Mas há vários fatores e desdobramentos que indicam o porque Portugal foi pioneiro nas grandes navegações. E é isto o que vamos mostrar neste artigo. Boa leitura.
Índice de Conteúdo do Artigo
Quando foi a época das grandes navegações?
A época das grandes navegações ocorreu entre os séculos XV e XVII. Durante este período, as potências europeias embarcaram em expedições para explorar novos territórios, estabelecer rotas comerciais e difundir a religião. Estas viagens resultaram na descoberta de novas terras, incluindo América, e na expansão das economias europeias.
Quais as razões que levaram Portugal a ser pioneiro nas grandes navegações?
Existem várias razões que explicam por que Portugal foi líder neste período de descobertas e explorações. Algumas dessas razões incluem:
Posição geográfica privilegiada
Portugal possuía uma posição geográfica privilegiada, situada no extremo ocidental da Europa, o que lhe permitiu ter acesso ao Atlântico e ao mar Mediterrâneo. Isso tornou Portugal num ponto de partida ideal para as viagens marítimas, já que os exploradores puderam aproveitar os ventos alísios e as correntes oceânicas para chegar a outros continentes. Este foi um dos fatores principais, que ajudou em solidificar a ideia do porque Portugal foi pioneiro nas grandes navegações.
Investimento em tecnologia náutica
A ciência náutica desempenhou um papel crucial em porque Portugal foi pioneiro nas grandes navegações: com a evolução da arquitetura naval, cartografia, navegação astronômica, instrumentos de navegação e técnicas de navegação permitindo aos navegadores portugueses explorar e estabelecer rotas comerciais bem-sucedidas ao redor do mundo.
A arquitetura naval portuguesa desempenhou um papel importante na época das grandes navegações. As embarcações portuguesas eram projetadas para suportar viagens de longa duração e condições climáticas adversas. Além disso, a cartografia portuguesa evoluiu rapidamente durante este período, permitindo aos navegadores uma compreensão mais precisa dos territórios explorados.
A navegação astronômica também desempenhou um papel importante na navegação portuguesa. Os navegadores utilizavam o astrolábio e outros instrumentos para determinar sua posição na Terra, permitindo-lhes planejar rotas mais eficientes. Além disso, a bússola e o quadrante foram outros instrumentos de navegação importantes desenvolvidos pelos portugueses.
A técnica de navegação dos portugueses também evoluiu rapidamente durante este período. A utilização de rotas comerciais eficientes e a descoberta de novas rotas permitiram aos portugueses expandir seu comércio e influência ao redor do mundo. Além disso, a navegação ao longo das costas africanas e da América do Sul requereu técnicas de navegação avançadas, incluindo a medição de correntes marítimas e a previsão de condições climáticas.
Quais os principais instrumentos náuticos criados ou melhorados por Portugal?
Os portugueses inventaram alguns dos instrumentos náuticos mais importantes da época das grandes navegações. Aí , um dos motivos do porque Portugal foi pioneiro nas grandes navegações.
Aqui estão alguns dos instrumentos náuticos mais importantes e seus usos:
Bússola: a bússola foi inventada na China, mas os portugueses foram os primeiros a usá-la para fins náuticos. A bússola foi utilizada para determinar a direção da navegação.
Astrolábio: o astrolábio foi inventado por Hipparchus, mas os portugueses foram os primeiros a usá-lo para fins náuticos. O astrolábio era usado para medir a altura do sol e das estrelas, determinando assim a latitude da nave.
Quadrante: o quadrante era usado para medir a altitude do sol e determinar a latitude da nave.
Leme: o leme foi utilizado para controlar a direção da nave.
Âncora: a âncora foi utilizada para manter a nave estável e parada na água.
Quais foram as embarcações criadas ou melhoradas por portugueses durante as grandes navegações?
