Data / Horário de Lisboa:

Receba nossas novidades!

NACIONALIDADE PORTUGUESA

Roteiro das Aldeias Históricas de Portugal: saiba o que visitar

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
piodao aldeias historicas de portugal - nacionalidade portuguesa

Conhecer a cidade de Pedro Álvares Cabral, visitar um castelo em estilo gótico e caminhar pelo cenário de batalhas antigas: o roteiro das aldeias históricas de Portugal é um verdadeiro mergulho no tempo, indicado para qualquer brasileiro que vem ao país, seja como visitante ou como residente. 

No artigo de hoje, você aprende mais sobre essa rota e as vilas históricas de Portugal.

 

 

O que é a rota das aldeias históricas de Portugal?

A Grande Rota das Aldeias Históricas de Portugal, também conhecida como GR22, é a melhor trilha da Europa para se fazer caminhando, de acordo com o prêmio recebido em outubro de 2019 e concedido pela European Ramblers Association.

São nada menos do que 600km de extensão, em um percurso circular conectando 12 aldeias antigas do país e cheias de história.  

A premiação levou em consideração os critérios de sustentabilidade, a qualidade da experiência fornecida ao caminhante, a qualidade do traçado da trilha, a riqueza cultural dos locais visitados e também a riqueza natural.

Mas, como nem todo mundo tem tempo e capacidade de fazer uma caminhada extensa como essa, as vilas históricas de Portugal também podem ser visitadas individualmente e de carro.

Porém, prepare-se para deixar o carro do lado de fora da vila e caminhar pelas ruazinhas tão estreitas que os veículos não conseguem passar. O importante é não perder a chance de conhecer esse verdadeiro museu a céu aberto.

 

Quais são as aldeias históricas de Portugal?

Monsanto

Monsanto foi conquistada dos mouros por ninguém menos que D. Afonso Henriques, o primeiro rei do país, e já foi considerada a mais portuguesa de todas as aldeias. Então, é claro que ela não poderia faltar no nosso roteiro das vilas históricas de Portugal.

A graça nesse local com menos de 2000 habitantes está em percorrer as ruas admirando a a arquitetura da cidade: as casas e comércios se aproveitam do terreno e usam enormes rochas como paredes ou até telhado para as construções. Uma vista inusitada e curiosa! 

 

 

Piódão

Piódão é uma aldeia com, acredite se quiser, menos de 200 habitantes, e praticamente inteira dedicada à agricultura local.

Também certificada como uma das aldeias mais típicas de Portugal, ela se destaca pelas casinhas de portas e janelas azuis voltadas para vistas deslumbrantes. Afinal, a freguesia é voltada para a Serra de Açor.

 

 

Belmonte

Foi de Belmonte que o destino do Brasil foi desenhado. Afinal, entre todas as vilas históricas de Portugal, foi aqui que nasceu ninguém menos do que Pedro Álvares Cabral. Além disso, a aldeia também foi palco da fuga dos judeus de Castela nos séculos XV e XVI e, portanto, tem o bairro judeu como uma de suas atrações e a comunidade judaica ainda muito ativa na região.

Outras atrações locais são o castelo da cidade, a torre de Centocelas, o museu interativo com a história da vila e a vista para a Serra da Estrela, que se situa a apenas 9km de distância.

 

 

Sortelha

Sortelha foi comandada por romanos, visigodos e mouros antes de ser reconquistada pelos cristãos para o povo português. Não é à toa que se tornou uma aldeia murada – a proteção era mesmo necessária!

Entre as suas atrações, estão as casas de granito antiquíssimas que compõem a vila e o castelo no ponto alto da cidade, que é de 1228.

 

 

Trancoso

Trancoso é mais uma das vilas históricas de Portugal a ser murada, talvez porque tenha sido testemunha guerras do país na tentativa de se ver independente da Espanha.

Uma boa ideia para explorar essa aldeia é visitar a muralha, o castelo local, as portas da cidade e comer as sardinhas doces, um doce conventual tradicionalmente português.

 

 

Almeida

Mais uma vila fortificada (uma das mais fortificadas do país!) no nosso roteiro das vilas históricas de Portugal. Assim como Trancoso, Almeida também foi envolvida nas guerras com a França e Espanha.

 

 

Suas muralhas são umas das coisas mais interessantes para se ver porque formam o desenho de uma estrela de 12 pontas.

 


 

Linhares da Beira

Linhares da Beira é uma vila na Serra da Estrela e, como já dissemos no post sobre essa região, é a melhor localização de Portugal para praticar parapente.

