Horário de Lisboa: € Cotação: Euro Hoje

O custo para alugar imóvel em Portugal é uma das primeiras preocupações dos brasileiros ao imigrar. E, acredite, há motivos para isso: existe uma variação muito grande de região para região do país.

Por isso, neste texto vamos apresentar algumas variáveis que podem ajudar a orientar você, leitor, a estabelecer um paralelo custo-benefício de acordo com as médias de valores encontradas em cada região.

Trazemos também alguns exemplos específicos de cidades que podem ajudar na tomada desta decisão tão importante: escolher onde morar. Apesar de ser um país pequeno, Portugal tem muitas opções, com características e valores bem divergentes entre si.

Assim, no texto de hoje, falaremos sobre alugar imóvel em Portugal em cidades com excelente custo-benefício, em diversas regiões do país. Confira!

O que influencia o valor de aluguel em Portugal?

Alugar imóvel em Portugal a bons preços pode ser um desafio para os brasileiros que chegam ao país devido a muitos fatores.

Ainda que a pandemia do coronavírus tenha travado a expansão do turismo, nas cidades mais voltadas a este setor, a transformação de muitos apartamentos em Airbnb para atender hóspedes sazonais é uma realidade.

E aí, claro, dependendo da época do ano, os preços também mudam consideravelmente, interferindo nos aluguéis habituais.

A maior procura por parte dos imigrantes também mantém o mercado imobiliário aquecido e, assim, com preços em alta.

Então, em cidades como Lisboa e Porto, por exemplo, o custo de vida pode se tornar consideravelmente maior do que em outras partes do país, impulsionado justamente pelo aluguel.

No entanto, vale lembrar, alguns municípios de pequeno a médio porte, além de áreas de menor movimentação em grandes centros urbanos, reservam preços interessantes quando o assunto é alugar imóvel em Portugal.

Ao unir a tranquilidade de uma cidade mais pacata, por exemplo, à qualidade de vida, o acesso a apartamentos e casas de bom tamanho e a baixo custo, é uma realidade para muitos que escolhem viver e buscar um imóvel para alugar em Portugal.

Também temos que nos atentar a outros fatores relevantes. Os valores cobrados para alugar imóvel em Portugal vão depender de características da propriedade, como há quanto tempo foi construído, seu estado de conservação, se ele passou por alguma reforma ou modernização recente.

Além disso, o preço para alugar imóvel em Portugal varia conforme a localização. Afinal, existem cidades onde a demanda é maior do que em outras, e locais com mais infraestrutura ao redor (supermercados, farmácias, escolas, hospitais, transportes, etc.) do que outros.

Em Lisboa é bem provável que você encontre valores mais altos, já o interior do país costuma ser mais em conta, mas também a oferta de trabalho pode ser menor. 

Outro item importante que pode alterar o valor do aluguel em Portugal é o fato de o imóvel ser mobiliado ou não, já que o proprietário deve contar também com o desgaste dos móveis, natural do uso. É muito comum alugar imóveis já mobiliados, inclusive com utensílios e eletrodomésticos. Por fim, o espaço oferecido e a quantidade de cômodos também influenciam no valor para alugar imóvel em Portugal. Quanto mais cômodos, mais caro. Casas tendem a ser mais caras que apartamentos de uma mesma localidade, já que elas costumam contar com áreas externas.

O que é preciso para alugar um imóvel em Portugal?

Alugar imóvel em Portugal tem suas particularidades, mas, no geral, é muito simples. Os contratos costumam ser de um ano, renovado automaticamente até que uma das partes avise com antecedência que deseja encerrar o contrato. 

Para alugar apartamento em Portugal será necessário ter um NIF (Número de Identificação Fiscal), equivalente ao CPF do Brasil. 

É comum também que os proprietários peçam um fiador português. Mas, calma! O fiador, com frequência, pode ser substituído pelo adiantamento de parcelas do aluguel e por um valor de caução.

Isso serve para que o dono do apartamento tenha a tranquilidade de que ele estará financeiramente resguardado no caso de o inquilino sair do imóvel antes de terminar o contrato ou no caso de algum tipo de dano.

As rendas a serem adiantadas variam conforme a imobiliária, o proprietário e o grau de segurança que o locatário consiga passar.

