Que o Brasil é o país do samba, do futebol e do Carnaval, todos já sabem. Mas o fato é que não só em terras tupiniquins essa festa popular faz sucesso. O Carnaval em Portugal é apreciado de Norte a Sul do país, pois as tradições foliãs são marca registrada e, há quem diga, que foram os portugueses que levaram essas tradições ao Brasil.
Leia o conteúdo por completo para entender como é o Carnaval em Portugal, quando e onde ocorre o Carnaval em 2023 em terras lusitanas, se há feriado nesses dias, dentre outras curiosidades.
Índice de Conteúdo do Artigo
Como é o carnaval em Portugal?
Talvez os desfiles de ruas, com grande participação das comunidades, associações e população no geral, sejam o maior destaque desse período do ano.
Assim, quem passeia pelas avenidas consegue ver os famosos carros alegóricos, crianças, adultos e idosos trajando fantasias, música popular portuguesa, música tradicional, além dos carrinhos de venda de doces e quitutes em geral.
Até mesmo as Câmaras Municipais de cada cidade acabam divulgando em seus websites ou em forma de material publicitário toda a programação prevista para o Carnaval. Por isso, não há desculpa para não entrar na festa.
Também chamado de Entrudo, porque é o ciclo que antecede a Primavera, o Carnaval em Portugal acontece no Inverno. Porém, a alegria e a empolgação com que as pessoas festejam pode fazer parecer Verão.
Quando acontece o Carnaval em 2023 em Portugal?
Para entender qual é o período considerado para a comemoração oficial do Carnaval, basta saber que o feriado obedece o calendário da Igreja Católica, assim como no Brasil.
Por isso, sempre o Carnaval é celebrado numa terça-feira, com 47 dias de antecedência do domingo de Páscoa, logo antes da Quaresma.
Neste ano, como não foge à regra, os festejos de Carnaval em Portugal começam no sábado, dia 18 de fevereiro, e estendem-se até a terça-feira, dia 21.
É feriado no Carnaval?
Pode ser decretado o ponto facultativo em órgãos municipais ou governamentais, a depender do ano. Em empresas particulares, o feriado fica a critério de cada direção de empresa.
Neste ano de 2023, no próximo dia 21 de fevereiro, terça-feira de Carnaval, o Governo de Portugal já decretou ponto facultativo aos trabalhadores que exercem funções públicas. Por isso, sim, será feriado.
Que diferenças existem para o Carnaval do Brasil?
As músicas podem ser a principal diferença. Enquanto no Brasil, mais especialmente no Rio de Janeiro e em São Paulo, o samba enredo é a bola da vez, em Portugal as músicas podem ser outras.
Na Bahia, em Salvador, ainda o axé é o ritmo mais cantado. Mesmo assim, muitas músicas brasileiras também fazem parte dos dias de folia em Portugal, a exemplo de Ivete Sangalo, Cláudia Leite, e outros tantos cantores famosos.
Mais um fator diferencial entre as festas nos dois países envolve os dias reservados para a folia. Se no Brasil, o Carnaval estende-se por semanas (ou finais de semana anteriores ao chamado feriadão), em Portugal, os dias de Carnaval são respeitados com mais critério.
Origem do Carnaval português
Para quem acha que o Carnaval em Portugal imita o do Brasil, uma verdade é que não, as comemorações começaram no país no tempo dos gregos, romanos e egípcios, que comemoravam, nesta altura do ano, o renascimento da natureza.
Desse modo, o Carnaval surgiu como uma celebração consagrada, em homenagem ao que seriam deuses da fertilidade e da luz. As festas e rituais coincidiam com a prévia da Primavera e estavam diretamente conectadas à necessidade das boas colheitas, nos campos e na zona rural.
Logicamente, de acordo com os anos, o significado do Carnaval foi se modificando e adotando novas representações e cada vez mais adeptos.
Onde é comemorado o Carnaval em Portugal?
Confira alguns dos locais e das atrações mais recomendados para se passar o Carnaval no país!
Pondence
No Carnaval de Pondence, a atração são os caretos! Conhecidos como personagens da aldeia de Pondence, os caretos são tratados como figuras que tomam as ruas da aldeia para espantar o mal e purificar o ambiente no Carnaval. Assim, essas figuras dançam, correm, e acabam por se engraçar com quem estiver solteiro na folia!
A tradição foi reconhecida em Dezembro de 2019 pela Unesco como patrimônio imaterial da humanidade, mais um motivo pelo qual essa aldeia do concelho de Macedo de Cavaleiros tornou-se popular.
