Ao todo são mais de 110 parques e jardins espalhados pela capital Portuguesa. Listamos os 7 que você não pode deixar de visitar.
Que Lisboa é uma cidade cosmopolita, encantadora, cheia de eventos o ano inteiro já falamos aqui.
Mas, e o que fazer naqueles dias que você quer fugir da badalação das ruas da cidade e procurar um lugar calmo para um piquenique, ler um livro ou levar seu cachorro para passear? Pois bem, hoje trouxemos 7 parques e jardins de Lisboa e da região metropolitana para você conhecer.
Se você mora ou vai morar em Lisboa, terá tempo para conhecer mais lugares. Mas se você está de passagem, tenho certeza que após ler esse artigo você vai querer incluir ao menos 1 ou 2 parques no seu roteiro. 😉
Índice de Conteúdo do Artigo
Parques e Jardins da Região de Lisboa
Parque Urbano dos Olivais – Vale do Silêncio
Localizado entre o aeroporto de Lisboa e o Parque das Nações, essa área de 8 hectares, é arborizada e ideal para quem quer caminhar ou andar de bicicleta, com pistas sempre muito bem cuidadas. Já os que gostam de exercícios mais funcionais, o parque oferece espaço com aparelhos e também placas sugestivas de exercícios.
Silêncio e tranquilidade você certamente encontrará nesse parque, pode trazer a criançada também, o local conta com um playground, mesas para piquenique e um campo de futebol e basquete para curtir com a família e amigos.
Endereços: R. Cidade de Negage 193, Encarnação – Lisboa
Entrada gratuita
Leia também: Guia para visitar Portugal em 7 dias
Jardim Botânico Tapada da Ajuda
Muito além de um Jardim Botânico, a Tapada da Ajuda é um patrimônio natural, arqueológico e arquitetônico de Portugal.
Cercado por 100 hectares e localizado em Alcântara no interior de Lisboa, o Parque é perfeito para um passeio em meio aos jardins que une uma aula de história através das construções e monumentos que lá se encontram:
- Pavilhão de Exposição, construído em 1884 para a III Exposição Agrícola de Lisboa, de autoria do Arquiteto Pedro D Ávila;
- Anfiteatro (Auditório de Pedra) construído nos anos 40;
- Observatório Astronômico, construído em 1950 pelo astrônomo francês Faye para observação da maravilhosa estrela Argelander;
- Chalet da Rainha D. Amélia.
Miradouro situado num dos pontos mais altos da Tapada, a 135 metros de altura, lugar ideal para apreciar a vista sobre o Rio Tejo.
Já a Reserva Botânica apresenta espécies características da região, jardins, arboretos, viveiros florestais, pomares, vinhas e hortícolas. O parque ainda conta com guia para realizar percursos dentro do parque, e campos de Rugby, Futebol e Tênis que podem ser reservados para prática dos esportes.
Endereço Instituto Superior de Agronomia
Calçada da Tapada –Alcântara – Lisboa
Preço 2€ (Jardim Botânico)
Leia também: Guia Turístico de Lisboa
Parque José Gomes Ferreira
Este é o parque perfeito para as famílias que querem um espaço completo para um dia de diversão. Situado no coração de Lisboa, na região de Alvalade, possui uma área de 11 hectares. A criançada já pode ir preparada para correr e brincar no playground, jogar ping-pong, e ainda explorar a área verde que cerca o parque para praticar exercícios ou andar de bicicleta.
E para os adultos relaxarem enquanto as crianças brincam, há quiosques que servem lanches e churrasqueiras para aqueles que quiserem fazer um churrasco ou apenas um piquenique em meio ao bosque. A entrada é franca e o Parque está aberto o ano inteiro.
Endereço: Avenida Almirante Gago Coutinho, Freguesia de Alvalade
Parque Florestal de Monsanto
É o Central-Park de Lisboa.
Com mais de 900 hectares, é considerado um dos maiores parques florestais urbanos da Europa e o pulmão de Lisboa.
A vasta vegetação atrai muitas espécies de animais que habitam no parque, por isso não se espante se durante seu passeio você encontrar um esquilo ou um pica-pau lhe fazendo companhia.
Monsanto é o local que atrai lisboetas e turistas de todas as idades. Caminhar, correr, andar de bicicleta, skate ou patins e depois poder apreciar a belíssima vista sobre a cidade para a Ponte 25 de Abril e finalizar com um piquenique nos diversos locais que oferecem mesas com bancos, banheiros e lixeiras. Se você é do tipo aventureiro, Monsanto também tem de um parque de campismo e outras atividades desportivas e de recreação para adultos e crianças.
O Parque está localizado em Lisboa na região de Benfica e Monsanto, e a entrada é livre.
Jardim da Estrela
Este romântico jardim com pequenos lagos foi inaugurado na metade do século XIX. Inspirado no estilo dos jardins ingleses, é o oásis verde em meio a Lisboa, cercado por uma vegetação que ocupa uma área de 4.6 hectares. O destino ideal para aquele passeio que une exercício físico, passear no parque com as crianças, ler um livro no quiosque-biblioteca, ou apenas desfrutar do frescor em meio as árvores.
No primeiro fim de semana de cada mês, é a vez da feira Crafts&Design ocupar o espaço do Jardim com uma nova geração de artesãos e designers que apresentam e vendem decoração, acessórios e roupas handmade. No Jardim da Estrela você também encontra quiosques para pequenas refeições, um café ou um chope no fim do dia.
Endereço: Calçada da Estrela (nota: existem 5 entradas), na freguesia da Lapa
Parque dos Poetas
A 20 quilômetros de Lisboa, está a cidade de Oeiras, que pertence a região metropolitana da capital Portuguesa.
O Parque dos Poetas nasceu lá, do sonho do escritor David Mourão Ferreira e do escultor Francisco Simões de criar um espaço para homenagear os poetas portugueses e suas poesias.
Hoje é um espaço multicultural com atividades desportivas, ambientais e urbanísticas que atraem visitantes de todas as regiões.
Nos seus 22,5 hectares há muito o que encontrar: desde campo de futebol, labirinto, parques infantis e de refeições, até a famosa Ilha dos Amores, a Gruta de Camões e uma fonte Cibernética em meio ao lago. Este talvez seja o parque mais bem planejado de Lisboa. Vale a pena a visita.
Endereço: Rua A Gazeta d’Oeiras, 29, 2780-171 Oeiras
Aberto todos os dias, entrada gratuita.
Parque Marechal Carmona
Na charmosa vila de Cascais, além das belas praias e centro histórico está o Parque Marechal Carmona. Criado na década de 40, o local é um recanto para quem deseja curtir um dia em meio às árvores, lagos e campos.
Ali também se encontra a Biblioteca Municipal Infantil e Juvenil que tem acesso gratuito e está aberta de segunda à sábado. Se você pretende ir com criança, esse parque também é perfeito para se divertir no playground que é separado por faixa etária e com piso de borracha para proteção dos pequenos.
No extenso gramado, você pode estender sua toalha e fazer um piquenique ou apenas sentar para ler um livro e curtir um fim de tarde.
Aos sábados, o parque recebe o Mercado Biológico de Cascais, que oferta produtos de agricultura biológica certificada, entre eles verduras, frutas, compotas, pães e doces.
Acesso gratuito
Aberto diariamente.
Endereço: Praceta Domingos D’Avilez Av. da República.
Seja criança ou adulto, visitar parques e jardins são sempre programas que nos conectam com a natureza e com a cidade que estamos. Por isso, aproveite para conhecer mais sobre a cidade, história e cultura através de lugares como esses. Bom passeio!