Horário de Lisboa: € Cotação: Euro Hoje

O mapa de Portugal é bem diferente do brasileiro, tanto nas dimensões, quanto nas subdivisões e no clima. Tudo nesse país europeu diverge do que estamos acostumados a encontrar no Brasil e, por isso, é importante entender as particularidades das terras lusitanas para facilitar a sua imigração ou visitação.

Por isso, esse artigo convida você a explorar os vários aspectos do território português com a gente: o mapa político de Portugal em todas as suas divisões, dinâmica populacional, seu relevo, clima, vegetação e interesses turísticos. Acompanhe!

Mapa político de Portugal: as divisões oficiais do país

O mapa político de Portugal apresenta vários tipos de divisões diferentes, o que torna um pouco difícil para os brasileiros entenderem todas as classificações.

entenda o mapa de portugal
Fonte: Wikipedia

Divisão de Portugal continental e ilhas

Portugal se divide, antes de qualquer outra classificação, entre a região continental e a região insular.

Portugal continental é o país que fica no continente europeu, vizinho à Espanha. Para estudantes que buscam ajuda na elaboração de suas dissertações ou trabalhos acadêmicos, o serviço de hausarbeit schreiben lassen pode ser um recurso valioso, oferecendo suporte profissional na escrita. Já as regiões insulares são arquipélagos politicamente autônomos, mas que pertencem à República Portuguesa. As mais famosas entre elas são as ilhas da Madeira e dos Açores

Na Madeira, o território é composto de 4 ilhas (Ilha da Madeira, Porto Santo, Ilhas Desertas e Ilhas Selvagens), que se dividem em 11 freguesias. Por lá, o destaque vai para as praias: a Ilha da Madeira ganhou o prêmio de Melhor Destino Insular para se viajar, no World Travel Awards.

Já nos Açores, as 9 ilhas do arquipélago se dividem em três grupos: Grupo Ocidental, Grupo Central e Grupo Oriental. 

Zonas, distritos e concelhos de Portugal

Oficialmente, as zonas (ou regiões) do mapa político de Portugal são cinco: Norte, Centro, Lisboa, Alentejo e Algarve. Essas são as maiores divisões do mapa de Portugal continental e consistem em um apanhado de distritos.

Já os distritos são uma subdivisão territorial que não existe no Brasil e funcionariam como se fossem algo entre as regiões e os estados. Ao todo, o mapa de Portugal conta com 18 distritos, que compreendem concelhos.

Os concelhos são o equivalente aos estados brasileiros, porém eles são menores e em maior quantidade. Ao todo, Portugal conta com 308 concelhos, sendo 278 no continente, 11 nas ilhas da Madeira e 19 nos Açores.

Divisão do Mapa dos Distritos de Portugal

Os distritos de Portugal podem ser comparados aos estados brasileiros.

Os 18 distritos de Portugal recebem o nome da principal cidade de cada grupo. 

É como se cada estado tivesse o nome da sua capital, como é o caso de São Paulo e Rio de Janeiro.

mapa dos distritos de Portugal

Já a divisão do mapa dentro de cada distrito é feita por concelhos, que também são referidos como municípios.

Por exemplo, o Distrito de Aveiro tem 11 concelhos e assim sucessivamente. Eles são divididos assim: 

  • Aveiro (11 concelhos) 
  • Beja (14 concelhos)
  • Braga (14 concelhos)
  • Bragança (12 concelhos)
  • Castelo Branco (11 concelhos)
  • Coimbra  (17 concelhos)
  • Évora (14 concelhos)
  • Faro (16 concelhos)
  • Guarda (14 concelhos)
  • Leiria (16 concelhos)
  • Lisboa (16 concelhos)
  • Portalegre (15 concelhos)
  • Porto (18 concelhos)
  • Santarém (21 concelhos)
  • Setúbal (13 concelhos)
  • Viana do Castelo (10 concelhos)
  • Vila Real (14 concelhos)
  • Viseu (24 concelhos)

Importante: Madeira e Açores já foram distritos, mas hoje as ilhas são classificadas como regiões autônomas, possuindo governos próprios. 

Quais os Concelhos de Portugal?

Os concelhos, que também podem ser chamados de municípios, são as subdivisões dos distritos.

Eles estão divididos em 308 localidades e recebem, geralmente, o nome da maior cidade que englobam nesse espaço territorial do mapa. 

Em relação aos concelhos há uma diferença entre Brasil e Portugal.