Quanto mais você conseguir comprovar que é uma pessoa idônea, que está no país corretamente e que tem meios financeiros de cobrir as despesas de aluguel, menores serão os valores exigidos.

Esses valores costumam ficar entre 2 e 6 rendas, portanto, prepare uma reserva financeira antes de procurar apartamentos ou casas para alugar.

Outras dicas importantes para alugar imóvel em Portugal

Na hora de alugar imóvel em Portugal, como mencionado acima, esteja ciente de que, tanto com imobiliárias quanto direto com o proprietário, pode ser necessário ter um avalista português ou pagar caução (adiantamento) de um ou mais aluguéis. Então, é bom ter um dinheiro extra para isso.

Aliás, mais do que uma exigência de alguns senhorios, oferecer alguns adiantamentos pode garantir a você a conquista do lugar onde deseja morar. Isso porque, quando há muita procura e o locador precisa escolher entre um dos interessados, oferecer mais dinheiro será uma vantagem, é claro. 

Além disso, visite o imóvel antes de pagar qualquer valor adiantado e de fechar negócio. O que você vê nas fotos pode ser bem diferente pessoalmente. Afinal, os imóveis em Portugal, muitas vezes, têm características que não existem no Brasil, e você pode estranhar ou ficar na dúvida apenas pelas fotos.

No geral, pesquise bastante, conheça os bairros e faça um contrato de arrendamento, incluindo os recibos de pagamento de cada aluguel, que o proprietário pode emitir. É importante para declarar o seu IRS (Imposto de Renda) depois e até para conseguir algum empréstimo ou financiamento no futuro. 

Conhecendo o glossário para alugar imóvel em Portugal

Talvez o primeiro susto em sua busca seja os termos utilizados nos sites de venda e aluguel em Portugal.  

Alugar significa arrendar, ou seja, o aluguel é normalmente chamado de arrendamento. Além disso, a maneira como são denominados os imóveis conforme a quantidade de cômodos oferecidos é algo novo para os brasileiros. Por exemplo:  

T0: ambiente único, sem quartos. Como uma quitinete ou estúdio.

T1: possui apenas um quarto

T2: possui dois quartos

T3: possui três quartos

+1: quando aparece o símbolo +1 ao lado das nomenclaturas, como em um “T1+1”, significa que há um cômodo que pode ser transformado em quarto também. Normalmente, esse cômodo extra é menor que os demais e não tem janelas. Bem diferente, não é?

Os prédios em Portugal também costumam ser mais baixos do que no Brasil e, quando são mais antigos, normalmente, não possuem elevador, assim como vaga de garagem. Caso possuam, costumam encarecer os valores.

E se por um acaso você ler rés de chão, não se assuste! Significa que o imóvel fica no térreo. Já arrecadação, quer dizer que o imóvel possui um depósito. 

Preços de um imóvel mobiliado ou sem mobília em Portugal

Mencionamos antes, também, sobre a variação de preço para alugar imóvel em Portugal com ou sem mobília. Essa é uma decisão que varia de acordo com a sua condição financeira e seus planos para o futuro.

O preço de alugar imóvel em Portugal pode ser mais caro quando o apartamento está mobiliado. Além disso, se vier com a mobília, você terá que conviver com uma decoração que não tenha tanto a sua cara.

Outro ponto é que existem lojas de móveis bem baratas em Portugal e com muitas possibilidades, como a Ikea e a Casa. Ou seja, se você pretende alugar um apartamento a longo prazo, pode ser que compense comprar móveis seus. 

Por outro lado, se você ainda não sabe onde quer morar e ainda está experimentando as localidades, o ideal é alugar um imóvel já mobiliado para que você não tenha esses custos extras e nem fique com itens que depois não irão servir em um novo local. 

Cabe pesquisar bem os valores para alugar imóvel em Portugal e saber negociar com o proprietário se precisar comprar ou trocar algum móvel ou utensílio.

alugar imóvel em portugal com desconto

Onde alugar imóvel em Portugal? 

Reunimos aqui algumas boas opções no interior e também áreas metropolitanas de cidades maiores, o que reduz não apenas o aluguel, mas o custo de vida como um todo (restaurantes, entretenimento, lojas, etc.).

Levamos em consideração a facilidade de acesso a grandes centros e também questões como, por exemplo, a presença de Universidades conceituadas, dentre outros aspectos.

