Data / Horário de Lisboa:

Receba nossas novidades!

NACIONALIDADE PORTUGUESA

Emergência Médica em Portugal: como proceder

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
atendimento de emergencia medica em portugal

Quando nos mudamos para outro país, ou mesmo quando estamos visitando, alguns percalços de saúde podem ocorrer. Por isso é importante saber como proceder caso precise de atendimento de emergência médica em Portugal.

O atendimento médico em Portugal é pago e tem ótima qualidade em relação ao Brasil. Mas para ter direito a ele é importante estar com a documentação em dia.

Conheça mais sobre a Saúde em Portugal e como funciona o Atendimento de Emergência.

 

Saúde em Portugal

Como será a vida por lá? Essa é uma das principais perguntas que nos fazemos quando decidimos mudar de país. Essa questão vem acompanhada de vários tópicos: clima, economia, saúde, educação, transporte, etc.

Portanto, hoje vamos ajudar a responder sobre “Como é o atendimento na Saúde em Portugal?”

Em primeiro lugar, vou contar como foi a minha experiência. Mas  por outro lado, vamos entender melhor como receber atendimento médico em Portugal.

 

Situação de Emergência Médica em Portugal

Recentemente precisei de atendimento médico e não foi algo que poderia esperar.

Escorreguei na banheira, cai para o lado de fora e bati as costas no vaso sanitário, isso sim doeu. Para esclarecer, que em Portugal a maioria das casas de banho (banheiros) tem banheira, mesmo os apartamentos ou casas mais simples.

As banheiras são muito escorregadias, portanto, um tapete antiderrapante é fundamental para evitar quedas. Pois é, mas eu não usava e então a queda aconteceu e não foi suave.

Segue abaixo meu relato sobre este incidente e ao fim desta história dolorida você encontrará informações fundamentais para utilizar os serviços público de saúde em Portugal.

Meu marido ouviu o barulho (outra dica importante, nunca se tranque no banheiro, você pode precisar que alguém entre para te salvar). Quando ele chegou eu já havia levantado, mas estava meio desorientada. Ele me levou para o quarto, me ajudou a deitar e eu cheguei a desmaiar nessa hora por causa da dor. Em seguida ele ligou para o INEM (Instituto Nacional de Emergência Médica de Portugal). Anote aí, o número é 112, e equivalente aos nossos Bombeiros que atendem a este tipo de ocorrência.

Leia também sobre o plano de saúde privado em Portugal.

 

Agilidade do Atendimento de Emergência

Os paramédicos chegaram depois de uns 10 minutos, mas já havia dado tempo de eu vestir um pijama, mas nunca foi tão difícil.

Daniela e o Eduardo, foram super atenciosos e eficientes. Perguntaram o que eu estava sentindo, como havia sido a queda e se tinha alguma parte do corpo formigando. Além disso, examinaram o sangue com aqueles aparelhinhos de teste de diabete, e decidiram que precisaria imobilizar para chegar ao hospital. Posicionaram-me em uma maca com equipamentos que deixaram o corpo reto e imóvel.

Quando estávamos a caminho do hospital a Daniela pediu o meu número de Utente para adiantar o preenchimento da ficha. Meu marido estava com o documento e foi só apresentar a ela. No começo não entendia direito o termo Utente, mas é utilizado aqui para pacientes, clientes ou usuários.  Enfim, para ter o número de utente, os brasileiros que vem para Portugal precisam trazer um documento chamado PB4. Ou seja, este é emitido pelo Ministério da Saúde do Brasil. No meu caso, fiz o pedido de número de utente logo que chegamos a Portugal, no centro de saúde que fica mais próximo do meu endereço.

Leia também sobre a Saúde pública em Portugal.

 

Atendimento Médico no Hospital em Portugal

Chegando ao hospital não demorou nem 5 minutos e eu já estava sendo avaliada pela enfermeira. Enquanto isso, ela me atendeu muito bem e me colocou uma pulseirinha amarela, estipulando o grau de urgência em que o paciente deve ser atendido. Fiquei no meio termo, mas em seguida já me levaram para atendimento, me transferiram da maca para um leito, só então, que os paramédicos foram embora. Fiquei em uma sala com outras pessoas que também estavam em leitos e recebendo atendimento.

Esperando atendimento e meio assustada ainda, lembrei que atualmente, Portugal vive uma crise no setor da enfermagem. Há muitos profissionais em greve, reivindicando melhorias à classe, mas em momento algum senti qualquer tipo de falta de qualidade no atendimento. Todas as moças que me atenderam foram tranquilas e muito educadas.

