Data / Horário de Lisboa:

Receba nossas novidades!

NACIONALIDADE PORTUGUESA

Melhores bairros de Lisboa para se viver

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Uma das dúvidas mais comuns para os brasileiros que pensam em se mudar para Portugal é sobre quais bairros de Lisboa são bons para se viver. A realidade é que praticamente lugar algum na capital será ruim.

Mas existem vários perfis diferentes de bairro, que proporcionam também diferentes experiências de moradia.

Selecionamos alguns dos bairros de Lisboa mais famosos para explicar um pouquinho sobre como é viver em cada um deles.

Acompanhe!

 

Bairros de Lisboa

Campo de Ourique

Entre todos os citados nessa lista, Campo de Ourique certamente é um dos bairros de Lisboa mais tranquilos para se viver. Ele conta com muitas ruas arborizadas, pracinhas e espaços de convívio para os moradores.

Não é palco de grandes agitos e nem é local de concentração de prédios empresariais.

O bairro possui o famoso Mercado de Campo de Ourique, com opções de culinária gostosas e acessíveis.

Mas não é só ali que se concentra a gastronomia da região. A oferta de restaurantes é farta, incluindo o Amélia, que sempre tem fila na porta por conta de seus brunches deliciosos.

 

 

Bairro de Alcântara

Distante do centro histórico, mas ainda facilmente acessível, Alcântara é um bairro para que permite viver tudo que Lisboa tem a oferecer em termos de agitação, mas ainda aproveitar de uma vizinhança tranquila.

Seu maior ponto turístico sem dúvida é a LX Factory, uma fábrica antiga que foi revitalizada e se tornou um ponto de encontro para locais e turistas.

 

Alcantara - bairro de Lisboa
Restaurante Rio Maravilha na LX Factory

 

Por lá, você encontra uma belíssima livraria, vários lugares para tomar brunchs, bares para curtir o pôr do sol com cerveja artesanal, lojas de decoração ou de marcas independentes locais, estúdios de arte, de tatuagem e tudo o mais que você imaginar.

Outro ponto positivo de morar em Alcântara é que o aluguel por lá costuma ser mais baixo que na maioria dos outros bairros de Lisboa encontrados nessa lista.

 


 

Baixa de Lisboa

A Baixa é um dos bairros de Lisboa mais icônicos, por ser também parte do centro turístico da cidade. Por lá, você terá uma ampla oferta de lojas, restaurantes e cafés, tudo isso envelopado na arquitetura antiga lisboeta, que faz os turistas suspirarem.

É por lá que fica a Rua Augusta, uma famosa rua de compras, o Elevador de Santa Justa, o Arco Triunfal e a Praça do Comércio. Por conta de ter tantos pontos turísticos concentrados, a profusão de turistas ao longo de todo o ano e os artistas de rua fazem da Baixa um dos bairros de Lisboa mais animados para se viver. A sensação é mesmo de estar no coração pulsante de uma capital europeia.

Rua Augusta em Lisboa
Rua Augusta em Lisboa

 

Alfama

bairros Alfama e castelo - nacionalidade portuguesa
Bairro de alfama em Lisboa.

Alfama é um dos bairros de Lisboa mais tipicamente portugueses. Por lá você ainda encontra a arquitetura dos prédios antigos portugueses e casas de fado com música tocando ao longo de todo o dia, afinal, foi lá que esse gênero foi criado.

A melhor coisa do bairro é se perder por suas ruas estreitas de pedra. Se os turistas já ficam encantados com a história que pode se sentida no ar de Alfama, quem mora por lá se sente vivendo em outra época.

Além disso, ao longo do ano Alfama celebra nas suas ruas as festas populares portuguesas, o que traz um componente a mais de alegria para os seus moradores.

 

Leia também: Os Imperdíveis Miradouros de Lisboa

 

Avenidas Novas e Bairro Saldanha

Essa região abarca dois bairros de Lisboa considerados nobres. Ela tem bom acesso ao centro da cidade e lá se situam muitos edifícios empresariais, por isso o movimento durante a semana é intenso.

Como opções de entretenimento existem os jardins do museu Calouste Gulbenkian, muito gostosos para relaxar sob as árvores. Já a uma caminhada um pouco maior, na divisa com Campolide é possível encontrar o Parque Eduardo VII, onde ficam as estufas fria e quente (um verdadeiro jardim botânico fechado) e onde são realizados eventos ao longo do ano.

 

parque eduardo vii - Nacionalidade Portuguesa
Parque Eduardo VII em Lisboa

 

A região também oferece uma ampla variedade de lojas de rua e restaurantes, além de contar com o El Corte Inglês, onde é possível ir ao cinema, fazer compras ou encontrar uma boa gastronomia.

 

Cais do Sodré

Um dos bairros de Lisboa mais próximos do Rio Tejo e um dos mais agitados também. Perfeito para quem é mais boêmio, o Cais do Sodré oferece muitas possibilidades de restaurantes, bares e casas noturnas onde a música vai até de manhã.

Por isso, é uma região agitada, muito frequentada por jovens e também muito aberta a pessoas de todas as nacionalidades.

Por lá você também encontra o famoso Time Out Market, um mercado antigo que reúne restaurantes de chefs portugueses famosos. É um lugar para se consumir pequenas porções do melhor que a culinária portuguesa tem para oferecer, a preços acessíveis.

 

 

Bairro do Chiado

O Chiado é um dos bairros de Lisboa mais turísticos e, não por acaso, fica logo ao lado da Baixa.

