Data / Horário de Lisboa:

Receba nossas novidades!

NACIONALIDADE PORTUGUESA

Alugar imóvel em Portugal: onde estão os preços mais baratos?

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
alugar imóvel em Portugal

Uma das primeiras preocupações dos brasileiros ao imigrar é o custo de alugar imóvel em Portugal.

Afinal, todas as informações que vemos sobre esse tema giram ao redor da alta dos aluguéis que vem acontecendo. Mas é importante lembrar que Portugal, apesar de pequeno, tem muitas opções de cidades para se viver, com características e valores bem divergentes entre si.

Por isso, no post de hoje, falaremos sobre os custos de alugar imóvel em Portugal, nas cidades mais baratas para se fazer isso. Confira!

 

O custo de aluguel em Portugal

Alugar imóvel em Portugal a bons preços está se tornando um desafio para os brasileiros que chegam ao país.

Isso acontece porque com o recente destaque que Portugal recebeu no turismo internacional, mais e mais pessoas de todo o mundo estão interessadas em viver aqui. 

Além da imigração, outro fator agravante é que, com o turismo, vieram também as transformações de apartamentos em Airbnbs. Muitos apartamentos saíram das listas de aluguel para virar acomodações temporárias, especialmente nas cidades mais badaladas e famosas.

Hoje, alugar imóvel em Portugal, principalmente na capital Lisboa e nas cidades mais procuradas do país, significa ter o aluguel como o custo que mais pesa no orçamento familiar ou dos brasileiros que decidem vir viver aqui sozinhos.

 

 

Onde alugar imóvel em Portugal: as 10 cidades mais baratas

Porém, o cenário não é tão desesperador assim. Ainda existem várias cidades e vilarejos onde é possível alugar imóvel em Portugal sem gastar tanto.

Uma vantagem desses lugares é que, em sua maioria, são zonas de interior ou regiões metropolitanas de cidades maiores, o que faz não só com que o aluguel, mas todo o custo de vida (restaurantes, entretenimento, lojas, etc.) seja mais baixo. 

Aqui vai uma lista desses lugares, considerando quanto o aluguel ocupa do salário médio. Lembrando que o salário mínimo em Portugal em 2020 será de 635 Euros.

 

1. Gondomar

Uma pequena cidade no norte do país ocupa o primeiro lugar na lista de onde alugar imóvel em Portugal.

Enquanto em Gondomar você pode ter mais contato com a natureza e desfrutar de uma paisagem mais bucólica, ela não está tão distante assim de um centro urbano: são apenas 20 minutos de carro ou 1h10 de transporte público para Porto.

O custo de aluguel e contas da casa pagos em Gondomar fica ao redor de 49% em relação ao salário médio, o que ainda permite desfrutar uma vida confortável com o que resta na conta todo mês.

 

2. Alugar imóvel em Coimbra

Coimbra conta com a Universidade de Coimbra, a mais antiga do país e com um ensino de referência. Por conta disso, é comum ver uma população jovem pela cidade, enchendo os restaurantes e bares. Ao longo do ano também existem algumas festas populares e abertas que são realizadas na cidade.

Situada no centro de Portugal, ela fica a 2h de carro ou 2h30 da capital. Já para o Porto, são cerca de 1h20, tanto de trem quanto de carro. Dentro da cidade, é possível contar apenas com o transporte público ou fazer tudo caminhando.

Em Coimbra, o custo do aluguel + contas da casa toma cerca de 52% do salário médio.

 

Leia também: Como é morar em Coimbra – Custo de vida, Lazer e mais

 

3. Leiria

Uma cidade pequena, mas com bastante oferta de cafés, restaurantes e comércio, Leiria não costuma ser uma cidade conhecida pelos brasileiros, mas já conquistou o 4º lugar entre as melhores cidades para se viver em Portugal.

Ela fica a 1h50 de carro ou a 3h de trem de Porto. Já para Lisboa, o caminho é mais longo: o trajeto pode durar de 3h45 a 5h de transporte público, enquanto de carro é feito em 1h40.

Os gastos com aluguel e contas ficam ao redor de 53% do salário médio nesse caso.

 

4. Alugar imóvel em Almada

Para quem quer alugar imóvel em Portugal próximo a Lisboa sem pagar os preços da capital, Almada é uma boa opção: são cerca de 25min de carro ou 1h de transportes públicos para cruzar a ponte e chegar à esta cidade na Margem Sul do Tejo.

Além dessa vantagem, Almada também é uma boa ideia para os apaixonados por praia. Afinal, a cidade fica logo ao lado da Costa da Caparica, onde não faltam opções para um dia sob o sol.

Viver em Almada significa gastar cerca de 55% da sua renda em aluguel e contas. 

 


 

5. Barcelos

Barcelos é uma pequena cidade ao norte do Porto, mais conhecida pelo famoso galo de Barcelos, que muitos associam como o símbolo de Portugal. Apesar de contar com várias festas populares ao longo do ano, é um lugar tranquilo, com clima de cidade de interior.

Ela fica a 55min de carro ou entre 1h20 e 1h45 de transporte público do Porto. A grande cidade mais próxima seria Braga, que está a 25min de carro ou 1h40 de transporte público.

