Data / Horário de Lisboa:

Receba nossas novidades!

NACIONALIDADE PORTUGUESA

Conheça a Costa Vicentina em Portugal

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
costa vicentina Portugal - nacionalidade portuguesa

Litoral preservado, praias com visual de tirar o fôlego e mar aberto. O nosso convite é para que você conheça a Costa Vicentina em Portugal.

O litoral sul e sudoeste de Portugal é o mais procurado no verão português, um dos motivos são as águas mais quentes e praias preparadas para receber bem os turistas.

Essa bela região é o tema do nosso artigo. 

 

Onde fica a Costa Vicentina?

Para ajudar na localização vamos unir a geografia com a matemática. O mapa português se parece com um retângulo, a linha da base é o Algarve. 

A parte litorânea sudoeste do Algarve é chamada de Costa Vicentina.

A Costa Vicentina começa na faixa de litoral que compreende a área de Odeceixe a Burgau.  

 

 

Há quem considere a Costa Vicentina como parte da Costa Alentejana portuguesa.

No entanto, este artigo segue as informações contidas no site oficial do turismo nacional www.visitportugal.com, ou seja, a Costa Vicentina faz parte da região do Algarve e a Costa Alentejana, como o próprio nome diz, compreende a faixa litorânea da região do Alentejo. 

 

Melhor época para visitar a Costa Vicentina 

O período mais indicado para conhecer a Costa Vicentina é sem dúvida o verão. 

Afinal, é quando a água tem temperatura mais convidativa a banhos de mar, sobretudo nos meses de julho e agosto. 

Porém, esta também é a alta temporada e os preços em geral estão mais salgados. 

 

Como ir para a Costa Vicentina – Transportes

Apesar de haver transportes públicos que levem o visitante para conhecer a região, a melhor forma de conhecer a Costa Vicentina, é de carro. 

Dirigir em Portugal é fácil e tranquilo. As estradas são excelentes, alugar um carro é barato e vale a pena, como contamos neste artigo das Dicas para fazer uma viagem de carro por Portugal 

Se a opção escolhida for transporte público é possível chegar as principais cidades da Costa Vicentina de ônibus. As cidades que contam com mais variedade nas linhas de ônibus são Vila Nova de Milfontes, Zambujeira e Odeceixe.

Para alcançar Sagres, há uma linha de ônibus que sai da Estação 7 Rios em Lisboa, através da Rede Expressos. a viagem dura cerca de 4 horas.

 


 

As melhores praias da Costa Vicentina

A Costa Vicentina é formada por 31 praias. A seguir, uma relação das melhores e mais bonitas. 

 

Praia de Odeceixe

Localizada na foz da Ribeira de Seixe, tem um diferencial especial. Quem a frequenta pode optar por um banho de mar e logo em seguida nadar no riacho logo atrás da faixa de areia. 

Durante a maré baixa, pequenas lagoas se formam no areal extenso e fazem a alegria da criançada. 

Com acesso fácil a partir da localidade de Odeceixe, conta com estacionamento gratuito e é uma das praias mais conhecidas da Costa Vicentina. Tem opções de alojamento, restaurante e bares. 

Odeceixe conta ainda com uma infraestrutura turística completa com banheiros, vestiário e duchas públicas. 

 

Praia da Amoreira 

A Praia da Amoreira está situada na foz de um ribeirão, o que permite a escolha entre tomar um banho de água doce ou salgada. 

Tem uma extensão de areia vasta e larga, o que permite a prática de muitos esportes de areia, como frescobol, frisbee, futebol ou vôlei de praia, entre outros. 

Conta com estacionamento público e tem dois grandes restaurantes, um em cada extremidade da orla.

É possível acessar a praia da Amoreira por uma estrada a partir de Aljezur.

 

 

Praia da Arrifana

Pouco frequentada por quem não é da região, a praia da Arrifana era, até pouco tempo, praticamente desconhecida.

Nos últimos anos a abertura de escolas de surf e alojamentos locais a tornou mais procurada pelos turistas. 

 

praia de arrifana - nacionalidade portuguesa
Praia da Arrifana na Costa Vicentina

 

A vila de Aljezur, a poucos minutos de distância, é uma boa pedida para quem gosta da boa comida tradicional portuguesa.