Torres Vedras
Localizada próxima a Lisboa, Torres Vedras tem em seu Carnaval uma forte tradição portuguesa.
Os festejos remontam ao século XVI, passados de geração em geração, quando a máscara representava a subversão das regras e classes sociais. Assim, em Torres Vedras, a máscara é um elemento muito utilizado no Carnaval!
Madeira
Por outro lado, na Ilha da Madeira, há uma real mistura das tradições carnavalescas regionais e modernas. Nos dias de celebração, as pessoas encontram de tudo: máscaras, bandinhas de Carnaval e até mesmo os bailes, a exemplo dos que acontecem no Rio de Janeiro.
Ou seja, se a intenção é buscar diversidade, no Funchal você encontrará. Há vários cortejos: a Festa dos Compadres na cidade de Santana, o Carnaval infantil, o Grande Cortejo Alegórico que atrai milhares de turistas à Região Autônoma da Madeira, e o Cortejo Trapalhão.
Loulé
Situada no Algarve, Loulé é mais um dos municípios que preza pelo Carnaval, com os blocos organizados nas ruas, os carros de som e as músicas animadas – muitas delas, brasileiras.
Tão famoso é o Carnaval de Loulé que chega a atrair mais de 70 mil turistas ao ano. É uma boa oportunidade, portanto, para curtir dias de diversão e folia.
Nazaré
As boas ondas de Nazaré também se traduzem em atração principal quando o assunto é o Carnaval nesta região. Isso porque o chamado “Carnaval da Nazaré” pode ser um bom pretexto para curtir as marchinhas portuguesas, os desfiles com trajes coloridos e as brincadeiras que tomam conta das ruas da cidade.
Ovar
Em Ovar, as festas de Carnaval são destinadas a públicos diferentes: há o Carnaval das crianças, Carnaval sênior, baile de máscaras e, ainda, o desfile de escolas de samba.
Reconhecido como uma das melhores festividades desta região de Portugal, ou seja, do Centro-norte, o Carnaval de Ovar faz a junção perfeita entre o que existe de mais animado no Carnaval do Brasil e no de Portugal também.
Sesimbra
Sesimbra é um destino popular para celebrar o Carnaval em Portugal. A festa é uma das mais tradicionais do país e atrai milhares de turistas todos os anos. A cidade costeira, localizada a apenas 40 km de Lisboa, é conhecida por suas ruas coloridas, fantasia e música durante os dias de festa.
O carnaval em Sesimbra é caracterizado por seus desfiles de rua e as famosas “matrafonas”, homens vestidos com roupas femininas e maquiagem exagerada, além do famoso bloco de palhaços. Os desfiles apresentam carros alegóricos com temas criativos e coloridos, além de grupos de dança e música ao vivo. A cidade é conhecida por seu ambiente animado e festivo, com muita comida e bebida local. O Carnaval em Portugal é uma tradição importante, e em Sesimbra, os visitantes podem experimentar a autêntica cultura portuguesa enquanto celebram o carnaval de uma maneira única e emocionante.
E o carnaval em Lisboa?
A cidade é conhecida por seus desfiles de rua, música e fantasia durante o período de festa. Embora o carnaval não seja tão popular em Lisboa como em outras cidades do país, os lisboetas e turistas ainda se juntam para celebrar a data com muita animação e folia. Durante os dias de Carnaval em Portugal, os bairros mais populares de Lisboa, como o Bairro Alto e o Cais do Sodré, são tomados por foliões vestidos com fantasias criativas, além de desfiles de escolas de samba e grupos de música ao vivo. Além disso, a cidade oferece uma grande variedade de eventos temáticos em diversos locais, como restaurantes e bares, para garantir a diversão de todos os foliões.
Vale a pena visitar o país no Carnaval?
A resposta é sim! Vale muito a pena. O lado bom é que, ao ser comemorado em fevereiro geralmente, ainda que seja Inverno, o frio não é tão rigoroso quanto em Dezembro e Janeiro na maioria das cidades.
Além disso, são muitas as alternativas e atrações, com shows ao vivo em palcos montados no centro das cidades, desfiles diversos, carros alegóricos, pessoas fantasiadas e canções para embalar os dias de diversão.
Com tudo isso, pode-se dizer que os foliões ficam conhecendo as tradições locais e parte da cultura portuguesa, apreciando o que há de melhor e mais bonito no Carnaval de Portugal.