Data / Horário de Lisboa:

NACIONALIDADE PORTUGUESA

Como fazer um intercâmbio em Portugal

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
intercambio em Portugal

A visibilidade de Portugal no Brasil tem aumentado entre os estudantes que querem ter uma experiência acadêmica fora do Brasil. A facilidade da língua portuguesa é um dos principais atrativos, mas a qualidade e reconhecimentos internacionais das universidades portuguesas também tem chamado a atenção de estudantes e professores. Por isso cada vez mais estudantes tem pesquisado como fazer intercâmbio em Portugal

Os estrangeiros representam 12% dos estudantes em Portugal. Apenas entre 2009 e 2016, Portugal viu crescer em 95% o número de estudantes estrangeiros.

A maioria dos brasileiros que vem para estudar deve solicitar o Visto de Estudante ou o de Estada Temporária, dependendo quanto tempo dura o curso. 

 

Leia também: Visto de Estada Temporária para estudantes

 

Intercâmbio Portugal x Brasil 

Quem está pensando em fazer um intercâmbio em Portugal poderá escolher entre as diversas universidades portuguesas que possuem parcerias com universidades brasileiras.

A maioria destes convênios permite que o estudante curse um ou dois semestres em terras lusitanas, e assim trazer de volta na bagagem uma experiência acadêmica internacional. 

 

Leia também:  Como conseguir o visto de estudante mais rápido em Portugal

 

Onde fazer intercâmbio em Portugal 

Portugal possui várias universidades incluídas em listas e rankings internacionais que apontam as melhores instituições de ensino do planeta.

Há opções de cursos de graduação/licenciatura, além de programas de Mestrado, Doutorado e Pós-Doutorado em diversas áreas.

 

As Universidades em Portugal

Portugal conta com mais de 30 instituições reconhecidas pelo governo, habilitadas a conferir graus acadêmicos. As Universidades mais procuradas por brasileiros que vem fazer intercâmbio em Portugal são:

Universidade do Porto – Porto 

Universidade Nova de Lisboa – Lisboa 

Universidade de Coimbra – Coimbra 

Universidade do Minho – Braga e Guimarães

Universidade de Trás os Montes e Alto Douro – Vila Real 

Universidade da Beira Interior – Covilhã 

Universidade de Aveiro – Aveiro 

Universidade de Lisboa – Lisboa 

Universidade Católica Portuguesa – Lisboa, Porto, Braga e Viseu 

 

Vantagens de fazer um intercâmbio em Portugal

Entre as vantagens de se fazer um intercâmbio em Portugal estão:

  • A vivência internacional e a convivência com alunos e professores de diversas partes do mundo;
  • Melhora do currículo profissional e acadêmico;
  • Aulas em português;
  • Preço mais baixo de intercâmbio se comparado com países como Estados Unidos, Canadá, Irlanda e Reino Unido;
  • Universidades de alto nível;
  • Experiência de morar no exterior e poder viajar nos países do Espaço Schengen.

 

Leia também: Como estudar em Portugal – Visto D4

 

Desvantagens de estudar em Portugal

Entre as desvantagens de se estudar em Portugal por um período estão:

  • Dificuldade de equivaler as matérias no Brasil, as vezes as disciplinas ficam apenas como matérias extras no seu currículo;
  • Não conseguir se formar junto com a sua turma da faculdade – se atrasar disciplinas;
  • As aulas em português podem fazer você se acomodar e não estudar outros idiomas;
  • Ano letivo na Europa começa em setembro, no meio do semestre brasileiro.

 

Quanto custa o intercâmbio em Portugal

Uma outra diferença importante entre as universidades brasileiras e portuguesas é que mesmo que você seja estudante de uma universidade pública e seja aceito por outra instituição igualmente publica em Portugal, precisará pagar as propinas (assim são chamadas as mensalidades em Portugal). 

O valor das propinas variam de acordo com a região e com a instituição. No entanto, os valores costumam ser parecidos com os de universidades brasileiras e em alguns casos são ainda mais baratos. 

 

Valores mais baixos dos últimos anos nas universidades portuguesas

De acordo com informação da Proposta de Lei do Orçamento do Estado para 2019, artigo 160º: “A partir do ano letivo 2019/2020, com vista a reforçar o ingresso de jovens no ensino superior, o valor da propina fixados pelas instituições de ensino superior públicas não pode ser superior a 2 vezes o valor do Indexante de Apoios Sociais (IAS) fixado para o ano em que se inicia o ano letivo, em:

  • Ciclos de estudos conducentes ao grau de licenciado;
  • Ciclos de estudos integrados conducentes ao grau de mestre
  • Ciclos de estudos conducentes ao grau de mestre, quando a sua conjugação com um ciclo de estudos conducente ao grau de licenciado seja indispensável para o acesso ao exercício de uma atividade profissional;
  • Ciclos de estudos conducentes ao diploma de técnico superior profissional.”