 

emergencia medica em portugal
Atendimento de Emergência – www.hospitaldebraga.pt

 

Posteriormente, o médico que me atendeu era brasileiro, e contou que mora há anos em Portugal. Relatei a ele que sentia muita dor principalmente na região lombar e nas costelas. Ele pediu para que a enfermeira aplicasse uma injeção para dor e solicitou um exame de raio-X para descartar alguma fratura. O exame foi feito em uma sala próxima de onde eu estava e cerca de uma hora depois veio o resultado, nada quebrado.

O médico prescreveu um remédio oral para dor, uma pomada e muita atenção nos próximos banhos. Em suma, depois de mais ou menos umas 3 horas no hospital, fui liberada. A dor persistiu durante mais de duas semanas. A primeira foi de repouso absoluto e eu nem saí de casa, na segunda começou a aliviar. E o tapete antiderrapante só sai da banheira para ser lavado e logo volta.

Leia também sobre Como estudar Medicina em Portugal.

 

Considerações sobre o Atendimento Médico de Emergência

Como você já deve ter lido, o atendimento público de saúde é pago em Portugal, mas os preços não são absurdos.

Isso vale para todos, portugueses, brasileiros, ou outras nacionalidades.

Ou seja, é como se fosse uma co-participação em um plano de saúde no Brasil. Em outras palavras, um atendimento no hospital sai por volta de € 20. Já uma consulta no centro de saúde custa por volta de € 5.

Como no meu caso fui atendida e transportada para o hospital pelo INEM, o custo não foi cobrado, pois eles consideram que quando é emergência não precisa pagamento.

Esta foi a minha primeira experiência com o atendimento público de saúde em Portugal. Como resultado, tive sorte por não ter sido nada de grave e também por ser atendida no Hospital de Braga, ser um dos melhores do país. Em 2018 recebeu a classificação máxima de três estrelas em oito áreas clínicas, pela ERS – Entidade Reguladora de Saúde.

 

Emergência Médica em Portugal – sistema integrado

O Sistema Integrado de Emergência Médica, ou SIEM, existe desde 1981 em Portugal.

Desta maneira, um grupo de entidades atua em conjunto para prestar assistência médica às vítimas de acidente ou doença súbita.

Assim, cooperam de forma integrada as entidades: PSP, a GNR, o INEM, Bombeiros, a Cruz Vermelha de Portugal, Hospitais e Centros de Saúde.

Contudo, o INEM é o órgão do Ministério da Saúde que coordena em em Portugal, todo o Sistema Integrado de Emergência Médica.

 

Dúvidas sobre atendimento de emergência médica em Portugal

Qual o número  do atendimento de emergência em Portugal?
Ligue gratuitamente através do número 112. A chamada, os serviços e os transportes, caso necessário,  são gratuitos.
Quais informações devo passar no telefone?
Deve responder, com clareza e de forma simples ás perguntas feitas pelo atendente. Só desligue o telefone depois de ter sido indicado.
E em caso de urgência, o que fazer?
Dirija-se a um hospital. Em outras situações, informe-se no Centro de Saúde perto de sua casa.
Qual o telefone para adquirir mais informações e esclarecer dúvidas de saúde em geral?

Linha Saúde 24: 808 24 24 24 ( também utilizado para dúvidas sobre o Coronavírus – COVID-19

 


 

Passo a passo para ater atendimento médico em Portugal

Agora que você chegou até aqui e acompanhou meu caso, preste atenção no passo a passo para ter direito ao atendimento de saúde em Portugal:

PB4

O PB4 é um certificado que o governo brasileiro emite garantindo os direitos de atendimento na saúde pública em Portugal.

É preciso solicitar junto ao Ministério da Saúde, que está presente nas capitais de cada estado. Para conseguir o PB4 sugiro ligar para o posto de atendimento do Ministério Público do seu estado. Não é preciso agendar mas é bom saber os horários de atendimento, principalmente se morar longe da capital. Os documentos necessários estão abaixo, leve os originais e cópias de todos eles.

  • RG
  • CPF
  • Passaporte
  • Comprovante de residência no Brasil (no nome do solicitante)
  • No caso de dependentes, é necessário um documento que comprove o vínculo (certidão de nascimentos dos filhos menores de 21 anos ou certidão de casamento)

No meu caso fiz em Florianópolis, ficou pronto na hora, mas tive que registrar firma em cartório. Porém hoje já pode ser realizado via online, e é recomendado que seja apostilhado.

