Data / Horário de Lisboa:

Receba nossas novidades!

NACIONALIDADE PORTUGUESA

Como é o Inverno em Portugal

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Portugal é o país mais “tropical” da Europa! Você já deve ter lido ou ouvido esta afirmação. É que o país realmente não tem temperaturas extremas no inverno se comparado a outros países europeus. Mas não se engane, se você quer saber como é o inverno em Portugal, a resposta é só uma: frio. 

Explicar a temperatura e o clima de um país pode ser uma tarefa simples, mas só na teoria.

É que embora os termômetros tenham um padrão mundial, nem sempre é fácil definir o que é frio, pois a sensação muda de acordo com cada pessoa e as vivencias pessoais.

Por exemplo, quem é do nordeste do Brasil, pode achar os 15 graus friozinho, já no sul do Brasil essa temperatura é até agradável, dependendo da época do ano. 

 


 

Como é o Inverno em Portugal – frio ameno mas nem tanto 

Você aprendeu na escola que quanto mais longe da linha do Equador, mais frio é o país, lembra?

Pois é, Portugal fica bem longinho da linha imaginária que divide a Terra em hemisférios norte e sul. Por isso, Portugal mesmo sendo um dos países com temperaturas mais amenas da Europa, é considerado por muito brasileiros como um país gelado, principalmente no norte. 

A região sul do país e a da capital Lisboa é um pouco menos fria, mas não pense que não terá de ter um bom casaco para se proteger do frio.

Já as regiões autônomas das ilhas (Madeira e Açores) são um pouco mais brandas do que no continente, garantidas pelo clima oceânico subtropical. 

 

Leia também: Saiba como é o clima em Portugal em todas as estações

 

Inverno em Portugal por região

Sem dúvida as regiões com temperaturas mais baixas no inverno em Portugal são as com maior altitude. Porém, o inverno não é frio somente nas serras e montanhas.

 

Serra da Estrela

Estação de esqui na Serra da Estrela - nacionalidade portuguesa
Estação de esqui na Serra da Estrela – nacionalidade portuguesa

 

A Serra da Estrela tem estação de esqui e uma rede hoteleira lotada nos meses mais frios.

A cadeia montanhosa onde se encontram as maiores altitudes do país no continente, tem seu ponto mais elevado, com 1993 metros de altitude e leva o nome de Torre.

É na Serra da Estrela que durante o inverno, famílias inteiras vão em busca de matéria prima para bonecos de neve. Alojamentos com lareira e muito chocolate quente são o destino certo para aquecer e divertir os visitantes.

É com certeza o ponto que mais atraí turistas motivados pelo frio no inverno de Portugal.

Há dias em que a temperatura chegue a 15 graus negativos nos picos da serra, mas a média na região no inverno fica em torno de 2 graus.

 

serra da estrela - nacionalidade portuguesa
Neve na Serra da Estrela em Portugal

 

Norte

A região norte é gelada e com várias cidades com possibilidade de neve, sobretudo na região de Trás os Montes, como Montalegre, Monsanto e Bragança, além das cidades que fazem parte do Parque Nacional do Gerês.

 

 

Ver essa foto no Instagram

 

#municipiodemontalegre #montalegre #serradolarouco #NeveemMontalegre #neve #giahsdobarroso #Barroso #PatrimónioAgrícolaMundial #FAO #portugal🇵🇹

Uma publicação compartilhada por Município de Montalegre (@municipiomontalegre) em

 

O Porto, capital nortenha ladeada pelo mar, costuma ter uma neblina e garoa fina, que deixam a cidade com ar misterioso, mas bem charmoso. As temperaturas médias ficam em torno de 9 graus no Porto e 4 em Bragança. 

 

Leia também: Descubra o Parque Nacional da Peneda-Gerês em Portugal

 

A chuva é uma companheira constante do inverno no norte de Portugal.

Quem vem morar em Portugal na região norte, costuma estranhar o primeiro inverno. É possível que a chuva se mantenha por semanas sem dar folga um só dia. O Minho (região que abrange os concelhos de Braga, Viana do Castelo, Vila Real e Bragança) tem de lado a Serra do Gerês e do outro o Oceano Atlântico, o que de acordo com especialistas é propicio a manter a umidade por muito mais tempo pairando no ar e provocando grandes períodos de chuva. 

 

Centro 

A região centro do país não fica fora das temperaturas baixas do inverno em Portugal.

O Alentejo pode ser sufocante no verão, mas no distrito de Portalegre, perto da fronteira com a Espanha, o inverno pode ser bem gelado.

A Vila de Marvão fica a mais de 850 metros de altura, pois foi construída em cima de uma montanha. Em dias de vento forte as temperaturas costumam ser bem frias.

O distrito de Portalegre registra em média 9 graus on inverno. 

 

Vila de Marvão
Vila de Marvão – www.visitportugal.com

 

Lisboa 

Lisboa dificilmente tem mínimas abaixo de 8 graus, e a média da capital fica em torno de 12 a 14 graus no inverno. Além disso a vida noturna é aquece a cidade, e agita a capital mesmo no inverno.

Aliás, o frio e a chuva não são desculpas para os portugueses deixarem de sair em qualquer horário do dia ou da noite. 

O que não falta na cidade são os cafés e pastelarias para se aquecer na estação mais fria do ano.