Ordenamos as opções de forma crescente em relação ao custo para um apartamento de dois quartos com um padrão médio de estrutura e conforto – você pode encontrar preços maiores ou menores também de acordo com a época do ano que realizar a busca.

Lista das principais cidades para alugar imóvel em Portugal

Região Norte

Alugar imóvel em Viana do Castelo

Ao Norte de Portugal, Viana do Castelo é uma cidade de 40 mil habitantes, sede do distrito de mesmo nome – onde, no total, vivem 91 mil pessoas. Fica no litoral e está apenas 1h (de carro) distante do Porto (quem depende de transporte público leva, em média, 2h15).

Um apartamento de dois quartos nesta localidade custa cerca de 450 Euros mensais. Vale ressaltar que é também uma cidade bastante ligada ao turismo, com diversas festas típicas. Os 24 km de costa neste concelho fazem ainda com que a pesca seja outra atividade considerada muito importante.

Alugar imóvel em Barcelos

Barcelos é uma antiga cidade ao Norte do Porto com um patrimônio medieval bastante preservado. É famosa pelo “galo de Barcelos”, que muitos associam como o símbolo de Portugal (clique aqui e conheça a lenda).

A cidade combina tradição e modernidade de uma forma muito atrativa: economicamente, apresenta um grande crescimento a partir da indústria têxtil e de vestuário. Além disso, em virtude da sua produção de cerâmica, Barcelos faz parte da Rede de Cidades Criativas da Unesco.

É uma boa opção também para quem considera estar próximo ao Porto como um fator importante na hora de definir onde alugar imóvel em Portugal: fica a 55 minutos de carro ou entre 1h20min. e 1h45min. de transporte público.

A grande cidade mais próxima seria Braga, que está a 25 minutos de carro ou 1h40min. de transporte público. Alugar um apartamento de dois quartos em Barcelos custa aproximadamente 450 Euros.

Alugar Imóvel em Guimarães

Outra bela cidade medieval, que une a tranquilidade e o movimento proporcionado pelo turismo, além da vida universitária dos estudantes da Universidade do Minho. 

Localizada no Norte do país, Guimarães fica a 1h de transporte público ou 30 minutos de carro de Braga e a 50 minutos de carro ou 1h40min. de transporte público do Porto.

A partir de 500 Euros/mês é possível encontrar um apartamento de dois quartos, sendo uma boa opção para alugar imóvel em Portugal.

Alugar imóvel em Braga

Situada no Norte de Portugal, Braga é uma das maiores cidades do país. Capital do Minho, ela tem o título de “Roma portuguesa”.

Isso porque as igrejas, jardins e praças no entorno da cidade são alguns dos atrativos para os turistas que vêm a Braga. A arquitetura peculiar e as construções históricas estão presentes e são um charme a mais no lugar.

Viver em Braga pode ser muito interessante para quem deseja estar próximo ao Porto: fica a 40 minutos de carro.

Braga possui 37 freguesias e é reconhecida, ainda, por sediar a Universidade do Minho. Aqui o aluguel parte de 500 Euros para um apartamento de dois quartos. 

Alugar imóvel em Gondomar

A cidade de Gondomar tem 50 mil habitantes, mas pertence a um município de mesmo nome, dividido em 7 freguesias que é um dos mais populosos da região metropolitana do Porto, onde vivem aproximadamente 174 mil pessoas.

É uma ótima opção para quem gostaria de morar perto do Porto, mas muitas vezes se depara com preços exorbitantes de alguns aluguéis: são apenas 20 minutos de carro ou 1h10min. de transporte público entre as duas cidades. Em Gondomar, o custo do aluguel de um apartamento de dois quartos é de aproximadamente 550 Euros. 

Alugar imóvel em Vila Nova de Famalicão

Vila Nova de Famalicão fica ao Norte do país, bastante próxima ao Porto: menos de uma hora de trem e 40 minutos de carro. Também está perto de Braga, outra cidade importante em Portugal – apenas 20km.

A atividade industrial é o foco neste concelho, que se destaca pelo volume de exportações, mas que oferece também belas opções de lazer, como o Parque Verde da Devesa – considerado o “pulmão” da região Norte.

