A AICEP Portugal é uma importante agência que auxilia empresas portuguesas a melhor se desenvolverem nos mercados externos.
Se você nunca tinha ouvido falar sobre a Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal, aqui vamos explicar um pouco sobre o que ela é, a quem se dedica, suas principais atribuições e como os investidores brasileiros podem se beneficiar dela.
Índice de Conteúdo do Artigo
O que é a AICEP Portugal?
Fundada em 2002, a AICEP Portugal surgiu com o objetivo de tornar o país conhecido e mais notável no mercado internacional.
E como ela faz isso?
Através de programas de desenvolvimento, as empresas portuguesas são auxiliadas a levarem os seus produtos para o exterior, internacionalizando as suas operações.
Atualmente, são milhões de euros que o Governo português investe na AICEP, para que tal objetivo seja atingido, já que também é um dos que estão listados no programa Portugal 2030, que pretende aumentar a exportação dos produtos portugueses.
Além disso, a AICEP Portugal é formada por profissionais especializados e preparados para passar as informações certas para o desenvolvimento de um negócio.
Tais profissionais podem ser facilmente acessados nas chamadas Lojas da Exportação, que são espaços espalhados pelo território português, onde a pessoa interessada em expandir seus negócios internacionalmente, poderá se consultar pessoalmente.
E se você ainda não está em Portugal, a Agência também possui uma Rede Externa, espalhada por diversos lugares no mundo, incluindo o Brasil (São Paulo), onde você também terá a chance de se consultar.
Como funciona a AICEP?
Resumidamente, o processo de avaliação e orientação para a internalização de uma empresa é dividido em 4 etapas:
1. Diagnóstico – o primeiro passo é analisar se o negócio está preparado para se internacionalizar. Para fazer o diagnóstico é bem simples, bastando preencher o formulário online, que vai analisar as informações que você fornecer.
2. Selecionar Mercados – se a sua empresa for diagnosticada como preparada para se internacionalizar, o próximo passo é selecionar quais mercados o produto irá possuir maior potencial de crescimento. Tal escolha pode ser feita em conjunto com os consultores da AICEP Portugal, de acordo com o perfil e objetivos da empresa.
3. Plano de ação – após as duas fases anteriores, a próxima é partir para o desenvolvimento do plano de ação que irá fazer com que a sua empresa seja inserida no mercado externo.
Este programa é crucial para o desenvolvimento de um determinado produto no exterior e ele será personalizado para a sua empresa, podendo contar com:
entrega de estudos de mercado,
sugestão de ações de capacitação,
deslocação ao mercado para conhecer as suas características,
agenda de contatos com diversos players da área/setor ou presença numa feira.
4. Entrada no mercado – A última etapa do processo sugerido pela AICEP Portugal é justamente iniciar as atividades no mercado externo escolhido para a sua empresa, para poder colocar tudo na prática.
A quem é dedicada a Agência?
A AICEP é voltada para todas as empresas portuguesas que possuem interesse em internacionalizar os seus negócios e expandi-los para além do território nacional.
E se você está se perguntando se sua empresa poderia ser qualificada para o programa, uma das formas de saber é realizar o diagnóstico, que falamos acima, que é a primeira etapa do processo.
Entretanto, vale observar que o primeiro requisito para poder participar dos programas, é que a sua empresa seja portuguesa. Assim, para nós brasileiros, vamos falar mais abaixo, como também podemos participar do programa e receber as orientações corretas para a expansão dos negócios.
Quais as principais atribuições da AICEP Portugal?
Se após tudo o que falamos, você ainda não se convenceu como essa Agência pode auxiliar na internacionalização da sua empresa, abaixo listamos algumas de suas atribuições:
Identificação de oportunidades de negócio internacional e aconselhamento sobre a melhor forma de abordar os mercados externos;
proporcionar consultoria especializada e programas de capacitação e serviços de business matchmaking.
promover a internacionalização de empresas portuguesas, nomeadamente PME (pequenas e médias empresas), com apoio na criação e implementação de estratégias e alargando a base de clientes e fornecedores locais;
responsável por receber projetos de investimento em Portugal, de origem nacional ou estrangeira, que contribuam para a competitividade e o crescimento sustentável da economia portuguesa;
fornecer aconselhamento sobre a gestão da empresa, realizando acompanhamento personalizado de acordo com o perfil de cada projeto.
Diante de tantas atribuições, fica claro que o papel dessa Agência é muito importante para que o Governo português possa promover as empresas e indústrias portuguesas para o mundo!
Assim, poder participar de um dos programas que ela oferece é uma grande oportunidade!
Como os investidores e empreendedores brasileiros podem usufruir dos serviços?
Como falamos antes, um dos requisitos para participar do programa é que a empresa seja portuguesa.
Assim, se você possui uma ideia para empreender em Portugal, ou se já possui uma empresa no Brasil e tem interesse de levá-la para terras lusitanas com o objetivo de internacionaliza-la para além de Portugal, desde que você tenha um número fiscal de empresa em Portugal, já é o suficiente para você conseguir aplicar para os programas de desenvolvimento oferecidos.
Se você ainda estiver no Brasil, a AICEP Portugal possui um representante no Consulado de São Paulo, mas você também sempre pode buscar informações sobre os programas, cursos e palestras, aqui.
Além disso, mesmo que a sua empresa não seja selecionada para internacionalizar, um dos objetivo da Agência também é fomentar o relacionamento entre pequenas, médias e grandes empresas, bem como incentivar o crescimento dos fornecedores locais.
Dessa forma, se você se enquadrar na modalidade de fornecedor local, você também terá chances de receber apoio e orientação personalizada e, ainda, poder ter contato com empresas que poderão te contratar.
Qual a vantagem?
Além de receber consultoria especializada, você ainda terá acesso às palestras e cursos. Tais programas, na sua maioria, são pagos e os valores variam de acordo com o tipo de formação.
De toda forma, quando a sua empresa é selecionada para participar dos programas de desenvolvimento internacional, além de receber orientação especializada, você ainda pode contar com uma rede de apoio, que colocará a sua empresa em contato com o mercado e pessoas estratégicas que irão contribuir para a expansão internacional dos seus negócios.
Além disso, você ainda receberá orientação personalizada sobre os melhores incentivos do Governo português e sobre as melhores linhas de investimento para a sua empresa.