Horário de Lisboa: € Cotação: Euro Hoje

Óbidos é um daqueles lugares da Europa que mais parece cenário de filme da época medieval. A Vila de Óbidos, em Portugal, é cercada por muralhas bem conservadas, ruas de pedras, castelo e outras preciosidades cheias de história. 

obidos em Portugal - nacionalidade portuguesa
Ruas da Vila de Óbidos

Conheça Óbidos 

A cidade de Óbidos obviamente não parou no tempo, embora muitas vezes dê esta impressão aos turistas que buscam justamente uma viagem ao passado.

O município conta com cerca de 11 mil habitantes e fica localizado no distrito de Leiria, a cerca de 80 km de distância de Lisboa.

Atualmente Óbidos é uma das Cidades Criativas da Literatura reconhecida pela Unesco.

Restaurantes, bares, hotéis e pousadas recebem turistas de todo o mundo que vem conhecer de perto a cidade que já foi presente de casamento para rainhas portuguesas em séculos passados. 

Leia também: Lisboa ao Porto – Passeio de Carro

Vila de Óbidos

É na Vila de Óbidos que está o principal encanto turístico da cidade.

Um local histórico e preservado em uma das partes mais altas da cidade e cercada por uma bela e conservada muralha, na qual se pode caminhar e fazer como os antigos soldados, observar de perto e de longe a cidade lá embaixo. 

obidos casas - nacionalidade portuguesa
Vila de Óbidos vista sobre as muralhas

Muralhas

Para entrar na cidadela (esse termo é muito cinematográfico né) é preciso passar pela Porta da Vila, e isso já é uma atração e tanto. Datada do século XVII e revestida por azulejos brancos e azuis, passou por uma restauração em 2019. Os desenhos têm como temática a paixão de Cristo e se você der sorte poderá observar os detalhes ao som de música ao vivo, pois é comum haver por ali um músico com o repertório próprio para uma viagem no tempo. 

obidos cidade murada - nacionalidade portuguesa
Muralha da Vila de Óbidos

O passeio por cima das muralhas tem cerca de 2 km. De cima fica mais fácil compreender a planta da vila e a engenharia da época. De lá é possível visualizar a região do entorno e o grande aqueduto que levava a água até a parte mais alta. 

Rua Direita 

É a principal rua de Óbidos, e fica bem em frente a entrada da Vila.

obidos ruas floridas - nacionalidade portuguesa
Rua Direita em Óbidos

É impossível não se encantar com a arquitetura das casas brancas com detalhes em azul e amarelo, e revestidas com plantas coloridas que dão um charme especial as fachadas das casas, muros e palacetes. É uma rua com muitas lojas que vendem artesanato, souvenires, e outros artigos.

Dali é possível entrar em becos e voltar para ela, um bom jeito de percorrer a cidade sem se perder. 

Castelo de Óbidos

castelo de obidos - nacionalidade portuguesa
Castelo de Óbidos

Construído originalmente no século XIII pelo povo árabe, no local em que já tinha sido ocupado por lusitanos, romanos e visigodos. D. Afonso Henriques tomou este castelo por volta de 1148.

Hoje, é considerada uma das Sete Maravilhas de Portugal e atualmente funciona como pousada, por isso se você decidir passar a note na Vila de Óbidos pode muito bem ter uma note de rei ou rainha.

O Castelo e a Vila de Óbidos, de forma geral, ganharam fama por ser presente de casamento de algumas rainhas portuguesas. O lugar era oferecido como dote de casamentos reais, por isso a cidade é conhecida também como cidade das rainhas. 

Ginja de Óbidos

A Ginja de Óbidos, ou simplesmente ginjinha, é a bebida mais famosa da cidade, é feita a partir da fruta ginja, uma prima da cereja e muito comum na região central do país. É consumida como um licor, uma bebida de aperitivo. 

ginja de obidos - nacionalidade portuguesa
Ginja de Óbidos

Licorosa e doce, pode se parecer com o vinho do Porto, mas somente na aparência de coloração rubi. É possível encontrar em vários lugares para vender e consumir na hora em pequenas taças feitas de chocolate, que se pode degustar depois de tomar a bebida.  Não saia de Óbidos sem provar esta delícia típica e característica da cidade. 