São 23 hectares de espaço verde, cruzado por um rio agora despoluído, um lago e vários equipamentos culturais. Por lá, o custo do aluguel de um apartamento de dois quartos é de aproximadamente 650 Euros.

Matosinhos

Situada bem próxima à cidade do Porto, a cerca de 10km de carro e 30 minutos de distância de metrô, a cidade de Matosinhos faz parte do Distrito do Porto, da chamada AMP (Área Metropolitana do Porto). Um T2 nessa localidade pode ser encontrado a partir de 675 Euros. 

Valor de aluguel em Vila Nova de Gaia

Localizada na margem oposta do Rio Douro, Vila Nova de Gaia é ligada ao Porto por 6 pontes, incluindo a famosa D. Luís I, por onde cruza o metrô. Um T2 nessa localidade pode ser encontrado a partir de 700€. 

Alugar imóvel em Maia

Esta é mais uma cidade para quem deseja alugar imóvel em Portugal bem perto do Porto: Maia está a aproximadamente 20 minutos de carro e 1h10min. de transporte público.

Mesmo sendo uma região bastante industrial, a cidade da Maia também conta com alguns atrativos turísticos, dentre os quais, o Jardim Zoológico e o Parque de Avioso. O custo de aluguel para apartamento de dois dormitórios gira em torno dos 750 Euros.

Aluguel no Porto 

Porto é a segunda maior cidade do país e fica na região norte. Embora esteja no final da lista por causa dos altos preços, não poderia ficar de fora. O preço para alugar um apartamento T2 por lá está por volta de 900 Euros.

Imóveis na Região Centro de Portugal

Alugar imóvel em Leiria

Uma cidade pequena, de 50 mil habitantes, mas com bastante oferta de cafés, restaurantes e comércio, Leiria não costuma ser muito conhecida pelos brasileiros, mas já conquistou o 4º lugar entre as melhores para se viver em Portugal. Também conta com um instituto politécnico que oferece dezenas de licenciaturas e mestrados.

Leiria fica a 1h50min. de carro ou a 3h de trem de Porto. Já para Lisboa, o trajeto de transporte público é mais demorado, em média 4 horas. De carro é feito em 1h40min. Os gastos com aluguel de um apartamento de dois quartos gira em torno dos 450 Euros.

Alugar imóvel em Coimbra

Coimbra conta com a Universidade de Coimbra, a mais antiga do país e com um ensino de referência. Por conta disso, é comum ver uma população jovem pela cidade, enchendo os restaurantes e bares. Ao longo do ano também são realizadas diversas festas populares e abertas.

Situada no centro de Portugal, ela fica 2h de carro ou 2h30min. de transporte público da capital. Já para o Porto o trajeto leva cerca de 1h20min., tanto de trem quanto de carro. Dentro da cidade há um bom serviço de transporte público, mas também é possível fazer quase tudo caminhando.

Em Coimbra, o custo médio do aluguel de um apartamento de dois quartos parte dos 475 Euros. Por esses motivos, também se constitui em uma ótima alternativa de lugar para alugar imóvel em Portugal.

Alugar imóvel em Figueira da Foz

Se morar em uma pequena cidade de praia é seu objetivo de vida, então não pode deixar de pensar em alugar imóvel em Portugal em um local chamado Figueira da Foz. Localizada no centro do país, no distrito de Coimbra, a cidade está no ponto onde o rio Mondego encontra o Oceano Atlântico.

Uma das principais vantagens é a localização estratégica: são 40km de Coimbra, 120km do Porto e 180km de Lisboa. As principais atividades econômicas giram em torno do turismo. Um apartamento dois quartos, custa mensalmente, em média, 500 Euros.

Viseu

Situada no centro-norte de Portugal, em um planalto rodeado por serras, Viseu tem cerca de 510km² de área e localiza-se na província da Beira Alta, Região do Centro e sub-região do Dão-Lafões. Para morar nessa cidade, você irá pagar em torno de 500 Euros para um apartamento de dois quartos.

Alugar imóvel em Aveiro

Quando buscar pelas opções de imóveis que existem na cidade de Aveiro, verá que esta cidade, situada a 75 quilômetros do Porto, é um belo município litorâneo que oferece uma vida de paz e segurança junto ao mar.

