Horário de Lisboa: € Cotação: Euro Hoje

Separamos neste texto as 15 melhores cidades de Portugal para viver, de acordo com cada perfil de pessoa.

Muitos brasileiros têm escolhido Portugal como destino para morar. Seja qual for o objetivo: estudos, trabalho, investimento ou até mesmo curtir a aposentadoria, o país tem a cidade que mais se identifica com cada projeto.

Uma delas tem a sua cara, pode apostar.  

Quando chega a hora de decidir em qual região morar, é preciso escolher bem, levando em conta não apenas o gosto pessoal, mas as características que mais se encaixam no seu estilo de vida.

Lista com as 15 melhores cidades de Portugal para viver

Lisboa

É a Capital, aquela cidade onde tudo acontece, desde a agitação até as melhores ofertas de emprego.

Lisboa é uma cidade global, cosmopolita, com muitas atrações culturais e artísticas. Por ser o principal centro financeiro do país, possui mais oportunidades de emprego, muitas delas diretamente relacionadas ao turismo. Também muitas opções de bares, restaurantes e baladas.

É ideal para quem está em uma fase produtiva, busca emprego, quer trabalhar em uma multinacional, gosta de agito, shows internacionais e não abre mão de viver em uma grande cidade. Não existe idade ideal para ser feliz vivendo em Lisboa, tudo é uma questão de estado de espírito e objetivos. Há, na capital portuguesa, espaço para agitação e para a contemplação.

Como é morar em Lisboa

melhores cidades portugal - lisboa
Cidade de Lisboa, capital de Portugal

Porto

A cidade do Porto é a segunda maior de Portugal e é ideal para quem gosta de um clima de metrópole, com um certo agito, mas aquele toque de cidade pequena, muita história e  refinamento. 

Possui diversas opções de indústrias e um setor de serviços bem forte. Segundo maior centro econômico do país, o Porto pode ser a escolha certa para quem busca um emprego, para quem quer investir, abrir um negócio próprio ou comprar casa ou apartamento para alugar futuramente.

Também é uma excelente opção para quem pretende investir na formação. Fundada em 1911, a Universidade do Porto ocupa o posto de melhor universidade portuguesa. Oferece, somando graduação e pós-graduação, mais de 600 cursos. Além dela, outras oito universidades têm sede no Porto.

Como é morar no Porto

Cidade do Porto

Coimbra

Esta é a clássica cidade universitária de Portugal, com muitos, mas muitos mesmo, jovens estrangeiros. A cidade de Coimbra fica na região central do país e tem porte médio.

É ideal para quem quer estudar em uma universidade mundialmente conhecida – a Universidade de Coimbra tem mais de 700 anos e é patrimônio mundial da UNESCO. 

Também é uma opção para quem pretende instalar algum negócio voltado ao público jovem, na área de hotelaria ou residências universitárias. A escolha por Coimbra deve considerar as festas e agitação constantes dos estudantes em período letivo. E também uma calmaria quase assustadora na época das férias. 

Como é morar em Coimbra

melhores cidades portugal - coimbra
Cidade de Coimbra

Cascais

A bela Cascais é perfeita para quem gosta de praia, quer investir em um negócio voltado ao turismo e alimentação ou então para quem não precisa mais trabalhar e quer aproveitar a vida em um lugar lindo, seguro e com alta qualidade de vida, sem abrir mão da proximidade de um grande centro como Lisboa.

É ideal para aposentados ou quem busca mais tranquilidade – e até um certo luxo – próximo da Capital.

Como é morar em Cascais

melhores cidades portugal - Cascais
Cidade de Cascais

 

Sintra

Sabe aquela vila medieval, charmosa e cheia de castelos? Pois assim é Sintra, conhecida pelos seus palácios e belos jardins.

A vila fica bem próxima da capital, possui ruas bem estreitas e está localizada em uma serra. É perfeita para quem curte caminhadas. Com belíssimas paisagens Sintra pode ser ideal para aposentados ativos.

Conheça a encantadora vila de Sintra

melhores cidades portugal - sintra
Cidade de Sintra

Faro

Capital da região do Algarve, Faro é aquela cidade turística linda, cheia de encantos e belezas naturais, bastante movimento no verão e com boas opções para os negócios. Localizada bem ao Sul do país, a 280 Km de Lisboa, tem cerca de 65 mil habitantes e recebe gente do mundo inteiro na alta temporada.

Com temperaturas mediterrânicas e ótimas praias, Faro oferece excelente qualidade de vida, conta com  o terceiro maior aeroporto de Portugal e está localizada em uma região privilegiada no território português.

Possui muitas vagas de emprego no setor de hotelaria e é ideal para jovens, famílias e também para os aposentados.

Como é morar em Faro

melhores cidades portugal - faro
Cidade de Faro

Portimão

Outra bela cidade no Algarve – eleito melhor local do mundo para se viver a aposentadoria –   Portimão situa-se na margem direita do Rio Arade, de frente para o mar. 

Com custo de vida bem inferior ao da capital, a cidade vem sendo procurada por turistas e escolhida como destino para alemães, franceses e ingleses que buscam viver nas temperaturas amenas de Portugal. 

Como é morar no Algarve

melhores cidades portugal - portimão
Cidade de Portimão

Albufeira

Um dos encantos da região do Algarve, Albufeira é sem dúvida uma das melhores cidades de Portugal para viver.

Aquela pequena aldeia de pescadores que cresceu sem perder seu charme e encanto pode ser um bom destino para viver em Portugal, não é mesmo? Se você concorda, Albufeira está à sua espera. Apesar do intenso turismo na temporada de verão, a cidade é agradável e tranquila, com a circulação de automóveis proibida no seu pequeno centro.

