Data / Horário de Lisboa:

Receba nossas novidades!

NACIONALIDADE PORTUGUESA

Como alugar casa em Portugal: as regras e como conseguir

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
alugar casa em Portugal

Quando mudamos para um novo país, obviamente é necessário morar em algum lugar. Neste artigo vamos te ajudar, mostrando como alugar casa em Portugal.

Além disso, explicaremos os tipos de casa que você encontrará, os documentos que são necessários e tudo o que você precisa saber para buscar seu novo lar em terras portuguesas!

Onde alugar casa em Portugal

Antes de mais nada é necessário escolher a cidade que será escolhida para ser chamada de novo lar! 

Apesar de ter um território pequeno, Portugal conta com 308 concelhos (municípios) para você estudar e decidir onde morar, então, a tarefa pode levar algum tempo. 

Para te ajudar um pouco nessa tarefa, já fizemos um artigo aqui para falar das cidades mais baratas para se viver em Portugal, mas mesmo assim, não é só o preço que irá determinar o lugar perfeito para você viver, e quando o assunto é como alugar casa em Portugal, outros fatores devem ser levados em conta, como por exemplo:

 

  • Se a cidade oferece boas opções imobiliárias;
  • Se o local fica próximo das cidades maiores (o que garante acesso aos aeroportos, mais opções de serviços e grandes hospitais, por exemplo); e
  • Se a cidade oferece boa qualidade de vida (com boas opções de lazer, educação, áreas verdes etc). 

 

Antes de bater o martelo onde morar, é sempre bom estudar todas as opções, de acordo com os seus objetivos e expectativas e se precisar de apoio no caminho, não deixe de nos consultar!

 

Morar em Lisboa ou Porto

As maiores cidades das regiões sul e norte, respectivamente, são as cidades que naturalmente irão atrair os primeiros olhares daqueles que querem viver em Portugal. 

Entretanto, tanto uma, quanto outra, irão oferecer preços e condições mais caras na hora de você buscar um bom custo benefício para o seu aluguel ou até mesmo para uma eventual compra do imóvel. Além disso, buscar um imóvel pode ser mais concorrido, especialmente casa, em cidades maiores.

Assim, talvez seja uma alternativa buscar opções em cidades localizadas aos arredores dos grandes centros também. 

Lisboa ou Porto: onde morar?

 

Morar em cidades menores ou do interior em Portugal

Situações como a de alugar casa em Portugal podem ser desgastantes até você ter a felicidade de encontrar a sua moradia perfeita e talvez as grandes cidades não terão as melhores opções e você terá que ir para uma cidade menor.

Apesar de serem mais baratas, as cidades menores não oferecem grandes infraestruturas e, dependendo do seu estilo de vida e intenções em terras portuguesas, as cidades menores podem não corresponder às suas expectativas, então, às vezes vale a pena pagar um pouco mais, mas ter acesso à mais oportunidades.

Cidade escolhida, agora é decidir qual casa alugar!

Cidades do interior de Portugal: como é morar com incentivo do governo

 

Moradia, Vivenda, Quinta, Herdade: diferentes casas para alugar em Portugal?

Quando você iniciar a sua busca por um novo lar, possivelmente em algum momento da sua busca, você irá se deparar com essas nomenclaturas. Pois bem, todas se referem à palavra “casa”, mas vamos te explicar a diferença:

 

  • Moradia e vivenda são basicamente a mesma coisa, ou seja, é uma casa, que é diferente de um apartamento;
  • Quinta já é diferente, pois, além de ter uma casa (moradia) em seu terreno, ela também permite que você possa produzir/cultivar alguma coisa.
  • Herdade, assim com a Quinta, é um terreno maior onde, além de morar, você pode cultivar, criar ou produzir alguma coisa, a diferença é que geralmente, a herdade é maior que a quinta.

 

Quanto à tipologia, ou seja, o número de quartos que a casa terá, segue a mesma lógica praticada para qualquer habitação, assim:

 

  • T0: sem quarto, mais para kitnet/flat/studio, e raramente será aplicado para casas;
  • T1: possui apenas um quarto e os demais cômodos (sala, cozinha e banheiro – ou casa de banho em português de Portugal);
  • T1 + 1: possui um quarto com a possibilidade de transformar outro cômodo em quarto, porém este segundo quarto será menor e sem janelas;
  • T2: possui dois quartos e os demais cômodos;
  • T3: possui três quartos e os demais cômodos 
  • T4, T5…e assim consecutivamente.