Se perca nas ruas dessa aldeia do século XII, observando as casas em estilo manuelino (também chamado de gótico português) e o castelo gótico que combina com elas.

 

 

Leia também: Serra da Estrela: a região da neve em Portugal

 

Idanha-a-velha

Se antiguidade é posto, Idanha-a-velha ganhou o direito a estar no roteiro das vilas históricas de Portugal há muito tempo: ela foi fundada em nada menos do que no século I a.C.! Ela foi de diversos povos até se tornar oficialmente cristã, 13 séculos depois da sua criação. 

 

 

As marcas dos diversos povos que passaram por lá são visíveis no povoado, das ruínas de Egitânia à catedral do tempo dos visigodos. Basta um passeio pelas ruas para ser transportado no tempo.

 

Castelo Rodrigo

Castelo Rodrigo tem por volta de 500 habitantes e muita história para contar. Passeie pelas muralhas, pelas ruínas do castelo, veja a antiga cisterna, as casinhas que se dividem entre o estilo manuelino e o árabe e, depois, termine o dia em alguma das hospedagens baratas e bonitinhas que existem no vilarejo.

 

 

Marialva

Antigamente chamada pelos árabes de Malva, a 10ª aldeia no roteiro das vilas históricas de Portugal ganhou o seu nome quando foi conquistada por D. Fernando em 1063.

 

 

Quando em Marialva, não esqueça de visitar o castelo, as ruínas da antiga casa da câmara e se perder pelas ruas.

 

Castelo Mendo

Essa aldeia antiga tinha 5 portas de entrada e 8 torres sobre as suas muralhas, para mantê-la sob observação. Porém, o terremoto de 1755 abalou também a Castelo Mendo, destruindo as torres. As portas podem ser vistas até hoje na cidade.

 

 

Aqui fica um easter egg de Castelo Mendo para você encontrar na sua viagem: reza a lenda que o rosto do prefeito da cidade, que deu nome a ela, e sua esposa estão esculpidos nas pedras de duas casas pela vila.

 

Castelo Novo

 

 

Para a última, porém não menos importante das nossas aldeias históricas de Portugal, fique de olho no castelo do local, na fonte de D. João V, que mais parece cenário de um filme medieval, e na construção da antiga câmara municipal.

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Yasmin Narcizo

Yasmin Narcizo

Brasileira em Lisboa. Redatora publicitária e estrategista de conteúdo para Marketing Digital. Curiosa, entusiasta das palavras e sempre pronta pra próxima viagem.

INSCREVA-SE E RECEBA NOSSAS NOVIDADES!

VIVER EM PORTUGAL COM SEUS RENDIMENTOS OU APOSENTADORIA

CONSULTORIA

ADQUIRA A SUA NACIONALIDADE PORTUGUESA

QUEM TEM DIREITO A REQUERER A NACIONALIDADE PORTUGUESA?

ACOMPANHE NOSSAS MÍDIAS!

NACIONALIDADE PORTUGUESA

Martins & Oliveira Sociedade de Advogados

A Martins & Oliveira Sociedade de Advogados é um escritório de advocacia especializado em procedimentos envolvendo Brasil e Europa (Portugal, Itália e Espanha). Os principais serviços oferecidos pelo escritório são: Assessoria para aquisição da Nacionalidade Portuguesa, Vistos de Residência e demais procedimentos em Portugal.

O objetivo do escritório é se tornar a maior fonte de conexão com a Europa.

Conheça o site do escritório: www.martinseoliveira.com.br

ONDE ESTAMOS

Onde nos encontrar

  • São Paulo, Brasil - Avenida Paulista, nº 777 - 15° andar
    +55 11 98285 0049 - 11 3099 0451
  • Rio de Janeiro, Brasil - Rua do Passeio, n° 38 - setor 2
    15° andar, Centro
    +55 21 3500 6634
  • Belo Horizonte - MG - Rua Paraíba, n° 550
    8° andar, Savassi
    +55 11 98285 0049
  • Curitiba - PR - Rua Comendador Araújo, n° 499
    10° andar, Centro
    +55 11 98285 0049
  • Porto Alegre - RS - Avenida Carlos Gomes, n° 700
    8° andar, Boa Vista
    +55 11 98285 0049
  • Lisboa, Portugal - Rua do Mar Vermelho, n° 2, 2.1

INSCREVA-SE E RECEBA NOSSAS NOVIDADES!