Lugares maravilhosos, com vistas impressionantes, dignos de cenas em filmes medievais e de descansos de tela em muitos computadores. Assim é Portugal. E com tantos locais sensacionais em um só país, a Nacionalidade Portuguesa resolveu listar alguns dos lugares para conhecer em Portugal.
De norte a sul, no litoral e no interior, buscamos aqueles mais pitorescos e com belezas exuberantes.
Índice de Conteúdo do Artigo
Casa do Penedo – Fafe
O que uma casinha de pedra no alto de uma colina ao norte de Portugal pode ter de tão especial? Muita coisa. Saiba porque a Casa do Penedo está no topo da lista dos lugares para conhecer em Portugal.
Começamos com a história da construção, ainda na década de 1970, quando seus idealizadores a sonharam.
A família proprietária da área na zona rural de Fafe aproveitou os 4 rochedos do alto do morro como base para a construção da casa.
A Casa do Penedo fica entre Celorico de Basto e Fafe, na freguesia de Moreira do Rei. Atualmente a casa pertence à mesma família que a construiu e é utilizada como destino de férias. Os proprietários costumam receber visitantes curiosos que são bem-vindos a fotografar e filmar a casa de pedra.
Curiosamente a casa não possui qualquer tipo de instalação elétrica, mesmo estando em meio a um parque eólico.
E mesmo com o apelido de “Casa dos Flintstones”, a residência não pode ser considerada primitiva.
O interior da residência é confortável e bem equipada, pois dispõe de uma lareira, janelas e portas à prova de balas e o lado externo ainda conta com uma piscina esculpida em uma das grandes pedras de granito que a cercam.
A Casa do Penedo já esteve no topo da lista dos prédios mais estranhos do planeta no site strangebuildings.com
Gruta de Benagil – Algarve
Outro lugar que merece estar na lista dos lugares para conhecer em Portugal é a gruta de Benagil no Algarve.
O Algar de Benagil é uma formação geológica bem diferente e que chama a atenção pelo formato e beleza. Esta gruta marinha é acessível apenas pelo mar e já figurou em listas dos lugares mais impressionantes do mundo.
Um buraco no topo da gruta dá um charme especial ao lugar que ainda oculta uma praia no seu interior. Pelo formato diferenciado também é conhecida por “Catedral”.
As águas transparentes e a areia fina e branca são morada de uma biodiversidade marinha que atrai pesquisadores entusiasmados em ver de perto a riqueza natural do lugar.
As variadas cores da falésia que completam o visual de Benagil deixam o lugar ainda mais cheio de beleza e com uma atmosfera que convida à contemplação.
Mas não se engane com a calmaria, as fotos mais bonitas são as que não mostram a agitação e o grande número de turistas que vêm conhecer de perto o lugar, principalmente no verão.
Forte de São João Baptista das Berlengas – Peniche
Um dos lugares para conhecer em Portugal mais se parece com cenário de filme épico, é o Forte de São João Baptista das Berlengas.
As Ilhas Berlengas ficam a 15 Km da Costa Oeste de Peniche, no Cabo Carvoeiro e pertencem ao distrito de Leiria, região centro de Portugal.
A região conta com a presença humana desde o ano 1000 a.C. e foi um local importante na rota marítima atlântica, que fazia ligação entre o Sul e o Norte do Continente Europeu.
Civilizações fenícias e romanas navegaram por estas águas. Mais tarde, os portugueses passaram por ali quando iniciaram o período dos descobrimentos.
O Forte de São João Baptista foi erguido para uso militar e sua atual configuração é de 1651. É a jóia arquitetônica mais preciosa das Berlengas, tem diversos compartimentos, unidos por um corredor subterrâneo, e apontando para o mar estão onze peças de artilharia, em posições que ainda hoje podem ser vistas.
Embora pouco conhecida turisticamente, é possível visitar a ilha e até pernoitar por lá. No entanto, é preciso se antecipar com as reservas e planejamento, pois como é uma área protegida há um número limite de visitantes diários.