 

café em Lisboa
Café em Lisboa – www.timeout.pt

 

Morar em Portugal durante o inverno 

Mais uma vez vale lembrar que aquela história de que o frio é relativo é real.

Afinal, um carioca que mora em Lisboa pode achar a cidade um gelo no inverno, diferente de um gaúcho ou catarinense da serra. O que dá para afirmar é que Portugal, como a maioria dos países europeus, é preparado para as baixas temperaturas. 

 

Leia também: Como é morar em Portugal? Entenda a vida lusitana

 

Residências com sistema de aquecimento interno 

Muitas casas e apartamentos são preparados para o inverno com sistema de aquecimento a gás e calefação.

Ter lareira em casa pode parecer um luxo para os brasileiros, mas em Portugal isso é bem comum. 

Portanto se você ainda está em busca de um novo endereço, pergunte para o corretor ou senhorio, qual é a forma de aquecimento disponível. A água também é aquecida habitualmente a gás o que torna o banho quentinho e agradável. As torneiras da pia da cozinha e do banheiro também costumam ter água quente. 

 

Leia também: Diferenças de morar em Portugal e no Brasil

 

Locais públicos bem quentinhos

Enquanto lá fora a chuva e o frio fazem o queixo bater e os pelos arrepiar, dentro dos estabelecimentos comercias, como lojas e empresas o clima é bem agradável. Isso porque a maioria dos locais que recebem o público estão preparados para receber a população com temperatura controlada. 

 

Vida social no Inverno de Portugal 

Sabe aquela história de colocar a culpa na chuva e no frio para justificar a ausência em eventos sociais, como eventos, shows, apresentações ou mesmo um jantar com os amigos? Pois é, em Portugal não costuma colar. Os portugueses não deixam de fazer as coisas porque é inverno, chove ou faz frio. 

Os calendários de eventos não costumam ter menos atividades nos meses mais frios. Muitas regiões até intensificam os eventos para dar motivos aos moradores saírem de casa e socializar. Quer fazer um teste simples? Dá um google em qualquer uma das Câmaras Municipais das cidades portuguesas e busque pelos eventos entre dezembro e março. Você vai comprovar que há diversas feiras, celebrações e apresentações no inverno em Portugal. 

 

O que não pode faltar no inverno em Portugal 

Alguns itens são obrigatórios para quem mora ou mesmo para quem vem passear em Portugal no inverno:

  • Guarda-chuva ou capa de chuva, e para os mais prevenidos, vale os dois;
  • Gorro ou touca, luva e cachecol;
  • Protetor labial ou manteiga de cacau, se for curtir a neve considere a primeira opção, pois a neve reflete o Sol e pode provocar queimaduras, na neve utilize também protetor solar no rosto e óculos escuros;
  • Casaco impermeável e bem quente;
  • Meias quentes e calçado reforçado para aguentar baixa temperaturas e umidade. 

Agora que você já tem ideia de como é Portugal no inverno pode escolher o destino que mais combina com você, seja para morar ou apenas visitar.

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Liliane Machado

Liliane Machado

Jornalista, formada pela Unisociesc (Blumenau/SC/Brasil) e especialista em Mídias Digitais. Cursa mestrado em Ciências da Comunicação na Universidade do Minho (Braga/Portugal) e tem experiência em TV, rádio, assessoria de imprensa e web. Mora em Portugal desde setembro/18, adora contar histórias, fazer amizades e não resiste a uma boa conversa seja com quem for: pessoas, animais, plantas e até extraterrestres.

INSCREVA-SE E RECEBA NOSSAS NOVIDADES!

VIVER EM PORTUGAL COM SEUS RENDIMENTOS OU APOSENTADORIA

CONSULTORIA

ADQUIRA A SUA NACIONALIDADE PORTUGUESA

QUEM TEM DIREITO A REQUERER A NACIONALIDADE PORTUGUESA?

ACOMPANHE NOSSAS MÍDIAS!

NACIONALIDADE PORTUGUESA

Martins & Oliveira Sociedade de Advogados

A Martins & Oliveira Sociedade de Advogados é um escritório de advocacia especializado em procedimentos envolvendo Brasil e Europa (Portugal, Itália e Espanha). Os principais serviços oferecidos pelo escritório são: Assessoria para aquisição da Nacionalidade Portuguesa, Vistos de Residência e demais procedimentos em Portugal.

O objetivo do escritório é se tornar a maior fonte de conexão com a Europa.

Conheça o site do escritório: www.martinseoliveira.com.br

ONDE ESTAMOS

Onde nos encontrar

  • São Paulo, Brasil - Avenida Paulista, nº 777 - 15° andar
    +55 11 98285 0049 - 11 3099 0451
  • Rio de Janeiro, Brasil - Rua do Passeio, n° 38 - setor 2
    15° andar, Centro
    +55 21 3500 6634
  • Belo Horizonte - MG - Rua Paraíba, n° 550
    8° andar, Savassi
    +55 11 98285 0049
  • Curitiba - PR - Rua Comendador Araújo, n° 499
    10° andar, Centro
    +55 11 98285 0049
  • Porto Alegre - RS - Avenida Carlos Gomes, n° 700
    8° andar, Boa Vista
    +55 11 98285 0049
  • Lisboa, Portugal - Rua do Mar Vermelho, n° 2, 2.1

INSCREVA-SE E RECEBA NOSSAS NOVIDADES!