Data / Horário de Lisboa:

Receba nossas novidades!

NACIONALIDADE PORTUGUESA

Guia do Alentejo – conheça a maior região de Portugal

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
alentejo - nacionalidade portuguesa

O Alentejo, maior região de Portugal, é moldado por história, cultura e arte.

A poucos quilômetros da capital Lisboa: o Alentejo, que faz fronteira com o leste da Espanha e se estende até o outro lado onde encontra o Oceano Atlântico.

Um lugar para você desfrutar de sossego, viajar pela história de Portugal e deliciar-se com as comidas típicas alentejanas, regadas a um bom vinho.

Se você está vindo à Portugal precisa incluir o Alentejo no seu roteiro. Além de toda a arquitetura histórica, monumentos, castelos e vilas, o Alentejo possui um vasto litoral com praias belíssimas que no verão tem uma das águas mais quentes do país. 

Preparamos um guia das principais cidades para visitar e também dicas de passeios, restaurantes e hotéis. 

Seu roteiro tem de 4 a 5 dias para gastar no Alentejo?  Caso você esteja apenas de passagem, reserve ao menos 1 dia para visitar as atrações principais, garantimos que você não vai se arrepender.

 

 

Quais cidades visitar no Alentejo

Évora

Situada no Alentejo Central, Évora é um patrimônio histórico da UNESCO.

A cidade viveu ao logo de sua história sob influências de diferentes povos: Romanos, Visigodos, Mouros, e só em 1165 é que foi conquistada pelos Portugueses.

Você vai se encantar com a beleza dessa “cidade museu”- como é conhecida.

 

O que visitar em Évora

Capela dos Ossos: A famosa capela com ossos de 5000 pessoas é uma das principais atrações de Évora. Está localizada ao lado da Igreja São Francisco e você paga um adicional de 1Euro caso queira fotografar o local.

Resultado de imagem para capela dos ossos evora
Capela dos Ossos em Évora

 

Sé de Évora:  A catedral da cidade, é uma das maiores da região e tem passeios com visitas ao museu e ao telhado da catedral, de onde se tem um visual incrível.

Templo Romano de Évora: O cartão postal da cidade, foi construído no século I d.C. pelos romanos que habitaram Portugal nessa época e é o único vestígio desta civilização em Évora.

 


 

Monsaraz

Essa é a região onde o turismo rural assume a cena.

Vislumbre toda a tranquilidade que o campo pode lhe trazer, aliado à história medieval e com o sabor de um dos melhores vinhos portugueses. Aqui está Monsaraz, uma cidade localizada acima das planícies e envolvida por muralhas. De lá é possível ver o Rio Guadiana que delineia a fronteira com a Espanha e assistir a um belo pôr-do-sol no Alentejo. 

 

O que visitar em Monsaraz

Castelo de Monsaraz: Construído no Séc. XIII e considerado Monumento Nacional, é um dos melhores lugares para se ter uma vista panorâmica da região. 

 

Resultado de imagem para castelo monsaraz
Castelo de Monsaraz

 

Olaria de São Pedro do Corval: Aqui você pode ter uma experiência única visitando as fábricas de cerâmica que, até hoje mantem a tradição da produção de utensílios e decorações vindos da argila. 

Lago do Alqueva: Um dos maiores lagos artificiais da Europa, é o lugar ideal para relaxar e curtir um passeio nos arredores seja de bicicleta ou a pé. O lago também oferece condições para prática de esportes náuticos. 

 

Elvas

Elvas leva o título de cidade mais fortificada do país por conta de suas muralhas e castelos. É hoje, Patrimônio Mundial da Unesco e você não vai querer deixar de visitar essa charmosa região que está há apenas 50min de Évora ou de Monsaraz. Com mais de 20 monumentos, igrejas, museus e fortes a conhecer, Elvas tem turismo para um dia inteiro. 

 

O que visitar em Elvas

Aqueduto de Amoreira: É o grande símbolo de Elvas, foi construída para solucionar um problema de abastecimento de água na cidade e tem 7 km de extensão com 843 arcos de 31 metros de altura.  

 

Resultado de imagem para aqueduto amoreira elvas
Aqueduto de Amoreira em Elvas

 

Muralhas de Seiscentistas de Elvas: Com 10 quilômetros de extensão as Muralhas Seiscentistas são as maiores fortificações abaluartadas do mundo. Construída entre os séculos XVII e XIX, também são Patrimônio Mundial da Unesco. No interior, inclui grandes casernas e igrejas e mosteiros. 

Castelo de Elvas: Construído pelos Mouros, mas reformado pelos Romanos, a 320 metros acima do nível do mar, tem elementos de variados períodos construtivos que definem as três linhas de defesa dos reinados.

 

Leia também: Guia para visitar Portugal em 7 dias

 

Sines

O Litoral do Alentejo possui uma costa de 170 km de extensão repleta de belas praias e paisagens de tirar o fôlego. Listamos a cidade de Sines pois é lá que se encontra o que nós brasileiros mais procuramos no litoral português: águas quentes.

