Eleito o melhor destino turístico do mundo há 3 anos consecutivos e há muito tempo investindo no turismo para alavancar a economia, os aeroportos de Portugal estão sentindo o impacto desse investimento feito pelo país.
Apenas no aeroporto de Lisboa, o número de passageiros em trânsito duplicou nos últimos 7 anos.
Para resolver essa questão, até mesmo a construção de uma nova base está sendo negociada.
No artigo de hoje, você conhece quais são as suas opções de aeroportos em Portugal, seja como turista ou como quem está chegando para ficar.
Acompanhe!
Índice de Conteúdo do Artigo
Aeroportos de Portugal: área metropolitana de Lisboa
O aeroporto Humberto Delgado em Lisboa
O maior e mais importante aeroporto do país fica em plena Lisboa, muito bem localizado dentro da capital lusitana no bairro de Olivais, a apenas 20 minutos de transporte público da zona turística da cidade.
Ativo desde 1942, ele é um aeroporto organizado (mesmo , com voos frequentes para outros países europeus e países mais distantes, como o Brasil, por exemplo.
Ele abriga uma ampla oferta de companhias aéreas, já que é o único ativo na capital no momento.
Ele tem capacidade de atender 22 milhões de passageiros, mas vem atendendo cerca de 30 milhões nos últimos anos por conta da alta do turismo no país.
Para chegar ou sair do Humberto Delgado existem diversas opções de transporte: a estação Aeroporto, da linha vermelha do metrô, oferece acesso lá para dentro do complexo aeroportuário, se conectando com outras linhas ao longo do seu trajeto.
Além disso, existe um ônibus (aqui chamado de autocarro) do próprio aeroporto que deixa os turistas em zonas de fácil acesso pela cidade e com ampla oferta de outros meios de transporte (como a praça Marquês de Pombal e o Rossio) por apenas €3,60 o trecho ou 5,40€ ida e volta.
Por fim, é possível também pegar um shuttle para descer no ponto mais favorável à sua viagem.
O aeroporto do Montijo
Uma nova adição ao grupo dos aeroportos de Portugal, o Montijo ainda não teve o seu nome escolhido, mas já tem data para estrear: ele deve estar operacional a partir de 2022.
Ele chega para ajudar a capital a dar conta do volume de voos que recebe.
Atualmente, sua construção está sendo negociada entre o governo português e as agências nacionais de aviação e do meio ambiente, de forma a erguê-lo com o menor impacto possível para as aves da região e a população local.
Porém, já sabe-se que ele será situado em Montijo, uma cidade na periferia de Lisboa situada no concelho de Setúbal, que fica na margem sul do Tejo.
A ideia é que o aeroporto do Montijo ofereça transporte terrestre livre de emissões poluentes até Lisboa e até o Cais de Seixalinho, de onde os viajantes poderão pegar as barcas como alternativa aquática para chegar às regiões do Cais do Sodré e do Parque das Nações.
Como as taxas cobradas das companhias aéreas serão muito mais baixas no Montijo do que em outros aeroportos de Portugal (em especial o de Lisboa), até mesmo para estimular a migração das empresas para lá, é provável que a maioria dos vôos de curta duração ou de companhias low cost (como a Ryanair e a EasyJet, por exemplo) acabem tendo no Montijo a sua opção nº1 para decolagens e aterrissagens.
Porém, como será situado em uma área muito próxima a residências, o aeroporto do Montijo será fechado de 00h às 6h diariamente e terá restrições nos números de voos das 6h às 7h e de 23h às 00h, tendo as suas operações majoritariamente entre 7h e 23h.
Aeroportos de Portugal somando forças pelo turismo
Em termos de infraestrutura para o país, juntos, Montijo e Humberto Delgado passam a conseguir atender 50 milhões de viajantes, mais do que o dobro da capacidade atual do aeroporto da capital. Eles poderão também acomodar até 72 voos por hora.
Leia também: Quando viajar para Portugal
Aeroporto de Faro, destaque no sul de Portugal
Esse aeroporto fica a cerca de 4km da cidade do Faro e é perfeito para quem quer passar as férias nas praias paradisíacas do sul de Portugal, já que serve a toda a região do Algarve.
Inaugurado em 1965, ele recebeu quase 9 milhões de viajantes em 2018 no seu único terminal, que, assim como os demais aeroportos grandes de Portugal, funciona 24h por dia.
O aeroporto do Faro oferece vários horários de ônibus para o centro da cidade (de onde é possível chegar à estação de comboio), além de ônibus também para praias famosas da região, como Albufeira, Lagos e Portimão. Até mesmo para Sevilha, na Espanha, você encontra uma opção de autocarro do aeroporto fazendo o trajeto direto, sem paradas.
Leia também: Viajar para Portugal: documentos necessários
Aeroporto Francisco Sá Carneiro na cidade do Porto
O segundo maior entre os aeroportos de Portugal, o aeroporto do Porto foi construído em 1945 e se situa a cerca de 11km do centro da cidade, entre os concelhos da Maia, de Matosinhos e da Vila do Conde.
Apesar de ter apenas um terminal, que atua 24h por dia, ele atende também cidades do norte do país como Braga, Barcelos e Viana do Castelo, o que faz do Francisco Sá Carneiro um aeroporto com uma das maiores zonas de influência da Europa.
Em 2018, ele recebeu quase 12 milhões de passageiros e, atualmente, está passando por obras de ampliação das suas capacidades. A ideia é que ao final da renovação o aeroporto do Porto possa passar de 20 para 32 voos por hora, o que representaria um aumento de 60% na produtividade. As obras devem terminar no início de 2021.
Em termos de infraestrutura de transporte, ele possui a estação Aeroporto nas suas dependências, parte da linha roxa do metrô do Porto. Os vagões passam por lá a cada 20 ou 30 minutos, variando conforme o dia da semana e horário. Existem também linhas de ônibus que passam dia e noite em pontos da cidade recolhendo ou deixando os viajantes, além de ônibus para a rodoviária local e para outras cidades do norte de Portugal. Por fim, também há a opção de shuttles entre as 4h e as 00h35.
Para conhecer todos os 10 Aeroportos de Portugal, acesse aqui.