Por lá, você encontra o famoso café A Brasileira, lojas de marcas nacionais e internacionais.

A bela praça Luís de Camões, o movimento dos elétricos da cidade (para os brasileiros, chamado de bondinho). E delícias como a Manteigaria, onde o cheiro do pastel de nata vem te buscar na calçada.

O movimento de turistas é intenso ao longo de todo o ano, trazendo alegria para o bairro. 

 

manteigaria - nacionalidade portuguesa
Fachada da Manteigaria – www.timeout.pt

 

Príncipe Real

O Príncipe Real é um dos bairros de Lisboa mais nobres.

Ele reúne uma praça grande, bonita e confortável, cercada por antigos palacetes.

Na praça, é possível tomar café da manhã embaixo das árvores em um dos quiosques ou passear pela feirinha que acontece semanalmente, na qual artistas locais se reúnem para vender seus produtos.

O charmoso bairro conta também com o Jardim Botânico de Lisboa, o Museu de História Natural e a Casa Museu Amália Rodrigues, uma das fadistas mais famosas da história de Portugal.

Além disso tudo, o Príncipe Real tem muitas opções de bares, restaurantes (incluindo um estabelecimento de comida italiana do chef Jamie Oliver) e lojas de marcas independentes portuguesas. 

 

Leia também: Os 7 parques e jardins imperdíveis de Lisboa

Bairro de Belém em Lisboa

Belém é um dos bairros de Lisboa mais afastados do centro histórico, ponto positivo para quem procura por calmaria.

Mas isso não quer dizer que o bairro fique vazio!

Perto dos pontos turísticos, o movimento é constante e traz vida a Belém.

Especialmente por conta do Mosteiro dos Jerônimos, o Padrão dos Descobrimentos e a Torre de Belém.

 

Mosteiro-de-Jerônimos - nacionalidade portuguesa
Mosteiro dos Jerônimos

 

E para não faltar cultura, existe lá também a Coleção Berardo, o Centro Cultural de Belém, o planetário Calouste Gulbenkian e o Museu da Marinha. 

Por fim, outra boa notícia: você estará pertinho da Pastel de Belém, a criadora do pastel de nata e produtora de uma série de outras delícias da culinária portuguesa. 

 

Bairro do Parque das Nações

Esse é um dos bairros de Lisboa mais modernos e também mais recentes: afinal, o Parque das Nações existe há menos de 20 anos! 

Muito visitada pelos turistas, a região conta com o Oceanário de Lisboa, o teleférico, o Pavilhão do Conhecimento e a Altice Arena, onde acontecem shows de artistas nacionais e internacionais. 

Portanto, viver no Parque das Nações significa encontrar prédios maiores, apartamentos mais modernos, espaçosos e com mais conveniências, como garagem e elevador, por exemplo.

Além disso, há na região o Centro Comercial Vasco da Gama. Ele oferece uma ampla gama de lojas, e muitos prédios comerciais, onde se instalaram grandes empresas.

 

parque das nações - bairro de Lisboa
Parque das Nações em Lisboa

Em suma, há diversos bairros com estilos diferentes, para perfis de moradores diferentes.

Espero que possa encontrar o seu e viver nessa cidade encantadora que se chama Lisboa.

 

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Yasmin Narcizo

Yasmin Narcizo

Brasileira em Lisboa. Redatora publicitária e estrategista de conteúdo para Marketing Digital. Curiosa, entusiasta das palavras e sempre pronta pra próxima viagem.

INSCREVA-SE E RECEBA NOSSAS NOVIDADES!

VIVER EM PORTUGAL COM SEUS RENDIMENTOS OU APOSENTADORIA

CONSULTORIA

ADQUIRA A SUA NACIONALIDADE PORTUGUESA

QUEM TEM DIREITO A REQUERER A NACIONALIDADE PORTUGUESA?

ACOMPANHE NOSSAS MÍDIAS!

NACIONALIDADE PORTUGUESA

Martins & Oliveira Sociedade de Advogados

A Martins & Oliveira Sociedade de Advogados é um escritório de advocacia especializado em procedimentos envolvendo Brasil e Europa (Portugal, Itália e Espanha).

Os principais serviços oferecidos pelo escritório são: Assessoria para aquisição da Nacionalidade Portuguesa, Vistos de Residência e demais procedimentos em Portugal.

O objetivo do escritório é se tornar a maior fonte de conexão com a Europa.

Conheça o site do escritório: www.martinseoliveira.com.br

ONDE ESTAMOS

Onde nos encontrar

  • São Paulo, Brasil - Avenida Paulista, nº 777 - 15° andar
    +55 (11) 9 8285-0049
  • Rio de Janeiro, Brasil - Rua do Passeio, n° 38 - setor 2
    15° andar, Centro
    +55 (21) 9 8148-2966
  • Belo Horizonte - MG - Rua Paraíba, n° 550
    8° andar, Savassi
    +55 (11) 9 8285-0049
  • Curitiba - PR - Rua Comendador Araújo, n° 499
    10° andar, Centro
    +55 (11) 9 8285-0049
  • Porto Alegre - RS - Avenida Carlos Gomes, n° 700
    8° andar, Boa Vista
    +55 (11) 9 8285-0049
  • Lisboa, Portugal - Rua do Mar Vermelho, n° 2, 2.1

INSCREVA-SE E RECEBA NOSSAS NOVIDADES!