Data / Horário de Lisboa:

Receba nossas novidades!

NACIONALIDADE PORTUGUESA

As mais bonitas Igrejas de Portugal

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
igreja portugal - nacionalidade portuguesa

Com séculos de histórias, de beleza impressionante, construídas em locais imprevisíveis, escondidas nas montanhas ou quase dentro do mar. O que não falta em Portugal são igrejas que enchem os olhos e o coração. 

Portugal é um país religioso com maioria cristã, e de acordo com dados do último censo, 90% da população portuguesa se identifica como católica. Com tantos fiéis é normal que o país tenha um grande número de igrejas. Mas você sabe quais são as mais bonitas, ou mais emblemáticas e até quais são aquelas com histórias bem peculiares? Então prepare-se para conhecer algumas pérolas das igrejas portuguesas. 


 

Igreja do Mosteiro dos Jerônimos – Lisboa

Construído por ordem do Rei D. Manuel I em memória do Infante D. Henrique, o Mosteiro dos Jerônimos é Monumento Nacional desde 1907 e Patrimônio Cultural da Humanidade desde 1983. O local foi erguido durante o século XVI e doado aos monges da Ordem de São Jerônimo. 

 

Igreja Mosteiro dos Jerônimos - Nacionalidade Portuguesa
Igreja Mosteiro dos Jerônimos – www.guiadacidade.pt

Embora seja referenciada por muito apenas como “igreja do mosteiro”, chama-se Igreja de Santa Maria de Belém. Esta é uma das igrejas mais visitadas do país, pois nela estão sepultados portugueses ilustres como Luís de Camões, Vasco da Gama e rei D. Sebastião.

 

Os Imperdíveis Miradouros de Lisboa

 

Capela do Senhor da Pedra – Vila Nova de Gaia

Esta igreja é única. A primeira impressão é de que a capela está sobre as águas do mar. Localizada na praia de Miramar na cidade de Vila Nova Gaia, ela está em cima de rochas e, apesar de pequena, as ondas do mar quebram nas pedras ao redor da capela e dependendo a maré pode ficar totalmente isolada pelas águas.

Existem relatos que ajudam a aumentar a fama e a atmosfera mágica sobre a Capela do Senhor da Pedra. Há quem diga que o sobrevivente de uma tragédia em alto mar construiu a capela como gratidão por estar vivo, outros acreditam que o espaço era anteriormente utilizado para a realização de práticas místicas e de ocultismo, mas a história mais conhecida é, contudo, uma lenda.

A história contada pelos mais antigos é a de que quando os habitantes da região se preparavam para construir uma ermida ao Senhor da Pedra, no terreiro conhecido por arraial, frequentemente surgia sobre os rochedos junto ao mar um feixe de luz. Todas as noites essa mesma luz misteriosa reaparecia, o que fez os habitantes acreditarem que seria um sinal do Céu. Assim desistiram da construção no arraial e resolveram construir a capela no local onde a luz costumava aparecer, ou seja, em cima de um rochedo à beira-mar.

Nesse rochedo, atrás da capela, existe incrustada uma marca parecida com a uma pegada de um boi. Sinal este que os habitantes acreditam ser de um boi bento, aquele mesmo que na manjedoura afagava o menino Jesus. 

 

Capela do Senhor da Pedra - Nacionalidade Portuguesa
Capela do Senhor da Pedra – www.vortexmag.net

 

A romaria ao Senhor da Pedra é uma das mais tradicionais em Vila Nova de Gaia, começa no domingo e segue até à terça-feira seguinte. O edifício, de estilo barroco, tem uma construção hexagonal e no topo, diversas estátuas religiosas.

 

Praias do Norte de Portugal – Vila Nova de Gaia

 

Santuário de Santa Luzia – Viana do Castelo

Localizada na região mais alta da cidade, o Santuário de Santa Luzia é uma dos principais atrações de Viana do Castelo. 

Dedicado ao Sagrado Coração de Jesus e visível a quilômetros de distância, é como se estivesse dando as boas vindas a quem entra na cidade. Aqui o pacote é completo, pois a beleza está por todos os lados, seja ao contemplar a igreja de longe, ou admirar os detalhes de pertinho e por todos os lados, já que a igreja fica em uma região cheia de espaços verdes e com boa infraestrutura para um piquenique ou uma boa caminhada no bosque. 

