Se acabou de chegar para passar o Natal em Portugal, a turismo ou recém-chegado para viver no país, saiba que não podia ter aterrissado no país em melhor hora.
Está chegando a “the most wonderful time of the year”, como diz a música de Andy Williams. E, para muitas pessoas, o Natal é realmente a melhor época do ano. É tempo de dar e receber amor e carinho, é tempo de sentir o calor das famílias e amigos que se unem ainda mais.
O Natal em Portugal é caracterizado por várias tradições, desde as mesas cheias de receitas natalinas, a união das famílias, às iluminações de natal que enfeitam casas e cidades.
Índice de Conteúdo do Artigo
Como é o Natal em Portugal?
O Natal em Portugal é celebrado com muito empenho e dedicação. Por ser uma celebração religiosa é também uma celebração familiar. Portanto, é normal reunir toda a família, e alguns amigos mais próximos, em casa de um dos familiares (normalmente na casa dos patriarcas da família).
Decorações de Natal
Os dias de celebração acontecem nos dias 24 e 25 de dezembro, mas o Natal em Portugal começa bem mais cedo. A partir de novembro, já é possível ver as montras (vitrines) das lojas com enfeites de natal, as principais ruas e praças da cidade ganham decorações extravagantes, as decorações começam a ganhar forma e o espírito natalino invade o coração de todos aqueles que acreditam e gostam do Natal.
As decorações se tornam quase um ponto turístico por si só, levando muitas pessoas às ruas para vê-las e se tornando motivo de muitas fotos.
Nas semanas que antecipam o Natal, os portugueses enfeitam as suas casas com os pinheiros de Natal. Há quem opte pelos pinheiros naturais, mas a maioria compra pinheiros artificiais que perduram de uns anos para os outros.
Mercados de Natal em Portugal
Pelos meses de novembro e dezembro, vai poder encontrar vários mercadinhos de Natal, onde a animação, o chocolate quente e o vinho aquecido (temperado com especiarias e fatias de laranja ou limão) não podem faltar.
Já nas comidas, tem de tudo um pouco: crepes, waffles, pão com chouriço, cachorros-quentes e bombocas, a versão portuguesa dos doces teta de nêga feitos com marshmallow.
São várias barraquinhas, onde encontra doçaria regional, lembranças e enfeites de Natal.
Os espetáculos de animação para as crianças são o grande chamariz de muitos mercadinhos de Natal que se realizam pelo país. É comum também encontrar atividades como patinação no gelo, carrosséis, rodas-gigantes e áreas de recreação infantil, o que torna o passeio perfeito para toda a família.
Deixamos aqui algumas sugestões de mercados de Natal em 2021:
– Wonderland Lisboa;
– Cascais Christmas Village;
– Perlim, Santa Maria da Feira;
– Vila Natal, Óbidos;
– Maior Pai Natal do Mundo, Águeda;
– Mercado de Natal, Porto;
– Cabeça Aldeia Natal, Seia.
No entanto, em todas as zonas do país, é possível encontrar os mercados de Natal.
Dias 24 e 25 de dezembro
No dia 24 de dezembro à noite, realiza-se a ceia de natal ou consoada, como muitos também chamam. É o ponto alto do Natal, onde as famílias se reúnem, partilham presentes e saboreiam todas as iguarias da cozinha tradicional portuguesa.
À meia-noite de 24 de dezembro, realiza-se a Missa do Galo, onde as famílias mais tradicionais e religiosas reúnem a família para assistirem em conjunto.
No dia 25 de dezembro, o dia de Natal, a tradição de sentar todos os elementos da família à mesa, para comer e conviver, continua.
Em Portugal, o Natal acontece na passagem do Outono para o Inverno. Mas não se preocupe com o frio. Até sabe bem!
Ceia de Natal em Portugal
A ceia em Portugal varia de acordo com a região.
Um dos protagonistas da gastronomia portuguesa do Natal é o tão famoso Bacalhau. É servido em posta cozida, com couve portuguesa, ovo e batata cozida, regados com azeite. É a refeição mais comum em todas as regiões do país.
No entanto, na região do Minho, Douro e Trás-os-Montes, o polvo também faz parte da consoada. Muitas vezes, aparece ao lado do bacalhau, servido com legumes.
Já na Beira-Alta e Baixa, para além do bacalhau, o cabrito assado ou peru recheado assado no forno também fazem parte da mesa da ceia de Natal.
No Algarve, é também comum a presença do borrego.
E quais são as típicas sobremesas de Natal em Portugal?
As sobremesas de Natal em Portugal são também protagonistas na ceia. A doçaria portuguesa já é deliciosa por si, mas no Natal ganham um sabor extra.
A lista de doces de Natal é infindável, mas vamos nomear alguns:
Fritos de Natal: Os fritos de Natal são doces tipicamente portugueses e que só são feitos no Natal. São eles: sonhos, filhoses, rabanadas, coscorões, azevias e bilharacos de abóbora ou chila. Todos eles têm uma massa e uma maneira própria de serem feitos. No final, polvilha-se com açúcar e canela e é de comer e chorar por mais.