A faixa de areia tem cerca de 700 metros, mas a orla é estreita. Ao sul está a Pedra da Agulha que se tornou um ícone da Costa Vicentina

 

 

A praia é indicada para que pratica mergulho, surf e bodyboard. A vista panorâmica da Fortaleza da Arrifana (atualmente em ruínas), chama a atenção e é no topo da arriba norte, onde a paisagem arranca suspiros.

 

Praia de Vale Figueiras

Vale Figueiras é uma praia calma e com poucos banhistas, mesmo no verão. 

O acesso não é dos mais fáceis o que talvez a torne menos movimentada. O caminho é de estrada de terra e pouco sinalizado. 

O ambiente é familiar, no entanto é uma praia com pouca estrutura turística, por isso é importante levar um lanche de casa e água. 

 

praia de vale figueiras - nacionalidade portuguesa
Praia de Vale Figueiras – www.cm-aljezur.pt/

 

Praia da Zambujeira do Mar 

 A praia é rodeada de altas falésias, e é o lugar ideal para quem procura uma praia perto de comodidades da cidade.

Muito concorrida durante o verão, a Praia da Zambujeira do Mar regista uma enorme procura pelo público jovem. 

O primeiro fim de semana de agosto é de praia lotada e em busca de agitação para participar do Festival do Sudoeste, um dos mais importantes festivais de música de Portugal.

 

praia da zambujeira do mar - nacionalidade portuguesa - costa vicentina
Praia da Zambujeira do Mar – www.visitportugal.com

 

Praia do Amado

O Amado é uma praia grande e que se estende ao longo de três vales na Costa Vicentina. Famosa pelas ondas, versáteis e diversificadas, conta com várias escolas de surf. 

A praia é tão propícia para o esporte que foi escolhida para ser o local de provas nacionais e internacionais da modalidade. 

Passarelas levam os visitantes a diferentes pontos da orla e a miradouros sobre a praia. Além de ter um belo visual a praia do Amado conta com boa infraestrutura turística, com estacionamento, área protegida do vento, além de bares de apoio.

 

 

Praias da Cordoama e do Castelejo

Cordoama e Castelejo são duas praias praticamente coladas. A estrada para chegar é a mesma, e elas tem ligação pela areia quando a maré está baixa. 

A Cordoma é uma praia vasta de encher os olhos. A visão do alto é incrível, e as trilhas nos penhascos convidam a uma caminha contemplativa. No alto do morro há um miradouro natural e a partir dele há um movimentação constante de praticantes dos saltos de parapente. 

A praia do Castelejo tem encostas verdejantes e conta com uma faixa grande de areia. Os penhascos que circundam a praia são escuros e atingem os 150 metros de altura. 

Apesar de ser uma praia calma, é mais uma das praias da Costa Vicentina muito procurada por surfistas e praticantes de bodyboard.

 

praias castelejo e cordoama - nacionalidadeportuguesa - costa vicentina
Praias de Cordoama e Castelejo – www.muchoviaje.com

 

Praia dos Alteirinhos

Considerada uma das melhores praias da costa Vicentina, para a prática de nudismo. 

A Praia dos Alteirinhos fica em um local resguardado, tem estacionamento no alto da falésia e o acesso à praia é feito por uma longa escadaria.

A estrutura turística não é das mais completas, o que a mantém um estado mais natural. É necessário levar alimentos, água ou outros itens para consumir por lá, já que a praia não conta com estrutura de restaurantes. 

 

praia dos alteirinhos - nacionalidade portuguesa - costa vicentina
Praia dos Alteirinhos – www.nit.pt

 

Praia do Tonel 

Um miradouro localizado no extremo norte da Praia do Tonel é ponto sugerido para quem quer apreciar a vista e se encantar com o visual que vai até onde os olhos alcançam.

A sugestão de horário para visitar o miradouro é no fim do dia, um pouco antes do pôr do sol, a visão é um verdadeiro espetáculo da Natureza. 

A praia é bonita e tem vizinhos importantes. Um deles é um enorme rochedo no meio do mar, o outro é a Fortaleza de Sagres. 

 

praia do tonel - nacionalidade portuguesa - costa vicentina
Praia do Tonel em Sagres

 

Fortaleza de Sagres

Uma das atrações turísticas e monumentos mais famosos da Costa Vicentina é a Fortaleza de Sagres. 