Agora que você já está fluente na linguagem de busca de casas em Portugal, vamos te apresentar alguns bons sites onde você poderá encontrar o seu novo lar.

 


 

Sites para alugar casa em Portugal

São várias as opções de sites, mas é sempre é importante se atentar às ofertas de todos eles, para não correr o risco de ser vítima de algum tipo de fraude. Aqui vamos listar os meios mais populares utilizados por aqueles que estão buscando uma forma de como alugar casa em Portugal

 

Imobiliárias

Portugal possui muitas imobiliárias e a busca vai depender muito da região e cidade que você irá decidir morar. 

De qualquer forma, há algumas imobiliárias, como Remax , Century 21 e Era, que são bem grandes e influentes e estão presentes em basicamente todo território português.

Ter um apoio de um agente imobiliário na hora de buscar um novo lar, com certeza poderá muito útil, já que esse profissional poderá te orientar em como alugar casa em Portugal, te acompanhando em todo o processo. 

 

Idealista –  ImovirtualCasa SAPO

Todos os sites possuem uma dinâmica parecida e oferecem bons serviços de busca de apartamentos em Portugal. 

São bem intuitivos e com ferramentas interessantes de busca, mas o Imovirtual e a Casa SAPO são um pouco mais detalhados nas opções de filtros para você conseguir fazer a busca mais personalizada. 

Nos três, a maioria dos imóveis possui boas fotos e informações, o que facilita a busca a distância, mas antes de fechar qualquer coisa, certifique-se de que todas as informações são verdadeiras e que a documentação do imóvel está em ordem.

 

OLX  e Facebook Marketplace 

Se ainda não encontrou nenhuma casa para alugar nos sites indicados acima, há ainda o site da OLX  e Facebook Marketplace ou até mesmo grupos do Facebook, onde você também pode encontrar algumas opções para alugar ou comprar.

 

Uniplaces

A plataforma é ideal para quem é estudante e pretende passar uma curta temporada em terras lusitanas. 

Para estudantes que não sabem como alugar casa em Portugal, talvez esta opção seja uma alternativa, pois por esta plataforma, significa que você irá chegar em um local mobiliado e que no valor do aluguel estarão incluídas todas as despesas. 

Se é essa a sua intenção em Portugal, não deixe de ler este artigo que fizemos sobre uma das melhores Universidades portuguesas.

 

AirBnB e Vrbo

Para quem está chegando, começar em uma moradia temporária é uma ótima opção para iniciar o processo de adaptação! 

Os sites mais populares que oferecem serviços de aluguel temporário são o AirBnB e o Vrbo, antigo Home Away. Em ambas as plataformas você encontrará imóveis com preços que incluem a hospedagem e todas as despesas como energia, gás e internet.

De qualquer forma, alugar pela plataforma pode ser mais caro e possui limite de tempo. Assim, esta opção é somente temporária, até que você encontre o seu lar ideal.

 

Cuidados na hora de alugar uma casa em Portugal

Antes de partir para assinatura do seu contrato de arrendamento, vale chamar atenção aos cuidados que você deve tomar nos anúncios que são feitos pelos sites, principalmente por aqueles em que qualquer particular pode anunciar, sem nenhum critério prévio de avaliação. 

 

  • Pesquise muito bem antes de fazer qualquer transferência financeira ou passar qualquer informação pessoal, para se certificar que o anúncio que chamou a sua atenção seja verdadeiro.
  • Muitos senhorios não fazem questão de assinar um contrato, mas nunca aceitem esta situação!
  • Se a pessoa insistir por não formalizar um contrato, desista do negócio e parta para o próximo, para não ter problemas sérios depois.
  • Exija do senhorio o registro do seu Contrato no Portal das Finanças, onde poderão ser emitidos recibos pelos pagamentos efetuados. Isto garantirá vantagens na hora de declarar seu imposto anual, já que parte do arrendamento poderá ser deduzido.

 

Lembre-se: gente mal intencionada existe em qualquer parte do mundo.

 

Documentos necessários para alugar apartamento em Portugal

Dentro do processo de como alugar casa em Portugal, há uma série de documentos que você deve disponibilizar antes de assinar o contrato, então vamos para eles! 