Há 3 formas de se hospedar na ilha, mas nada de alto luxo, por lá reina a simplicidade. Para quem prefere um passeio menos radical, é possível fazer um bate e volta de barco a partir de Peniche. Todas as informações estão no site responsável pelas Berlengas.
Aldeia de Piódão – Arganil
Quem admira ao longe a Aldeia de Piódão entende o porquê dela ser chamada de “Aldeia Presépio” e deve estar na lista de lugares para conhecer em Portugal.
Casinhas de xisto, delicadamente coladas umas às outras, chaminés que liberam fumaça que se espalha em meio ao monte, e janelas que refletem as belas paisagens da Serra do Açor.
O período medieval fez nascer a pacata vila que até hoje funciona como se o relógio andasse mais devagar do que no resto do mundo. Localizada em Arganil, área rural de Coimbra, tem sido cada vez mais procurada por turistas que vêm visitar Portugal.
O legado agrícola continua a ser o principal sustento das famílias que fazem parte dos cerca de 6 mil habitantes da Aldeia.
Uma boa sugestão para quem visita Piódão é incluir no roteiro uma visita às aldeias vizinhas, como Foz d’Égua (6,3km) e Chãs d’Égua (4km). Esta região faz parte da rota das Aldeias Históricas de Portugal, que engloba ainda Trancoso, Castelo Novo, Monsanto, Linhares da Beira, entre outros.
Vila de Loriga – Guarda
Suíça portuguesa, assim é chamada a Vila de Loriga, mais um dos lugares para conhecer em Portugal. A localização e a formação geográfica explicam o apelido.
A vila fica situada a 770m de altitude, rodeada por montanhas, todas com mais de 1500m de altitude, e é circulada por dois cursos de água. Pouco mais de 1 mil habitantes vivem ali, mas foram os antigos moradores os responsáveis por tornar o vale rochoso em terra fértil.
Os socalcos e a complexa rede de irrigação tornaram Loriga uma vila promissora. É uma obra de centenas de anos, mas que ainda hoje marca a paisagem, fazendo parte do patrimônio histórico da Vila de Loriga.
No verão os visitantes vêm em busca das praias fluviais e descanso em meio a natureza. Mas é no inverno quando a vila fica pintada de branco e o frio deixa a vila portuguesa ainda mais parecida com a Suíça.
Vilarinho de Negrões – Montalegre
Mais uma vila pitoresca portuguesa, o Vilarinho de Negrões. Fica na região de Montalegre, no norte do país. As belezas naturais ficam às margens de uma barragem construída pelo homem e concluída em 1964.
O casario típico se estende a uma estreita península.
Há quem compare a paisagem de Vilarinho de Negrões com as geladas terras escocesas.
O reflexo da vila nas águas da represa e a altivez da montanha ao fundo, completam o visual cinematográfico do local que não poderia ficar de fora da lista dos lugares para conhecer em Portugal.
Há atrações na gastronomia com bons restaurantes e alojamentos para quem que passar momentos de contemplação curtindo as manhãs calmas e silenciosas. Dependendo da época do ano é possível observar alguns mergulhões de crista e outras aves aquáticas que costumam passar o inverno por lá.
Caldeirão do Corvo – Açores
A menor das ilhas dos Açores faz parte dos lugares para conhecer em Portugal por ser uma das mais enigmáticas. A Ilha do Corvo tem 6,2 quilômetros de comprimento por 3,9 de largura máxima. O vulcão já extinto é a marca registrada da paisagem.
Lá no alto, um miradouro ajuda os visitantes a avistar a cratera onde atualmente está a lagoa com a geografia das ilhas açorianas.
O ideal para sentir de verdade a atmosfera do Caldeirão do Corvo é conhecê-la a pé. O percurso de 6 quilômetros é de estrada inclinada. O percurso apresenta abundantes palheiros em basalto utilizados pelos pastores para guardar ferramentas e ferragens.
No interior da cratera existem duas lagoas que transmitem uma sensação insólita, semelhante a um barco que faz ondas, como se o mar que rodeia a Ilha estivesse a entrar pouco a pouco.
