Data / Horário de Lisboa:

Receba nossas novidades!

NACIONALIDADE PORTUGUESA

Como alugar apartamento em Portugal

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
como alugar apartamento em Portugal

“Quem casa quer casa”, já diz o ditado! E quem casa com a ideia de morar em Portugal quer um espaço para chamar de lar, certo? O caminho mais fácil, sem dúvidas, é começar pelo aluguel. Vamos te contar um pouco como funciona para alugar apartamento em Portugal e tudo o que você irá precisar para ter um espaço para chamar de lar em terras lusitanas!

 

A escolha dos brasileiros

Não é segredo para ninguém que Portugal virou o destino favorito dos brasileiros quando o assunto é mudar de país. O país que oferece qualidade de vida, boas oportunidades e tem a facilidade de falar a mesma língua que a nossa, atrai mais e mais brasileiros todos os anos. 

Só para se ter uma ideia, só em 2019 houve um aumento de 43% no número de imigrantes brasileiros em território português, segundo informações fornecidas pelo SEF (Serviço de Estrangeiros e Fronteiras), e até o ano passado, eram mais de 150.000 brasileiros em território português, o que representa que a cada 4 imigrantes, 1 é brasileiro, sem contar aqueles que possuem a dupla nacionalidade portuguesa e não precisam se registrar no SEF para morar no país e, portanto, não estão dentro desse número. 

Aliás, se você quiser saber se você tem direito a ter a nacionalidade portuguesa, não deixe de consultar nossos serviços.

 

Primeiros passos

Seja com ou sem dupla nacionalidade, mudar de país são muitos desafios, e podemos dizer que o primeiro deles é descobrir onde morar. Começar pelo aluguel pode ser uma boa estratégia, principalmente para você poder ter um tempo de adaptação no novo país, antes de comprar o imóvel próprio, por exemplo. Pensando nisso, vamos te contar como alugar apartamento em Portugal, para você poder programar a mudança para o seu novo lar.

Como morar em Portugal: tudo o que você precisa saber

 

 

A busca do apartamento perfeito

Buscar um apartamento em Portugal requer saber algumas nomenclaturas diferentes daquelas que usamos no Brasil. Em terras lusitanas, os apartamentos são divididos pelo número de quartos e é importante você ter essa informação em mente na hora de pesquisar. 

E se quiser saber onde encontrar os preços mais baratos para alugar um imóvel em Portugal, tem um artigo aqui, só falando sobre isso.

 

Tipos de apartamentos em Portugal

Os apartamentos têm tipologia diferente, identificados pela letra “T”, que indica o número de quartos do imóvel.

 

  • T0: sem quarto, como uma kitnet/flat/studio;
  • T1: possui apenas um quarto e os demais cômodos (sala, cozinha e banheiro – ou casa de banho em português de Portugal);
  • T1 + 1: possui um quarto com a possibilidade de transformar outro cômodo em quarto, porém este segundo quarto será menor e sem janelas;
  • T2: possui dois quartos e os demais cômodos;
  • T3: possui três quartos e os demais cômodos 
  • T4, T5…e assim consecutivamente.

Entendida como é feita a busca dos apartamentos, agora é hora de saber onde buscá-los!

 

Sites para alugar apartamento em Portugal

São várias as opções de sites para você poder encontrar o seu apartamento, mas é sempre importante se atentar às ofertas de todos eles, para não correr o risco de ser enganado(a). Aqui vamos listar os meios mais populares utilizados pelos que querem alugar apartamento em Portugal:

1- Alugar de uma imobiliária

Portugal possui muitas imobiliárias e a busca vai depender muito da região e cidade que você irá decidir morar em Portugal. De toda forma, há algumas imobiliárias, como Remax , Century 21 e Era, que são bem grandes e influentes e estão presentes em basicamente todo território português.

Alugar apartamento em Portugal com a ajuda de uma imobiliária poderá te garantir maior tranquilidade, desde que seja uma imobiliária séria, principalmente com relação à regularidade da documentação do imóvel e a certeza de um acompanhamento durante todo o processo de locação. 

 

2 – Sites onde buscar apartamento em Portugal:

Há muitas opções de sites e plataformas onde você poderá buscar um apartamento para alugar em Portugal, mas vamos te passar somente as opções mais populares:

Idealista –  ImovirtualCasa SAPO

Todos os sites possuem uma dinâmica parecida e oferecem bons serviços de busca de apartamentos em Portugal. 

São bem intuitivos e com ferramentas interessantes de busca, mas o Imovirtual e a Casa SAPO são um pouco mais detalhados nas opções de filtros para você conseguir fazer a busca mais personalizada. Nos três, a maioria dos imóveis possui boas fotos e informações, o que facilita a busca a distância.

 

Sites para alugar imóvel a um clique

Uniplaces

A plataforma é ideal para quem é estudante e pretende passar uma curta temporada em terras lusitanas. Alugar apartamento em Portugal por esta plataforma significa que você irá chegar em um local mobiliado e que no valor do aluguel estarão incluídas todas as despesas. Mundo ideal para quem veio para estudar!

Se é essa a sua intenção em Portugal, não deixe de ler este artigo que fizemos sobre uma das melhores Universidades portuguesas.

 

AirBnB

Alugar apartamento em Portugal pelo AirBnB, principalmente quando você acabou de chegar e ainda está explorando o território português, pode ser uma boa opção, já que os imóveis listados na plataforma possuem avaliação de hóspedes anteriores (o que garante transparência e evita surpresas desagradáveis) e, além disso, todas as despesas estarão incluídas no valor que você pagará mensalmente.

