O bairro de Alfama em Lisboa, é uma das zonas mais visitadas por turistas na capital Lusitana.
Isso acontece porque no bairro pode encontrar lindas ruas e vielas cheias de casas coloridas, uma vida gastronômica dinâmica e diversos miradouros com as vistas mais belas da cidade.
Alfama em Lisboa conta também com diversos edifícios e pontos que ajudam a contar a história de Portugal.
Hoje vamos conhecer as curiosidades e atrações em Alfama para ajudar todos aqueles que queiram preparar o seu próximo roteiro no bairro de Alfama em Portugal.
Índice de Conteúdo do Artigo
Como chegar em Alfama?
Alfama em Lisboa é o bairro mais antigo da cidade e é típico Lisboeta.
Está localizado no centro da cidade de Lisboa, como se pode ver no mapa de Alfama, por isso, o acesso ao bairro é muito fácil.
Lisboa é uma cidade de muitas colinas, sete para sermos exatos, e Alfama é dividido entre duas delas, a colina de São Jorge e a de São Vicente.
Por isso, é importante vestir um calçado bem confortável para conhecer todos os cantinhos deste bairro.
Aqui vamos dar algumas dicas de como chegar em Alfama se estiver em outras zonas turísticas, como Belém, Parque das Nações e a baixa (ou centro) da cidade.
Belém – Comboio da Linha de Cascais sentido Cais do Sodré ou o elétrico 15 e depois o elétrico 28E, o trajeto demora aproximadamente 50 minutos e é quase todo feito à beira do rio Tejo.
Parques das Nações – Autocarro 728 ou Metrô (Linha Vermelha e Verde) até Martim Muniz, e depois o elétrico 28, ambos trajetos, tomam cerca de 30 minutos até a zona de Alfama.
Quando estiver no centro, ou no Bairro Alto, pegue somente o elétrico 28 se não quiser ir a pé.
A subida para Alfama já é um passeio turístico pelo bairro, já que passa em diversos pontos turísticos e nos dá a ideia de como é ser um morador do local.
História de Alfama
Há diversas localidades para conhecer em Alfama, isto porque o bairro é uma peça importante desde o início da cidade de Lisboa. O nome do bairro deriva do árabe al-hammã e remonta ao tempo dos mouros, período no qual existiam fontes termais de água quente no local, como exemplo o Largo do Chafariz de Dentro.
Considerado coração da cidade, Alfama é apontado como um dos bairros mais antigos da Europa.
Embora os romanos e os visigodos tenham deixado as suas marcas, foram os mouros que ocuparam o bairro a partir do ano 711 d.C.
O local para dar início a cidade foi escolhido pelas suas nascentes, e foi por muitos anos a zona de Lisboa com menor problema de abastecimento de água.
Alfama em Lisboa pode ser considerado o centro histórico da capital, já que por ter construções com alicerces fortes e estar nas colinas mais altas da cidade, o bairro resistiu ao terremoto de 1755, que devastou o resto da cidade.
O que visitar em Alfama em Lisboa?
Como vimos, as paredes das casas e as ruelas de Alfama em Lisboa remontam o tempo e contam histórias de vitórias e derrotas, conquistas e tragédias que ali aconteceram.
Por isso, a lista de localidades para se visitar em Alfama é extensa.
Veja a seguir veja alguns dos pontos turísticos que não podem ficar de fora da sua lista.
- Sé de Lisboa é a igreja mais antiga da cidade e data do século XII.
A catedral viveu dias difíceis após o terremoto de 1755, mas conseguiu se manter em pé com seu estilo romântico e voltou a funcionar após alguns reparos e reconstruções.
A visita na igreja é gratuita, e para entrar no claustro paga-se 2,5 €.
Para aproveitar as redondezas da Sé, pode também visitar a Igreja de Santo Antônio, e lá você pode conhecer o quarto onde o Santo Antônio de Lisboa nasceu.
- Casas de Fado – O fado, com certeza, pode ser considerado como o estilo musical preferido do bairro de Alfama em Lisboa.
A música ecoa pelas suas ruelas quando os cantores fazem performances no estilo “serenata” nas sacadas das casas, e claro está sempre presente nas casas de fado.
Algumas dicas são: Tasca do Chico, Baiuca, Mesa de Frades e Clube de Fado, casas de vivem e exalam fado, além de sempre contarem com deliciosos pratos típicos.
- Miradouros são parte importante do bairro de Alfama em Lisboa, que está localizado em duas colinas como já contamos.
Uma das vistas mais belas da cidade podem ser encontradas nos miradouros Portas do Sol e Santa Luzia.
Os dois ficam lado a lado e tem vista para o rio Tejo, um cenário panorâmico da cidade e um lindo pôr do sol todos os dias.
- O Castelo de São Jorge fica localizado subindo algumas ruas do Miradouro Santa Luzia.
Foi construído no final do século XI, tem muralhas medievais e pode ser visto em diversas partes da cidade.
A sua localização foi escolhida, há mais de 100 metros de altura, para proteger a cidade dos romanos há centenas de anos.
Com a última restauração terminada em 1990, o castelo está até hoje em perfeito estado de conservação.
Lá você pode desfrutar de uma linda viagem no tempo com vista para toda a cidade de Lisboa, até a Ponte 25 de abril.
O bilhete para visitação custa 10€ para visitantes entre 26 e 64 anos, e tem descontos para as demais faixas etárias.
- A Feira da Ladra é um mercado a céu aberto onde se pode comprar qualquer objeto imaginável, seja ele novo ou antigo.
Livros, decorações para casa, e discos de vinil estão espalhados por quase todas as barracas. Você também pode encontrar vestuário no estilo brechó, e até máquinas de fotografia Polaroid.
Na região pode-se visitar também o Panteão Nacional e a Igreja de São Vicente de Fora, que é o padroeiro da cidade.
- Becos e Arte de rua – entre um ponto turístico e outro, permita-se se perder pelas ruas de Alfama em Lisboa.
E para sentir o verdadeiro espírito do local observe as casas com telhados inclinados e roupas secando nos varais fora das casas, todos os seus becos e ruelas são lindos e cheios de vida, cor e arte.