Leia também: Roteiro das Aldeias Históricas de Portugal: saiba o que visitar

Livraria de Santiago 

Uma das livrarias mais incríveis e diferentes da Europa. Fica dentro de uma antiga igreja, construída por volta de 1186, por ordem de D. Sancho I.

A igreja servia ao castelo, e era usada pela família real.

Em 1755, ano do terremoto que assolou Portugal e abalou muitas edificações, a igreja ficou praticamente destruída, sendo reconstruída entre os anos de 1755 e 1778.

Atualmente, dentro da igreja, encontra-se a Livraria de Santiago. Imponente, a Igreja de Santiago fica no final da Rua Direita, a rua principal de Óbidos.

livraria santiago obidos - nacionalidade portuguesa
Livraria Santiago em Óbidos

Igreja matriz de Santa Maria

A Igreja de Santa Maria é a principal da cidade e fica localizada na praça de mesmo nome. A igreja foi erguida no século XVI e foi construída por ordem da rainha D. Leonor, esposa de D. João II. 

O casamento de D. Afonso (futuro rei D. Afonso V de Portugal) com a prima D. Isabel, quando ele tinha 10 e ela 8 anos de idade, foi celebrado na Igreja de Santa Maria.

Em 1571, a igreja estava em ruínas e foi remodelada sob ordem da rainha D. Catarina da Áustria, permanecendo assim até hoje.

Leia também: Quando viajar para Portugal 

Cidade Criativa da Literatura – Unesco 

Óbidos é a única cidade de Portugal que tem o título de Cidade Criativa da Unesco na categoria Literatura.

A cidade foi escolhida e recebeu o título em 2015, quando apresentou o projeto Vila Literária, que fomenta a atuação em rede de livrarias, e além da literatura oferecem espaço para exposições de arte, concertos, conferências e performances culturais. Por isso, a cena cultural literária na cidade é muito presente e merece ser apreciada pelos visitantes. 

 


Mercado Biológico

O Mercado Biológico fica na rua Direita, localizado no prédio de um antigo quartel de bombeiros. Lá é possível encontrar produtos biológicos e também livros de todos os tipos, inclusive livros raros e relíquias da literatura. 

Vila de Natal

Se o seu passeio acontecer próximo ao período do Natal, é possível que você tenha uma surpresa a mais. Todos os anos a cidade se transforma na Vila de Natal mais famosa de Portugal. Duendes e ajudantes de Papai Noel povoam a Vila e transformam o ambiente em um verdadeiro conto natalício. Um mercado com atrações culturais e comerciais se espalha pela cidade que recebe mais de 100 mil visitantes a cada ano. 

O Pai Natal, como é chamado o Papai Noel em Portugal, recebe os visitantes em sua casa e ouve os pedidos de Natal dos miúdos e graúdos. Para saber o período de atividade da Vila de Natal acesse: www.obidosvilanatal.pt

Agora que você já tem algumas referências do que fazer em Óbidos é só chegar e se encantar por esta cidade que já foi presente de casamento e continua até hoje arrancando suspiros de muitas noivas. 

remessa online nacionalidade portuguesa 15%

By Liliane Machado

Jornalista, formada pela Unisociesc (Blumenau/SC/Brasil) e especialista em Mídias Digitais. Cursa mestrado em Ciências da Comunicação na Universidade do Minho (Braga/Portugal) e tem experiência em TV, rádio, assessoria de imprensa e web. Mora em Portugal desde setembro/18, adora contar histórias, fazer amizades e não resiste a uma boa conversa seja com quem for: pessoas, animais, plantas e até extraterrestres.

Envie sua mensagem! Responderemos assim que possível.

SOBRE NÓS

O portal Nacionalidade Portuguesa é um canal de conteúdo exclusivo e atualizado sobre Portugal.

Para procedimentos jurídicos e administrativos, envolvendo a mudança de país, aquisição da Nacionalidade Portuguesa, vistos de residência, abertura de empresas, ou qualquer outro procedimento necessário no Brasil ou em Portugal, é indicado o escritório Martins & Oliveira Sociedade de Advogados.

A Martins & Oliveira Sociedade de Advogados é um escritório de advocacia especializado em procedimentos envolvendo Brasil e Europa, com atuação em Portugal, Itália e Espanha.

Conheça mais sobre o trabalho no site www.martinseoliveira.com.br.