Com cerca de 80 mil habitantes, Aveiro fica na Região Centro. Conhecida como a Veneza Portuguesa, pelos seus lindos canais, a cidade é também sede da Universidade de Aveiro. Por esta razão, recebe universitários que chegam, a cada semestre, para cumprir com seus ciclos de estudo.

Aveiro tem uma ampla rede de serviços, com variedade de lojas, supermercados e restaurantes para todos os gostos. Ainda assim, é conhecida por possibilitar aos seus moradores uma vida sossegada. Apartamentos de dois quartos podem ser encontrados em Aveiro a partir de 550 Euros mensais.

Alugar imóvel em Santa Maria da Feira

Se morar perto da praia é importante para você, Santa Maria da Feira pode ser uma ótima opção em termos de alugar imóvel em Portugal.

A cidade com menos de 20 mil habitantes fica no distrito de Aveiro: em apenas 20 minutos de carro você já está de frente para o mar.

Já da cidade de Aveiro são 35 minutos – 1h30min. a 2h de transporte público. O tempo de deslocamento até o Porto é praticamente o mesmo. O aluguel de um apartamento de dois quartos gira em torno dos 600 Euros/mês.

Região de Lisboa

Alugar imóvel em Setúbal

Se você começou a sua análise quanto a alugar imóvel em Portugal, provavelmente já se deparou com a possibilidade de morar em Setúbal. Ela é considerada a 9ª melhor cidade do país para se viver e fica bem próxima à capital Lisboa (50 minutos de carro ou 1h20min. de transporte público), sendo bem mais barata.

Vale dizer que é uma cidade portuária, com clima de interior e ampla gama de bares e restaurantes para movimentar a vida noturna.

De dia, não faltam praias maravilhosas e próximas para se conhecer, o que torna tudo ainda mais fácil para os brasileiros. É possível encontrar apartamentos de dois quartos a partir de 550 Euros.

Alugar imóvel em Almada

Para quem deseja alugar imóvel em Portugal próximo a Lisboa sem pagar os preços da capital, Almada é uma ótima opção: são cerca de 25 minutos de carro ou 1h de transportes públicos para cruzar a ponte e chegar a esta cidade na Margem Sul do Tejo.

Além dessa vantagem, Almada também é uma boa ideia para os apaixonados por praia. Afinal, a cidade fica logo ao lado da Costa da Caparica, onde não faltam alternativas para um dia sob o sol. Em média, um apartamento de dois quartos custa, mensalmente, 650 Euros.

Aluguel em Sintra

Sintra é uma agradável cidade em uma área montanhosa próxima à capital, Lisboa, com fácil acesso. Por lá, pelos apartamentos de 2 quartos, os valores começam em 650 Euros.

Preço do aluguel em Oeiras

Podemos dizer que Oeiras fica no meio do caminho entre Lisboa e Cascais. Nessa área litorânea, com bons acessos de transporte público e facilidade de movimentação, é possível encontrar apartamentos T2 a partir de 900 Euros. 

Alugar imóvel em Lisboa

O preço de aluguel em Portugal tem a maior variação na capital, Lisboa. Apesar do considerável aumento nos valores nos últimos anos devido à maior demanda, é possível encontrar apartamentos do tipo T1 a partir de 770 Euros – atenção, com uma área interna bem pequena, cerca de 30m².

Já os T2 ficam na média de 800 a 1000 euros, e os T3 podem variar bastante, de 1250€ a mais de 2000€. Lembrando sempre: quanto melhor a localização, maior será o custo, por isso, pesquise bastante para ver o que realmente encaixa melhor no seu orçamento, tendo em vista transporte e outras questões importantes.

Valor de aluguel em Cascais

Na beira da praia, próximo a Lisboa, com um bom esquema de transportes e diversas políticas para tornar a cidade mais inteligente e sustentável, Cascais é uma vila charmosa com muitos novos empreendimentos. 

Todas essas características fazem com que alugar imóvel em Portugal nesta área seja caro. Um apartamento de um quarto costuma ser encontrado por 1050 Euros. Então, para dois quartos, espere pagar pelo menos isso, ou mais.

Região do Alentejo

Preço do aluguel em Évora

Também conhecida pela famosa Universidade e por sua riqueza histórica, Évora fica no centro-sul de Portugal, no Alentejo. Um apartamento T2 custa em média 800 Euros.