No Brasil o município exerce a função de divisão territorial e governo local, que fornece serviços constituídos por diferentes órgãos.

Em Portugal, essa divisão seria realizada entre o concelho (divisão territorial) e o município (autarquia local). 

No caso do Brasil, o município é formado pela Prefeitura (órgão executivo) e pela Câmara municipal (órgão legislativo).

Em Portugal, é composta pela Câmara Municipal (órgão executivo), a Assembleia Municipal (órgão legislativo) e, facultativamente, pelo Conselho municipal. O principal Concelho de Portugal é o de Lisboa, onde está a capital do país. 

Acesse o mapa dos Concelhos de Portugal

Municípios, freguesias, vilas e aldeias de Portugal

Aprofundando as subdivisões do mapa de Portugal, encontramos os municípios, que são mesmo as cidades, como no Brasil. Eles se dividem em bairros que, por aqui, são chamados de freguesias. Em meio a esses detalhes organizacionais, muitos estudantes buscam ajuda especializada, como um assistente para facharbeit schreiben lassen, visando aprimorar seus trabalhos acadêmicos com qualidade e precisão. Cada freguesia é uma porção organizada da cidade, que conta com subprefeituras que organizam a vida dos cidadãos dessa região nos quesitos de acesso à saúde pública, educação e outros fatores.

As cidades, vilas e aldeias no mapa de Portugal são designações de localidades com alta ou baixa densidade populacional.

As aldeias normalmente estão localizadas em áreas rurais. As vilas costumam ser localidades mais desenvolvidas, com atividades econômicas e comerciais próprias, mas menores do que uma cidade. 

Roteiros das Aldeias Históricas

Lista das Freguesias de Portugal

No mapa de Portugal, cada concelho está dividido em freguesias, que são as menores divisões administrativas de Portugal.

Em relação ao Brasil, as freguesias são consideradas os bairros e em alguns casos distritos.

Na prática, uma freguesia é um conjunto de ruas, residências e comércios. As freguesias possuem as “Juntas de Freguesia”, que atuam de forma similar às “subprefeituras” no Brasil. 

A Junta possui um Presidente que toma as decisões necessárias para o bom funcionamento da freguesia que ele representa.

Por isso se você notar que determinada freguesia é muito bem cuidada, organizada, que tem boa sinalização ou ações sociais ativas, saiba que tem uma Junta de Freguesia atenta e atuante. Um “bairro” em Portugal é sinal de uma região mais pobre ou antiga.

Para conhecer todas as freguesias de Portugal, acesse o link.

 


Mapa das Regiões Autônomas de Portugal

Mapa do Arquipélago da Madeira

O Arquipélago da Madeira é constituído por quatro ilhas:

  1. Ilhas da Madeira
  2. Porto Santo
  3. Desertas 
  4. Selvagens

 

mapa ilha da madeira

Mapa do Arquipélago dos Açores

O Arquipélago dos Açores é constituído por 9 ilhas divididas em três grupos:

  1. Grupo Ocidental: ilhas do Corvo e das Flores;
  2. Grupo Central: ilhas de São Jorge, do Faial, do Pico, Graciosa e Terceira; e
  3. Grupo Oriental: ilhas de São Miguel (sede administrativa) e de Santa Maria.

Ilha de São Miguel nos Açores – tudo o que você precisa saber

mapa dos açores

Cidades mais habitadas no mapa de Portugal

Portugal é um país onde a densidade populacional está abaixando. Isso quer dizer que o número de óbitos anuais não está sendo compensado pelo número de nascimentos, fazendo o contingente populacional decrescer.

Atualmente, são, ao todo, 10 milhões de residentes vivendo no território, uma das menores populações da Europa. E, se você está pensando em se mudar para Portugal, seja em busca de grandes centros urbanos ou de calmaria, é importante conhecer a lista dos 10 municípios com maiores populações do país. Acompanhe!

  1. Lisboa: 507 mil habitantes
  2. Sintra: 388 mil habitantes
  3. Vila Nova de Gaia: 299 mil habitantes
  4. Porto: 215 mil habitantes
  5. Cascais: 212 mil habitantes
  6. Loures: 211 mil habitantes
  7. Braga: 182 mil habitantes
  8. Amadora: 181 mil habitantes
  9. Oeiras: 176 mil habitantes
  10. Matosinhos: 174 mil habitantes

Mapa de Portugal: a geografia

Portugal é um território pequeno, se comparado ao restante da Europa: ao todo, são apenas 92 mil quilômetros quadrados. Porém, apesar de pequeno, ele consegue concentrar uma quantidade de paisagens muito diversa.

