Data / Horário de Lisboa:

Receba nossas novidades!

NACIONALIDADE PORTUGUESA

9 lugares incríveis para visitar em Portugal

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
caldeirao do corvo - ilha do corvo

Lugares maravilhosos, com vistas impressionantes, dignos de cenas em filmes medievais e de descansos de tela em muitos computadores. Assim é Portugal. E com tantos locais sensacionais em um só país, a Nacionalidade Portuguesa resolveu listar pelo menos 9 lugares incríveis para visitar em Portugal. De norte a sul, no litoral e no interior, buscamos aqueles mais pitorescos e com belezas exuberantes. 

 

 

Casa do Penedo – Fafe 

 

casa do penedo - nacionalidade portuguesa
Casa do penedo – www.flickr.com/photos/rpmarques/

 

O que uma casinha de pedra no alto de uma colina ao norte de Portugal pode ter de tão especial? Muita coisa. Saiba porque a Casa do Penedo está no topo da lista dos 9 lugares incríveis para visitar em Portugal.

Começamos com a história de construção, ainda na década de 1970 quando seus idealizadores a sonharam.

A família proprietária da área na zona rural de Fafe aproveitou os 4 rochedos do alto do morro como base para a construção da casa. 

A Casa do Penedo fica entre Celorico de Basto e Fafe, na freguesia de Moreira do Rei. Atualmente a casa pertence a mesma família que a construiu e é utilizada como destino de férias. Os proprietários costumam receber os visitantes curiosos que são bem-vindos a fotografar e filmar a casa de pedra. 

Curiosamente a casa não possui qualquer tipo de instalação elétrica, mesmo estando em meio a um parque eólico.

E mesmo com o apelido de “Casa dos Flintstones”, a residência não pode ser considerada primitiva.

O interior da residência é confortável e bem equipada, pois dispõe de uma lareira, janelas e portas à prova de balas e o lado externo ainda conta com uma piscina esculpida em uma das grandes pedras de granito que a cercam.

A Casa do Penedo já esteve no topo da lista dos prédios mais estranhos do planeta no site strangebuildings.com 

 

 

Gruta de Benagil – Algarve

 

grutas de benagil - nacionalidade portuguesa
Grutas de Benagil no Algarve

 

Outro lugar que merece estar na lista dos 9 lugares incríveis para visitar em Portugal é a gruta de Benagil no Algarve.

O Algar de Benagil é uma formação geológica bem diferente e que chama a atenção pelo formato e beleza. Esta gruta marinha é acessível apenas pelo mar e já figurou em listas dos lugares mais impressionantes do mundo. 

Um buraco no topo da gruta dá um charme especial ao lugar que ainda oculta uma praia no seu interior. Pelo formato diferenciado também é conhecida por “Catedral”.

 

 

As águas transparentes e a areia fina e branca são morada de uma biodiversidade marinha que atrai pesquisadores entusiasmados em ver de perto a riqueza natural do lugar.

As variadas cores da falésia que completam o visual de Benagil deixam o lugar ainda mais cheio de beleza e com uma atmosfera que convida a contemplação. 

Mas não se engane com a calmaria, as fotos mais bonitas são as que não mostram a agitação e o grande número de turistas que vem conhecer de perto o lugar, principalmente no verão. 

 

 

 

Forte de São João Baptista das Berlengas – Peniche 

 

Forte das Berlengas - nacionalidade portuguesa
Forte de Berlengas – www.berlengas.org

 

Um dos 9 lugares incríveis para visitar em Portugal mais se pareça com cenário de filme épico, é o Forte de São João Batista das Berlengas.

As Ilhas Berlengas ficam a 15 Km da Costa Oeste de Peniche, no Cabo Carvoeiro e pertence ao distrito de Leiria, região centro de Portugal. 

A região conta com a presença humana desde o ano 1000 a.C. e foi um local importante na rota marítima atlântica, que fazia ligação entre o Sul e o Norte do Continente Europeu. 

Civilizações fenícias e romanas navegaram por estas águas. Mais tarde, os portugueses passaram por ali quando iniciaram o período dos descobrimentos. 

O Forte de São João Baptista foi erguido para uso militar e sua atual configuração é de 1651. É a jia arquitetônica mais preciosa das Berlengas, tem diversos compartimentos, unidos por um corredor subterrâneo, e apontando para o mar estão onze peças de artilharia, em posições que ainda hoje podem ser vistas. 

 

 

Embora pouco conhecida turisticamente, é possível visitar a ilha e até pernoitar por lá. No entanto, é preciso se antecipar com as reservas e planejamento, pois como é uma área protegida há um número limite de visitantes diários. 

