Horário de Lisboa: € Cotação: Euro Hoje

Custo de vida mais barato do que a capital, gente hospitaleira, paisagens incríveis e uma gastronomia única. Essas são apenas algumas das vantagens em escolher o norte português para viver. Neste texto vamos mostrar outros motivos pelos quais você vai querer morar no Norte de Portugal


Norte de Portugal

O norte de Portugal ocupa cerca de 24% do território português e é banhado pelo Oceano Atlântico a leste.

Faz fronteira com a Espanha, ao norte com a Galícia e a leste com Castela e Leão.

É composto pelos distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Vila real e Bragança.

Tem uma população aproximada de 3,7 milhões de pessoas e pela localização geográfica é a região com o clima mais frio de Portugal. 

Morar em Porto 

Não dá pra negar que uma das principais vantagens de morar no norte de Portugal é estar perto do Porto, considerada uma das mais belas cidades do planeta.

Caminhar pelo Porto é como passear em um cenário de filme.

Obviamente a cidade não é perfeita e tem seus defeitos como qualquer outra cidade do mundo. No entanto, é um privilégio poder caminhar às margens do Douro, se perder pelas ruelas cheias de becos e escadarias, sentir o cheiro de um café fresco ao folhear um livro em uma esquina charmosa. 

Leia também: Como é morar no Porto – Custo de vida, Lazer e mais

A gastronomia é uma das maravilhas do norte. Saborear uma Francesinha, ou um prato mais exótico, como as Tripas ao Modo do Porto, com uma boa taça de vinho do Porto é um deleite para os paladares mais exigentes. 

Leia também: Guia turístico do Porto

O Porto é conhecida como a cidade invicta e como a capital do norte. Com uma população de aproximadamente 215 mil habitantes, tem visto a população diminuir nas últimas décadas, mas o contrário ocorre nas cidades satélites localizadas no entorno. Uma das explicações é o custo de vida, principalmente com a habitação, que tem levado a população a viver em cidades próximas ou da zona metropolitana do Porto. 

Leia também: Melhores bairros do Porto: apaixone-se por sua arquitetura, história e gastronomia

Morar em Braga

A terceira maior cidade do país fica no norte de Portugal.

O município de Braga fica a 57 km do Porto e conta com cerca de 200 mil habitantes e é uma das mais procuradas por brasileiros que cruzam o oceano em busca de outros horizontes.

Muitos imigrantes escolhem Braga para estudar nas universidades da cidade, a Universidade do Minho e a  Católica Portuguesa. 

A capital da região do Minho é também cidade universidade, pólo tecnológico e de inovação. É em Braga que está localizado o Instituto de Nanotecnologia – INL, a instituição desenvolve pesquisas em diversas áreas e é um ambiente que recebe profissionais e pesquisadores de diferentes países do mundo. 

Leia também: Como é morar em Braga – Custo de vida, Lazer e mais

Morar em Guimarães 

A cidade berço de Portugal é uma das mais charmosas do norte.

Com um centro histórico de tirar o fôlego e uma vida intensa e cheia de estudantes, Guimarães está situada na zona do Minho.

A cidade tem dois campi da Universidade do Minho, e concentra principalmente as faculdades ligadas a engenharia e tecnologia. 

Guimarães é pólo têxtil e calçadista e conta com oportunidades para quem busca emprego nestas áreas. Cerca de 70% das indústrias vimaranenses atendem estes setores. 

Leia também: Como é morar em Guimarães?

Morar no Vale do Douro 

O Vale do Douro é procurado sobretudo por turistas curiosos por conhecer onde é produzido o mundialmente famoso vinho do Porto.

O vale é de uma riqueza natural que impressiona, mas também tem sido destino de investidores que apostam no mercado do turismo de luxo.

Portanto, ser esta é a sua área de negócios é interessante ficar de radar ligado nesta região do norte de Portugal. 

Leia também: Guia do Vale do Rio Douro em Portugal

Morar no interior do Norte de Portugal

Há quem busque um lugar calmo e tranquilo para morar.

Se este é o seu caso pode ser que você encontre seu lugar no mundo em uma das pequenas cidades e aldeias do norte de Portugal.