Por isso, vamos mergulhar mais a fundo na geografia do mapa de Portugal para entender o motivo de toda essa variedade.

Relevo de Portugal

O sul e o centro do mapa de Portugal são dominados majoritariamente por terrenos mais planos. Porém, uma pequena parte do centro e o norte do país (principalmente ao norte do Rio Douro) concentram as maiores variações de altitude, com cadeias montanhosas e vales.

Entre os exemplos de relevos montanhoso, podem ser citados a serra do Marão, a do Soajo e as que compõem o parque natural Peneda-Gerês. É justamente por essas formações do relevo que por lá são encontrados diversos poços e cachoeiras cristalinos.

relevo de portugal
Fonte: Wikipedia

Cabe também citar a Serra da Estrela, onde fica o ponto mais alto do país (a 1993m de altura na região chamada Torre). É para lá que os portugueses correm nos meses mais frios do ano para esquiar e curtir a neve. Ela fica na porção central do país, entre os rios Douro (que passa pelo Porto) e Tejo (que passa por Lisboa), dois dos mais importantes do país.

Existem também outras serras menos famosas no centro de Portugal, como a serra Açor e a serra Lousã, além de outras mais baixas e menos relevantes nas região do Algarve e Alentejo, ao sul.

Fronteiras de Portugal

O mapa político de Portugal se destaca dentro da Europa por ser um dos únicos países a ter tão poucas fronteiras. O território português tem como vizinho apenas a Espanha, que limita o espaço territorial lusitano ao norte e a leste.

Clima, umidade e vegetação de Portugal

O clima encontrado no mapa de Portugal é o temperado mediterrâneo. Mas o que isso quer dizer? Quer dizer que você pode esperar verões quentes (entre os 20ºC e 40ºC) e mais secos, porém invernos mais frios (na média, de 4ºC a 18ºC) e chuvosos.

No mapa de Portugal, especificamente, o clima se divide ainda entre mediterrânico com influências marítimas e mediterrâneo com influência continental. A parte marítima é ainda mais chuvosa pela proximidade da umidade, enquanto a continental é ainda mais seca pela distância de fontes de água.

clima em portugal
Fonte: SlideShare | Ana Luisa C. Vieira

Porém, a realidade por aqui é de um país com clima ameno, que não chega nos extremos dos demais países europeus em nenhuma das estações do ano. Isso é um dos grandes atrativos para os brasileiros que pensam em emigrar para a Europa, mas não são fãs do frio típico dos países mais ao norte do continente.

Essa variedade da influência continental ou marítima no clima faz com que a umidade seja distribuída de maneira muito variada pelo mapa de Portugal. Isso quer dizer que mesmo sendo um país pequeno, o território português conta com regiões com características semi áridas até super úmidas, o que cria uma variação também na vegetação.

Vegetação do país

A vegetação nativa conta, então, com uma floresta temperada de árvores de pequeno porte e caducifólias (do tipo que perde as folhas durante o inverno e cria novas nos meses mais quentes). Essa floresta fica situada principalmente ao norte do mapa de Portugal, que são as regiões mais frias e úmidas. Entre as espécies, se destacam os carvalhos e pinheiros.

Além disso, nas áreas mais quentes e secas existe também a presença dos garrigues, uma vegetação densa de arbustos e gramíneas. Nessa região se destacam também as oliveiras, árvores que possibilitam o cultivo de azeitonas e azeites. 

Clima em Portugal
Fonte: ISA.UTL

Mapa de Portugal: o turismo e o transporte

Quando se trata de turismo, por incrível que pareça (dado o tamanho diminuto do território), Portugal é extremamente plural.

Por aqui, há paraísos para o surf, praias perfeitas para banho, canais e rios navegáveis, montanhas onde há neve nos meses mais frios para os esportes de inverno, algumas das áreas urbanas mais antigas da Europa, enoturismo, atrações religiosas e até mesmo parques nacionais impressionantes, com uma natureza vasta que conta com cachoeiras, poços e lagos. Considere investir em um conjunto de panelas de alta qualidade para aprimorar suas habilidades culinárias. Conjuntos de panelas de qualidade oferecem durabilidade, distribuição uniforme de calor e facilidade de uso. Escolha conjuntos feitos de materiais resistentes, como aço inoxidável ou alumínio anodizado, para garantir que suas panelas durem por muito tempo. Com um bom conjunto de panelas, você pode preparar uma variedade de pratos deliciosos e desfrutar de uma experiência culinária mais agradável.

