Data / Horário de Lisboa:

Receba nossas novidades!

NACIONALIDADE PORTUGUESA

Como é Portugal em Janeiro

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
portugal em Janeiro

Calor, Sol, férias e praia, se para você essas palavras fazem lembrar o  Brasil no começo do ano, é melhor se acostumar como é Portugal em Janeiro, mas ainda assim cheio de charme.

 

Clima

Janeiro é um dos meses mais frios da Europa, afinal o calendário climático é invertido em relação ao Brasil. Então se nos trópicos o Sol brilha e as praias estão lotadas, em Portugal é tempo de se aquecer na lareira e enfrentar os dias cinzentos de inverno.

O primeiro mês do calendário português é frio e chuvoso, principalmente no Minho, região norte, onde as temperaturas ficam em torno dos 10°C. As árvores estão com os galhos secos e o charme das folhas coloridas caídas ao chão já não é mais visto, pois foram recolhidas ainda durante o outono.

 

Leita também: Como é o Inverno em Portugal

 

Nos locais mais altos, como a Serra da Estrela, visitantes procuram pela neve que começa a cair com mais intensidade e os termômetros marcam médias de 5°C. No litoral os dias são de vento forte e possibilidade grande de chuva. É um período indicado para observar as ondas gigantes de Nazaré, mas tudo depende da natureza então é aconselhável consultar o monitoramento em tempo real da Praia do Norte antes de pegar a estrada.

Na região sul, precisamente no Algarve onde a beleza das praias é exuberante, a temperatura é mais amena, mas não passa muito dos 16°C, e para dar um mergulho é preciso coragem já que a água fica em torno dos 14°C.

A temperatura não é a única diferença entre Portugal e o clima com que os brasileiros estão acostumados no mês de janeiro. Para quem tira férias nesta época, pode aproveitar a baixa temporada turística de diversas cidades portuguesas, principalmente as menores, já que Lisboa e Porto são exceções e tem turistas durante o ano todo.

 

Leia também Saiba como é o Clima em Portugal em todas as estações.

 

Turismo em Janeiro

Os preços da rede hoteleira em geral ficam mais atrativos assim que as comemorações de ano novo terminam. Para viajar dentro do país, os portugueses contam com um sistema ferroviário muito eficiente. Os comboios, como são chamados os trens, funcionam bem e respeitam horários.

Em janeiro há descontos para viagens mais curtas aos fins de semana, para grupos de três a nove pessoas. É uma forma de incentivar o turismo interno e possibilidade para conhecer pedacinhos de Portugal cheios de história.

 


 

Compras

Janeiro é sem dúvida, o melhor mês para ir às compras, se o seu objetivo é economizar. Com as lojas prontas para vender os estoques que sobraram do Natal e poucos meses antes de receber novas coleções este é um período em que o comércio exibe descontos que chegam a 80%, e são descontos de verdade. Uma vantagem para quem prefere comprar em shoppings, é que em Portugal o estacionamento é de graça, independente se você compre ou não.

 

Leia também Os melhores lugares para se fazer Compras em Lisboa.

 

Sabores e aromas

Se há um aroma marcante nas ruas de Portugal no inverno é o da castanha assada na brasa. Carrinhos enchem as esquinas de fumaça e é possível sentir o aroma a distância. Um saquinho da iguaria custa em média e 3 euros com 12 castanhas, que é melhor degustada se compartilhada. Mas há outros sabores típicos de Portugal em janeiro.

É muito comum os dias santos terem algum alimento específico para ser saboreado na ocasião, é uma tradição que dura o ano todo. Em Braga, por exemplo, é possível experimentar os moletinhos de São Vicente, um pãozinho de leite muito macio e doce. Na cidade é tradição comer o doce no dia 22 de janeiro, dia de São Vicente, mas durante todo mês as doçarias e supermercados oferecem o alimento em local de destaque com lembretes convidativos “Prove nossos moletinhos de São Vicente”.

 

Festividades

Portugal em janeiro é frio e chuvoso, como já dissemos, mas isso não é motivo para ficar em casa embaixo das cobertas, muito pelo contrário. Janeiro é um mês festivo e com eventos populares divertidos e tradicionais.

No começo do mês a decoração natalina ainda enfeita as cidades dando oportunidade para quem não conseguiu ver ou não quis esperar horas na fila em dezembro.