Fica a 37 Km apenas do aeroporto do Faro, excelente qualidade de vida, ideal para famílias e aposentados.

Albufeira: o encanto do Algarve

melhores cidades portugal - albufeira
Cidade de Albufeira
 


Braga

Aquela cidade na região Norte feita para quem busca tranquilidade e um baixo custo de vida. Ideal para jovens universitários e para famílias com filhos, é a terceira cidade do país, com cerca de 182 mil habitantes. 

Muita história (resquícios da ocupação romana na região), qualidade de vida e boas oportunidades de trabalho e negócios fizeram da região um dos destinos preferidos dos brasileiros que decidem morar em Portugal. 

A cidade tem um perfil diferente de Lisboa e Porto, um ar de província: não possui metrô e os transportes públicos não se comparam, em quantidade e disponibilidade aos oferecidos por estas outras grandes cidades. 

Como é morar em Braga

melhores cidades portugal - braga
Cidade de Braga

Guimarães

Cidade pequena e cheia de história, também oferece uma super qualidade de vida.

A encantadora Guimarães é uma cidade pequena e muito charmosa. Possui um campus da Universidade do Minho na área de tecnologia e é perfeita para quem vai estudar ou então para famílias com filhos pequenos que buscam tranquilidade e segurança.

Como é morar em Guimarães

guimarães
Cidade de Guimarães

Aveiro

É considerada a Veneza portuguesa, por conta de seus pequenos canais e gôndolas. Com muita qualidade de vida, a cidade dos tradicionais doces de ovos moles é um lugar lindo, com uma arquitetura que mistura o estilo de praia com recantos históricos encantadores.

A cidade de Aveiro reúne o conforto de uma cidade pequena às vantagens de um centro metropolitano desenvolvido. Perfeita para famílias e também para estudantes, já que contra com um centro universitário super reconhecido. A Universidade de Aveiro recebe anualmente mais de 14 mil alunos. 

Como é morar em Aveiro

melhores cidades portugal - aveiro
Cidade de Aveiro

Matosinhos

Quer morar na praia, mas pertinho do Porto? Matosinhos! Por isso sempre está na lista de melhores cidades de Portugal para viver.

Ideal para jovens, a cidade litorânea é próxima da cidade do Porto.

Com um belo calçadão, tem de tudo que é preciso: localizada perto do aeroporto, tem praia, muitos restaurantes e supermercados. Além disso, pode ser uma excelente opção para quem quer buscar trabalho ou vai estudar no Porto, e quer morar junto ao mar. 

Como morar em Portugal: Tudo o que você precisa saber

Matosinhos
Cidade de Matosinhos

Praias do norte de Portugal

Viseu

Bem na região central do país, a cidade é perfeita para quem busca mais tranquilidade.

Viseu já foi considerada a cidade com a maior qualidade de vida de Portugal e uma das cidades europeias com mais qualidade de vida do continente.

Pode ser ideal para aposentados e famílias que gostam de localidades menores e com menos agito e badalação.

Como é morar em Viseu

Melhores cidades portugal - viseu
Cidade de Viseu

Évora

A cidade dos reis, como é conhecida, pode ser um ótimo destino para aqueles que desejam estudar. A Universidade de Évora é a segunda mais antiga do país e oferece cursos de licenciatura, pós graduação, mestrado e doutorado. A universidade também recebe alunos internacionais e conta com laboratórios para auxiliar a desenvolver novos projetos.

O centro histórico é tido como um dos mais ricos de Portugal, classificado como Patrimônio Mundial desde 1986. Évora é uma cidade pequena e chegar até o centro depende apenas de uma boa caminhada. 

A cidade fica a 130Km de Lisboa, no coração do Alentejo, região centro-sul de Portugal e é também uma opção ideal para quem busca tranquilidade. 

Cidades do interior de Portugal: como é morar com incentivo do Governo

evora
Cidade de Évora


Leiria

Se você procura calma e alguma agitação, uma boa estrutura de cafés e restaurantes, transporte público de boa qualidade entre o Porto e Lisboa, Leiria é uma cidade a ser considerada. Fica perto de águas termais, praias, grande parte do perímetro é abastecido por ciclovias. Banhada pelos rios Lins e Lena, oferece muitas belezas naturais, um belo castelo – um dos pontos turísticos mais concorridos do país.

Famosa por ser considerada um paraíso de compras, Leiria também é descrita com uma das cidades com menor custo de vida de Portugal.

Então, dentre as melhores cidades de Portugal para viver , conseguiu encontrar a sua próxima morada?

leiria
Cidade de Leiria
remessa online nacionalidade portuguesa 15%

By Martins & Oliveira - Sociedade de Advogados

Sociedade de Advogados

Envie sua mensagem! Responderemos assim que possível.

SOBRE NÓS

O portal Nacionalidade Portuguesa é um canal de conteúdo exclusivo e atualizado sobre Portugal.

Para procedimentos jurídicos e administrativos, envolvendo a mudança de país, aquisição da Nacionalidade Portuguesa, vistos de residência, abertura de empresas, ou qualquer outro procedimento necessário no Brasil ou em Portugal, é indicado o escritório Martins & Oliveira Sociedade de Advogados.

A Martins & Oliveira Sociedade de Advogados é um escritório de advocacia especializado em procedimentos envolvendo Brasil e Europa, com atuação em Portugal, Itália e Espanha.

Conheça mais sobre o trabalho no site www.martinseoliveira.com.br.