Azenhas do Mar – Sintra
Uma aldeia encravada no litoral do concelho de Sintra. Tem na base uma praia, mas a cereja do bolo é a piscina oceânica que dá um charme especial ao local e o coloca na lista de lugares para conhecer em Portugal.
As fachadas azulejadas dão o toque português à localidade, mas que também pode ser facilmente comparada ao visual das ilhas gregas, com casinhas brancas sobrepostas vizinhas ao mar.
A população residente não ultrapassa os 1 mil habitantes. Degustar um dos muitos pratos de peixe fresco e mariscos são boas sugestões para apreciar com o mar ao fundo.
Se a sua visita for durante o verão, aproveite para tomar um banho de mar e assistir a um belo e inesquecível pôr do sol. É nessa época do ano que o céu está azul, sem nuvens e pronto para ser o palco perfeito do espetáculo de fim de tarde.
Mirante Cabo Girão – Ilha da Madeira
O Cabo Girão, na Ilha da Madeira, é o maior cabo natural em Portugal, e um dos maiores da Europa, com uma verticalidade de 589 metros. A vista lá de cima é simplesmente incrível e por isso é um dos lugares para conhecer em Portugal.
Um miradouro com piso de vidro transparente (skywalk) completa a sensação de estar flutuando perto do céu. Lá de cima é possível avistar a base da elevação, desde Câmara de Lobos e Funchal.
O Cabo Girão é ainda um local privilegiado para a prática do parapente e base-jumping.
Monumento Natural das Pegadas de Dinossauros – Ourém/Torres Novas
No local onde hoje se encontra o Monumento Natural das Pegadas de Dinossauros funcionava uma pedreira até 1994, quando foram descobertas as pegadas de dinossauro no local. Por alguns anos foram feitos diversos estudos paleontológicos, e em 1997 o monumento abriu para visitação.
Este lugar está na lista de lugares para conhecer em Portugal, porque são mais de 1000 pegadas de dinossauros saurópodes (herbívoros de pescoço longo e cabeça pequena) nas trilhas de 175 milhões de anos, quando a Europa ainda era ligada na América do Norte, no supercontinente Pangeia.
O monumento está localizado nos municípios de Ourém e Torres Novas e fica perto de Fátima, as visitas acontecem de terça a domingo e custam 3€ para adultos e 2€ para crianças até 12 anos.
As pedras parideiras – Arouca
Este fenômeno geológico, é um dos lugares para conhecer em Portugal mais inusitados desta lista, já que ele só acontece aqui e na China. Ele encontra-se na aldeia de Castanheira, concelho de Arouca, e estende-se por cerca de 1km2, e é descrito pelos locais como “a pedra que pare pedra”.
O fato acontece em rochas graníticas que possuem nódulos (de 1 a 12 centímetros) de cor mais escura, e por efeito da erosão natural das rochas eles soltam da ‘rocha mãe’ deixando nela uma camada em baixo relevo.
Na tradição ancestral da região as Pedras Parideiras simbolizam a fertilidade, onde acredita-se que dormir com uma pedra parideira debaixo da almofada aumenta a fertilidade.
Para visitas pode se dirigir ao Centro de Interpretação das Pedras Parideiras onde especialistas explicam mais sobre a história e as características geológicas do fenômeno. O centro funciona diariamente, das 09:30 às 12:30 e das 14:00 às 17:00, a visita ao afloramento das pedras é gratuita.
Maior ponte pedonal suspensa do mundo – Arouca
Também localizada no concelho de Arouca, a ‘Ponte 516’, é a maior ponte pedonal suspensa do mundo, com 516 metros de comprimento e 175 metros de elevação, ela foi inaugurada em julho de 2020.
Ela é um dos lugares para conhecer em Portugal, porque dela terá uma vista deslumbrante sobre a Garganta do Paiva e a Cascata das Aguieiras, ambos geossítios do território UNESCO Arouca Geopark.
Para amantes da natureza, esta é uma experiência que ficará na memória, onde será presenteado pela paz do som das águas. Os valores da visita são: Normal – 12€, Estudante – 10€ e Sénior (+65 anos) – 10€, e dão direito a percorrer também os 8 quilômetros dos premiados Passadiços de Paiva.