Além do custo de vida mais baixo, com aluguéis acessíveis e imóveis à venda com preços atraentes, as pequenas cidades do norte contam com boa infra-estrutura. 

Muitos imigrantes que vem para Portugal com o visto de aposentado ou de rendimentos e que não precisa estar próximo dos maiores centros para exercer atividades remuneradas, escolhem as cidades menores para viver. Como por exemplo a cidade de Chaves, na região do Alto Tâmega. 

Leia também: Morar em Chaves: seu refúgio de paz e tranquilidade em Portugal

Os mais endinheirados e que prefiram adquirir uma das mansões localizadas em uma das regiões mais bonitas e bem preservadas do norte de Portugal, pode optar pela Serra do Gerês.

Com uma natureza intocada e com aldeias que mais parecem cenários de filmes medievais o Gerês é uma área do norte de Portugal que merece ser conhecida e admirada. 

Leia também: Descubra o Parque Nacional da Peneda-Gerês em Portugal

Emprego e oportunidade de negócios no Norte de Portugal

Morar no norte de Portugal também é sinônimo de boas oportunidades fora da área de Lisboa. Sete das 25 cidades que mais de desenvolvem em Portugal e que figuram na lista das melhores para viver, visitar e investir, estão no norte. Cidades como Viana do Castelo, Guimarães, Braga e Vila Nova de Gaia fazem parte de um estudo que apontou as melhores do país em 2019.  

Leia também: Ranking das melhores cidades para morar, visitar e investir

Custo de Vida no Norte de Portugal

Embora o país seja territorialmente pequeno, Portugal tem uma boa diferença no custo de vida entre o norte e o sul. Lisboa está no topo da lista das mais caras para se viver, sobretudo quando o assunto é moradia. Os preços dos alugueis são duas, três ou até quatro vezes mais altos se comparados a outras regiões portuguesas. 

O norte tem Porto como a cidade mais cara, um aluguel não custa menos do que 450 euros por mês para um apartamento de um quarto. A alimentação entre Porto e ouras cidades do norte não tem muita diferença. É possível fazer uma boa refeição em um restaurante bem português, com sopa, prato principal, bebida e café por cerca de 6 euros. 

Leia também: As 9 cidades mais baratas para morar em Portugal

Clima no Norte de Portugal

Este pode ser um fator determinante na escolha do norte como seu novo endereço.

É que por estar ao norte de Portugal e naturalmente mais longe da linha do Equador o norte é mais frio.

A região do Minho é famosa por ser úmida e chuvosa, o fato se deve por estar entre o mar e o paredão da Serra do Gerês, o que favorece este tipo de clima. 

Com temperaturas que facilmente ficam abaixo de zero no inverno e semanas inteiras de chuva, o norte afasta imigrantes que não conseguem se adaptar com o frio.

Braga tem fama por ter as estações bem intensas no inverno e no verão.

Leia também: Saiba como é o clima em Portugal em todas as estações

Agora que você conhece mais sobre a realidade da região, fica fácil entender os motivos para querer morar no Norte de Portugal. 

remessa online nacionalidade portuguesa 15%

By Liliane Machado

Jornalista, formada pela Unisociesc (Blumenau/SC/Brasil) e especialista em Mídias Digitais. Cursa mestrado em Ciências da Comunicação na Universidade do Minho (Braga/Portugal) e tem experiência em TV, rádio, assessoria de imprensa e web. Mora em Portugal desde setembro/18, adora contar histórias, fazer amizades e não resiste a uma boa conversa seja com quem for: pessoas, animais, plantas e até extraterrestres.

Envie sua mensagem! Responderemos assim que possível.

SOBRE NÓS

O portal Nacionalidade Portuguesa é um canal de conteúdo exclusivo e atualizado sobre Portugal.

Para procedimentos jurídicos e administrativos, envolvendo a mudança de país, aquisição da Nacionalidade Portuguesa, vistos de residência, abertura de empresas, ou qualquer outro procedimento necessário no Brasil ou em Portugal, é indicado o escritório Martins & Oliveira Sociedade de Advogados.

A Martins & Oliveira Sociedade de Advogados é um escritório de advocacia especializado em procedimentos envolvendo Brasil e Europa, com atuação em Portugal, Itália e Espanha.

Conheça mais sobre o trabalho no site www.martinseoliveira.com.br.