O custo de alugar um apartamento e pagar suas contas em Barcelos é de 55% da renda média mensal na cidade.

 

6. Alugar Imóvel em Guimarães

Uma fofa cidade medieval, muito marcada pelo movimento vindo do turismo e da vida universitária dos estudantes da Universidade do Minho. Apesar disso, esse é um lugar bem tranquilo para se viver.

Localizada no norte do país, Guimarães fica a 1h de transporte público ou 30min de carro de Braga e a 50min de carro ou 1h40 de transporte público do Porto.

Aluguel + contas da casa somam cerca de 56% do salário médio em Guimarães.

 

Leia também: Como é morar em Guimarães?

 

7. Santa Maria da Feira

Santa Maria da Feira fica no distrito de Aveiro e, portanto, mais próxima à porção central de Portugal. Ela está a 35min de carro ou 2h de transporte público de Porto e praticamente o mesmo tempo de Aveiro.

Com construções muito antigas e uma vida bem pacata, a vida em Santa Maria da Feira custa cerca de 56% do salário médio, entre aluguel e contas.

 

8. Maia

Essa cidade fica na zona periférica do Porto. Ela não tem em si muitas atrações de entretenimento para quem vive, sendo conhecida mais como um polo industrial (que, por sinal, está tendo um amplo crescimento). Porém pela sua proximidade com o Porto, vale a pena até aproveitar o entretenimento da cidade vizinha aos fins de semana.

São 50min de transportes públicos da Maia para o Porto e 25min de carro.

O custo de aluguel + contas da casa fica por volta de 60% do salário médio na cidade.

 

9. Alugar imóvel em Setúbal

Se você começou a sua pesquisa para alugar imóvel em Portugal, provavelmente já se deparou com a possibilidade de viver em Setúbal.

Ela é a 9ª melhor cidade do país para se viver e fica bem próxima à capital Lisboa (50min de carro ou 1h20 de transporte público), sendo bem mais barata.

Setúbal é uma cidade portuária, com clima de interior e ampla gama de bares e restaurantes para movimentar a vida noturna. De dia, não faltam praias maravilhosas e próximas para se conhecer, o que torna tudo ainda mais fácil para os brasileiros.

O aluguel + contas fica por volta de 70% de um salário médio para a região.

 

Leia também: Como é morar em Setúbal – Custo de vida, Lazer e mais

 

10. Vila Nova de Famalicão

Vila Nova de Famalicão fica ao norte do país e é uma cidade similar a Maia: mais focada na atividade industrial, por isso é um lugar mais calmo para se viver.

Assim como Maia, ela também fica próxima a outras cidades maiores: Vila Nova de Famalicão fica a 55min de transporte público ou 40min de carro de Porto e 27min de carro ou 44min de transporte público de Braga. 

Por lá, o custo de vida de aluguel + contas ocupa cerca de 70% do salário médio local.

 

Leia também: Ranking das melhores cidades para morar, visitar e investir

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Yasmin Narcizo

Yasmin Narcizo

Brasileira em Lisboa. Redatora publicitária e estrategista de conteúdo para Marketing Digital. Curiosa, entusiasta das palavras e sempre pronta pra próxima viagem.

INSCREVA-SE E RECEBA NOSSAS NOVIDADES!

VIVER EM PORTUGAL COM SEUS RENDIMENTOS OU APOSENTADORIA

CONSULTORIA

ADQUIRA A SUA NACIONALIDADE PORTUGUESA

QUEM TEM DIREITO A REQUERER A NACIONALIDADE PORTUGUESA?

ACOMPANHE NOSSAS MÍDIAS!

NACIONALIDADE PORTUGUESA

Martins & Oliveira Sociedade de Advogados

A Martins & Oliveira Sociedade de Advogados é um escritório de advocacia especializado em procedimentos envolvendo Brasil e Europa (Portugal, Itália e Espanha). Os principais serviços oferecidos pelo escritório são: Assessoria para aquisição da Nacionalidade Portuguesa, Vistos de Residência e demais procedimentos em Portugal.

O objetivo do escritório é se tornar a maior fonte de conexão com a Europa.

Conheça o site do escritório: www.martinseoliveira.com.br

ONDE ESTAMOS

Onde nos encontrar

  • São Paulo, Brasil - Avenida Paulista, nº 777 - 15° andar
    +55 11 98285 0049 - 11 3099 0451
  • Rio de Janeiro, Brasil - Rua do Passeio, n° 38 - setor 2
    15° andar, Centro
    +55 21 3500 6634
  • Belo Horizonte - MG - Rua Paraíba, n° 550
    8° andar, Savassi
    +55 11 98285 0049
  • Curitiba - PR - Rua Comendador Araújo, n° 499
    10° andar, Centro
    +55 11 98285 0049
  • Porto Alegre - RS - Avenida Carlos Gomes, n° 700
    8° andar, Boa Vista
    +55 11 98285 0049
  • Lisboa, Portugal - Rua do Mar Vermelho, n° 2, 2.1

INSCREVA-SE E RECEBA NOSSAS NOVIDADES!