Bom, os consumidores portugueses não são consumidores que sempre usaram a internet para comprar os seus produtos favoritos. Entretanto, o cenário tem mudado, desde 2019. Desta maneira abrir um e-commerce em Portugal pode se tornar uma grande oportunidade de negócio.
Segundo um estudo publicado pela Associação da Economia Digital (ACEPI), em 2019, ¾ da população de Portugal passou a utilizar a internet, e com a pandemia, o percentual de utilizadores chegou a quase 81% da população.
De todos os utilizadores, 73% deles compra pela internet e referido número só tende a crescer, considerando o perfil dos portugueses que estão cada vez mais digitais.
Dentro deste cenário positivo para o mundo digital, pensar em abrir um ecommerce em Portugal, principalmente se você é brasileiro(a) e está pensando em empreender no país com o Visto D2, pode ser uma boa ideia!
Além disso, poder ter um e-commerce em Portugal pode te permitir vender não somente para consumidores portugueses, mas também para consumidores espalhados pela Europa toda!
A ideia parece boa para você?
Bom, antes de abrir um e-commerce em Portugal, é importante verificar quais os passos que devem ser dados para abrir a sua loja online, principalmente considerando que você deverá atender uma série de regras locais, para manter o seu site no ar.
Índice de Conteúdo do Artigo
Os passos para abrir um ecommerce em Portugal
1- Encontre um domínio para chamar de seu
O domínio pode ser considerado “a placa” ao abrir abrir um e-commerce em Portugal, pois é ele que irá ficar no endereço que irá levar os consumidores até o seu site.
Em palavras mais técnicas, o domínio é o URL que levará os consumidores ao seu site e quando cadastrado, o seu site terá uma identificação (IP), que garantirá que o seu domínio seja único, por exemplo, www.meudominio.com/.pt.
Assim, o domínio geralmente reflete o nome da sua marca e, por isso, escolher o domínio certo, poderá garantir a sua exclusividade no mercado português.
Outro ponto importante na hora de escolher um domínio para um ecommerce em Portugal, é determinar se ele será internacional (.com), ou será mais focado no mercado português (.pt).
Desta forma, se seu produto é muito regional ou se você não pretende vender para outros países, pode tentar o domínio .pt. Agora, se pretende expandir suas fronteiras, escolha o domínio .com, para garantir a internacionalização da sua marca.
Lembre-se que na hora de encontrar um site para fazer a hospedagem do seu domínio, escolha sites confiáveis e que prestarão um bom apoio técnico. Alguns sites que se destacam no tema e poderão ser utilizados, são o: Wix, GoDaddy, Hostgator e Shopify
2- Encontre um alojamento web para o seu e-commerce
Depois de ter o domínio, escolha um serviço de alojamento web que irá permitir que você consiga manter o seu site sempre em bom funcionamento, não importando a quantidade de informações, imagens ou serviços que você oferecer nele.
3- Escolha uma plataforma para o seu ecommerce
O terceiro passo para abrir um e-commerce em Portugal é escolher uma plataforma que possa oferecer bons serviços para você montar um site bonito e fácil de navegar.
Se você não tiver muita experiência para montar o seu próprio site, é recomendável utilizar alguma plataforma que já ofereça layouts prontos ou até mesmo contratar os serviços de um profissional especializado, como um webdesigner, por exemplo.
Informações importantes que devem estar no seu e-commerce em Portugal
Quando você concluir os passos técnicos acima, é hora de incluir as informações necessárias para você começar a comercializar seus produtos online ao abrir um e-commerce em Portugal.
Em Portugal e na União Europeia, existem regras específicas que devem ser atendidas por aqueles que desejam usar o ambiente online como ferramenta de vendas.
Além de muitas outras, há uma Lei específica para comércio eletrônico, bem como uma lei de preços e, claro, a lei do consumidor e também a famosa de Lei de Proteção de Dados, e todas deverão ser observadas pelo seu e-commerce em Portugal, para que ele possa funcionar de forma regular.
Assim, para ficar claro, vamos os seguintes pontos devem ser observados na hora de você alimentar o site de comércio eletrônico em Portugal:
Proteção de Dados
Desde a publicação desta lei no Brasil, o tema ficou famoso, mas em Portugal e na Europa, o tema já é muito conhecido e está bem aplicado no mercado europeu, então, infringir as regras de proteção de dados pode gerar uma bela dor de cabeça, sem contar o pagamento de multas.
Assim, importante saber ao abrir um e-commerce em Portugal, é manter no mínimo: uma política de privacidade e de cookies e também uma janela de aceite dos cookies.
Dados para litígio
Nunca é bom pensar em conflitos com clientes, mas pode acontecer e é necessário você manter no seu site as informações onde eventuais litígios deverão ser resolvidos, apontando os tribunais ou o chamado RAL (Centro de Resolução Alternativa de Litígio).
Preços
Para manter e abrir um e-commerce em Portugal, é necessário manter os preços claros em todos os serviços e produtos que você for oferecer em seu site e isto é uma obrigação legal.
Além dos preços, o cliente do seu site também deverá ter acesso a todos os custos envolvidos na compra, como os impostos e taxas de entrega.
E quando decidir ter promoções, a lei portuguesa também estipula algumas regras, inclusive com os nomes que podem ser usados (saldos, promoção e liquidação), então é sempre bom estar em dia com as regras, para não ter problemas.
Software de faturação
Assim que você abrir a sua empresa, ou melhor, abrir seu e-commerce em Portugal, para poder começar a emitir as faturas das vendas que você fará na sua loja online, você deverá manter um software em seu site que irá gerar os documentos automaticamente.
Tal software permite a geração de relatórios mensais, os quais deverão ser submetidos para as Finanças (Autoridade Tributária e Aduaneira), através de um arquivo chamado SAFT_PT.
Pronto! Site no ar, tudo em dia com as regras portuguesas, é hora de começarem as vendas!