Durante a época das grandes navegações, os portugueses criaram ou melhoraram vários tipos de embarcações. Aqui está uma lista de algumas das embarcações mais importantes e sua finalidade:
Caravela: a caravela era uma embarcação leve e ágil, projetada para a exploração e navegação em águas desconhecidas. Era uma das embarcações mais utilizadas pelos navegadores portugueses durante a época das grandes navegações.
Nau: a nau era uma embarcação grande e pesada, projetada para transportar mercadorias e passageiros em viagens transoceânicas.
Galeão: o galeão era uma embarcação de guerra e comércio, equipada com canhões e utilizada para proteger as rotas comerciais portuguesas.
Barco-patacho: o barco-patacho era uma embarcação de menor porte, utilizada para transportar mercadorias e passageiros em viagens curtas.
Brigue: o brigue era uma embarcação de dois mastros, utilizada tanto para a navegação comercial quanto para a exploração.
Carraca: a carraca era uma embarcação pesada utilizada principalmente para transportar mercadorias.
Barcas: as barcas eram embarcações de menor porte, utilizadas para transporte de pessoas e cargas em rios e costas.
Barinéis: os barinéis eram embarcações pequenas e ágeis, utilizadas para transportar passageiros e cargas curtas na costa.
foto de uma caravela portuguesa.
Política expansionista
A política expansionista de Portugal também foi importante para sua liderança nas Grandes Navegações. O país queria ampliar suas fronteiras comerciais e expandir seu poder e influência política, o que fez com que investisse fortemente nas viagens marítimas e na exploração de novos territórios.
Os marcos das viagens marítimas portuguesas
Durante o período das Grandes Navegações, Portugal realizou diversas viagens marítimas que marcaram a história da humanidade. Algumas dessas viagens incluem:
Viagem de Vasco da Gama
Em 1498, Vasco da Gama partiu de Portugal com a missão de chegar à Índia, passando pelo Cabo da Boa Esperança. Esta viagem foi fundamental para a expansão comercial portuguesa, já que abriu uma nova rota para o comércio com a Ásia, possibilitando a Portugal controlar grande parte das trocas comerciais entre a Europa e a Ásia.
Viagem de Pedro Álvares Cabral
Em 1500, Pedro Álvares Cabral partiu em busca de novas rotas comerciais para a Ásia, tendo descoberto acidentalmente o Brasil. Esta descoberta foi importante para Portugal, já que o país passou a controlar a exploração e o comércio com a América do Sul.
Viagem de Fernão Magalhães
Em 1519, Fernão Magalhães partiu de Portugal em busca de uma rota para as Índias, tendo dado a volta ao mundo. Esta viagem foi importante para a compreensão da geografia do mundo, já que permitiu conhecer novas terras e culturas.
Lista com as principais conquistas portuguesas durante as grandes navegações:
Conquista de Ceuta (1415): Portugal conquista a cidade marroquina de Ceuta, marcando o início da sua expansão marítima no século XV.
Redescobrimento de Porto Santo (1418): O navegador português João Gonçalves Zarco redescobre a Ilha de Porto Santo.
Redescobrimento da Ilha da Madeira (1418): O navegador português Tristão Vaz Teixeira redescobre a Ilha da Madeira.
Dobrar o Cabo do Bojador (1434): O navegador português Gil Eanes consegue dobrar o Cabo do Bojador na costa do Saara Ocidental na África Noroeste.
Descoberta do Rio do Ouro (1435-1436): O navegador português Afonso Gonçalves Baldaia descobre o Rio do Ouro após ultrapassar o Trópico de Câncer na costa noroeste da África.
Chegada ao Cabo Branco (1441): Uma expedição marítima portuguesa chega ao Cabo Branco no norte da atual Mauritânia.
Descoberta da Guiné-Bissau (1444-1446): Nuno Tristão e Álvaro Fernandes, navegadores e exploradores portugueses, chegam à Guiné-Bissau.
Descoberta do Arquipélago de Cabo Verde (1456): O navegador veneziano Luís de Cadamosto, a serviço da coroa portuguesa, descobre o arquipélago de Cabo Verde perto da costa da África Ocidental.