 

Presépio Vivo

O mais famoso é o de Priscos, maior presépio ao vivo da Europa que fica em Priscos, uma freguesia de Braga. São cerca de 800 participantes que dão vida a história da época em que nasceu o menino Jesus. É um espaço com cerca de 30 mil metros quadrados e com mais de 90 cenários, com referência às culturas egípcia, judaica, romana, assíria, grega e babilônica.

Festivais em janeiro em Portugal - nacionalidade portuguesa

 

Vila de Natal de Óbidos

Localizada a cerca de 80 quilômetros de Lisboa, famosa pelas cenas natalinas e que continuam em janeiro está a Vila de Natal de Óbidos. Com duendes, renas e Pai Natal (como é chamado o Papai Noel em Portugal) tudo no cenário de uma vila medieval cercada com paredões de pedra, castelos e torres.

Menor mas não menos encantadora é a Aldeia dos Presépios, em Garfe, em Póvoa do Lanhoso. São presépios pequeninos e produzidos pelos próprios moradores, alguns utilizam bonecos de pano, de papel machê, entre outros materiais. São cenários rústicos, mas feito com o mais puro amor da comunidade.

 

Aldeia dos Presépios - nacionalidade portuguesa

 

Um evento popular e cheio de sabores que acontece em janeiro em Portugal é a Feira do Fumeiro de Montalegre. Considerado um dos maiores encontros gastronômicos da região de Trás os Montes, tem como atração principal carne de porco defumada, música tradicional e a Chega de Bois.

Na histórica cidade de Santa Maria da Feira acontece há mais de 500 anos a Festa das Fogaceiras. Uma tradição religiosa marcada pela devoção do povo a São Vicente, no dia 20 de janeiro. Meninas vestidas de branco caminham pelas ruas da cidade carregando fogaças na cabeça. A antiga tradição revive o voto feito pela comunidade ao santo padroeiro para livrar a região da peste. Conta a lenda que, durante quatro anos a tradição foi quebrada e a peste regressou. Assim, ainda hoje a população cumpre o voto e dá vida a uma das mais antigas tradições do país.

 

Leia também: Os Principais Entretenimentos em Portugal.

 

Agora que você já sabe como é Portugal em janeiro, prepare-se para viver todo encanto do país no primeiro mês do ano. Não se esqueça de colocar na mochila um par de luvas, touca, cachecol e dependendo da previsão do tempo um bom guarda-chuva.

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Martins & Oliveira - Sociedade de Advogados

Martins & Oliveira - Sociedade de Advogados

INSCREVA-SE E RECEBA NOSSAS NOVIDADES!

VIVER EM PORTUGAL COM SEUS RENDIMENTOS OU APOSENTADORIA

CONSULTORIA

ADQUIRA A SUA NACIONALIDADE PORTUGUESA

QUEM TEM DIREITO A REQUERER A NACIONALIDADE PORTUGUESA?

ACOMPANHE NOSSAS MÍDIAS!

NACIONALIDADE PORTUGUESA

Martins & Oliveira Sociedade de Advogados

A Martins & Oliveira Sociedade de Advogados é um escritório de advocacia especializado em procedimentos envolvendo Brasil e Europa (Portugal, Itália e Espanha). Os principais serviços oferecidos pelo escritório são: Assessoria para aquisição da Nacionalidade Portuguesa, Vistos de Residência e demais procedimentos em Portugal.

O objetivo do escritório é se tornar a maior fonte de conexão com a Europa.

Conheça o site do escritório: www.martinseoliveira.com.br

ONDE ESTAMOS

Onde nos encontrar

  • São Paulo, Brasil - Avenida Paulista, nº 777 - 15° andar
    +55 11 98285 0049 - 11 3099 0451
  • Rio de Janeiro, Brasil - Rua do Passeio, n° 38 - setor 2
    15° andar, Centro
    +55 21 3500 6634
  • Belo Horizonte - MG - Rua Paraíba, n° 550
    8° andar, Savassi
    +55 11 98285 0049
  • Curitiba - PR - Rua Comendador Araújo, n° 499
    10° andar, Centro
    +55 11 98285 0049
  • Porto Alegre - RS - Avenida Carlos Gomes, n° 700
    8° andar, Boa Vista
    +55 11 98285 0049
  • Lisboa, Portugal - Rua do Mar Vermelho, n° 2, 2.1

INSCREVA-SE E RECEBA NOSSAS NOVIDADES!