 

Basilica de Santa Luzia - Nacionalidade Portuguesa
Basílica de Santa Luzia – www.altominho.tv

 

O interior da igreja é muito bonito e intimista, o que faz do Santuário de Santa Luzia um local muito procurado por noivos para belíssimos casamentos. 

Uma boa pedida é subir até ao topo de igreja de elevador e perder o fôlego com uma vista completa da região, onde é possível ver o Rio Lima desaguar no Atlântico, a região central da cidade, além das praias e das montanhas da região. 

É possível chegar até o santuário a pé, de carro, mas o passeio mais charmoso é utilizando o Funicular de Santa Luzia, que fica próximo da Estação de Trem. 

 

Guia turístico de Viana do Castelo

 

Igreja Paroquial de Válega – Ovar

Nem em Lisboa nem no Porto. Uma das igrejas mais emblemáticas de Portugal está em uma pequena freguesia de Ovar, no centro do país. A Igreja Paroquial de Válega é considerada uma verdadeira obra-prima da arte da pintura do azulejo. Durante o dia a fachada coberta de azulejos impressiona, revelando as cores e os desenhos que pedem alguns minutos de atenção, mas é na hora do pôr-do-sol, virada a poente, que a igreja dá o verdadeiro espetáculo. 

 

Igreja Ovar - nacionalidade Portuguesa
Igreja de Válega – www.vortexmag.net

Datada do século XVIII é uma das atrações indicadas para quem visita a região de Aveiro. Fica aberta todos os dias até as 18h, mas como a principal beleza está do lado de fora não se importe de ir mais tarde, principalmente no Verão quando o sol se põe somente depois das 21h.

 

Igreja de São Domingos – Lisboa

Na capital do país, entre o Rossio e a Praça da Figueira, está a Igreja de São Domingos. 

Esta é uma das igrejas mais importantes de Lisboa e uma das mais emblemáticas da história portuguesa. Construída no século XIII, a mando de D. Sancho II, teve a estrutura medieval totalmente modificada por vários motivos, mas principalmente pelos terremotos e incêndios que castigaram a cidade no passado. A capela-mor projetada pelo arquiteto Ludovice encontra-se conservada, e é possível observar os vestígios do calor nas pedras partidas do chão.

Igreja são domingos Lisboa - Nacionalidade Portuguesa
Igreja de São Domingos – www.vortexmag.net

A igreja é carregada de significados e ao longo da história as principais solenidades nacionais e reais foram celebradas ali: de funerais a batizados e casamentos. A História mostra também o seu lado obscuro. Foi na Igreja de São Domingos que começou um dos episódios mais tristes da história de Lisboa: o massacre dos judeus da cidade, em 1506.

 

Igrejas do Carmo e das Carmelitas – Porto 

Impossível falar de uma sem mencionar a outra. Estas duas igrejas localizadas na cidade do Porto guardam uma peculiaridade única. 

São separadas apenas por uma  pequena edificação, quase imperceptível. Se olhar as “igrejas gêmeas” de frente vai reparar que há ali uma pequena construção, com pouco mais de um metro de largura. Esta “casa” foi construída devido a uma suposta lei que proibia duas igrejas de terem uma parede comum e hoje é o que as tornam tão únicas. O conjunto foi classificado como Monumento Nacional a 3 de Maio de 2013.

 

igreja do carmo e carmelitas - Nacionalidade Portuguesa
Igreja do Carmo e das Carmelitas – www.portugaltravel.org

Igreja dos Carmelitas começou a ser construída em 1616, tendo ficado concluída em 1628. 

De estilo barroco austero, o seu projeto tem sido atribuído ao arquiteto Nicolau Nasoni. No entanto, não parece ser possível, já que Nasoni nasceu apenas em 1691. A fachada da igreja é de granito e possui três entradas e uma torre sineira do lado esquerdo.

Igreja do Carmo foi construída mais tarde, entre 1756 e 1768. De estilo rococó, foi projetada pelo José Figueiredo Seixas. A fachada lateral da igreja é revestida por um painel de azulejos, representando a aparição de Virgem Maria a São Simão Stock. Foram desenhados por Silvestre Silvestri e pintados por Carlos Branco em 1912, 144 anos depois da construção da igreja. O paredão de azulejos chama atenção de longe e geralmente emolduram fotos de muitos turistas.