Há 3 formas de se hospedar na ilha, mas nada de alto luxo, por lá reina a simplicidade. Para que prefere um passeio menos radical, é possível fazer um bate e volta de barco a partir de Peniche. Todas as informações estão no site responsável pelas Berlengas .

 

 

 

Aldeia de Piódão – Arganil

 

Aldeia de piódão - nacionalidade portuguesa
Aldeia de Piódão

 

Quem admira ao longe a Aldeia de Piódão entende o porque dela ser chamada de “Aldeia Presépio”.

Casinhas de xisto, delicadamente coladas umas as outras, chaminés que liberam fumaça que se espalha em meio ao monte, e janelas que refletem as belas paisagens da Serra do Açor.

O período medieval fez nascer a pacata vila que até hoje funciona como se o relógio andasse mais devagar do que no resto do mundo. Localizada em Arganil, área rural de Coimbra, tem sido cada vez mais procurada por turistas que vem visitar Portugal.

O legado agrícola continua a ser o principal sustento das famílias que fazem parte dos cerca de 6 mil habitantes da Aldeia. 

Uma boa sugestão para quem visita Piódão é incluir no roteiro uma visita as aldeias vizinhas, como Foz d’Égua (6,3km) e Chãs d’Égua (4km). Esta região faz parte da rota das Aldeias Históricas de Portugal, que engloba ainda Trancoso, Castelo Novo, Monsanto,  Linhares da Beira, entre outros.

 

 

 


 

 

Vila de Loriga – Guarda 

 

vila de loriga - nacionalidade portuguesa
Vila de Loriga – www.vortexmag.net

 

Suíça portuguesa, assim é chamada a Vila de Loriga, mais um dos 9 lugares incríveis para visitar em Portugal. A localização e a formação geográfica explicam o apelido. 

A vila fica situada a 770m de altitude, rodeada por montanhas, todas com mais de 1500m de altitude, e é circulada por dois cursos de água. Pouco mais de 1 mil habitantes vivem ali, mas foram os antigos moradores os responsáveis por tornar o vale rochoso em terra fértil. 

Os socalcos e a complexa rede de irrigação tornaram Loriga uma vila promissora. É uma obra de centenas de anos, mas que ainda hoje marca a paisagem, fazendo parte do patrimônio histórico da Vila de Loriga.

No verão os visitantes vem em busca das praias fluviais e descanso em meio a natureza. Mas é no inverno quando a vila fica pintada de branco e o frio deixa a vila portuguesa ainda mais parecida com a Suíça. 

 

 

 

 

Vilarinho de Negrões – Montalegre

 

vilarinho de negroes - nacionalidade portuguesa
Vilarinho de Negrões – www.ncultura.pt

 

Mais uma vila pitoresca portuguesa, o Vilarinho de Negrões. Fica na região de Montalegre, no norte do país. As belezas naturais ficam as margens de uma barragem construída pelo homem e concluída em 1964.

O casario típico se estende a uma estreita península.

Há quem compare a paisagem de Vilarinho de Negrões com as geladas terras escocesas.

O reflexo da vila nas águas da represa e a altivez da montanha ao fundo, completam o visual cinematográfico do local que não poderia ficar de fora da lista de 9 lugares incríveis para visitar em Portugal.

Há atrações na gastronomia com bons restaurantes e alojamentos para quem que passar momentos de contemplação curtindo as manhãs calmas e silenciosas. Dependendo da época do ano é possível observar alguns mergulhões de crista e outras aves aquáticas que costumam passar o inverno por lá.

 

 

Caldeirão do Corvo – Açores 

 

caldeirao do corvo - nacionalidade portuguesa
Caldeirão do Corvo – Açores

 

A menor das ilhas dos Açores é também uma das mais enigmáticas. A Ilha do Corvo tem 6,2 quilômetros de comprimento por 3,9 de largura máxima. O vulcão já extinto é a marca registrada da paisagem. 

Lá no alto, um miradouro ajuda os visitantes a avistar a cratera onde atualmente está a lagoa com a geografia das ilhas açorianas.

O ideal para sentir de verdade a atmosfera do Caldeirão do Corvo é conhecê-la a pé. O percurso de 6 quilômetros é de estrada inclinada. O percurso apresenta abundantes palheiros em basalto utilizados pelos pastores para guardar ferramentas e ferragens. 