De qualquer forma, alugar pela plataforma pode ser mais caro e possui limite de tempo. Assim, esta opção é somente temporária, até que você encontre o seu apartamento ideal.

 

3- Outras formas de busca

Se ainda não encontrou nenhum apartamento para chamar de lar, usando as sugestões que fizemos até aqui, há ainda algumas outras opções como o site da OLX  e Facebook Market ou até mesmo grupos do Facebook, onde você também pode encontrar apartamentos para alugar.

Mas antes de partir para essas opções de busca, vale chamar atenção aos cuidados que você deve tomar nos anúncios que são feitos nessas plataformas, já que qualquer particular pode anunciar por lá, sem nenhum critério prévio de avaliação. Assim, sempre que encontrar um anúncio que chamou a sua atenção, pesquise muito bem antes de fazer qualquer transferência financeira ou passar qualquer informação pessoal, para se certificar que aquele anúncio é verdadeiro.

Falando nisso, vamos ao próximo ponto que você precisa saber para alugar apartamento em Portugal.

 


 

Documentos necessários para alugar apartamento em Portugal

Apartamento escolhido, é hora que formalizar esta relação entre o senhorio (nome dado ao proprietário do imóvel que você está alugando) e você! Os principais documentos que geralmente são solicitados são os seguintes:

 

  • Documentos e identificação – passaporte válido, cartão cidadão (para quem tem dupla nacionalidade) ou título de residência;
  • Comprovante de meios de subsistência – última declaração de imposto de renda, comprovantes de pagamentos (holerites), comprovantes de investimentos e outros documentos que possam ser solicitados;
  • NIF (que equivale ao CPF no Brasil);
  • Adiantamento do aluguel – é exigido adiantamento do aluguel como uma forma de garantir o pagamento, assim, o adiantamento pode ser 2 a 6 meses, ou mais;
  • Fiador – muitos proprietários exigem a presença de um fiador no contrato, mas o adiantamento de vários meses de aluguel, poderá substituir esta exigência;
  • Depósito caução – este valor deve ser pago no ato da locação e equivale a dois ou três meses de aluguel e é um valor que fica guardado até o fim de vigência do contrato de locação, quando o mesmo deverá ser devolvido, caso não tenha tido nenhum problema no imóvel, causado de forma intencional pelo inquilino. 

 

Cuidados na hora de alugar

Apesar de todos os documentos exigidos, muitos senhorios não fazem questão de assinar um contrato, mas nunca aceitem esta situação! Assinar um contrato é muito importante para formalizar a relação na hora de alugar apartamento em Portugal. Sua formalização deve ser exigida, e se a pessoa insistir por não formalizar.

Desista do negócio e parta para o próximo, para não ter problemas sérios depois.

Além disso, ter um contrato formalizado poderá te resguardar na hora de solicitar documentos, já que ele servirá de um comprovante de morada. Também poderá servir como uma forma de você exigir do senhorio o registro do seu Contrato no Portal das Finanças, onde poderão ser emitidos recibos pelos pagamentos efetuados, o que te garantirá vantagens na hora de declarar seu imposto anual, já que parte do arrendamento poderá ser deduzido.

 

Tudo pronto e anotado? Agora é só partir em busca do seu apartamento ideal em Portugal e se precisar de qualquer ajuda no processo, fale com a gente!

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Fernanda Terron

Fernanda Terron

Advogada, escritora e empreendedora na Europa. Sou aquela que deixou a rotina das 09h às 18h em grandes empresas para viver a experiência do desconhecido, primeiro, desbravando Portugal e, hoje, a Alemanha. Nesta vida que levo, descobri que viver pode ser bem descomplicado, dependendo da forma como você enxerga o mundo e das pessoas que você encontra no caminho.

INSCREVA-SE E RECEBA NOSSAS NOVIDADES!

VIVER EM PORTUGAL COM SEUS RENDIMENTOS OU APOSENTADORIA

CONSULTORIA

ADQUIRA A SUA NACIONALIDADE PORTUGUESA

QUEM TEM DIREITO A REQUERER A NACIONALIDADE PORTUGUESA?

ACOMPANHE NOSSAS MÍDIAS!

NACIONALIDADE PORTUGUESA

Martins & Oliveira Sociedade de Advogados

A Martins & Oliveira Sociedade de Advogados é um escritório de advocacia especializado em procedimentos envolvendo Brasil e Europa (Portugal, Itália e Espanha). Os principais serviços oferecidos pelo escritório são: Assessoria para aquisição da Nacionalidade Portuguesa, Vistos de Residência e demais procedimentos em Portugal.

O objetivo do escritório é se tornar a maior fonte de conexão com a Europa.

Conheça o site do escritório: www.martinseoliveira.com.br

ONDE ESTAMOS

Onde nos encontrar

  • São Paulo, Brasil - Avenida Paulista, nº 777 - 15° andar
    +55 11 98285 0049 - 11 3099 0451
  • Rio de Janeiro, Brasil - Rua do Passeio, n° 38 - setor 2
    15° andar, Centro
    +55 21 3500 6634
  • Belo Horizonte - MG - Rua Paraíba, n° 550
    8° andar, Savassi
    +55 11 98285 0049
  • Curitiba - PR - Rua Comendador Araújo, n° 499
    10° andar, Centro
    +55 11 98285 0049
  • Porto Alegre - RS - Avenida Carlos Gomes, n° 700
    8° andar, Boa Vista
    +55 11 98285 0049
  • Lisboa, Portugal - Rua do Mar Vermelho, n° 2, 2.1

INSCREVA-SE E RECEBA NOSSAS NOVIDADES!