem atraído cada vez mais pessoas interessadas em curtir a vida depois de longos anos de trabalho intenso. A população idosa imigrante tem preferência pelo sul do país, onde o verão é mais longo. No entanto, também é possível encontrar um grande número de aposentados no norte. 

Leia também: Custo de Vida em Portugal – Quanto é preciso para viver bem

Os aposentados brasileiros interessados em curtir o merecido descanso fora do Brasil tem Portugal como forte candidato, pois o governo tem investido em políticas que facilitam o Visto D7.

Segurança e Saúde em Portugal

Naturalmente quando o corpo envelhece, a pessoa se torna mais frágil e a violência nos grandes centros é um fator de preocupação para todos, principalmente para os idosos, que se tornam alvo mais fácil para os bandidos. Em Portugal a taxa de criminalidade é realmente baixa e o país foi reconhecido como o terceiro mais seguro do mundo em um estudo recente. 

Leia também: Portugal, o 3º país mais seguro do mundo

Sair tranquilamente na rua a qualquer horário, não precisar cumprir regras rígidas de segurança, mesmo dentro de casa e se sentir mais livre e independente, tem atraído a melhor idade para terras lusitanas. 

Este é um fator determinante para muitos aposentados escolherem Portugal para viver, assim como o sistema de saúde no país, separamos os artigos sobre o assunto para você:

Saúde Pública em Portugal é boa? Como funciona?

Sistema Nacional de Saúde (SNS) em Portugal para Estrangeiros

Plano de saúde privado em Portugal

Saúde em Portugal – Atendimento de Emergência

Mercado da Melhor Idade 

Os negócios com foco na melhor idade tem acompanhado o crescimento da população idosa em Portugal.

Uma das áreas que mais cresce é a da habitação. Grandes empresas internacionais tem apostado forte neste mercado e de acordo com reportagem do Jornal de Negócios o faturamento das residências lucrativas atingiu 315 milhões de euros em 2018. 

Os lares especializados em receber e cuidar de idosos costumam ter muitos “hóspedes” que não querem ficar sozinhos em casa e procuram estes espaços para confraternizar e aproveitar os serviços oferecidos. Muitos destes locais privados contam com acompanhamento médico permanente, alimentação, limpeza das instalações e atividades variadas. Normalmente, estes projetos têm piscina, academia, biblioteca, jardins, capela, salas de leitura, cabeleireiro, entre outros serviços. Entre as atividades, as mais comuns são sessões de leitura, cinema, bingo, meditação e pintura. 

lar de idosos - nacionalidade portuguesa

Os idosos ainda costumam consumir mais no comércio convencional mas o número de pessoas da melhor idade conectada a internet em Portugal só cresce.

E o mercado tem acompanhado esse fato.

Uma das pioneiras surgiu há 15 anos,  a “Loja do Avô” ocupou lojas físicas mas atualmente existe apenas em formato on-line. Os itens mais vendidos são artigos de segurança para o banho, acessórios para alimentação como colher dobrável e proteção para não sujar a roupa, caixas de comprimidos com os dias da semana, além de cadeiras ergométricas e itens que ajudam nas tarefas do dia a dia, como cortador de legumes e lupa para aumentar o tamanho de pequenos objetos. 

Turismo para Melhor Idade 

A cada ano o número de visitantes de todas as idades aumenta em Portugal.

O país tem batido recordes de concursos mundial que escolhem destinos de viagem. A melhor idade também é um dos públicos que tem crescido no turismo em Portugal. Durante o ano inteiro é possível encontrar grupos e excursões animadas com idosos que querem descobrir o melhor de Portugal. 

Há empresas especializadas e com guias treinados para atender este público. Veículos adaptados, acessos facilitados e profissionais capacitados têm feito a viagem de muitos idosos em Portugal, motivo certo para voltar ao país.

Em alguns casos a paixão do visitante é tão grande, que basta visitar o país uma vez, para decidir que Portugal é o lugar certo para aproveitar a aposentadoria. 

Qualidade de vida aliada a um custo de vida possível.

Esses são os principais fatores que tornam Portugal um dos melhores países do mundo para um aposentado curtir essa fase da vida tão importante.

remessa online nacionalidade portuguesa 15%

By Liliane Machado

Jornalista, formada pela Unisociesc (Blumenau/SC/Brasil) e especialista em Mídias Digitais. Cursa mestrado em Ciências da Comunicação na Universidade do Minho (Braga/Portugal) e tem experiência em TV, rádio, assessoria de imprensa e web. Mora em Portugal desde setembro/18, adora contar histórias, fazer amizades e não resiste a uma boa conversa seja com quem for: pessoas, animais, plantas e até extraterrestres.

SOBRE NÓS

O portal Nacionalidade Portuguesa é um canal de conteúdo exclusivo e atualizado sobre Portugal.

Para procedimentos jurídicos e administrativos, envolvendo a mudança de país, aquisição da Nacionalidade Portuguesa, vistos de residência, abertura de empresas, ou qualquer outro procedimento necessário no Brasil ou em Portugal, é indicado o escritório Martins & Oliveira Sociedade de Advogados.

A Martins & Oliveira Sociedade de Advogados é um escritório de advocacia especializado em procedimentos envolvendo Brasil e Europa, com atuação em Portugal, Itália e Espanha.

Conheça mais sobre o trabalho no site www.martinseoliveira.com.br.