 

Santuário de Nossa Senhora D’Aires – Alentejo

O Santuário de Nossa Senhora D’Aires está localizado em Viana, na Praceta de Nossa Senhora de Aires, no Alentejo, a 30 km de Évora. A antiga padroeira, Nossa Senhora da Piedade é a maior representatividade da fé nesta igreja. Na imagem aparece a virgem sentada, e em seus braços a imagem de Jesus morto. 

 

Santuário de Nossa Senhora de Aires - Nacionalidade Portuguesa
Santuário de Nossa Senhora de Aires – www.visitportugal.pt

Em estilo barroco a obra é do Padre João Batista. No seu interior destaca-se o altar em estilo rococó e a imagem da padroeira em pedra de Ançã. Em cada ano, durante o 4º domingo do mês de setembro é realizada uma romaria com procissão ao redor do santuário. No mesmo dia também acontece a feira de Aires.

 

Capela dos Ossos – Évora

A Capela dos Ossos é uma das mais emblemáticas e diferentes igrejas de Portugal e é dos mais visitados monumentos de Évora. 

Está situada na Igreja de São Francisco e foi construída no século XVII por iniciativa de três monges franciscanos. Em um primeiro momento pode assustar os mais impressionados, mas é de fato uma mensagem religiosa bastante pura e verdadeira. Na entrada há a seguinte frase: “Nós ossos que aqui estamos pelos vossos esperamos”.

 

Capela dos ossos Évora - Nacionalidade Portuguesa
Capela dos Ossos – www.vortexmag.net

As paredes e os oito pilares estão “decorados” com ossos e crânios humanos ligados por cimento pardo. As abóbadas são de tijolo rebocado a branco, pintadas com motivos alegóricos à morte. São aproximadamente cinco mil ossos, entre crânios, vértebras, fémures entre outros, provenientes dos cemitérios, situados em igrejas e conventos da cidade. 

Há ainda dois esqueletos inteiros pendurados por correntes em uma das paredes, sendo um deles, o de uma criança. Entre 2014 e 2015, a capela passou uma reforma avaliada em € 3,5 milhões e também foi construído um museu de arte sacra e outro para exposições temporárias.

 

Santuário de Bom Jesus do Monte – Braga 

Classificado como Patrimônio Cultural Mundial da UNESCO em 2019, o Santuário de Bom Jesus em Braga é um complexo composto pelo Palácio, Basílica, Convento, Jardim do Cerco e Tapada de Mafra. Apesar dos registros datarem presença religiosa desde 1373, o Santuário do Bom Jesus surge em 1722 por iniciativa de D. Rodrigo de Moura Teles. 

A escadaria é uma das marcas deste complexo e conta com 573 degraus. A Basílica do Bom Jesus foi desenhada por Carlos Amarante por encomenda do Arcebispo D. Gaspar de Bragança, em substituição da antiga igreja que se encontrava em ruínas. No interior da igreja o altar chama a atenção pela riqueza de detalhes que conta a crucificação de Jesus Cristo. 

Uma das formas de chegar até a basílica, que fica no alto de um monte, é utilizando o funicular mais antigo do mundo, mais conhecido por Elevador do Bom Jesus. O projeto de Niklaus Riggenbach, foi inaugurado em 1882 e é único na península ibérica e o mais antigo do mundo em atividade, pois é movido a água, por contrapeso.

 

Santuario Bom Jesus - Nacionalidade Portuguesa
Santuário Bom Jesus – www.ominho.pt

Curiosidade: Em frente à igreja está a estátua de um soldado montado em um cavalo e segurando uma lança. É São Longuinho, o santo muitas vezes invocado pelos fiéis para auxiliar na busca por objetos perdidos.  São Longuinho foi um dos soldados presentes na crucificação de Jesus Cristo, que depois se converteu. 

 

Igreja de São Martinho de Soalhães – Algarve

A Igreja de Soalhães, no concelho de Marco de Canaveses além da beleza única guarda parte da história portuguesa. A igreja teve a origem em um mosteiro do século XII, e foi sede do poder religioso em um território muito importante e cobiçado pela nobreza medieval. Desta época, persistem apenas o portal principal, a moldura com pérolas do interior e o túmulo na capela-mor. 