Isso quer dizer que o IAS de 2019 corresponde a 435,76€, o valor máximo da propina em qualquer instituição pública, nos casos referidos, não pode ultrapassar os 871,52€. 

Para saber exatamente o valor que terá de desembolsar na mensalidade para fazer o seu intercâmbio em Portugal, o ideal é consultar o site das instituições de ensino pelas quais você se interessou.

 

Leia também: Tipos de Vistos para Portugal – Tudo o que você precisa saber

 

Como se inscrever em um intercâmbio em Portugal 

Para se candidatar e fazer um intercâmbio em Portugal é preciso procurar o Departamento de Relações Internacionais da sua universidade no Brasil e verificar se ela é habilitada ou possui acordos, ou então parcerias com as universidades portuguesas. 

Após a verificação, é hora de escolher uma universidade de Portugal que tenha um curso similar ao seu no Brasil e se candidatar para entrar no Programa Erasmus, que é o nome do programa que possibilidade on intercâmbio entre os dois países. 

O ideal é conversar com um professor que possa orientar o estudante a reunir a documentação necessária para ingressar no estágio, além de dar conselhos importantes sobre a realidade do curso, em relação aos dois países. Depois de ser aceito na universidade de Portugal, o acadêmico pode escolher se prefere estudar durante um ou dois semestres (limite de dois semestres) e optar pelas disciplinas que deseja cursar.

Após a aceitação da universidade é necessário solicitar o Visto de estudo para Portugal ainda estando no Brasil. O aluno terá que provar que tem condições financeiras de se manter no país europeu durante esse período e apresentar toda a documentação exigida pelo Consulado de Portugal.

Como o visto é um processo que pode levar alguns meses, é necessário se planejar com antecedência de pelo menos 6 meses, para dar tempo de preparar tudo.

 

 

Ano letivo na Europa para fazer intercâmbio em Portugal 

Diferente do Brasil, o ano letivo europeu inicia no mês de setembro. O primeiro semestre na Europa vai de setembro a janeiro e o segundo semestre de estudo de fevereiro a junho. Por isso, o aluno brasileiro precisa se programar com bastante antecedência para não perder o semestre e combinar com a sua universidade no Brasil a melhor forma para estudar em Portugal.

Agora é só pesquisar bastante e se organizar pra ir em busca de uma experiência incrível que é buscar formação internacional. 

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Liliane Machado

Liliane Machado

Jornalista, formada pela Unisociesc (Blumenau/SC/Brasil) e especialista em Mídias Digitais. Cursa mestrado em Ciências da Comunicação na Universidade do Minho (Braga/Portugal) e tem experiência em TV, rádio, assessoria de imprensa e web. Mora em Portugal desde setembro/18, adora contar histórias, fazer amizades e não resiste a uma boa conversa seja com quem for: pessoas, animais, plantas e até extraterrestres.

INSCREVA-SE E RECEBA NOSSAS NOVIDADES!

VIVER EM PORTUGAL COM SEUS RENDIMENTOS OU APOSENTADORIA

CONSULTORIA

ADQUIRA A SUA NACIONALIDADE PORTUGUESA

QUEM TEM DIREITO A REQUERER A NACIONALIDADE PORTUGUESA?

ACOMPANHE NOSSAS MÍDIAS!

NACIONALIDADE PORTUGUESA

Martins & Oliveira Sociedade de Advogados

A Martins & Oliveira Sociedade de Advogados é um escritório de advocacia especializado em procedimentos envolvendo Brasil e Europa (Portugal, Itália e Espanha). Os principais serviços oferecidos pelo escritório são: Assessoria para aquisição da Nacionalidade Portuguesa, Vistos de Residência e demais procedimentos em Portugal.

O objetivo do escritório é se tornar a maior fonte de conexão com a Europa.

Conheça o site do escritório: www.martinseoliveira.com.br

ONDE ESTAMOS

Onde nos encontrar

  • São Paulo, Brasil - Avenida Paulista, nº 777 - 15° andar
    +55 11 98285 0049 - 11 3099 0451
  • Rio de Janeiro, Brasil - Rua do Passeio, n° 38 - setor 2
    15° andar, Centro
    +55 21 3500 6634
  • Belo Horizonte - MG - Rua Paraíba, n° 550
    8° andar, Savassi
    +55 11 98285 0049
  • Curitiba - PR - Rua Comendador Araújo, n° 499
    10° andar, Centro
    +55 11 98285 0049
  • Porto Alegre - RS - Avenida Carlos Gomes, n° 700
    8° andar, Boa Vista
    +55 11 98285 0049
  • Lisboa, Portugal - Rua do Mar Vermelho, n° 2, 2.1