Para quem tem o Estatuto de Igualdade de Direitos e Deveres (que pode ser solicitado após seis meses morando no país) não é necessária a renovação do PB4, basta ter o número de utente no país.

O PB4 tem validade de um ano e pode ser prorrogado. Outra pessoa (que não seja marido, esposa, ou filhos) pode retirar ou solicitar renovação do PB4, para isso é necessário ter uma procuração pública.

Atenção, o PB4 é diferente de um seguro de saúde. É a partir dele que o brasileiro encaminhará outro documento em solo português, o número de utente. O PB4 garante atendimento em hospitais públicos e centros de saúde, onde o cidadão estrangeiro paga o mesmo valor que um cidadão nativo.

Como já vimos, em Portugal a saúde pública é paga. Mas sem o PB4 você pagará muito mais por uma consulta ou urgência nos hospitais privados.

 

Seguro de Viagem (privado)

O seguro de viagem é mais indicado para quem ficará menos tempo em Portugal, oferece cobertura do atendimento médico, hospitalar e odontológico de emergência em redes conveniadas e cobre todos os gastos.

Geralmente estão incluídos benefícios de translado médico, regresso sanitário e repatriamento (em caso de doença ou morte) de volta para o seu país, mas isso o PB4 não cobre.

O Seguro tem ainda, por exemplo, indenização em caso de bagagem extraviada, voos cancelados, auxílio jurídico e legal, e muitos outros benefícios.

Leia mais sobre a diferença do seguro viagem e do PB4.

 

Número de Utente

Quando chegar a Portugal, você deve procurar o Centro de Saúde mais próximo da sua residência, com o Comprovante de Morada emitido pela Junta de Freguesia, que é um documento que comprova que você realmente mora no endereço referido. Leve também o passaporte e o PB4 (originais e cópias). Ou então, é preciso ter residência em Portugal para adquirir o número de utente.

Assim, o Centro de Saúde emitirá na hora um número de utente e você passará a ter acesso aos serviços médicos do SNS nas mesmas condições que os cidadãos nacionais.

Além disso, você também pode optar por fazer um plano de saúde privado em Portugal, mas o atendimento público não deixa a desejar a um plano de saúde particular do Brasil. Concluindo, o importante é estar com a documentação em dia.

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Liliane Machado

Liliane Machado

Jornalista, formada pela Unisociesc (Blumenau/SC/Brasil) e especialista em Mídias Digitais. Cursa mestrado em Ciências da Comunicação na Universidade do Minho (Braga/Portugal) e tem experiência em TV, rádio, assessoria de imprensa e web. Mora em Portugal desde setembro/18, adora contar histórias, fazer amizades e não resiste a uma boa conversa seja com quem for: pessoas, animais, plantas e até extraterrestres.

INSCREVA-SE E RECEBA NOSSAS NOVIDADES!

VIVER EM PORTUGAL COM SEUS RENDIMENTOS OU APOSENTADORIA

CONSULTORIA

ADQUIRA A SUA NACIONALIDADE PORTUGUESA

QUEM TEM DIREITO A REQUERER A NACIONALIDADE PORTUGUESA?

ACOMPANHE NOSSAS MÍDIAS!

NACIONALIDADE PORTUGUESA

Martins & Oliveira Sociedade de Advogados

A Martins & Oliveira Sociedade de Advogados é um escritório de advocacia especializado em procedimentos envolvendo Brasil e Europa (Portugal, Itália e Espanha). Os principais serviços oferecidos pelo escritório são: Assessoria para aquisição da Nacionalidade Portuguesa, Vistos de Residência e demais procedimentos em Portugal.

O objetivo do escritório é se tornar a maior fonte de conexão com a Europa.

Conheça o site do escritório: www.martinseoliveira.com.br

ONDE ESTAMOS

Onde nos encontrar

  • São Paulo, Brasil - Avenida Paulista, nº 777 - 15° andar
    +55 11 98285 0049 - 11 3099 0451
  • Rio de Janeiro, Brasil - Rua do Passeio, n° 38 - setor 2
    15° andar, Centro
    +55 21 3500 6634
  • Belo Horizonte - MG - Rua Paraíba, n° 550
    8° andar, Savassi
    +55 11 98285 0049
  • Curitiba - PR - Rua Comendador Araújo, n° 499
    10° andar, Centro
    +55 11 98285 0049
  • Porto Alegre - RS - Avenida Carlos Gomes, n° 700
    8° andar, Boa Vista
    +55 11 98285 0049
  • Lisboa, Portugal - Rua do Mar Vermelho, n° 2, 2.1

INSCREVA-SE E RECEBA NOSSAS NOVIDADES!