 

Igreja são Martinho de Soalhães - Nacionalidade Portuguesa
Igreja São Martinho de Soalhães – www.vortexmag.net

No século XVIII, a igreja sofreu uma profunda transformação, adquirindo um interior profusamente decorado ao estilo barroco, onde sobressaem os detalhes dourados e os painéis de azulejo. A igreja é uma das principais atrações da Rota do Românico no Vale do Tâmega. 

Você pretende residir em Portugal? Há duas opções: Tendo a Nacionalidade Portuguesa ou algum Visto para Portugal. Obtenha mais informações nas imagens abaixo:

                     

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Liliane Machado

Liliane Machado

Jornalista, formada pela Unisociesc (Blumenau/SC/Brasil) e especialista em Mídias Digitais. Cursa mestrado em Ciências da Comunicação na Universidade do Minho (Braga/Portugal) e tem experiência em TV, rádio, assessoria de imprensa e web. Mora em Portugal desde setembro/18, adora contar histórias, fazer amizades e não resiste a uma boa conversa seja com quem for: pessoas, animais, plantas e até extraterrestres.

INSCREVA-SE E RECEBA NOSSAS NOVIDADES!

VIVER EM PORTUGAL COM SEUS RENDIMENTOS OU APOSENTADORIA

CONSULTORIA

ADQUIRA A SUA NACIONALIDADE PORTUGUESA

QUEM TEM DIREITO A REQUERER A NACIONALIDADE PORTUGUESA?

ACOMPANHE NOSSAS MÍDIAS!

NACIONALIDADE PORTUGUESA

Martins & Oliveira Sociedade de Advogados

A Martins & Oliveira Sociedade de Advogados é um escritório de advocacia especializado em procedimentos envolvendo Brasil e Europa (Portugal, Itália e Espanha).

Os principais serviços oferecidos pelo escritório são: Assessoria para aquisição da Nacionalidade Portuguesa, Vistos de Residência e demais procedimentos em Portugal.

O objetivo do escritório é se tornar a maior fonte de conexão com a Europa.

Conheça o site do escritório: www.martinseoliveira.com.br

ONDE ESTAMOS

Onde nos encontrar

  • São Paulo, Brasil - Avenida Paulista, nº 777 - 15° andar
    +55 (11) 9 8285-0049
  • Rio de Janeiro, Brasil - Rua do Passeio, n° 38 - setor 2
    15° andar, Centro
    +55 (21) 9 8148-2966
  • Belo Horizonte - MG - Rua Paraíba, n° 550
    8° andar, Savassi
    +55 (11) 9 8285-0049
  • Curitiba - PR - Rua Comendador Araújo, n° 499
    10° andar, Centro
    +55 (11) 9 8285-0049
  • Porto Alegre - RS - Avenida Carlos Gomes, n° 700
    8° andar, Boa Vista
    +55 (11) 9 8285-0049
  • Lisboa, Portugal - Rua do Mar Vermelho, n° 2, 2.1
  • São Paulo, Brasil - Rua Itapeva, 378, conjunto 52, Bela Vista
    Cep - 01.332-000
    Fixo - +55 (11) 2096-1523
    Celular - +55 (11) 9 8285-0049
  • São Paulo, Brasil - Avenida Paulista, nº 777 - 15° andar
    +55 (11) 9 8285-0049
  • Rio de Janeiro, Brasil - Rua do Passeio, n° 38 - setor 2
    15° andar, Centro
    +55 (21) 9 8148-2966
  • Belo Horizonte - MG - Rua Paraíba, n° 550
    8° andar, Savassi
    +55 (11) 9 8285-0049
  • Curitiba - PR - Rua Comendador Araújo, n° 499
    10° andar, Centro
    +55 (11) 9 8285-0049
  • Porto Alegre - RS - Avenida Carlos Gomes, n° 700
    8° andar, Boa Vista
    +55 (11) 9 8285-0049
  • Lisboa, Portugal - Rua do Mar Vermelho, n° 2, 2.1

INSCREVA-SE E RECEBA NOSSAS NOVIDADES!