Estrategicamente erguida no local mais elevado de Sagres, foi concebida para controle da navegação marítima no eixo Atlântico-Mediterrâneo. A fundação é do século XV e está associada à figura do Infante D. Henrique. 

O conjunto edificado existente no interior da Praça de Armas inclui a Igreja de Nossa Senhora da Graça, de fundação henriquina e originalmente dedicada a Santa Maria. Uma cisterna henriquina, um antigo armazém, uma cavalariça (que atualmente abriga um auditório) e um conjunto de baterias munidas de canhões dispostas em torno de todo o monte. 

A Fortaleza de Sagres perdeu a função militar no início do século XX, quando recebeu o primeiro restauro na década de 1960.

 

fortaleza de sagres - nacionalidade portuguesa - costa vicentina
Fortaleza de Sagres

 

Gastronomia da Costa Vicentina

A gastronomia mais encontrada nos restaurantes da Costa Vicentina são aquelas com base em peixes e frutos do mar. Afinal o litoral é rico na pesca. 

Há alguns restaurantes mais requintados nas áreas mais povoadas, e outros mais simples; mas não por isso servem pratos menos saborosos. 

Como a região tem praias com falésias, os bares, restaurante e lanchonetes ficam no alto. As opções com estabelecimentos que servem a beira mar não são muito comuns. Por isso é indicado levar lanche, água e o que mais quiser consumir. 

Em Portugal não é comum vendedores ambulantes nas praias, pelo menos não como estamos acostumados no Brasil, com sanduíches, sucos, milho verde e picolés. 

Por aqui o mais comum é a venda de Bolas de Berlim (sonho de padaria), por vendedores acompanhados por suas caixas de isopor. 

Pode parecer estranho para os brasileiros que o alimento mais consumido na praia seja um doce como o sonho, mas os portugueses adoram.

 

Agora que você já tem ideia do que fazer e de onde ir na Costa Vicentina, escolha a data e marque sua viagem. Um paraíso litorâneo com natureza exuberante está a sua espera.

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Liliane Machado

Liliane Machado

Jornalista, formada pela Unisociesc (Blumenau/SC/Brasil) e especialista em Mídias Digitais. Cursa mestrado em Ciências da Comunicação na Universidade do Minho (Braga/Portugal) e tem experiência em TV, rádio, assessoria de imprensa e web. Mora em Portugal desde setembro/18, adora contar histórias, fazer amizades e não resiste a uma boa conversa seja com quem for: pessoas, animais, plantas e até extraterrestres.

INSCREVA-SE E RECEBA NOSSAS NOVIDADES!

VIVER EM PORTUGAL COM SEUS RENDIMENTOS OU APOSENTADORIA

CONSULTORIA

ADQUIRA A SUA NACIONALIDADE PORTUGUESA

QUEM TEM DIREITO A REQUERER A NACIONALIDADE PORTUGUESA?

ACOMPANHE NOSSAS MÍDIAS!

NACIONALIDADE PORTUGUESA

Martins & Oliveira Sociedade de Advogados

A Martins & Oliveira Sociedade de Advogados é um escritório de advocacia especializado em procedimentos envolvendo Brasil e Europa (Portugal, Itália e Espanha). Os principais serviços oferecidos pelo escritório são: Assessoria para aquisição da Nacionalidade Portuguesa, Vistos de Residência e demais procedimentos em Portugal.

O objetivo do escritório é se tornar a maior fonte de conexão com a Europa.

Conheça o site do escritório: www.martinseoliveira.com.br

ONDE ESTAMOS

Onde nos encontrar

  • São Paulo, Brasil - Avenida Paulista, nº 777 - 15° andar
    +55 11 98285 0049 - 11 3099 0451
  • Rio de Janeiro, Brasil - Rua do Passeio, n° 38 - setor 2
    15° andar, Centro
    +55 21 3500 6634
  • Belo Horizonte - MG - Rua Paraíba, n° 550
    8° andar, Savassi
    +55 11 98285 0049
  • Curitiba - PR - Rua Comendador Araújo, n° 499
    10° andar, Centro
    +55 11 98285 0049
  • Porto Alegre - RS - Avenida Carlos Gomes, n° 700
    8° andar, Boa Vista
    +55 11 98285 0049
  • Lisboa, Portugal - Rua do Mar Vermelho, n° 2, 2.1

INSCREVA-SE E RECEBA NOSSAS NOVIDADES!