Os principais documentos que geralmente são solicitados são os seguintes:

 

  • Documentos e identificação – passaporte válido, cartão cidadão (para quem tem dupla nacionalidade) ou título de residência;
  • Comprovante de meios de subsistência – última declaração de imposto de renda, comprovantes de pagamentos (holerites), comprovantes de investimentos e outros documentos que possam ser solicitados;
  • NIF (que equivale ao CPF no Brasil);
  • Adiantamento do aluguel – é exigido adiantamento do aluguel como uma forma de garantir o pagamento, assim, o adiantamento pode ser 2 a 6 meses, ou mais;
  • Fiador – muitos proprietários exigem a presença de um fiador no contrato, mas o adiantamento de vários meses de aluguel, poderá substituir esta exigência;
  • Depósito caução – este valor deve ser pago no ato da locação e equivale a dois ou três meses de aluguel. É um valor que fica guardado até o fim de vigência do contrato de locação, quando o mesmo deverá ser devolvido. Isso ocorre, caso não tenha tido nenhum problema no imóvel causado de forma intencional pelo inquilino. 

 

Tudo pronto e anotado? Agora é só partir em busca da sua casa perfeita em Portugal e se precisar de qualquer ajuda no processo, fale com a gente!

Aliás, se você gostar muito de morar em casa e quiser comprar a sua própria em Portugal, não deixe de ler este artigo aqui.

 

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Fernanda Terron

Fernanda Terron

Advogada, escritora e empreendedora na Europa. Sou aquela que deixou a rotina das 09h às 18h em grandes empresas para viver a experiência do desconhecido, primeiro, desbravando Portugal e, hoje, a Alemanha. Nesta vida que levo, descobri que viver pode ser bem descomplicado, dependendo da forma como você enxerga o mundo e das pessoas que você encontra no caminho.

INSCREVA-SE E RECEBA NOSSAS NOVIDADES!

VIVER EM PORTUGAL COM SEUS RENDIMENTOS OU APOSENTADORIA

CONSULTORIA

ADQUIRA A SUA NACIONALIDADE PORTUGUESA

QUEM TEM DIREITO A REQUERER A NACIONALIDADE PORTUGUESA?

ACOMPANHE NOSSAS MÍDIAS!

NACIONALIDADE PORTUGUESA

Martins & Oliveira Sociedade de Advogados

A Martins & Oliveira Sociedade de Advogados é um escritório de advocacia especializado em procedimentos envolvendo Brasil e Europa (Portugal, Itália e Espanha).

Os principais serviços oferecidos pelo escritório são: Assessoria para aquisição da Nacionalidade Portuguesa, Vistos de Residência e demais procedimentos em Portugal.

O objetivo do escritório é se tornar a maior fonte de conexão com a Europa.

Conheça o site do escritório: www.martinseoliveira.com.br

ONDE ESTAMOS

Onde nos encontrar

  • São Paulo, Brasil - Avenida Paulista, nº 777 - 15° andar
    +55 (11) 9 8285-0049
  • Rio de Janeiro, Brasil - Rua do Passeio, n° 38 - setor 2
    15° andar, Centro
    +55 (21) 9 8148-2966
  • Belo Horizonte - MG - Rua Paraíba, n° 550
    8° andar, Savassi
    +55 (11) 9 8285-0049
  • Curitiba - PR - Rua Comendador Araújo, n° 499
    10° andar, Centro
    +55 (11) 9 8285-0049
  • Porto Alegre - RS - Avenida Carlos Gomes, n° 700
    8° andar, Boa Vista
    +55 (11) 9 8285-0049
  • Lisboa, Portugal - Rua do Mar Vermelho, n° 2, 2.1
  • São Paulo, Brasil - Rua Itapeva, 378, conjunto 52, Bela Vista
    Cep - 01.332-000
    Fixo - +55 (11) 2096-1523
    Celular - +55 (11) 9 8285-0049
  • São Paulo, Brasil - Avenida Paulista, nº 777 - 15° andar
    +55 (11) 9 8285-0049
  • Rio de Janeiro, Brasil - Rua do Passeio, n° 38 - setor 2
    15° andar, Centro
    +55 (21) 9 8148-2966
  • Belo Horizonte - MG - Rua Paraíba, n° 550
    8° andar, Savassi
    +55 (11) 9 8285-0049
  • Curitiba - PR - Rua Comendador Araújo, n° 499
    10° andar, Centro
    +55 (11) 9 8285-0049
  • Porto Alegre - RS - Avenida Carlos Gomes, n° 700
    8° andar, Boa Vista
    +55 (11) 9 8285-0049
  • Lisboa, Portugal - Rua do Mar Vermelho, n° 2, 2.1

INSCREVA-SE E RECEBA NOSSAS NOVIDADES!