Alugar imóvel em Sines

Sines é outra cidade à beira-mar que pode ser uma ótima opção para alugar imóvel em Portugal. De ônibus, fica a 2h45min. de Lisboa, já de carro, o percurso leva aproximadamente 1h45min.

Está localizada na região do litoral alentejano (com belas praias) e bastante próxima do Algarve (são 74km até Odeceixe – ainda no oeste – e só 2h de carro até Faro).

Na cidade de Sines, sede do município de mesmo nome, é possível encontrar apartamentos de dois quartos a partir de 600 Euros/mês. Vale lembrar que a localidade tem apenas 14 mil habitantes, o que, especialmente no verão, pode dificultar a busca por imóveis. 

Valor de aluguel em Albufeira

É possível encontrar um apartamento T1 em Albufeira a partir dos 600 Euros e T2 por, em média, 780 Euros. Já para viver em um apartamento de 3 quartos é preciso desembolsar entre 900 e 1500 Euros mensais. 

Aluguel em Faro

Faro possui um aeroporto internacional e é uma das cidades do sul com maior infraestrutura. E, mesmo assim, a capital do Algarve apresenta um preço de aluguel em Portugal impressionantemente baixo, se comparado às demais regiões do país.

Curiosamente, há pouca diferença no valor inicial entre as tipologias. Por exemplo, é possível encontrar um apartamento T2 a partir de 800 Euros. 

Valor de aluguel em Portimão

Cerca de 70 km distante Faro, Portimão é também uma boa opção para quem procura um aluguel em Portugal mais em conta. Por lá, os apartamentos de dois quartos custam a partir de 800 Euros. 

Aluguel em Lagos

Assim como nas outras cidades mais famosas do Algarve, viver em Lagos requer certo investimento. Próxima a Faro e Albufeira, Lagos proporciona sossego e segurança aos seus moradores que pagam, em média, 700 a 850 Euros por um T2.

Sites para alugar imóvel em Portugal

Ao investigar a respeito de portais de imóveis para compra, venda e aluguel, certamente a curiosidade do imigrante está em conhecer o melhor site para alugar apartamento em Portugal.

Mas, a verdade é que alguns se destacam neste sentido, como o www.custojusto.pt, o www.idealista.pt,  ainda o www.imovirtual.com.

Claro, há muitos outros, e vale a pena conhecer e entrar em contato, pois eles podem ter a opção ideal para você alugar imóvel em Portugal. São sites como Uniplaces, Properstar, Trovit, Sapo, Remax, além de grupos no Facebook.

Em cada uma destas plataformas, você pode filtrar a busca de acordo com a localidade onde pretende alugar imóvel em Portugal, os valores estimados, tamanho das casas ou apartamentos, entre outras informações que envolvem a pesquisa mais adequada para o seu caso.

alugar imóvel em Portugal - aluguel

Para finalizar, não custa reforçar que essa lista de preços é apenas uma média. Sempre existem exceções, daquelas que você pensa serem quase impossíveis de encontrar, a menos que tenha sorte, por exemplo, um apartamento bom e barato na região central das principais cidades. Por isso, apesar das médias de preços para alugar imóvel em Portugal, a nossa dica mais importante é: pesquise muito!

By Pri Fortinho

Sou uma brasileira de Santa Catarina, graduada em Publicidade e Propaganda e especializada em redação criativa. Em 2017 me mudei para Portugal com o objetivo de conhecer novas culturas e refinar minha perspectiva sobre o mundo. A mudança de país me apresentou a um estilo de vida mais minimalista e à oportunidade de trabalhar produzindo conteúdo para inspirar as pessoas a buscarem mais qualidade de vida e bem-estar.

SOBRE NÓS

O portal Nacionalidade Portuguesa é um canal de conteúdo exclusivo e atualizado sobre Portugal.

Para procedimentos jurídicos e administrativos, envolvendo a mudança de país, aquisição da Nacionalidade Portuguesa, vistos de residência, abertura de empresas, ou qualquer outro procedimento necessário no Brasil ou em Portugal, é indicado o escritório Martins & Oliveira Sociedade de Advogados.

A Martins & Oliveira Sociedade de Advogados é um escritório de advocacia especializado em procedimentos envolvendo Brasil e Europa, com atuação em Portugal, Itália e Espanha.

Conheça mais sobre o trabalho no site www.martinseoliveira.com.br.