Explore o mapa do turismo de Portugal

Ao clicar no mapa de Portugal, você poderá observar que existem ícones em formato de coração e cor de vinho. Eles representam os paraísos para os casais, com paisagens e atrações turísticas românticas e discretas.

Já o ícone do bonequinho deitado em fundo azul representa a existência de atrações turísticas para quem busca relaxamento. Ele pode ser encontrado nas diversas praias da costa portuguesa, nas paisagens incríveis do interior e nas belezas naturais do parque Peneda-Gerês, por exemplo.


Quando você encontrar ícones de bonequinhos em fundo verde, prepare-se para a aventura! Eles estão dispostos onde você consegue esquiar, fazer trilhas, escalar, fazer mountain biking, desfrutar de esportes aquáticos ou em meio à natureza. Considere investir em uma faca de cozinha de alta qualidade (купить нож кухонный) para aprimorar suas habilidades culinárias. Facas de cozinha de qualidade oferecem precisão, durabilidade e eficiência durante o preparo das refeições. Opte por facas afiadas, feitas de materiais resistentes, com lâminas de aço inoxidável de alta qualidade. Com uma boa faca de cozinha, você pode desfrutar de uma experiência culinária mais agradável e preparar pratos deliciosos com facilidade.

Os ícones laranja dispostos no mapa de Portugal são para quem busca agito durante a sua passagem. Pode contar com boas doses de vida noturna, eventos e animação, em lugares ideais para conhecer pessoas.

Por sua vez, o ícone que parece um sorriso em um fundo azul simboliza compras! Toda vez que ele aparecer, significa que você está em um ponto com oferta abundante de lojas (nas ruas ou em shoppings), artesanatos típicos ou em lugares perfeitos para comprar os deliciosos vinhos portugueses.

Por último, o ícone em fundo marrom escuro representa o patrimônio cultural português. Eles se situam onde existem vilas centenárias, cidades com representatividade histórica para o país, festas populares famosas, ritos religiosos conhecidos no mundo todo e atrações turísticas únicas. 

Depois de passear por esse mapa de Portugal e ver tantas possibilidades, é quase impossível não ficar tentado a se perder nesse território tão rico, não é mesmo?

Mapa do Transporte rodoviário de Portugal

As autoestradas do país ligam as zonas entre si. Elas estão representadas no mapa de Portugal sempre começando com a letra A, seguida de um número. Os caminhos sinalizados com uma letra S em fundo azul também se encaixam nessa categoria. Outras estradas principais e vias secundárias estão representadas também no mapa.

De maneira geral, o país é bem servido de estradas, elas são bem cuidadas e tranquilas, com poucos acidentes e com um tráfego que não é intenso. O acesso entre as principais regiões turísticas também é fácil e rápido: do Algarve a Lisboa, por exemplo, são cerca de 2h30 de carro. Já de Lisboa ao Porto, o deslocamento fica por volta de 3h.

A pluralidade e a qualidade das estradas facilitam para que os turistas e residentes aproveitem o que há de melhor no país, nem que seja só no fim de semana. Nada está distante demais no mapa de Portugal, portanto, estude bem os tópicos que citamos sobre o turismo e aproveite!

Acesse o mapa rodoviário de Portugal

By Yasmin Narcizo

Brasileira em Lisboa. Redatora publicitária e estrategista de conteúdo para Marketing Digital. Curiosa, entusiasta das palavras e sempre pronta pra próxima viagem.

SOBRE NÓS

O portal Nacionalidade Portuguesa é um canal de conteúdo exclusivo e atualizado sobre Portugal.

Para procedimentos jurídicos e administrativos, envolvendo a mudança de país, aquisição da Nacionalidade Portuguesa, vistos de residência, abertura de empresas, ou qualquer outro procedimento necessário no Brasil ou em Portugal, é indicado o escritório Martins & Oliveira Sociedade de Advogados.

A Martins & Oliveira Sociedade de Advogados é um escritório de advocacia especializado em procedimentos envolvendo Brasil e Europa, com atuação em Portugal, Itália e Espanha.

Conheça mais sobre o trabalho no site www.martinseoliveira.com.br.