Descoberta das Outras Ilhas de Cabo Verde (1460): O navegador e explorador português Diogo Gomes descobre outras ilhas de Cabo Verde que não foram descobertas por Luís de Cadamosto.
Descoberta de São Tomé e Príncipe (1470): Pero Escobar e João de Santarém, navegadores portugueses, descobrem o arquipélago de São Tomé e Príncipe na costa equatorial ocidental da África Central.
Comando do Programa de Conquistas Marítimas (1474): O Infante português D. Henrique assume o comando do programa de conquistas marítimas do reino.
Início do Tráfico de Escravos Africanos (1483): O navegador português Diogo Cão chega à foz do Rio Congo e dá início ao tráfico de escravos africanos.
1487: os portugueses passam pela primeira vez pelo Cabo da Boa Esperança (extremo sul da África) e entram em águas do Oceano Índico.
1498: o navegador Vasco da Gama navega pela costa leste da África, chegando às Índias (grande objetivo do programa marítimo português).
1500: a esquadra de Pedro Álvares Cabral chega ao Brasil.
1501: o navegador português Gaspar Corte-Real descoberta Terranova (atualmente Terra Nova, Canadá).
1505-1513: o navegador português Francisco Serrão e o explorador português António de Abreu estabelecem feitorias (postos comerciais) nas ilhas das Molucas (Indonésia).
1510: o navegador português Afonso de Albuquerque conquista Goa (Índia) e estabelece a presença portuguesa na Índia.
1511: o navegador português Tomé Pires estabelece uma feitoria na ilha de Malaca (Malásia).
1515: o navegador português Jorge Álvares chega ao território chinês.
1519-1522: a expedição marítima do navegador português Fernão Magalhães dá a volta ao mundo, estabelecendo a presença portuguesa na Oceania e na América do Sul.
1557: o navegador português Duarte Lopes chega à ilha de Timor (Indonésia).
Quais foram os países descobertos por Portugal durante as grandes navegações?
Durante as grandes navegações, Portugal descobriu e fundou colônias em vários países ao redor do mundo, incluindo:
Brasil
Angola
Moçambique
Cabo Verde
Guiné-Bissau
São Tomé e Príncipe
Ilhas de Porto Santo e Madeira (no arquipélago da Madeira)
Ilhas dos Açores
Ilhas Canárias (Espanha)
Ilhas Fidji (Oceania)
Ilhas Molucas (Indonésia)
Timor-Leste
Goa (Índia)
Sri Lanka
Macau (China)
Hormuz (no Golfo Pérsico)
Ilhas de Zanzibar (Tanzânia)
Ilhas de Mozambique (no Canal de Moçambique)
Esses países formam o que é conhecido como Império Português, que se estendia por grande parte do mundo e era o maior império comercial da época. O papel do país europeu e a sua capacidade de fundar colônias em todo o mundo é um dos motivos porque Portugal foi pioneiro nas grandes navegações.
O legado das Grandes Navegações para Portugal e o mundo
As Grandes Navegações tiveram um impacto significativo tanto para Portugal como para o mundo. Alguns dos principais legados incluem:
Expansão comercial e econômica
As viagens marítimas permitiram a Portugal expandir seu comércio e sua economia, fortalecendo sua posição como potência naval e comercial. Além disso, a descoberta de novos territórios e culturas possibilitou a troca de bens e conhecimentos entre diferentes partes do mundo.
Conhecimento geográfico e cultural
As viagens marítimas também foram importantes para o conhecimento geográfico e cultural, já que permitiram aos europeus conhecer novas terras e culturas, ampliando sua compreensão do mundo. Além disso, a descoberta de novos territórios e culturas possibilitou a troca de bens e conhecimentos entre diferentes partes do mundo.
Fortalecimento político e militar
As viagens marítimas também fortaleceram o poder político e militar de Portugal, já que o país passou a controlar grandes extensões de terras e a manter relações comerciais e políticas com outros países. Além disso, o fortalecimento da posição de Portugal permitiu ao país expandir sua influência política e militar.