Vila de Sistelo, a Tibete portuguesa – Parque do Gerês
Situada no extremo norte de Portugal, no Parque Nacional da Peneda-Gerês, mais precisamente no município de Arcos de Valdevez, esta é uma das aldeias vencedoras das 7 maravilhas de Portugal.
O reconhecimento como “a Tibete portuguesa” vem por conta dos socalcos usados pela agricultura local, uma prática comum de cultivo para terrenos muito inclinados típica desta região autônoma da China, fazendo deste um dos lugares para conhecer em Portugal.
Além de observar os socalcos, na Vila do Sistelo você pode também passear pelos passadiços que atraem diversos turistas para o local, e também aproveitar o clima típico de uma aldeia portuguesa com ruas com pedras grandes, carros de bois, moinhos, lavadouros e espigueiros.
Outro local importante da aldeia é o palácio de finais do século XIX onde viveu Manuel António Gonçalves Roque, o Visconde de Sistelo. Que foi um comerciante de sucesso no Brasil e aplicou a sua fortuna na construção de um palácio revivalista quando voltou para a sua aldeia.
Capela do Senhor da Pedra
Mais um dos lugares para conhecer em Portugal inusitados é esta capela de estilo barroco/rococó que foi erguida em 1686 nas rochas sob o mar, no areal da praia de Miramar, também conhecida como praia do Senhor da Pedra.
Acredita-se que a origem do culto na Capela do Senhor da Pedra possa ter origem em um antigo culto pagão, de carácter naturalista, dos povos pré-cristãos, que veneravam divindades em plena natureza, tendo posteriormente sido convertido ao Cristianismo.
Por sua localização próxima ao mar, a capela é um ótimo ponto para aproveitar o pôr do sol. Olhando da areia o cenário também é incrível, e quando a maré está cheia a capela fica literalmente no meio do mar.
Também não se pode deixar de fora a praia onde a capela está localizada, já reconhecida pela European Best Destinations em 2015, a praia conta com ótima infra-estrutura para turistas e é um ótimo lugar para praticar esportes náuticos como o surf e o bodyboard.
Moinhos da Apúlia – Esposende
Localizados no norte de Portugal, entre Póvoa do Varzim e Esposende, os moinhos foram originariamente construídos para moer cereais, especialmente milho. Eles foram ali construídos em linha reta, para aproveitarem os fortes ventos da costa.
Os moinhos são edificados em pedra xisto, e tem planta circular. Eles se encontram na lista de lugares para conhecer em Portugal porque atualmente são habitações de veraneio disputadas por turistas estrangeiros e portugueses.
Pode também caminhar no passadiço de 7 quilômetros que passa ao lado dos moinhos e aproveitar para tirar muitas fotos. Por estarem na praia, esta é também uma ótima localização para ver o pôr do sol.
Cristo Rei – Almada
Para quem estiver na região de Lisboa, um dos lugares para conhecer em Portugal que devem estar na sua lista é o Cristo Rei, um monumento religioso localizado na freguesia de Pragal, concelho de Almada.
O santuário está na altitude de 133 metros, e fica à beira do Rio Tejo, presenteando os seus visitantes com um miradouro com vista exuberante da Ponte 25 de Abril e de grande parte do centro da cidade de Lisboa.
A estátua do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, inspirou o Cardeal-Patriarca de Lisboa Dom Manuel Gonçalves Cerejeira a construir um monumento similar em 1934, após uma visita à, então, capital do Brasil.
O monumento teve o início da sua construção em 1949 e foi inaugurado 10 anos depois, e foi planejado como agradecimento a Portugal não ter participado da Segunda Guerra Mundial, estando desde então admirando os belos contornos de Lisboa.
Para visitar o parque que fica aos pés do Cristo Rei a entrada é gratuita, já para ir ao mirante o preço é de 6€ para maiores de 12 anos e 2,50€ para crianças entre 8 e 12 anos.
Esta foi nossa lista de lugares para conhecer em Portugal, você tem mais algum lugar para acrescentar? Não se esqueça de deixar aqui nos comentários.