Sim, a praia de São Torpes, além de ter a certificação Bandeira Azul , é conhecida por suas águas de temperaturas que chegam a marcar  30 graus. O motivo: a água dessa praia é influenciada pela atividade da central termoelétrica de Sines. Mas é bom redobrar o cuidado pois essa praia tem correntes constantes e por isso é sempre vigiada por salva-vidas. 

 

Resultado de imagem para praia de são torpes
Praia de São Torpes em Sines

 

Outras praias: Samoqueira, Morgavel, Ilha do Pessegueiro, entre outras.

Museu de Sines: Ou também Casa de Vasco da Gama. Pois é, alguns historiadores apontam Sines como berço e morada de Vasco da Gama. O museu recria a biografia e trajetória do navegador e evoca a história dos Descobrimentos Portugueses com instalações multimídias e interativas.

Sítios Arqueológico: Na região de Sines há 5 Sítios Arqueológicos, onde se encontram vestígios de ocupações desde a idade Neolítica até a Idade do Bronze, estão abertos à visitação guiada que pode ser agendada junto ao Museu de Sines. 

 

Leia também: Guia turístico de Algarve

 

O que fazer no Alentejo

O Alentejo como já falamos é o lugar ideal para o turismo rural, para desfrutar de momentos de tranquilidade junto a natureza. Resorts, Spas Hotéis, lhe oferecerão conforto e facilidades combinados com paisagens naturais e históricas. Há também opções para quem quer algo mais agitado como o Safari Badoca ou um programa romântico como o Passeio de Balão.

 

Resultado de imagem para safari badoca
Safari Badoca

 

A gastronomia Alentejana tem como base a carne de porco, de borrego (ovelha) e o pão. Na maioria dos restaurantes, você irá encontrar pratos típicos com esses ingredientes, sempre acompanhados de um bom vinho Alentejano é claro 😉

Não deixe de provar os pratos típicos: Migas, açordas, porco preto, e os ensopados.

 

porco preto alentejano - nacionalidade portuguesa
Porco Preto Alentejano

 

Listamos aqui alguns resorts e restaurantes para deixar seu roteiro ainda mais completo.

 

Hotéis e Resorts no Alentejo

Opções para todos os gostos e bolsos, muitos dos hotéis no Alentejo são verdadeiros castelos que agora recebem hóspedes para uma experiência memorável.

Torre de Palma – Wine Hotel 

Pousada Castelo Alvito 

São Lourenço do Barrocal 

Vitoria Stone 

Convento Espinheiro

 

Restaurantes no Alentejo

Sejam as tascas ou restaurantes mais convencionais, oferecem pratos típicos da região. Alguns mais requintados outros nem tanto, mas todos com sabor de uma autêntica comida alentejana:

Botequim da Mouraria 

Enoteca cartuxa

Restaurante Fialho 

Taberna do Adro 

 

Visitar as regiões que são menos turísticas é valorizar e conhecer por completo a cultura e a história de um país. Agora que você já sabe o que visitar no Alentejo, é só preparar a mala e embarcar! 

Boa viagem e aproveite o melhor de Portugal.

 

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Bárbara Fernanda Jacobowsky

Bárbara Fernanda Jacobowsky

Formada em Comunicação Social pela FGV, e em English Business pelo Hennepin Technical College. Inquieta, e entusiasta de novas experiências, fez intercâmbio nos EUA e atualmente reside em Portugal.

INSCREVA-SE E RECEBA NOSSAS NOVIDADES!

VIVER EM PORTUGAL COM SEUS RENDIMENTOS OU APOSENTADORIA

CONSULTORIA

ADQUIRA A SUA NACIONALIDADE PORTUGUESA

QUEM TEM DIREITO A REQUERER A NACIONALIDADE PORTUGUESA?

ACOMPANHE NOSSAS MÍDIAS!

NACIONALIDADE PORTUGUESA

Martins & Oliveira Sociedade de Advogados

A Martins & Oliveira Sociedade de Advogados é um escritório de advocacia especializado em procedimentos envolvendo Brasil e Europa (Portugal, Itália e Espanha). Os principais serviços oferecidos pelo escritório são: Assessoria para aquisição da Nacionalidade Portuguesa, Vistos de Residência e demais procedimentos em Portugal.

O objetivo do escritório é se tornar a maior fonte de conexão com a Europa.

Conheça o site do escritório: www.martinseoliveira.com.br

ONDE ESTAMOS

Onde nos encontrar

  • São Paulo, Brasil - Avenida Paulista, nº 777 - 15° andar
    +55 11 98285 0049 - 11 3099 0451
  • Rio de Janeiro, Brasil - Rua do Passeio, n° 38 - setor 2
    15° andar, Centro
    +55 21 3500 6634
  • Belo Horizonte - MG - Rua Paraíba, n° 550
    8° andar, Savassi
    +55 11 98285 0049
  • Curitiba - PR - Rua Comendador Araújo, n° 499
    10° andar, Centro
    +55 11 98285 0049
  • Porto Alegre - RS - Avenida Carlos Gomes, n° 700
    8° andar, Boa Vista
    +55 11 98285 0049
  • Lisboa, Portugal - Rua do Mar Vermelho, n° 2, 2.1

INSCREVA-SE E RECEBA NOSSAS NOVIDADES!