Broa Castelar (broa de mel): A Broa Castelar é uma das principais iguarias desta época. É macia e tem um sabor intenso e bem autêntico a erva- doce, mel e canela.
Bolo Rei e Bolo Rainha: O Bolo Rei é o doce que não pode faltar na mesa de Consoada e Natal. O bolo rei é composto por frutos secos, passas e fruta cristalizada. Há quem não seja fã de todos os ingredientes, mas mesmo assim, é a estrela da mesa de Natal.
O Bolo Rainha é muito semelhante mas foram-lhe retirada as frutas cristalizadas. Surge sempre ao lado do tradicional Bolo Rei.
Aletria: Aletria e arroz-doce são dois doces muito típicos desta época. O cheiro a canela invade as cozinhas portuguesas e faz crescer água na boca.
Tronco de Natal: A famosa torta recheada, com uma cobertura de chocolate bem caprichada na apresentação, faz também parte das sobremesas de Natal em Portugal.
Pão de ló: O tradicional pão de ló também é tradição de Portugal. Se tiver oportunidade, prove o pão de ló húmido ou com creme de ovos. É delicioso. O pão de ló de Ovar é protagonista quando se fala neste doce.
Tradições de Natal em Portugal
O Natal em Portugal é festejado praticamente da mesma forma de norte a sul. Há quem coma polvo, há quem prefira o peru ou o cabrito. Mas a verdade é que a tradição é privilegiar o bacalhau na ceia de Natal, fazer a árvore de natal e reunir toda a família à mesa para comer, beber e conviver.
O azevinho, os doces de Natal, as prendas que são oferecidas na noite de 24 para 25 de dezembro, tudo isso é tradição de Natal em Portugal.
O presépio faz parte das decorações de Natal, surgindo sempre ao lado ou em baixo da árvore de Natal. Há, inclusive, lojas, shoppings ou praças que apostam fortemente em presépios com movimento e iluminados.
No entanto, há algumas tradições típicas de certas zonas do país, que vale a pena mencionar:
– Caretos de Varge (Trás-os-Montes):
Conhecida pela Festa dos Rapazes, no dia 24 de dezembro, homens mascarados com roupas de retalho coloridas (caretos), percorrem as ruas da aldeia de Varge chocalhando as mulheres, simbolizando esse ato o regresso à terra fecunda. Esta é uma tradição que celebra o retorno do sol, pois é a partir desta data que há mais horas de dia e menos à noite.
– Bananeiro de Braga:
O Bananeiro de Braga começou com uma tradição entre os mais jovens, mas hoje em dia já reúne uma multidão. Na noite de 24 de dezembro, homens e mulheres reúnem-se numa pequena taberna, ao som das suas gaitas-de-fole galegas, para comer uma banana e beber um moscatel.
– Caretos de Ousilhão:
Semelhante à festa dos Caretos de Varge, os rapazes vestem as suas misteriosas máscaras e dançam ao astro no dia 25 de dezembro, devido ao renascimento do sol.
Eventos religiosos no Natal em Portugal
A missa do Galo acontece em praticamente todas as principais igrejas do país, à meia-noite de 24 de dezembro. A expressão “Missa do Galo” é característica dos países latinos e deriva da seguinte lenda: consta que à meia-noite do dia 24 de dezembro, um galo teria cantado fortemente, como nunca ouvido de outro animal semelhante, anunciando a vinda do Messias, filho de Deus, Jesus Cristo. Desde então, a Missa do Galo realiza-se em várias regiões de Portugal e do mundo.
Em outras regiões de Portugal, como por exemplo, Bragança, Guarda e Castelo Branco, existe a tradição de queimar um madeiro no terreno da igreja durante a noite. Essa grande fogueira tem como objetivo ser um ponto de encontro para reunir amigos e vizinhos e desejar um Feliz Natal.
Se está de passagem por Portugal ou vem viver para o país, não podia ter chegado em melhor altura. Aproveite este espírito natalino para conhecer as várias cidades do país, as suas tradições, iguarias e costumes. Visite os mercadinhos de Natal e não se esqueça de provar o vinho aquecido e comer uma fatia de bolo rei. Pela sua viagem, compre uma lembrança aos seus familiares e amigos mais próximos como sinal de carinho, amor e união. Afinal, esta é uma época em que todos os sentimentos positivos são enaltecidos. Aproveite!
Vocabulário de Natal e o ato de presentear
Por aqui, o Papai Noel ganha o nome de Pai Natal, mas a figura do homem de barba branca e roupa vermelha é a mesma.
Já os presentes são chamados de prendas ou prendinhas, no caso de ser apenas uma lembrancinha. E se perguntarem a você se “é para oferta?”, significa que o vendedor quer saber se a compra está sendo feita para dar a alguém.
Nesse caso, eles embrulham em embalagens mais bonitas, próprias para presentar.
Porém, os portugueses não são grandes consumistas e nem se apegam a presentes caríssimos: para eles, o gesto vale mais do que o presente em si. Por isso, é comum presentear amigos e familiares com chocolates, apenas para mostrar que você é querido e foi lembrado.