No interior da cratera existem duas lagoas que transmitem uma sensação insólita, semelhante a um barco que faz ondas, como se o mar que rodeia a Ilha estivesse a entrar pouco a pouco.

 

 

 

Azenhas do Mar – Sintra 

 

azenhas do mar - nacionalidade portuguesa
Azenhas do Mar – www.nit.pt

 

Uma aldeia encravada no litoral do concelho de Sintra. Tem na base uma praia mas a cereja do bolo é a piscina oceânica que dá um charme especial ao local. 

As fachadas azulejadas dão o toque português a localidade, mas que também pode ser facilmente comparada ao visual das ilhas gregas, com casinhas brancas sobrepostas avizinhadas ao mar. 

A população residente não ultrapassa os 1 mil habitantes. Degustar um dos muitos pratos de peixe fresco e mariscos são boas sugestões para apreciar com o mar ao fundo. 

Se a sua visita for durante o verão, aproveite para tomar um banho de mar e assistir a um belo e inesquecível pôr do sol. É nessa época do ano que o céu está azul, sem nuvens e pronto para ser o palco perfeito do espetáculo de fim de tarde. 

 

 

 

Mirante Cabo Girão – Ilha da Madeira

 

cabo girão - nacionalidade portuguesa
Mirante Cabo Girão – www.essential-madeira.com

 

O Cabo Girão, na Ilha da Madeira, é o maior cabo natural em Portugal, e um dos maiores da Europa, com uma verticalidade de 589 metros. A vista lá de cima é simplesmente incrível e por isso é um dos 9 lugares incríveis para visitar em Portugal.

Um miradouro com piso de vidro transparente (skywalk) completa a sensação de estar flutuando perto do céu. Lá de cima é possível avistar a base da elevação, desde Câmara de Lobos até Funchal.

O Cabo Girão é ainda um local privilegiado para a prática do parapente e base-jumping.

 

 

Esta lista poderia terminar com o número 10 dos lugares incríveis para visitar em Portugal, mas como gostamos de criar conteúdos colaborativos, deixamos um dos itens por sua conta. 

 

Para você, há algum lugar incrível para visitar em Portugal e que ficou de fora deste artigo? Esperamos o seu comentário. 

 

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Liliane Machado

Liliane Machado

Jornalista, formada pela Unisociesc (Blumenau/SC/Brasil) e especialista em Mídias Digitais. Cursa mestrado em Ciências da Comunicação na Universidade do Minho (Braga/Portugal) e tem experiência em TV, rádio, assessoria de imprensa e web. Mora em Portugal desde setembro/18, adora contar histórias, fazer amizades e não resiste a uma boa conversa seja com quem for: pessoas, animais, plantas e até extraterrestres.

INSCREVA-SE E RECEBA NOSSAS NOVIDADES!

VIVER EM PORTUGAL COM SEUS RENDIMENTOS OU APOSENTADORIA

CONSULTORIA

ADQUIRA A SUA NACIONALIDADE PORTUGUESA

QUEM TEM DIREITO A REQUERER A NACIONALIDADE PORTUGUESA?

ACOMPANHE NOSSAS MÍDIAS!

NACIONALIDADE PORTUGUESA

Martins & Oliveira Sociedade de Advogados

A Martins & Oliveira Sociedade de Advogados é um escritório de advocacia especializado em procedimentos envolvendo Brasil e Europa (Portugal, Itália e Espanha). Os principais serviços oferecidos pelo escritório são: Assessoria para aquisição da Nacionalidade Portuguesa, Vistos de Residência e demais procedimentos em Portugal.

O objetivo do escritório é se tornar a maior fonte de conexão com a Europa.

Conheça o site do escritório: www.martinseoliveira.com.br

ONDE ESTAMOS

Onde nos encontrar

  • São Paulo, Brasil - Avenida Paulista, nº 777 - 15° andar
    +55 11 98285 0049 - 11 3099 0451
  • Rio de Janeiro, Brasil - Rua do Passeio, n° 38 - setor 2
    15° andar, Centro
    +55 21 3500 6634
  • Belo Horizonte - MG - Rua Paraíba, n° 550
    8° andar, Savassi
    +55 11 98285 0049
  • Curitiba - PR - Rua Comendador Araújo, n° 499
    10° andar, Centro
    +55 11 98285 0049
  • Porto Alegre - RS - Avenida Carlos Gomes, n° 700
    8° andar, Boa Vista
    +55 11 98285 0049
  • Lisboa, Portugal - Rua do Mar Vermelho, n° 2, 2.1

INSCREVA-SE E RECEBA NOSSAS NOVIDADES!